sexta-feira, 22 de maio de 2020

Profª.Elaine Cristina e rofº Welington- Projeto de Vida - 8ºs.A,B, C e D

Caros(as) alunos(as), boa tarde!

Segue o roteiro da aula e a atividade da aula do dia 20/05/2020.

Importante: Todas as atividades propostas, devem  ser registradas no "Caderno de Práticas e Vivências".




PROJETO DE VIDA
Tu me dizes, eu esqueço.
Tu me ensinas, eu lembro.
Tu me envolves, eu prendo.
“Benjamim Franklin”
DATA DA AULA: 20/05/2020
HORÁRIO: 09H45 às 10h30 (45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: App CMSP
PROFESSORAS: Isis Fernanda Ferrari e Osiris (Mediador)
CONTEÚDO: Protagonismo
MATERIAL:
Ø  Caderno / Folha de papel
Ø  Caneta / Lápis
Ø  Caderno do aluno – Volume 1 – 1º Bimestre - páginas: 62 e 63.

I – Acolhida
       Você já ouviu falar em Protagonismo Juvenil? Responder no caderno de Práticas e Vivências
       Afinal de contas...
1.    O que é ser protagonista?

Ser protagonista é...
Ø  Ser o ator principal em ações que dizem respeito ao bem comum;
Ø  Agir individualmente ou em grupo para solucionar problemas reais;
Ø  Tomar decisões conscientes;
Ø  Agir com liberdade, compromisso e responsabilidade;
Ø  Ter iniciativa e autonomia;
Ø  Buscar seu crescimento pessoal.

II – Reflexão (Responda no Caderno de Práticas e Vivências)
       Este ano, me que situações você agiu como um protagonista?

Atividade 1 – Registrar no Caderno de Práticas e Vivências

Considere as seguintes habilidades e virtudes:
Tolerância

Gentileza

Humildade

Compaixão
Prudência

Coragem
Justiça

Generosidade
Gratidão

Perdão
Responsabilidade



      Você conhece os signifcados de todas estas palavras? Se não, consulte-as em um dicionário e anote um sinônimo que você entenda no seu Caderno de Práticas e Vivências.
      
       Agora, nós vamos auxiliar você a perceber como é agir de forma protagonista a partir de cada habilidade e virtudes apontadas. 
Ø  Tolerância: Capacidade de lidar com as opiniões que se opõem à sua;
Ø  Gentileza: Demonstração de flexibilidade, paciência, dedicação e capacidade de adaptação;
Ø  Humildade: Capacidade de reconhecer nos outros a qualidade que não se tem ou tudo que você não é, tomando ciência das prórpias limitações;
Ø  Compaixão: Dedicação dada ao outro com o objetivo de ajudá-lo, confortá-lo com consideraçãoe amor;
Ø  Prudência: Busca por um caminho melhor na solução de problemas, agindo com boas intenções e ecolhendo bem os meios para a realização de uma ação;
Ø  Coragem: medo superado por uma vontade mais forte e generosa de realizar algo.Capacidade de tomar uma decisão em face do desconhecido;
Ø  Justiça: Ação em favor de igualdade, instituindo-se uma ordem, um bem comum, comportando-se de modo imparcial, com argumentos, com exatidão e busca pela verdade;
Ø  Generosidade: Esforço para fazer o bem e agir neste sentido, livrando-se das próprias ações mesquinhas ou de pequenas posses;
Ø  Gratidão: Capacidade de enxergar no outro, a causa da alegria e sentir prazer em compartilhar algo, sem esperar retorno;
Ø  Perdão: Libertação da culpa ou do ressentimento, pedindo desculpas;
Ø  Responsabilidade: assumir as consequências do próprio comportamento ou das ações de outras pessoas. Capacidade de responder pelos prórios atos; prestação de contas a alguém.

       Atividade 2 - Agora que você já sabe identificar as atitutdes protagonistas referentes a habilidade e virtudes, descreva situações vivenciadas por você durante esse ano em que tenha colocado em prática cada umas delas apresentadas.

Atividade 3 – Leia os quadrinhos a seguir:


Leia o texto a seguir:
Asas e gaiolas
Rubem Alves
       “Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Deixaram de ser pássaros.
       Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves. Gaiolas ou Asas. A arte do vôo ou a busca da alegria de aprender.Porto, Edições Asa, 2004
Agora, responda no Caderno de Práticas e Vivências
a)    O que você percebe de semelhança e diferenças no dois textos?
b)    Como você se sente em relação à escola e à vida, engaiolado ou livre para voar? Por quê?
c)    Você voaria para lugares longes e desconhecidos? Justifique sua resposta, usando as palavras chaves da atividade 1, ou seja, que habilidade ou virtude você teria para voar longe?
d)    Qual é a sua melhor habilidade ou virtude? Justifique, relatando uma situação em que você tenha percebido essa habilidade ou virtude.
Atividade 4 - Conceituando...
Ø  O que é, pois, protagonismo juvenil?
O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação educativa, é a criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens envolver-se em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso.
Ø  De onde vem o termo protagonismo juvenil?
Vem do grego. Proto quer dizer o primeiro, o principal. Agon significa luta. Agonista, lutador. Protagonista, literalmente, quer dizer o lutador principal. No teatro, o termo passouu a designar os atores que conduzem a trama, os principais atores. O mesmo ocorrendo também com os personagens de um romance.
No nosso caso, ou seja, no campo da educação, o termo protagonismo juvenil designa a atuação dos jovens como personagem principal de uma iniciativa, atividade ou projeto voltado para a solução de problemas reais. O cerne do protagonismo, portanto, é a participação ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla.
Ø  Toda participação implica em protagonismo por parte do jovem?
Não. Existem formas de participação, que são a negação do protagonismo. A participação manipulada, a participação simbólica e a participação decorativa são forma, na verdade, de não-participação.
Ø  Quando a participação se torna genuína?
A participação se torna genuína quando se desenvolve num ambiente democrático. A participação sem democracia é manipulação e, em vez de contribuir para o desenvolvimento pessoal e social do jovem, pode prejudicar a sua formação. Principalmente, quando se tem o propósito de formar o jovem autônomo, solidário e competente.
Ø  O que o jovem ganha com o protagonismo?
A participação autêntica se traduz para o jovem num ganho de autonomia, autoconfiança e autodeterminação numa fase da vida em que ele se procura e se experimenta, empenhado que está na construção da sua identidade pessoal e social e no seu projeto de vida.
Ø  O que a sociedade ganha com o protagonismo dos jovens?
A sociedade ganha em democracia e em capacidade de enfrentar e resolver problemas que a desafiam. A energia, a generosidade, a força empreendedora e o potencial criativo dos jovens é uma imensa riqueza, um imenso patrimônio que o Brasil ainda não aprendeu utilizar da maneira devida.
Ø  Porque é importante que os jovens participem na elaboração do projeto?
Porque, ao fazê-lo de forma democrática e participativa, a equipe juvenil adquire mais confiança em si mesma e na sua capacidade de intervir construtivamente em seu entorno social.

Agora responda no Caderno de Práticas e Vivências:

O que você sabe sobre Protagonismo Juvenil?

Dica: Para o aprofundamento dessa aula, faça as atividades propostas na Situação de Aprendizagem “Vivenciando o Protagonismo - Os primeiros exercícios na liderança de turma”, as páginas 62 e 63 do Caderno do aluno, Volume 1 – 1º Bimestre.



Sugestão de Leitura: Conto – “A maior flor do mundo” de José Saramago
Objetivo:
Ø  Refletir sobre a capacidade de se colocar no lugar do outro;
Ø  Repensar o valor da escola;
Ø  Desenvolver nos "jovens cidadãos" a maneira solidária e civilizada de agir e se comportar em ambientes sociais;
Ø  Reconhecer a si e o outro como igual e diferente, porque o outro é igualmente digno de respeito, porque é humano, independentemente da diferença de função, idade, raça, classe social etc...
Ø  Evitar atitudes condenáveis, mesquinhas e também perigosas em relação ao seu semelhante;
Ø  Ter atitude ou um comportamento que a lei moral exige dos seres humanos a partir de suas relações uns com os outros.
     
Apresentação:
        “A Maior Flor do Mundo” elaborado por José Saramago narra a história de uma criança que faz a diferença. Ao se deparar com um lugar vazio e triste ele encontra uma flor já praticamente morta que ao seus olhos continua tão bela e viva como provavelmente foi um dia, mostrando que em uma criança a esperança nunca acaba. Ele então para tentar ajudá-la caminha por toda a floresta até o riacho a procura de água para sustentá-la, repetindo o percurso diversas vezes até perceber que a flor se encontra em um estado melhor e saudável, e esta, cresce como nunca uma flor cresceu antes, se tornando a maior flor do mundo.
O CONTO
A maior flor do mundo
       As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples… Quem me dera saber escrever essas histórias…
       Se eu tivesse aquelas qualidades, poderia contar, com pormenores, uma linda história que um dia inventei… Seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…
       Havia uma aldeia… e um menino.…
       … Sai o menino pelos fundos do quintal, e, de árvore em árvore, como um pintassilgo, desce o rio e depois por ele abaixo…
       Em certa altura, chegou ao limite das terras até onde se aventurara sozinho. Dali para diante começava o “planeta Marte”. Dali para diante, para o nosso menino, será só uma pergunta: «Vou ou não vou?» E foi.
       O rio fazia um desvio grande, afastava-se, e de rio ele estava já um pouco farto, tanto que o via desde que nascera. Resolveu cortar a direito pelos campos, entre extensos olivais, ladeando misteriosas sebes cobertas de campainhas brancas, e outras vezes metendo pelos bosques de altas árvores onde havia clareiras macias sem rasto de gente ou bicho, e ao redor um silêncio que zumbia, e também um calor vegetal, um cheiro de caule fresco.
       Ó que feliz ia o menino! Andou, andou, foram rareando as árvores, e agora havia uma charneca rasa, de mato ralo e seco, e no meio dela uma inclinada colina redonda como uma tigela voltada.
       Deu-se o menino ao trabalho de subir a encosta, e quando chegou lá acima, que viu ele? Nem a sorte nem a morte, nem as tábuas do destino… Era só uma flor.
       Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou, de cansado. E como este menino era especial de história, achou que tinha de salvar a flor. Mas que é da água? Ali, no alto, nem pinga. Cá por baixo, só no rio, e esse que longe estava!…
       Não importa.
       Desce o menino a montanha, atravessa o mundo todo, chega ao grande rio, com as mãos recolhe quanta de água lá cabia, volta o mundo atravessar, pelo monte se arrasta, três gotas que lá chegaram, bebeu-as a flor com sede. Vinte vezes cá e lá…
      Mas a flor aprumada já dava cheiro no ar, e como se fosse uma grande árvore deitava sombra no chão. O menino adormeceu debaixo da flor.
       Passaram as horas, e os pais, como é costume nestes casos, começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e mais vizinhos à busca do menino perdido. E não o acharam. Correram tudo, já em lágrimas tantas, e era quase sol-pôr quando levantaram os olhos e viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que estivesse ali.
       Foram todos de carreira, subiram a colina e deram com o menino adormecido. Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava uma grande pétala perfumada… Este menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de milagre.
       Quando depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos.
FIM
José Saramago. “A maior flor do mundo”. [ilustração João Caetano]. Lisboa: Caminho, 2001.
 BOM ESTUDO!!!

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