Roteiro
de Estudos à Distância
8º
Ano Geografia Prof. Diego
Período: 8 Aulas
Temas:
Diversidade
e dinâmica da população mundial e local;
Distribuição da População mundial.
América Latina: Formação territorial e suas
paisagens
Processos populacionais a partir de indicadores demográficos da América
e da África.
Objetivos:
·
Identificar
e descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os
principais fluxos migratórios e analisar os fatores históricos, políticos,
econômicos, culturais e condicionantes físico-naturais associados à
distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos.
·
Descrever
e comprar as correntes e fluxos migratórios da população mundial e analisar
fatos, situações e influências dos imigrantes, em diferentes regiões do mundo,
em especial no Brasil.
·
Selecionar,
comparar e analisar processos migratórios contemporâneos e discutir
características dos movimentos voluntários e forçados, assim como
fatores e áreas de expulsão e atração no
continente americano, em especial na América Latina.
******************************************************
Caro aluno, cara aluna! A suspensão das aulas
em virtude da propagação do COVID-19 foi uma medida de segurança para sua saúde
e da sua família. Mas, não é motivo para que você deixe de estudar e aprender
sempre. Dessa forma, você receberá planos de estudo de cada um dos componentes curriculares.
Nesses planos, você terá acesso aos conceitos básicos da aula, e em seguida
realizará algumas atividades. Para resolvê-las busque informações em diferentes
fontes, inclusive no seu Livro Didático. Os Planos de Estudo são um complemento
para os conteúdos do seu livro. Sabemos e confiamos no seu potencial em
aprender.
Vocês estão recebendo
material para duas semanas de atividades.
Porém, irei postar todas as semanas.
As atividades presentes nesse plano de estudos
deverão ser entregues via e-mail com o seguinte título: Nome da escola, nome do
aluno, nº e série.
Qualquer dúvida estou à
disposição de vocês, mas tenha consciência: mesmo estando em casa, estou
trabalhando o dia todo na frente do computador e cheio de livros. Tenho
horários para atender segunda à sexta-feira das 09h00 às 19h00. Se eu não
responder na hora é porque estou ocupado, porém, com coisas de escola. Tenha
paciência pois estou trabalhando dez vezes mais.
meu número: 99466-2608.
****************************************************************************************
Território
Brasileiro e Povoamento (IBGE – Brasil 500 anos)
- Povos Indígenas: A história do povoamento
indígena no Brasil é, antes de tudo, uma história
de despovoamento, já que é possível
considerar que o total de nativos que habitavam o atual
território brasileiro em 1500 estava na
casa dos milhões de pessoas e hoje mal ultrapassa os
300
mil indivíduos.
- Presença Portuguesa: Nos
primeiros dois séculos de colonização, vieram para o Brasil cerca
de 100 mil portugueses, uma média anual
de 500 imigrantes. No século seguinte, esse número
aumentou: foram registrados 600 mil e
uma média anual de 10 mil imigrantes portugueses. O
ápice do fluxo migratório ocorreu na
primeira metade do século XX, entre 1901 e 1930: a média
anual ultrapassou a barreira dos 25 mil.
A origem socioeconômica do português imigrante é
muito diversificada: de uma próspera
elite nos primeiros séculos de colonização, passou-se a
um
fluxo crescente de imigrantes pobres a partir da segunda metade do século XIX.
- Presença Negra: No continente
americano, o Brasil foi o país que importou mais escravos
africanos. Entre os séculos XVI e meados
do XIX, vieram cerca de 4 milhões de homens,
mulheres e crianças, o equivalente a
mais de um terço de todo comércio negreiro. Uma
contabilidade
que não é exatamente para ser comemorada.
- Presença Espanhola: No Brasil, a imigração
espanhola teve um caráter predominantemente
urbano. Nos séculos XIX e XX, manteve-se
o fluxo migratório espanhol para o Brasil, mas seria,
então, principalmente o galego, não mais
o castelhano. Apesar de os documentos sobre a
imigração espanhola serem dispersos e
pouco confiáveis, sabe-se que no decorrer das grandes
migrações transatlânticas, os espanhóis
representaram o terceiro maior contingente de
estrangeiros que escolheu o Brasil como
segunda pátria, superado apenas pelos portugueses e
italianos.
- Presença de Judeus: A trajetória dos judeus
no Brasil começa antes mesmo da chegada da
frota de Cabral: tem início no final do
século XV, quando os judeus espanhóis e portugueses
foram obrigados a se converterem ao
cristianismo, sob pena de serem expulsos de seus
respectivos
países.
- Presença de
Italianos: Os
italianos, migraram para o Brasil a partir das primeiras décadas do
século XIX, como todos os demais
imigrantes, deixaram seu país basicamente por motivos
econômicos e socioculturais. A
emigração, que era muito praticada na Europa, aliviava os
países de pressões socioeconômicas, além
de alimentá-los com um fluxo de renda vindo do
exterior, em nada desprezível, pois era
comum que imigrantes enviassem economias para os
parentes
que haviam ficado.
- Presença
de Alemães: A emigração alemã, se explica pelas grandes transformações sócio-político
e conômicas por que passou a Europa no século XIX. No Brasil do século XIX
abriram-se
excepcionais condições
favorecendo a imigração europeia. De fato, na segunda metade
daquele século, chegaram os
imigrantes com a finalidade de prover mão-de-obra para as
lavouras do café e fornecer
camponeses para núcleos coloniais que iam sendo criados pelo
governo brasileiro.
- Presença
de Árabes: Entre 1871 e 1900, apenas 5.400 pessoas tinham aportado no Brasil,
transplantando consigo suas
diferenças religiosas, presentes em algum grau em 95% dos
imigrantes árabes. Os
imigrantes árabes tinham origens as mais diversas: vinham do Líbano, da
Síria, da Turquia, do
Iraque, do Egito ou da Palestina. Assim, constituíam-se de povos
diferentes, que, com suas
respectivas organizações políticas, compartilhavam fundamentos
comuns: a língua, ou os
dialetos derivados do árabe, e a cultura.
- Presença
Japonesa: Em 18 de junho de 1908, desembarcaram os primeiros imigrantes
japoneses no porto de
Santos, trazidos pelo navio Kasato Maru. Os japonenses vieram como
mão-de-obra para substituir
o trabalho escravo, pois, desde a Independência, essa substituição
já era uma preocupação das
classes dirigentes. No entanto, uma política imigratória mais
definida só viria a ganhar
importância na agenda governamental com o fim do tráfico de
escravos.
PARA SABER MAIS – Assista aos vídeos de animação Os
Portugueses – Raízes do Brasil -
https://www.youtube.com/watch?v=HfaeWT6qZl0 e também, Os Africanos – Raízes do Brasil -
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus
conhecimentos, lembre-se que as pesquisas e consultas são
permitidas e bem-vindas para que você
realize com sucesso as atividades.
ATIVIDADE
1 –
Observe o mapa.
Imigrantes
no Brasil. Centro dos Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante.
Disponível em:
<https://www.cdhic.org.br/>. Acesso em: 21 mar. 2020.
a) De quais nacionalidades são os
imigrantes que chegam ao Brasil?
b) Organize os países de origem dos
imigrantes considerando os continentes: Europa, América
e Ásia.
c)
Os portugueses são o maior quantitativo de imigrantes. Apresente dois motivos
que justificam o maior quantitativo.
ATIVIDADE 2
– Considerando o município onde você vive (São Paulo), quais as
evidências de fluxos migratórios você pode identificar? Observe a arquitetura,
os nomes de rua, festas e eventos culturais, os sobrenomes. Registre suas
descobertas.
ATIVIDADE 3 – Leia o trecho:
(...) mais do que tratar da história da
imigração, é relevante tratar da história do imigrante no
lugar, seja na cidade seja na aldeia: do
processo de transição do local de origem ao novo
lugar e da necessidade da apropriação do
lugar e de sua recriação; e finalmente, a
necessidade de criar marcas de
identidade (locais de alimentação, templos religiosos,
escolas, associações, referências
arquitetônicas, nomes de logradouros).
Disponível em:
http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/livros/migracoes_sul_sul/migracoes_sul_sul.pdf.
Acesso em: 21 mar.
2020.
a) Quais argumentos levantados pelo
autor do trecho que comprovam a necessidade de
valorizarmos a história do imigrante?
b) Pesquise na sua residência a origem
de país e avós. Registre o local de nascimento de cada
um deles. Caso sejam imigrantes pergunte
o que sentiram quando mudaram de cidade ou país.
Leia a manchete e
responda as atividades 4 e 5.
De lavador de carros a
microempresário: o imigrante haitiano que conseguiu empreender em Porto Alegre.
Esteevy é dono de uma agência de viagens
e câmbio, de uma empresa de importações e de
outra de serviços e terceirização
19/03/2020 - 19h53min
Atualizada em 19/03/2020 - 21h22min
ATIVIDADE 4 – A notícia apresenta
um Haitiano que migrou para o Brasil e obteve sucesso.
Descreva o que levou muitos Haitianos a
migrarem para o Brasil em 2016.
ATIVIDADE 5 – Pesquise em jornais,
revistas ou na internet outras populações que migraram
para nos últimos 5 anos. Registre os
motivos das migrações.
Tema: DISTRIBUIÇÃO DA
POPULAÇÃO MUNDIAL
FIQUE POR DENTRO DOS
CONCEITOS...
A População Mundial
A população mundial consiste no número
total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa
que atingiu, em 2013, a marca de 7,2
bilhões de habitantes, conforme dados divulgados pelo
Fundo de População das Nações Unidas
(FNUAP).
O ritmo de crescimento populacional tem
apresentado redução a cada ano. Segundo
estimativas da Organização das Nações
Unidas (ONU), a Terra terá pouco mais de 9 bilhões de
habitantes em 2050, crescendo a um ritmo
anual de apenas 0,33% ao ano, considerado inferior
à taxa atual (2,02%).
A distribuição da população mundial
ocorre de forma desigual, havendo grande diferença no
contingente populacional dos
continentes. Veja a população referente a cada um deles (dados
referentes ao ano de 2013):
Continente
|
População
Total
|
África
|
1,111
MILHÕES DE HAB
|
América
|
953,7 MILHÕES DE HAB
|
Ásia
|
4,427 BILHÕES DE HAB
|
Europa
|
742,5 MILHÕES DE HAB
|
Oceania
|
40 MILHÕES DE HAB
|
De acordo com pesquisas
demográficas, estima-se que neste início do século XXI a Terra
receberá mais 80 milhões de habitantes a
cada ano, sendo que a maioria viverá na Ásia,
América Latina e, principalmente, na
África. Esses continentes apresentam os países de maior
crescimento demográfico do mundo.
Os países ricos tendem
a diminuir suas médias de crescimento demográfico, fato já constatado em 2010,
cuja média está em torno de 0,2% ao ano. No entanto, eles têm aumentado a expectativa
de vida de forma considerável, cujos principais fatores responsáveis por esse
aspecto são: desenvolvimento tecnológico
ligado à medicina, maiores cuidados com a saúde,
saneamento básico, entre outros.
O que é população
absoluta, relativa e densidade demográfica?
População absoluta
(populoso):
é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar.
População relativa
(povoado):
refere-se à relação entre a população absoluta do local e a
área por ela ocupada. É calculada por
meio da divisão da população absoluta pela área
ocupada. Em síntese, o termo populoso
relaciona-se com a população absoluta, isto é, o
número total de habitantes. O termo
povoado considera como as pessoas distribuem-se no
território.
Densidade Demográfica: corresponde à
distribuição da população em uma determinada área.
Também chamado de densidade populacional
ou população relativa, esse índice demográfico
representa, portanto, uma média entre a
área de um determinado lugar e o total de habitantes
que nela se encontram. O resultado
obtido por meio do cálculo da densidade demográfica
permite analisar a população de um
determinado lugar, como ela é distribuída e quais são os
fatores que influenciam os níveis de
concentração de indivíduos em uma mesma área.
PARA SABER MAIS: Assista ao vídeo animação Human Population
Through Time, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE com duração de 6 minutos, ele apresenta por
meio de mapas e gráficos o crescimento populacional ao longo do tempo
histórico.
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus
conhecimentos, lembre-se que as pesquisas e consultas são
permitidas e bem-vindas para
que você realize com sucesso as atividades.
ATIVIDADE 1
– Observe o mapa mundi de densidade demográfica. Os tons mais
escuros
representam áreas com maior
concentração de pessoas e áreas mais claras representam
vazios demográficos.
a) Em quais continentes estão o maior
número de habitantes?
b) Descreva como se comporta a densidade
demográfica no continente Americano e Africano.
c) O que caracteriza as áreas com baixa
densidade demográfica?
Leia a tirinha com
atenção e responda as atividades 2 e 3.
ATIVIDADE 2 – A tirinha foi criada em
1993 e fazia a previsão que chegaríamos a 7 bilhões de
habitantes na Terra, em 2023, porém em
junho de 2017, seis anos antes ultrapassamos a marca.
Cite dois motivos que explicam a redução
nas taxas de mortalidade.
ATIVIDADE 3 – O crescimento populacional
apresenta outras preocupações mundiais como a
capacidade do planeta Terra em
disponibilizar os diferentes recursos naturais. O que
precisamos fazer para não levar a
finitude os recursos naturais?
Observe a tabela para responder as
atividades 4 e 5.
OS PAÍSES MAIS
POPULOSOS DO MUNDO
PAÍS
|
POPULAÇÃO
ABSOLUTA
|
POPULAÇÃO
RELATIVA HAB./KM2
|
CHINA
|
1.250
(BILHÃO)
|
135
|
ÍNDIA
|
1.000
(BILHÃO)
|
330
|
ESTADOS
UNIDOS
|
276
(MILHÕES)
|
29
|
INDONÁSIA
|
208
(MILHÕES)
|
110
|
BRASIL
|
169,5
(MILHÕES)
|
20
|
RÚSSIA
|
147
(MILHÕES)
|
9
|
PAQUISTÃO
|
152
(MILHÕES)
|
199
|
BANGLADESH
|
127
(MILHÕES)
|
966
|
JAPÃO
|
126
(MILHÕES)
|
333
|
NIGÉRIA
|
120(MILHÕES)
|
175
|
ATIVIDADE 4 – Dos países
apresentados, qual apresenta maior densidade demográfica?
Descreva um motivo que o leva a tal
situação.
ATIVIDADE 5 – Observando a
população absoluta e relativa para qual dos países você mudaria?
Por que?
Pq sou no 8D?
ResponderExcluirPara qual e-mail eu mando
ResponderExcluirPedro você pode mandar para o e-mail: diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br
ResponderExcluirObrigado
Excluir