Prof.
Liria Bordinhao LÍNGUA PORTUGUESA 2A- semana de 25 a 29 de maio
DATA DA AULA: 19/05/2020
HORÁRIO: 17H00 às 17h40 (40 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: TV Educação e CMSP
PROFESSORES: Mauro Marcel Santos Brito e João
Mário Santana (Mediador)
TEMA DA AULA: Opinião é notícia?
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø
“Aspectos
lingüísticos específicos da construção da textualidade”.
Objetivos da aula:
Ø Distinguir notícia de artigo de
opinião.
I – O que faremos hoje?
Ø Analisaremos os diversos textos
presentes em um jornal; quais especificidades de um artigo de opinião;
Ø Diferenciaremos linguagem subjetiva de
linguagem objetiva;
Ø Realizaremos a leitura de um artigo de
opinião.
II – Para início de conversa...
No século XXI, recebemos, a todo momento
numerosas informações vindas das mais diversas fontes, e é preciso ter muito
cuidado para não nos deixarmos levar por mentiras, as notícias falsas,
conhecidas pelo termo “fake news”. Entretanto, é preciso ter muita atenção
quando entramos em contato com os textos jornalísticos, pois nem tudo o que
está em um jornal é notícia. Há outros gêneros textuais que podem ser
encontrados no jornais impressos, na TV, rádio ou internet.
Pergunta 1. (Responda no caderno)
Quais gêneros
textuais, encontramos nos jornais, além das notícias?
III
– Objetividade x Subjetividade
Conceituando...
Ø Objetividade: Trata-se
do uso da palavra no seu sentido denotativo (próprio), ou seja, não há o que
interpretar, porque a palavra deve ser entendida tal qual ela foi dita ou
escrita.
Exemplo: A rosa é uma flor com espinhos
Ø Subjetividade:
Trata-se do uso da palavra no seu sentido conotativo (figurado), ou seja, a
palavra pode ter outro sentido, dependendo do contexto em que ela for dita ou
escrita.
Exemplo: Minha mãe e uma rosa
Veja que a palavra rosa foi usada de
duas maneiras, uma para definir a flor
(objetividade) e outra para dar características à mãe (subjetividade).
2. Nas frases abaixo prevalece a objetividade ou a
subjetividade? (responda no caderno)
a) O homem
que invadiu a casa era um sujeito perigoso.
b) Odiei
quando retiraram o Kevin Spacey da série “House of Cards”.
c) O médico
receitou antibióticos e foi o suficiente.
Em um jornal, o texto lido refere-se a
uma notícia quando informa os fatos.
Quando há aprofundamento desses fatos, tem-se uma reportagem.
Porém, existe um profissional no jornal
chamado articulista. A sua função é opinar sobre as notícias.
Há articulistas políticos, de notícias
do cotidiano e de esporte.
As informações que esse profissional nos
transmite são baseadas em suas impressões a partir do noticiário.
Portanto, não é necessariamente a
verdade, mas a verdade sobre a ótica de seu ponto de vista. Geralmente são os
escritores dos artigos de opinião.
IV – exemplos de
manchetes históricas de jornais. São textos denotativos que buscam a
objetividade.
Ø Avião atinge World Trade Center e Pentágono;
Ø Descoberta
a vacina para a
poliomielite;
Ø Jânio Quadros renuncia;
Ø Deslizamento deixa dezenas de desabrigados na Região dos Lagos;
Ø Ayrton Senna vence o tricampeonato mundial de Fórmula 1.
Responda em seu caderno:
Ø
Qual
é o tema do noticiário atual que chama mais atenção do profissional responsável
pelas opiniões em um jornal?
V – O que é um texto
dissertativo-argumentativo?
O texto dissertativo-argumentativo busca
defender um ponto de vista sobre determinado assunto. E fundamentado com
argumentos para influenciar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando
convencê-lo de que a idéia defendida está correta. Seu objetivo é convencer ou
tentar convencer o leitor pela apresentação de razões e evidência de provas,
por meio de um raciocínio coerente e consistente, isto é, à luz dos fatos.
A partir do fato de que um país ode
atingir outro com ataques nucelares, é possível desenvolver um posicionamento
sobre o uso ou não de energia nuclear. Ou desenvolvimento de arsenal atômico
por exemplo.
Num desastre ambiental, como o de
Brumadinho, é possível elaborar uma opinião a partir do levantamento dos fatos:
quem são os culpados, se é viável a continuidade do uso de barragens como a que
rompeu
Texto 1
A importância de se
preparar para o mercado de trabalho
Por
João Mário Santana/ Alessandra Junqueira / William Ruotti
O
mercado de trabalho está em constante transformação
O desenvolvimento da tecnologia da
informação avança no mundo das profissões. Quem não se preparar poderá ficar
marginalizado e, por isso, é fundamental uma atualização constante em novas
tecnologias. Estar atento a essas mudanças é importante nesse universo
profissional, porém apenas a formação teórica não é o suficiente para ser um
profissional competente e realizado.
O modelo tradicional de trabalho
certamente não desaparecerá, mas sofrerá alterações e necessitará de um número
cada vez menor de pessoas, visto que muitas atividades do cotidiano poderão ser
executadas por meio de tecnologia. Alem disso, cabe considerar que há uma
tendência de surgimento de outros modelos associados à criação e à oferta de
novos produtos, a novos serviços e a transformações sociais.
Existe uma grande preocupação das empresas e
gestores sobre encontrar bons candidatos. A formação profissional é, sem
dúvida, importante para isso; por outro lado, as características
comportamentais são responsáveis pelo diferencial que se busca atualmente em
uma pessoa, uma vez que o conhecimento técnico pode ser desenvolvido e
quantificado, já os comportamentos são inerentes à personalidade de cada
indivíduo, o que torna o processo subjetivo.
Os
profissionais precisarão cada vez mais ter disponibilidade para aprender e se
desenvolver; possuir criatividade, empatia, colaboração e boa comunicação;
aprender a trabalhar em equipe e, acima de tudo, ter muita atitude e
resiliência para os novos desafios do mercado.
Em
suma, para atender ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, encontrar-se como
profissional, é importante que o indivíduo tenha em mente a necessidade de
garantir uma base técnica e estar atualizado. Por outro lado, é fundamental que
se preocupe em se conhecer bem, saber de seus talentos e aptidões, além de
entender como eles se encaixam nesse contexto.
Note
que, para dar a sua opinião, o teto se vale de diversos argumentos, buscando
convencer o leitor que a verdade está com o que está escrito em suas linhas.
Um
artigo de opinião não encerra necessariamente uma verdade, mas busca se
posicionar. Portanto, sempre é possível questioná-lo.
Responda
no caderno
3. Quais são os maiores problemas ao se desenvolver um
artigo de opinião?
4. Como conseguir argumentos para se desenvolver um
bom artigo de opinião?
VI - Temas polêmicos que podem ser utilizados para se desenvolver
artigos de opinião
Ø Veganismo (deixar de comer carne é solução para o
meio ambiente?)
Ø Devemos continuar apoiando o uso de agrotóxico nas
lavouras?
Ø Como prevenir as enchentes que sempre ocorrem no
período de chuvas em diversas cidades do Brasil?
Ø Como otimizar a mobilidade urbana?
Ø Como tornar a nossa cidade um ambiente mais
acessível para as pessoas com mobilidade reduzida?
VII – Vamos utilizar um dos temas a seguir.
Suponha que você assistiu a uma reportagem sobre como a cidade trata mal
as pessoas que precisam fazer uso de cadeiras de rodas, dificultando, assim, o
acesso delas aos espaços públicos.
Responda
no caderno:
5. Por que a cidade deve fazer algo para resolver esse
problema?
6. Você conhece exemplos bem-sucedidos de como as
cidades resolveram ou estão trabalhando para resolver a questão do acesso aos
espaços públicos? Quais?
7. Por que é importante para a cidade garantir acesso
a todos os cidadãos em seus parques, praças, escolas, hospitais e demais
espaços públicos?
Perceba que todas as respostas dadas às questões 5,
6 e 7 são passíveis de análise.
Ø Não são fatos;
Ø Não são mentiras;
Ø São opiniões e não verdades absolutas.
VIII - Retomando: o que fizemos hoje?
Ø Analisamos os diversos textos presentes em um
jornal; quais as especificidades de um artigo de opinião;
Ø Diferenciamos linguagem subjetiva de linguagem
objetiva;
Ø Realizamos a leitura de um artigo de opinião.
BOM ESTUDO!!!
lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário