Prof. Liria Bordinhao, Língua Portuguesa – 1 A,1B, 1C E.M. – semana de 25 a
29 de maio
Aulas do CMSP 14 de maio – Fato ou opinião, 15 de maio- gênero literário – Conto.
HABILIDADES – Distinguir fato de opinião e Reconhecer elementos da narrativa literário do
gênero Conto.
Conceituando
- Distinguir fato de opinião
Qual é a diferença entre um fato e uma opinião?
O fato é aquilo que
aconteceu, enquanto que a opinião é
o que alguém pensa que ocorreu, uma interpretação dos fatos.
Digamos: houve um roubo na portaria da empresa e alguém vai
investigá-lo. Se essa pessoa for absolutamente honesta, faz um relatório claro
relatando os fatos com absoluta fidelidade e após esse relato objetivo,
apresenta sua opinião sobre os acontecimentos. É usualmente desejável que ela
dê sua opinião porque, se foi escalada para investigar o crime é porque tem
qualificação para isso; além disso, o próprio fato de ela ter investigado já
lhe dá autoridade para opinar.
É importante considerar:
· Vivemos num mundo em que tomamos decisões a partir de informações;
· Estas nos chegam por meio de relatos de fatos e expressões de
opiniões;
· Fatos usualmente podem ser submetidos à prova: por números,
documentos, registros;
· Opiniões, por outro lado, refletem juízos, valores, interpretações;
· Muitas pessoas confundem fatos e opiniões, e quando isso ocorre temos
de ter cuidado com as informações que vêm delas;
· Igualmente temos de estar atentos às nossas próprias opiniões, pois
elas podem ser tomadas como fatos por outros;
Leia o texto abaixo: Texto 1
Dia Mundial da Água
Dia 22 de março é a data escolhida pela
Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água. Mais do que
uma comemoração, é um momento para conscientizar a população do planeta a
respeito dos problemas relativos à escassez deste elemento indispensável à
vida. Cerca de dois terços do corpo humano são constituídos de água, assim como
a superfície terrestre, que tem dois terços de sua composição líquida. É o elemento
que melhor simboliza a essência humana. No entanto, embora a Terra seja
conhecida como o "planeta azul", a água disponível para consumo não é
tão abundante como se pode imaginar. [...]
VITÓRIA. Mônica.
Disponível em: <http://msn.bolsademulher.com/mundomelhor/dia_mundial_da_agua-69807.html>. Acesso em: 22 mar. 2010. Fragmento.
(P070058BH_SUP)(P070O58BH)
Nesse texto, a frase que contém
uma opinião é:
A. "Dia 22 de março é a data [...]
para celebrar o Dia Mundial da Água.".
B. "... é um momento para
conscientizar a população...".
C. "Cerca de dois terços do corpo
humano são constituídos de água,...".
D. "... embora a Terra seja conhecida
como o 'planeta azul',...".
Leia e Responda
TEXTO 2
TRINDADE
TERÁ SISTEMA HÍBRIDO
Dependendo das condições climáticas, a
energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso,
com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente
com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de
instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito
Santo. A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com
capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil
litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por
geradores movidos a óleo. – Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira,
a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país,
e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser
alimenta por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por
barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse
projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel. Jornal do Brasil. 27 jul.
2007.
Uma opinião
emitida por Ricardo Dutra é
(A) o óleo diesel é levado
em barcos para Trindade.
(B) o projeto é de grande
importância para Trindade.
(C) a ilha de Trindade
precisa ser alimentada por óleo diesel.
(D) a ilha de Trindade fica
a 1.200 quilômetros da costa.
(E) a ideia é implantar um
sistema híbrido.
Texto 3
CIDADANIA, DIREITO
DE TER DIREITOS
Cidadania é o direito de ter uma ideia e
poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há
detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania:
respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir
telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa
pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que
tivéssemos o direito de votar. DIMENSTEIN, Gilberto.
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzUkpmSkljOTY1d1k/edit.
Acesso em: 23 de julho de 2019.
O
trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é
(A)
...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”.
(B)
...“É poder votar em quem quiser...”.
(C)
...“revelam estágios de cidadania...”
(D)
... “Foi uma conquista dura...”
Conceituando Contos –
O Conto é narrativa breve escrita em prosa, sendo
mais curto que o romance e a novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve
enredo, personagens, tempo e espaço.
Os maiores contistas brasileiros são: Machado de Assis, Monteiro Lobato,
Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Luiz
Fernando Veríssimo e Dalton Trevisan.
Sobre o conto, afirma Eça de Queirós, um dos maiores representantes da
literatura portuguesa:
“No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das
figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma
personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas
palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os
longes, numa cor unida.”
Estrutura do
Conto
A estrutura do conto
é fechada e objetiva,
na medida em que esse tipo de texto é formado por apenas uma história e um
conflito.
Sua estrutura está dividida em três partes:
·
Introdução: apresentação da ação que será desenvolvida. Nesse momento
inicial, há uma breve ambientação do local, tempo, personagens e do
acontecimento.
·
Desenvolvimento: formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se
desenrola o desenvolvimento da ação.
·
Clímax: encerramento da narrativa com desfecho surpreendente.
De acordo com a estrutura básica narrativa (introdução,
desenvolvimento, clímax e desfecho), o conto, por ser uma narrativa mais breve,
parte do desenvolvimento para o clímax.
Ou seja, para o momento final, de desfecho, chamado de
"epílogo", onde geralmente surge o ponto mais alto de tensão do drama
(clímax).
Elementos do
Conto
Os elementos que constituem o conto são:
1. Espaço
Local em que se desenvolve a narrativa, seja numa casa, rua,
parque, praça, etc. Por serem narrativas breves, o espaço no qual se desenvolve
a trama, deve ser um espaço reduzido.
2. Tempo
Designa o tempo em que se passa a narrativa, sendo classificado
em: tempo cronológico (exterior) e tempo psicológico (interior).
3. Foco Narrativo
Trata-se do narrador, sendo classificados em:
Geralmente os contos são narrados em terceira pessoa, embora há
muitos contos narrados em primeira pessoa, nesse caso, quando surge o
narrador-personagem.
4. Personagens
Indivíduos que participam da narrativa, sendo classificadas,
dependendo do foco em: personagens principais ou personagens secundárias. Por
ser uma narrativa curta, o conto possui poucos personagens.
5. Diálogo
Elemento essencial do conto, os diálogos caracterizam a base
expressiva desse tipo de texto. Eles desenvolvem os conflitos da trama, sendo determinados
pela fala das personagens.
Formados por uma linguagem mais objetiva e metáforas simples, os
diálogos são classificados em: diálogo direto, indireto e interior.
6. Epílogo
Corresponde ao clímax da
narrativa, determinado pelo desfecho surpreendente, imprevisível ou enigmático
da ação.
Tipos de
Contos
Dependendo da temática explorada, há diversos tipos de contos,
do qual se destacam:
·
Contos Realistas
·
Contos Populares
·
Contos Fantásticos
·
Contos Eróticos
·
Contos de Terror
·
Contos de Humor
·
Contos Infantis
·
Contos Psicológicos
·
Contos de Fadas
·
Contos Minimalistas
·
Os Minicontos, Microcontos ou Nanocontos são subcategorias do
conto, chamados de "contos
minimalistas".
·
Eles são bem menores que o conto, uma vez que podem ocupar meia
página, uma página, ou ser formado por poucas linhas.
·
Mesmo que não compartilhem da estrutura básica dos contos, esse
tipo de texto tem adquirido diversas formas na atualidade, sobretudo após o
movimento modernista.
·
Dessa forma, ele deixa de lado a estrutura fixa narrativa,
privilegiando assim, a liberdade criativa dos escritores.
·
Exemplo de Conto
·
Segue abaixo um trecho do conto “Missa do Galo”, do escritor brasileiro Machado de Assis
(1839-1908):
“NUNCA
PUDE entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava
eu dezessete, ela trinta. Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho
irmos à missa do galo, preferi não dormir; combinei que eu iria acordá-lo à
meia-noite.
A casa em que eu estava hospedado era a do
escrivão Meneses, que fora casado, em primeiras núpcias, com uma de minhas
primas A segunda mulher, Conceição, e a mãe desta acolheram-me bem quando vim
de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, meses antes, a estudar preparatórios.
Vivia tranqüilo, naquela casa assobradada da Rua do Senado, com os meus livros,
poucas relações, alguns passeios. A família era pequena, o escrivão, a mulher,
a sogra e duas escravas. Costumes velhos. Às dez horas da noite toda a gente
estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia. Nunca tinha ido ao teatro, e
mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me
levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam
à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã seguinte.
Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia
amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por
semana. Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas
afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito.
Boa Conceição! Chamavam-lhe "a
santa", e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos
do marido. Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes
lágrimas, nem grandes risos. No capítulo de que trato, dava para maometana;
aceitaria um harém, com as aparências salvas. Deus me perdoe, se a julgo mal.
Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem
feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém,
perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar.
Naquela noite de Natal foi o escrivão ao
teatro. Era pelos anos de 1861 ou 1862. Eu já devia estar em Mangaratiba, em
férias; mas fiquei até o Natal para ver “a missa do galo na Corte”. A família
recolheu-se à hora do costume; eu meti-me na sala da frente, vestido e pronto.
Dali passaria ao corredor da entrada e sairia sem acordar ninguém. Tinha três
chaves a porta; uma estava com o escrivão, eu levaria outra, a terceira ficava
em casa.
— Mas, Sr. Nogueira, que fará você todo
esse tempo? pergun-tou-me a mãe de Conceição.
— Leio, D. Inácia.
Tinha comigo um romance, Os Três
Mosqueteiros, velha tradução creio do Jornal do Comércio. Sentei-me à mesa que
havia no centro da sala, e à luz de um candeeiro de querosene, enquanto a casa
dormia, trepei ainda uma vez ao cavalo magro de D'Artagnan e fui-me às
aventuras. Dentro em pouco estava completamente ébrio de Dumas. Os minutos
voavam, ao contrário do que costumam fazer, quando são de espera; ouvi bater
onze horas, mas quase sem dar por elas, um acaso. Entretanto, um pequeno rumor
que ouvi dentro veio acordar-me da leitura. Eram uns passos no corredor que ia
da sala de visitas à de jantar; levantei a cabeça; logo depois vi assomar à
porta da sala o vulto de Conceição.
Ainda não foi? perguntou ela.
— Não fui, parece que ainda não é meia-noite.
— Que paciência! (...)”
ATIVIDADE
- Escreva um pequeno Conto. Escolha qual
tipo de historia quer contar, use sua imaginação, não esqueça de seguir a
estrutura da narrativa.
Envie para
lilibordinhao@gmail.com
BOM
ESTUDO
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