- ATIVIDADES
K – ATIVIDADES
CONTEXTUALIZAÇÃO
ESTABELECIMENTO DE
ESTRATÉGIA Estabelecidos os objetivos
e metas é preciso pensar nas estratégias, que consistem em determinar as
formas pelas quais estes objetivos e metas serão atingidos. Para se atingir
um determinado objetivo eu posso seguir diversos caminhos. A escolha do
caminho mais adequado consiste na determinação das estratégias.
Por exemplo, para captar
novos fluxos turísticos para uma localidade (objetivo) eu posso seguir
caminhos diferentes. Posso pensar em uma estratégia que vise desenvolver um
programa de marketing junto aos principais núcleos emissores de turistas.
Posso, também, investir em captação de eventos técnico-científicos para serem realizados
no município, ou ainda trabalhar em parceria com cidades vizinhas que já
possuem um fluxo turístico expressivo.
Estas variadas formas
existentes para se atingir um mesmo objetivo são chamadas estratégias e devem
ser escolhidas avaliando-se os benefícios e prejuízos da escolha de cada uma
das alternativas possíveis.
ESTABELCIMENTO DAS PROPOSTAS – PLANO DE
AÇÕES
Após a análise das estratégias, chega-se ao
momento de descartar as propostas inviáveis e escolher aquelas que melhor
atendem aos objetivos que se pretende alcançar. Essas propostas é que
constarão no plano de ações a ser elaborado e que, posteriormente, deverão
ser implementadas.
Geralmente, os planos de
ações de turismo contêm propostas de ações a serem implementadas nas mais
diversas áreas que interferem no Sistema Turístico. Assim, os planos são
divididos em alguns programas contendo ações que se referem a assuntos
semelhantes.
Cada um dos programas
deverá conter uma série de ações a serem desenvolvidas e que serão detalhadas
por meio dos projetos. Este assunto será melhor detalhado na Aula 9, sobre
plano de ações.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE
DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
É a operacionalização dos
programas e projetos previstos. Significa colocar as ações previstas no plano
em prática. Esta é a parte mais importante do planejamento, pois de nada
adiantará todo o processo de planejamento se o plano for engavetado e se as
ações nele previstas não forem colocadas em prática, com o objetivo de
modificar a realidade local. Muitas vezes, o planejamento não recebe o devido
valor justamente porque, após a sua elaboração, muitos destes planos não são
colocados em prática.
Para colocar todas as ações
previstas em prática são necessárias parcerias entre os diversos atores
envolvidos no desenvolvimento da atividade turística, ou seja, a participação
da comunidade, do poder público e da inciativa privada. Essa parceria se faz
necessária não apenas porque as ações irão influenciar diretamente a vida e o
cotidiano desses atores, mas também porque é fundamental em função dos
diversos investimentos necessários (públicos ou privados) para a implementação
das ações. Se não houver recursos disponíveis, as ações dificilmente sairão
do papel para modificar a realidade.
AVALIAÇÃO CONTINUADA
Muitas ações e estratégias
previstas no plano podem ser alteradas em função de algum fator externo que
não estava previsto quando da elaboração do plano. Além disso, é preciso
ressaltar o fato de que a atividade turística é extremamente dinâmica,
mutável, sofrendo influência dos mais diversos fatores. Assim, é possível que
algumas projeções efetuadas não se concretizem conforme o que foi programado.
Por isso, é necessário que o plano e o desenvolvimento do turismo sejam
constantemente avaliados e, se for necessário, algumas modificações e
correções poderão ser feitas no plano original proposto.
ATVIDADES
REFLEXÃO 1 - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Diagnóstico
(2) Prognóstico
(3) Objetivos e metas
(4) Estratégias
(5) Propostas
(6) Implantação das ações
(7) Avaliação continuada
( ) Avaliar e modificar o rumo das
ações, quando necessário.
( ) Permite prever onde eu quero
chegar, em termos qualitativos, quantitativos e em termos de prazos.
( ) Análise da situação atual do
turismo.
( ) Composto pelo plano, programas e
projetos.
( ) Esta etapa permite precisar o
futuro desejado por meio da quantificação dos benefícios ou do
estabelecimento de um determinado período de tempo para que sejam alcançados.
( ) Parte mais importante do processo
de planejamento, permitindo colocar em prática tudo o que foi planejado.
( ) Escolher os caminhos a serem
seguidos para se chegar a um futuro desejado.
( ) Projeção de cenários futuros.
( ) Descrição das ações selecionadas
para serem implementadas.
( ) Quanto mais precisa for esta
etapa, maiores informações você terá para modificar a situação atual e
atingir um futuro desejado.
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