segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ELETIVA - 9 B e C - TURISMO - ATIVIDADE SEMANAL - 21/09/20 A 25/09/20 - K

 

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

PLANO SEMANAL DE ATIVIDADES A DISTÂNCIA

  1. PROFESSOR

FLAVIA ALESSANDRA COELHO DA SILVA

2.      TURMA

9 B e C

 

 

  1. DISCIPLINA: ELETIVAS

TEMA:   TURISMO CULTURAL

DATA DE  ENTREGA

09/10/2020

  1. ATIVIDADES

 K – ATIVIDADES

 CONTEXTUALIZAÇÃO

 ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIA

Estabelecidos os objetivos e metas é preciso pensar nas estratégias, que consistem em determinar as formas pelas quais estes objetivos e metas serão atingidos. Para se atingir um determinado objetivo eu posso seguir diversos caminhos. A escolha do caminho mais adequado consiste na determinação das estratégias.

 Por exemplo, para captar novos fluxos turísticos para uma localidade (objetivo) eu posso seguir caminhos diferentes. Posso pensar em uma estratégia que vise desenvolver um programa de marketing junto aos principais núcleos emissores de turistas. Posso, também, investir em captação de eventos  técnico-científicos para serem realizados no município, ou ainda trabalhar em parceria com cidades vizinhas que já possuem um fluxo turístico expressivo.

 Estas variadas formas existentes para se atingir um mesmo objetivo são chamadas estratégias e devem ser escolhidas avaliando-se os benefícios e prejuízos da escolha de cada uma das alternativas possíveis.

 ESTABELCIMENTO DAS PROPOSTAS – PLANO DE AÇÕES

  Após a análise das estratégias, chega-se ao momento de descartar as propostas inviáveis e escolher aquelas que melhor atendem aos objetivos que se pretende alcançar. Essas propostas é que constarão no plano de ações a ser elaborado e que, posteriormente, deverão ser implementadas.

 Geralmente, os planos de ações de turismo contêm propostas de ações a serem implementadas nas mais diversas áreas que interferem no Sistema Turístico. Assim, os planos são divididos em alguns programas contendo ações que se referem a assuntos semelhantes.

 Cada um dos programas deverá conter uma série de ações a serem desenvolvidas e que serão detalhadas por meio dos projetos. Este assunto será melhor detalhado na Aula 9, sobre plano de ações.

 IMPLANTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

É a operacionalização dos programas e projetos previstos. Significa colocar as ações previstas no plano em prática. Esta é a parte mais importante do planejamento, pois de nada adiantará todo o processo de planejamento se o plano for engavetado e se as ações nele previstas não forem colocadas em prática, com o objetivo de modificar a realidade local. Muitas vezes, o planejamento não recebe o devido valor justamente porque, após a sua elaboração, muitos destes planos não são colocados em prática.

 Para colocar todas as ações previstas em prática são necessárias parcerias entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento da atividade turística, ou seja, a participação da comunidade, do poder público e da inciativa privada. Essa parceria se faz necessária não apenas porque as ações irão influenciar diretamente a vida e o cotidiano desses atores, mas também porque é fundamental em função dos diversos investimentos necessários (públicos ou privados) para a implementação das ações. Se não houver recursos disponíveis, as ações dificilmente sairão do papel para modificar a realidade.

 AVALIAÇÃO CONTINUADA

 Muitas ações e estratégias previstas no plano podem ser alteradas em função de algum fator externo que não estava previsto quando da elaboração do plano. Além disso, é preciso ressaltar o fato de que a atividade turística é extremamente dinâmica, mutável, sofrendo influência dos mais diversos fatores. Assim, é possível que algumas projeções efetuadas não se concretizem conforme o que foi programado. Por isso, é necessário que o plano e o desenvolvimento do turismo sejam constantemente avaliados e, se for necessário, algumas modificações e correções poderão ser feitas no plano original proposto.


 ATVIDADES

 REFLEXÃO

    1 - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

 (1) Diagnóstico

(2) Prognóstico

(3) Objetivos e metas

(4) Estratégias

(5) Propostas

(6) Implantação das ações

(7) Avaliação continuada

 

( ) Avaliar e modificar o rumo das ações, quando necessário.

( ) Permite prever onde eu quero chegar, em termos qualitativos, quantitativos e em termos de prazos.

( ) Análise da situação atual do turismo.

( ) Composto pelo plano, programas e projetos.

( ) Esta etapa permite precisar o futuro desejado por meio da quantificação dos benefícios ou do estabelecimento de um determinado período de tempo para que sejam alcançados.

( ) Parte mais importante do processo de planejamento, permitindo colocar em prática tudo o que foi planejado.

( ) Escolher os caminhos a serem seguidos para se chegar a um futuro desejado.

( ) Projeção de cenários futuros.

( ) Descrição das ações selecionadas para serem implementadas.

( ) Quanto mais precisa for esta etapa, maiores informações você terá para modificar a situação atual e atingir um futuro desejado.

 

 

 

5.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

1

6.      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

21/09/2020 a 25/09/2020

7.       PROFESSOR

FLAVIA ALESSANDRA COELHO DA SILVA

8.      VALIDADO EM ____/_____/2020

 

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