segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Prof° Guilherme - Tecnologia - 1°, 2°, 3° ano do Médio

 

Atividade referente ao 3° bimestre.


Curtir , Comentar e Compartilhar

Antes de tudo, vamos compreender o conceito de algoritmo. O termo pode ser entendido como uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para alcançar um objetivo, sendo necessário que os passos sejam finitos e operados sistematicamente.

Parece complexo? Calma, vamos simplificar. Alguns exemplos de algoritmos que podemos citar são: receitas culinárias, manual de instrução de aparelhos, funções matemáticas e até mesmo páginas da Web, como esta que você está lendo.

Pense na receita culinária, por exemplo. Ela tem os ingredientes necessários (dados de entrada), passo a passo para realizar a receita (processamento ou instruções lógicas) e atinge um resultado (o prato finalizado).

Um algoritmo, portanto, conta com a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas pelas instruções.

É fundamental compreender que o algoritmo se justifica no resultado que ele almeja alcançar, logo, deve ter um objetivo específico. Uma sequência de instruções simples pode se tornar mais complexa conforme a necessidade de considerar outras situações.

Dessa forma, o algoritmo vai crescendo e ficando mais complexo para englobar todos os cenários possíveis. Quando um programa de computador trava, por exemplo, é porque ele está recebendo informações que não foi programado para processar, ou seja, não foram considerados todos os cenários.

Também é relevante que a estrutura siga uma lógica sistemática. Por exemplo, se você está fazendo um bolo, mas “pula” a etapa de inserir farinha, no final, você não será mais um bolo.

Com o código, é a mesma coisa, sendo necessário ler linha por linha para que ele atinja o objetivo final. As estruturas de um algoritmo são:

Variáveis: são as informações de entrada inseridas que determinam aonde o algoritmo poderá ir. As mais comuns são texto, inteiro, lógico e real;

Comandos de repetição: consiste no uso de “se” e “enquanto”, para que o algoritmo saiba o que fazer quando determinados processos ocorrerem e o que fazer se eles mudarem.

Com essas duas estruturas, o algoritmo fica mais completo e capaz de englobar múltiplas situações para permitir que o resultado final seja alcançado.

 

MEDIAÇÃO

 

Atualmente, diversas polêmicas estão relacionadas à como as grandes empresas de tecnologia têm usado os algoritmos para impactar a vida das pessoas.

Um dos casos mais famosos é o algoritmo do Facebook, que define o que será exibido no feed de notícias de cada usuário (veremos mais sobre isso a seguir!).

Apesar de muito criticado, pois o algoritmo pode ser alterado para determinados fins, o recurso proporciona uma mediação mais neutra sobre o que é exibido para cada usuário.

Dessa forma, assuntos mais comentados tendem a aparecer para mais pessoas, mas também estão relacionados com preferências, histórico, comportamento etc.

Portanto, um dos benefícios atualmente é que o algoritmo busca fazer essa mediação mais equilibrada entre tudo que está disponível online e filtrar o que é mais relevante de ser exibido.

 

Lembre-se

 

"se você curte ou compartilha um conteúdo, quer dizer que está concordando com aquele conteúdo, assinando embaixo"

A evolução humana nas últimas décadas está totalmente atrelada à ideia de algoritmos. Aparelhos como smartphones, computadores, smart TVs e tablets funcionam com sistemas baseados em algoritmos.

Conforme novos comandos e possibilidades de uso surgem, significa que mais aprimorados e complexos estão os níveis de instrução de um algoritmo.

Como os algoritmos são usados na internet?

Ao explorar o mundo dos algoritmos, podemos seguir por uma infinidade de campos e também de exemplos.

A seguir, destacamos o uso desses modelos nas redes sociais e ferramentas online mais usadas, como o Google e Spotify, direcionando uma visão mais específica para as estratégias digitais.

 

Google

O PageRank, como é chamado, foi criado em 1998, com o objetivo de rastrear e apresentar os resultados de pesquisa ao usuário por relevância.

Atualmente, o modelo verifica questões como as preferências do usuário, aparelho usado, qualidade do conteúdo, localização etc.

 

Facebook

O Facebook foi a primeira rede social a usar algoritmos para categorizar os posts e utilizar critérios para definir o que seria ou não exibido para cada usuário. O objetivo era mostrar os conteúdos mais relevantes de acordo com o comportamento, preferências e engajamento do usuário.

Apesar das críticas à empresa, o excesso de publicações faz com que seja difícil uma pessoa acompanhar tudo que acontece na rede. Dessa forma, alguns dos milhares de critérios usados pela rede social para definir a composição do feed são:

 *postagens a serem mostradas;

*nível de proximidade do usuário com quem postou o conteúdo;

*engajamento de outros amigos com a publicação;

*potencial engajamento do usuário considerando o comportamento prévio.

 

Twitter

 

Diferentemente de outras redes sociais, o Twitter não usa exclusivamente o algoritmo para determinar o feed. Isso se deve ao caráter cronológico que precisa ser mantido pela rede para que atenda ao objetivo de disponibilizar os acontecimentos mais recentes.

 

Para alcançar esse objetivo, a rede social considera:

 

*comportamento prévio do usuário;

*preferência por temáticas e formatos de conteúdo;

*relacionamento do usuário com a conta que postou o tweet;

*engajamento do tweet em si.

A partir desses critérios, o tweet pode ser inserido nas 3 categorias usadas pelo Twitter, que são:

 

Tweets rankeados: são os mais relevantes para o usuário com base no comportamento prévio dele e engajamento da rede em si;

caso você tenha perdido: aqueles que são relevantes, mas que são mais antigos;

timeline: onde são exibidos todos os tweets por ordem cronológica.

 

Instagram

 

Quando foi fundado, o Instagram seguia a mesma lógica cronológica do Twitter, exibindo todas as postagens por ordem, das mais novas às mais antigas.

Essa estrutura foi alterada em 2016 e, atualmente, a rede social considera os seguintes fatores para escalar como serão os feeds dos usuários:

 

Temporalidade: ainda que não seja o único critério, a ordem de postagem ainda é considerada na definição do feed;

Engajamento: o número de comentários e curtidas determina se um post será priorizado ou não na rede, em especial, considerando esse engajamento logo após a postagem;

Relacionamento: considera a proximidade dos usuários por meio de engajamento, mensagens diretas etc.

 

 

Pergunta

1-Curtir, Comentar e Compartilhar, são ações muito importantes para as plataformas digitais. Por quê?

2-Como as plataformas digitais sabem que você visitou ou pesquisou algo em uma página na web?

3-Qual a importância em curtir ou compartilhar uma informação em nossas redes sociais ?

4-Qual o impacto que pode ter uma informação com muitas curtidas e compartilhamentos?

5-O que é um conteúdo viral nas redes sociais ?

6-Em sua opinião, quais são as principais características que um conteúdo precisa ter para viralizar ?

7-O que é um Meme em sua opinião ?

 

 (Copiar texto e perguntas no caderno)



Link para vídeo aula

1ª série EM - Tecnologia - Eu posto, você compartilha, ele curte

https://www.youtube.com/watch?v=hWSZHsvxde0&ab_channel=1as%C3%A9rieEM-CMSP

2ª série EM - Tecnologia - Eu posto, você compartilha, ele curte

https://www.youtube.com/watch?v=H1OSkFI0P9k&ab_channel=2as%C3%A9rieEM-CMSP

3ª série EM - Tecnologia e Inovação - Eu posto, você compartilha, ele curte

https://www.youtube.com/watch?v=f12m1E0QSDI&ab_channel=3as%C3%A9rieEM-CMSP




OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail  Gui-israel@hotmail.com




Bom estudo !!!


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