Atividade referente ao 3° bimestre.
Curtir , Comentar e Compartilhar
Antes de tudo, vamos compreender o conceito de
algoritmo. O termo pode ser entendido como uma sequência de raciocínios,
instruções ou operações para alcançar um objetivo, sendo necessário que os
passos sejam finitos e operados sistematicamente.
Parece complexo? Calma, vamos simplificar. Alguns exemplos de algoritmos que podemos citar são: receitas culinárias, manual de instrução de aparelhos, funções matemáticas e até mesmo páginas da Web, como esta que você está lendo.
Pense na receita culinária, por exemplo. Ela tem os ingredientes necessários (dados de entrada), passo a passo para realizar a receita (processamento ou instruções lógicas) e atinge um resultado (o prato finalizado).
Um algoritmo, portanto, conta com a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas pelas instruções.
É fundamental compreender que o algoritmo se justifica no resultado que ele almeja alcançar, logo, deve ter um objetivo específico. Uma sequência de instruções simples pode se tornar mais complexa conforme a necessidade de considerar outras situações.
Dessa forma, o algoritmo vai crescendo e ficando mais complexo para englobar todos os cenários possíveis. Quando um programa de computador trava, por exemplo, é porque ele está recebendo informações que não foi programado para processar, ou seja, não foram considerados todos os cenários.
Também é relevante que a estrutura siga uma lógica sistemática. Por exemplo, se você está fazendo um bolo, mas “pula” a etapa de inserir farinha, no final, você não será mais um bolo.
Com o código, é a mesma coisa, sendo necessário ler linha por linha para que ele atinja o objetivo final. As estruturas de um algoritmo são:
Variáveis: são as informações de entrada inseridas que determinam aonde o algoritmo poderá ir. As mais comuns são texto, inteiro, lógico e real;
Comandos de repetição: consiste no uso de “se”
e “enquanto”, para que o algoritmo saiba o que fazer quando determinados
processos ocorrerem e o que fazer se eles mudarem.
Com essas duas estruturas, o algoritmo fica
mais completo e capaz de englobar múltiplas situações para permitir que o
resultado final seja alcançado.
MEDIAÇÃO
Atualmente, diversas polêmicas estão
relacionadas à como as grandes empresas de tecnologia têm usado os algoritmos
para impactar a vida das pessoas.
Um dos casos mais famosos é o algoritmo do Facebook, que define o que será exibido no feed de notícias de cada usuário (veremos mais sobre isso a seguir!).
Apesar de muito criticado, pois o algoritmo pode ser alterado para determinados fins, o recurso proporciona uma mediação mais neutra sobre o que é exibido para cada usuário.
Dessa forma, assuntos mais comentados tendem a aparecer para mais pessoas, mas também estão relacionados com preferências, histórico, comportamento etc.
Portanto, um dos benefícios atualmente é que o algoritmo busca fazer essa mediação mais equilibrada entre tudo que está disponível online e filtrar o que é mais relevante de ser exibido.
Lembre-se
"se você curte ou compartilha um conteúdo,
quer dizer que está concordando com aquele conteúdo, assinando embaixo"
A evolução humana nas últimas décadas está totalmente atrelada à ideia de algoritmos. Aparelhos como smartphones, computadores, smart TVs e tablets funcionam com sistemas baseados em algoritmos.
Conforme novos comandos e possibilidades de uso surgem, significa que mais aprimorados e complexos estão os níveis de instrução de um algoritmo.
Como os algoritmos são usados na internet?
Ao explorar o mundo dos algoritmos, podemos seguir por uma infinidade de campos e também de exemplos.
A seguir, destacamos o uso desses modelos nas redes sociais e ferramentas online mais usadas, como o Google e Spotify, direcionando uma visão mais específica para as estratégias digitais.
Google
O PageRank, como é chamado, foi criado em 1998,
com o objetivo de rastrear e apresentar os resultados de pesquisa ao usuário
por relevância.
Atualmente, o modelo verifica questões como as
preferências do usuário, aparelho usado, qualidade do conteúdo, localização
etc.
Facebook
O Facebook foi a primeira rede social a usar
algoritmos para categorizar os posts e utilizar critérios para definir o que
seria ou não exibido para cada usuário. O objetivo era mostrar os conteúdos
mais relevantes de acordo com o comportamento, preferências e engajamento do
usuário.
Apesar das críticas à empresa, o excesso de
publicações faz com que seja difícil uma pessoa acompanhar tudo que acontece na
rede. Dessa forma, alguns dos milhares de critérios usados pela rede social
para definir a composição do feed são:
*nível de proximidade do usuário com quem
postou o conteúdo;
*engajamento de outros amigos com a publicação;
*potencial engajamento do usuário considerando
o comportamento prévio.
Twitter
Diferentemente de outras redes sociais, o
Twitter não usa exclusivamente o algoritmo para determinar o feed. Isso se deve
ao caráter cronológico que precisa ser mantido pela rede para que atenda ao
objetivo de disponibilizar os acontecimentos mais recentes.
Para alcançar esse objetivo, a rede social considera:
*comportamento prévio do usuário;
*preferência por temáticas e formatos de
conteúdo;
*relacionamento do usuário com a conta que
postou o tweet;
*engajamento do tweet em si.
A partir desses critérios, o tweet pode ser
inserido nas 3 categorias usadas pelo Twitter, que são:
Tweets rankeados: são os mais relevantes para o
usuário com base no comportamento prévio dele e engajamento da rede em si;
caso você tenha perdido: aqueles que são
relevantes, mas que são mais antigos;
timeline: onde são exibidos todos os tweets por
ordem cronológica.
Instagram
Quando foi fundado, o Instagram seguia a mesma
lógica cronológica do Twitter, exibindo todas as postagens por ordem, das mais
novas às mais antigas.
Essa estrutura foi alterada em 2016 e, atualmente, a rede social considera os seguintes fatores para escalar como serão os feeds dos usuários:
Temporalidade: ainda que não seja o único critério, a ordem de postagem ainda é considerada na definição do feed;
Engajamento: o número de comentários e curtidas
determina se um post será priorizado ou não na rede, em especial, considerando
esse engajamento logo após a postagem;
Relacionamento: considera a proximidade dos
usuários por meio de engajamento, mensagens diretas etc.
Pergunta
1-Curtir, Comentar e Compartilhar, são ações
muito importantes para as plataformas digitais. Por quê?
2-Como as plataformas digitais sabem que você
visitou ou pesquisou algo em uma página na web?
3-Qual a importância em curtir ou compartilhar
uma informação em nossas redes sociais ?
4-Qual o impacto que pode ter uma informação
com muitas curtidas e compartilhamentos?
5-O que é um conteúdo viral nas redes sociais ?
6-Em sua opinião, quais são as principais características
que um conteúdo precisa ter para viralizar ?
7-O que é um Meme em sua opinião ?
Link para vídeo aula
1ª série EM - Tecnologia - Eu posto, você
compartilha, ele curte
https://www.youtube.com/watch?v=hWSZHsvxde0&ab_channel=1as%C3%A9rieEM-CMSP
2ª série EM - Tecnologia - Eu posto, você
compartilha, ele curte
https://www.youtube.com/watch?v=H1OSkFI0P9k&ab_channel=2as%C3%A9rieEM-CMSP
3ª série EM - Tecnologia e Inovação - Eu posto,
você compartilha, ele curte
https://www.youtube.com/watch?v=f12m1E0QSDI&ab_channel=3as%C3%A9rieEM-CMSP
OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail Gui-israel@hotmail.com
Bom estudo !!!
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