segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Liria Bordinhao - Lingua Portuguesa e Literatura - 2 A - semana de 26 a 30 de outubro

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 29/09/2020 e  01 de outubro

MEIO DE TRANSMISSÃO: TV Cultura Educação e App CMSP

TEMA DA AULA: Repórter e : “Como encontrar leitores para os clássicos?”

 

ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Organizar adequadamente os parágrafos de um texto, visando a atingir a proposta enunciativa.

Ø  : “Como encontrar leitores para os clássicos?”

 

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Reconhecer as características do gênero reportagem e posicionar-se criticamente em relação ao seu tema.

Ø  Reconhecer as expressões literárias do século XIX relacionando-as ente si e com as expressões literárias do século XXI

 

 

I – Estratégia

Ø  Ter contato com uma reportagem;

Ø  Discutir um tema relevante;

Ø  Propor a elaboração de um artigo de opinião a partir de uma reportagem.

Ø  Ter contato com trechos de clássicos da literatura brasileira;

Ø  Discutir a relação que as novas gerações estão tendo com a literatura, em especial o texto narrativo;

 

II – Responda

 

Ø  O que significa ter bem-estar?

Ø  Quais são as coisas mais fundamentais para crianças e jovens?

Ø  O que se deve fazer para garantir que tudo isso seja alcançado?

 

III – Reportagem: Título

Ø  Portugal atinge 17ª posição em estudo com 41 nações sobe bem-estar infantil.

ONU News, 3 set.2020. Disponível em https://news.un.org/pt/story/2020/09/1725092. Acesso em 10 set.2020

 

Responda

Ø  Quais seriam, em sua opinião, as nações mais bem colocadas no ranking elaborado por este estudo?

 

IV - Reportagem: imagem e legenda

 



 

 

 

 

 

 V - Iracema de José de Alencar

Capítulo 2         Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.

       O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

       Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu?" onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. [...]

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000136.pdf

 

 

Responda

Ø  Se você tivesse que, obrigatoriamente, indicar o livro Iracema para uma pessoa, o que você diria para convencê-la?

 

 

 

 

 

 

VI - Dom Casmurro, de Machado de Assis

[...]

Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...

[...] Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.

Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova.

 

Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.

Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do Céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos bem-aventurados do Céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que terão gozado no Céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno. Este outro suplício escapou ao divino Dante; mas eu não estou aqui para emendar poetas. Estou para contar que, ao cabo de um tempo não marcado, agarrei-me definitivamente aos cabelos de Capitu, mas então com as mãos, e disse-lhe, — para dizer alguma coisa, — que era capaz de os pentear, se quisesse.[..]

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv00180a.pdf. Acesso em 14 set.2020.

Responda

Ø  Dom Casmurro é um livro do período realista. Em sua opinião qual a maior dificuldade na leitura de um livro como este?

a.    O tema

b.    A linguagem

c.    O excesso de descrição

d.    A lentidão da narrativa

 

Ø  Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos. No entanto, as gerações mais jovens têm dificuldade em ler seus livros. Em sua opinião, a que se deve essa dificuldade?

 

 

BONS ESTUDOS

 

lilibordinhao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário