LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
DATA
DA AULA: 29/09/2020 e 01
de outubro
MEIO
DE TRANSMISSÃO: TV
Cultura Educação e App CMSP
TEMA
DA AULA: Repórter e :
“Como encontrar leitores para os clássicos?”
ETAPA
DE ENSINO: 2º ano
Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Organizar adequadamente os parágrafos
de um texto, visando a atingir a proposta enunciativa.
Ø : “Como encontrar leitores para os
clássicos?”
Objetivos de
conhecimento:
Ø Reconhecer as características do gênero
reportagem e posicionar-se criticamente em relação ao seu tema.
Ø Reconhecer as expressões literárias do
século XIX relacionando-as ente si e com as expressões literárias do século XXI
I – Estratégia
Ø Ter contato com uma reportagem;
Ø Discutir um tema relevante;
Ø Propor a elaboração de um artigo de
opinião a partir de uma reportagem.
Ø Ter contato com trechos de clássicos
da literatura brasileira;
Ø Discutir a relação que as novas
gerações estão tendo com a literatura, em especial o texto narrativo;
II – Responda
Ø O que significa ter bem-estar?
Ø Quais são as coisas mais fundamentais para crianças e jovens?
Ø O que se deve fazer para garantir que tudo isso seja alcançado?
III – Reportagem:
Título
Ø Portugal atinge 17ª posição em estudo
com 41 nações sobe bem-estar infantil.
ONU News, 3 set.2020.
Disponível em https://news.un.org/pt/story/2020/09/1725092. Acesso em 10 set.2020
Responda
Ø Quais seriam, em sua opinião, as nações mais bem colocadas no ranking elaborado por este estudo?
IV - Reportagem: imagem e legenda
Capítulo 2 Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu
sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena
virgem corria o sertão e as matas do Ipu?" onde campeava sua guerreira
tribo da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a
verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. [...]
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000136.pdf
Responda
Ø Se você tivesse que, obrigatoriamente, indicar o livro Iracema para
uma pessoa, o que você diria para convencê-la?
VI - Dom Casmurro, de Machado de Assis
[...]
Tinha-me
lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e
dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria
ver se se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me
perguntava o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a
doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra
ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto,
com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que
entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...
[...]
Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que
foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra
da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de
ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido
misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se
retira da praia, nos dias de ressaca.
Olhos
de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova.
Traziam
não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro,
como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser
arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos
cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda
que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me
e tragar-me.
Quantos
minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do Céu terão marcado esse tempo
infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca
deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o
gozo aos bem-aventurados do Céu conhecer a soma dos tormentos que já terão
padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias
que terão gozado no Céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do
inferno. Este outro suplício escapou ao divino Dante; mas eu não estou aqui
para emendar poetas. Estou para contar que, ao cabo de um tempo não marcado,
agarrei-me definitivamente aos cabelos de Capitu, mas então com as mãos, e
disse-lhe, — para dizer alguma coisa, — que era capaz de os pentear, se
quisesse.[..]
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv00180a.pdf. Acesso em 14 set.2020.
Responda
Ø Dom Casmurro é um livro do período realista. Em sua opinião qual a
maior dificuldade na leitura de um livro como este?
a.
O tema
b.
A linguagem
c.
O excesso de descrição
d.
A lentidão da narrativa
Ø Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor
brasileiro de todos os tempos. No entanto, as gerações mais jovens têm
dificuldade em ler seus livros. Em sua opinião, a que se deve essa dificuldade?
BONS ESTUDOS
lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário