segunda-feira, 19 de outubro de 2020

7º Ano A, B, C e D - Português - Profa. Celina

7. Ano A, B, C e D - Português - Profa. Celina

                  7º Anos A, B, C e D

 Boa Tarde Alunos,

                          Atividade da Apostila Aprender Sempre - Volume III

Não é necessário copiar texto (aproveite para ler em voz alta para treinar leitura). Os Exercícios deverão ser copiados no caderno para quem não pegou apostila na escola. 

                   Retorno das Atividades via e-mail: celinalanzetti@gmail.com



AULA 3
 RECONHECENDO O TEXTO DRAMÁTICO – PARTE III

 OBJETIVO • Identificar elementos da estrutura composicional do texto dramático. 

Leiam os textos a seguir: Texto 01 Quem foi William Shakespeare?3 William Shakespeare (1564 – 1616). Não se sabe ao certo o dia de nascimento Shakespeare, mas deduz-se que ele tenha nascido em 23 de abril, em Stratford-upon-Avon. Faleceu na mesma cidade em 23 de abril, mesma data do possível nascimento. Foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. É considerado como o maior escritor inglês. Ele influenciou a dramaturgia contemporânea, tendo em vista que é um dos escritores revisitados com frequência no teatro, na televisão, no cinema e na literatura. Tem uma vasta e rica produção: escreveu peças, sonetos, poemas narrativos, entre outros escritos. Grande parte dos seus textos foi traduzida para as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Destacam-se as obras Romeu e Julieta, Hamlet, Rei Lear.


 Romeu e Julieta (William Shakespeare) Texto 2

 Texto 03 Ato II - Cena II5 Romeu e Julieta, texto adaptado da edição Ridendo Castigat Mores (2000) Verona é uma cidade italiana, a qual é o cenário do conflito entre duas tradicionais famílias. os Capuleto e os Montecchio. Dois jovens dessas famílias se conhecem em um baile de máscaras e se apaixonam loucamente: Julieta, filha única da família Capuleto se apaixona por Romeu, filho único da família Montecchio. O texto teatral de Romeu e Julieta é composto por atos, dos quais neles estão as cenas. A seguir, apresentamos de forma adaptada a cena II do ato II. Nela, Romeu vai até o jardim da família Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada. ROMEU: – Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido. (Julieta aparece na janela, mas permanece em silencio). Que luz aparece agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és mais formosa que ela. [...] Eis minha dama. Oh, sim! É o meu amor. Julieta, você não me diz nada, está calada. Isso não me importa! Mas o seu olhar fala, me diz tudo! [...] Duas estrelas emprestaram brilho ao seu olhar. E se fosse o contrário? Com seus olhos no céu, os astros seriam apagados, como o dia faz com a noite. E tanta luz logo tornaria claro o céu, de modo que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. [...] Como eu queria ser uma luva em sua mão, para o seu rosto tocar! 

JULIETA: - Ai de mim! 
ROMEU: - Ela falou! Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite [...]. JULIETA: - Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto. [...] (SHAKESPEARE, 2000, p. 53-54). E como termina esta história? Mesmo com o conflito entre as duas famílias, Romeu e Julieta vivem um grande amor. É um amor proibido, que foi condenado pelos Capuleto e os Montecchio. Escondidos, eles se casaram. O Frei Lourenço, confidente de Romeu, fez a celebração da união. O príncipe de Verona resolve exilar Romeu, por causa de uma briga que acarretou a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu). Julieta recorre ao Frei Lourenço, com intuito de obter ajuda. Logo, o frade franciscano sugeriu que Julieta tomasse uma poção para que ela parecesse estar morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte de Julieta, desesperadamente providencia uma poção para, com ela, retirar a própria vida. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, acredita que, realmente, a amada está morta e ingere o veneno. Quando Julieta acorda, tem a notícia que Romeu está morto e, com um punhal, tira a própria vida. Após todo esse episódio, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz. 1 William Shakespeare é o autor da Obra “Romeu e Julieta”. O que você sabe sobre ele? 5 SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. EBooksBrasil: Ridendo Castigat Mores, 2000. PORTUGUÊS | 9 10 | LÍNGUA PORTUGUESA 

2 Escreva um fato inusitado da biografia de William Shakespeare. 

 3 Releia o texto da aula anterior, “Romeu e Julieta”.
 Como você analisa a linguagem do texto? 
a. ( ) Simples de compreender, pois faz parte da linguagem moderna e atual. 
b. ( ) Linguagem técnica de teatro; os atores comunicam-se desta forma em todas as peças teatrais. 
c. ( ) Linguagem rebuscada e poética, comum para a época em que foi escrita. 
d. ( ) Não reconheci termos como cicatrizes, ciumenta, emprestado.

 4 O texto que você acabou de ler tem como finalidade 
a. ( ) transmitir uma notícia. 
b. ( ) narrar uma história. 
c. ( ) ensinar a manusear algum aparelho. 
d. ( ) divulgar um artigo científico. 

 5 Identifique no texto as personagens primárias (protagonistas).

 6 O texto da cena que você acabou de ler pertence a qual ato? LÍNGUA PORTUGUESA | 11

 7 Como são marcadas as falas das personagens no texto? 

8 O texto possui narrador? Como você sabe o que está acontecendo na história? 

 9 No texto você consegue identificar alguma rubrica? Escreva-a. 

10 Faça a associação das afirmações com as partes do texto dramático:

 I. Reúne todas as ações que irão acontecer, formando assim a história a ser contada.
 II. É o problema gerador de toda a história. 
III. Encena as ações, dá vida ao texto. 
IV. Fala como devem ser executadas as ações no texto. 

V. Mostra onde fato ou fatos acontecem. 
a. ( ) personagem 
b. ( ) rubricas 
c. ( ) conflito 
d. ( ) enredo 
e. ( ) cenário 10 | PORTUGUÊS 10 | LÍNGUA PORTUGUESA 

2 Escreva um fato inusitado da biografia de William Shakespeare. 

 3 Releia o texto da aula anterior, “Romeu e Julieta”.

 Como você analisa a linguagem do texto?
 a. ( ) Simples de compreender, pois faz parte da linguagem moderna e atual.

b. ( ) Linguagem técnica de teatro; os atores comunicam-se desta forma em todas as peças teatrais. 
c. ( ) Linguagem rebuscada e poética, comum para a época em que foi escrita. 
d. ( ) Não reconheci termos como cicatrizes, ciumenta, emprestado.

 4 O texto que você acabou de ler tem como finalidade 
a. ( ) transmitir uma notícia. 
b. ( ) narrar uma história. 
c. ( ) ensinar a manusear algum aparelho. 
d. ( ) divulgar um artigo científico.

 5 Identifique no texto as personagens primárias (protagonistas). 

6 O texto da cena que você acabou de ler pertence a qual ato? LÍNGUA PORTUGUESA | 11 

7 Como são marcadas as falas das personagens no texto? 

8 O texto possui narrador? Como você sabe o que está acontecendo na história? 

 9 No texto você consegue identificar alguma rubrica? Escreva-a. 

10 Faça a associação das afirmações com as partes do texto dramático:

 I. Reúne todas as ações que irão acontecer, formando assim a história a ser contada.

 II. É o problema gerador de toda a história.

 III. Encena as ações, dá vida ao texto.

 IV. Fala como devem ser executadas as ações no texto. 

V. Mostra onde fato ou fatos acontecem.
 a. ( ) personagem
 b. ( ) rubricas 
c. ( ) conflito 
d. ( ) enredo 
e. ( ) cenário 

 PORTUGUÊS | 11 12 | LÍNGUA PORTUGUESA Finalizando: 


AULA 4 
RECONHECENDO CONTOS DE DIFERENTES CULTURAS – PARTE I 

OBJETIVO • Ler e interpretar contos africanos e indígenas, reconhecendo características composicionais desse gênero textual.

 Leia o texto a seguir: O que são contos?6 é caracterizado como uma narrativa literária curta, mas tem começo, meio e fim. Apesar de ser breve, o conto contempla uma história completa. Ele tem por objetivo comunicativo despertar no leitor a imaginação, sentimentos e reflexões a respeito da realidade que nos cerca. O conto traz discussões relacionadas às crenças, às atitudes, aos valores, à moral, à ética, entre outras questões. O conto, que tem origem na tradição oral, existe em todas as culturas, e expressa muito fortemente a cultura de um povo, sendo usado como forma de transmissão de conhecimento e culturas diversas. 

Há vários tipos de contos: contos de terror, contos de fadas, contos fantásticos, entre outros. A estrutura composicional do conto é baseada nos elementos da narrativa:
 • Narrador: que conta a história em 1ª ou 3ª pessoa;
 • Enredo: mudança de estado operada pela ação de uma personagem (situação inicial, complicação e conclusão); 
• Personagens: principais e secundárias; 
• Tempo (psicológico, cronológico); 
• Espaço (cenário).

 6 Texto produzido pela equipe pedagógica. LÍNGUA PORTUGUESA | 13 

Atividades - Comparando textos

 Texto I OS SEGREDOS DA NOSSA CASA7 

Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão. O cão queixou-se: — A senhora, por favor, não me queime! Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira... Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou: — O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe! A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau. Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a: — Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos. A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele. Comentário: é fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito.

 Texto II O CÉU AMEAÇA A TERRA8

 [...] Era muito antes dos avós dos avós dos meninos, era no começo dos tempos. A humanidade esteve por um fio: podia ser o fim do mundo. Nessa época, o céu ficava muito longe da Terra, mal dava para ver seu azul. Um dia, ouviu-se trovejar, com estrondo ensurdecedor. O céu começou a tremer e, bem devagarinho, foi caindo, caindo. Homens, mulheres e crianças mal conseguiam ficar em pé e fugiam apavorados para debaixo das árvores ou para dentro de tocas. Só coqueiros e mamoeiros seguravam o céu, servindo de esteios, impedindo-o de colar-se à Terra. Talvez as pessoas, apesar do medo, estivessem experimentando tocar o céu com as mãos... Nisso, um menino de 5 anos pegou algumas penas de nambu, “mawir” na língua tupi-mondé dos índios ikolens, e fez flechas. Crianças dos ikolens não podem comer essa espécie de nambu, senão ficam aleijadas. Era um nambu redondinho, como a abóbada celeste. O céu era duríssimo, mas o menino esperto atirou suas flechas adornadas com plumas de mawir. Espanto e alívio! A cada flechada do garotinho, o céu subia um bom pedaço. Foram três, até o céu ficar como é hoje. Em muitos outros povos indígenas, do Brasil e do mundo, há narrativas parecidas ou diferentes sobre o mesmo assunto. Fazem-nos pensar por que céu e Terra estão separados agora... O povo tupari, de Rondônia, por exemplo, conta que era a árvore do amendoim que segurava o céu. (Bem antigamente, dizem, o amendoim crescia em árvore, em vez de ser planta rasteira.) 

 12 | PORTUGUÊS 12 | LÍNGUA PORTUGUESA Finalizando:

7 Fonte: GOMES, A. (org.). Eu conto, tu contas, ele conta... Estórias africanas. Lisboa: Mar Além/ Instituto Camões, 1999. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2020. 8 MINDLIN, Betty. O céu ameaça a terra. Nova Escola, 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2020. PORTUGUÊS | 13 14 | LÍNGUA PORTUGUESA

 Antes de o céu subir para bem longe, os ikolens podiam deixar a Terra e ir morar no alto. Iam sempre que ficavam aborrecidos com alguém, ou brigavam entre si, e subiam por uma escada de cipó. Gorá, o criador da humanidade, cansou de ver tanta gente indo embora e cortou o cipó, para a Terra não se esvaziar demais. 

1 Após ler os dois textos, complete o quadro a seguir:

 Perguntas

                                                                   Os segredos da nossa casa                 O céu ameaça a terra 

Conta a história de quem? 

Qual o problema que aparece no conto? 

Há fato mágico ou maravilhoso? 

Que reflexão que o texto traz? 


                                                                             Bons Estudos!

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