segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Prof. Liria Bordinhao - Lingua Portuguesa e Literatura - 2 A -

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Semana de 19 a 23 de outubro 

DATA DA AULA: 22.09.2020 E 24.09.2020 e Aula de recuperação

TEMA DA AULA: “Somos todos poetas...” No ENEM é assim...Amor além do tempo

 

ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um texto;

Ø  Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico.

Ø  Confrontar um texto produzido antes do século XX com outros textos, opiniões e informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver o mundo presente.

Ø  Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX.

Ø   

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Estudar o processo de construção de significados a partir da leitura e da interpretação de metáforas.

Ø  Revisar os estilos literários da segunda metade do século XIX.

Ø  Refletir sobre linguagem literária e não literária ( revisão e recuperação)

 

 

I – Estrategia

Ø  Relembrar a figura de linguagem metáfora e sua importância para a construção de textualidade;

Ø  Aplicar o conhecimento dessa figura de linguagem ao cotidiano;

Ø  Ler poemas com a utilização desse recurso expressivo.

Ø  Ler textos da segunda metade do século XIX que já forma  utilizados como questões no Exame Nacional do Ensino Médio;

Ø  Relembrar as características dos movimentos literários da segunda metade do século XIX.

Ø  Caderno- Aprender sempre v. 3 – Aula 1 – recuperação

 

II – Responda


Ø  Quais são as principais características de um balão?

Ø  O que você vê nesta imagem?


Ø  Quais são as principais características de uma criança?

 

Ø  Elabore uma frase relacionando as características da criança às características do balão, ou vice-versa.


 

III – Metáfora

Responda

 

Ø  O que é metáfora?

 

IV - Texto 1: “A minha dor”, de Florbela Espanca


 

Responda

Ø  Ao que o eu lírico compara a sua dor?

Ø  Segundo texto, quais são as características de um convento?

Ø  O que se pode inferir ao comparar a dor do eu lírico a um convento?

 

 

 

 

 

V - Questão ENEM: Fragmento do Hino Nacional


 

Responda

Ø  O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a)

a)    Reverência de um povo a seu país.

b)    Gênero solene de característica protocolar.

c)    Canção concebida sem interferência da oralidade.

d)    Escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa.

e)    Artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.

 

 

 

Questão Enem: “A Pátria”, de Olavo Bilac


 

 

 

 

VI - Responda Publicado em 1904, o poema A pátria harmoniza-se com um projeto ideológico em construção na Primeira República. O discurso poético de Olavo Bilac ecoa  esse projeto na medida em que:

a)    A paisagem natural ganha contornos surreais como o projeto brasileiro de grandeza

b)    A prosperidade individual, como a exuberância da terra independe de políticas de governo

c)    Os valores afetivos atribuídos à família devem ser aplicados também aos ícones nacionais.

d)    A capacidade produtiva da terra garante ao país a riqueza que se verifica naquele momento.

e)    A valorização do trabalhador passa a integrar o conceito de bem estar  social experimentado.

 

 

 

VII - Questão Enem: “Mal secreto”, de Raimundo Correia

 


 

Responda

Ø  Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção doeu lírico, esse julgamento revela que:

a)    A necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.

b)    O sofrimento íntimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social.

c)    A capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.

d)    O instituto de solidariedade conduz o indivíduo e apiedar-se do próximo.

e)    A transfiguração da angústia em alegria é um artifício nocivo ao convívio social

 

 

 

VIII  - Literatura da segunda metade do século XIX


 

IX - Questão Enem: “Psicologia de um vencido”, de augusto dos anjos


 

Responda

Ø  A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de transição, como:

a)    A forma do soneto, os versos metrificados, a presença de rimas, o vocabulário requintado, além do ceticismo, que antecipam conceitos estéticos vigentes no Modernismo.

b)    O empenho do eu lírico pelo resgate da poesia simbolista, manifesta em metáforas como “Monstro de escuridão e rutilância” e “influência má dos signos do zodíaco”.

c)    A seleção lexical emprestada do cientificismo, como se lê em “carbono e amoníaco”, “epigênesis da infância”, “frialdade inorgânica”, que restitui a visão naturalista do homem.

d)    A manutenção de elementos formais vinculados à estética do Parnasianismo e do Simbolismo, dimensionada pela inovação na expressividade poética e o desconcerto existencial.

e)    A ênfase no processo de construção de uma poesia descritiva e ao mesmo tempo filosófica, que incorpora valores morais e científicos mais tarde renovados pelos modernistas

 

 

X-   Atividade de Recuperação

 

Caderno Aprender Sempre v. 3 –

 

Realize as atividades referentes a Aula 1 – Amor além do Tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BONS ESTUDOS!!!

 

 

lilibordinhao@gmail.com

 

 

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