LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
Semana de 19 a 23 de outubro
DATA
DA AULA: 22.09.2020 E
24.09.2020 e Aula de recuperação
TEMA
DA AULA: “Somos todos
poetas...” No ENEM é assim...Amor além do tempo
ETAPA
DE ENSINO: 2º ano
Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Identificar o valor expressivo da
metáfora e da metonímia na construção coesiva de um texto;
Ø Inferir tese, tema ou assunto
principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio
e/ou perfil biográfico.
Ø Confrontar um texto produzido antes do
século XX com outros textos, opiniões e informações, posicionando-se
criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver o mundo presente.
Ø Relacionar a construção da
subjetividade à expressão literária em textos do século XIX.
Ø
Objetivos de
conhecimento:
Ø Estudar o processo de construção de
significados a partir da leitura e da interpretação de metáforas.
Ø Revisar os estilos literários da
segunda metade do século XIX.
Ø Refletir sobre linguagem literária e não
literária ( revisão e recuperação)
I – Estrategia
Ø
Relembrar
a figura de linguagem metáfora e sua importância para a construção de
textualidade;
Ø
Aplicar
o conhecimento dessa figura de linguagem ao cotidiano;
Ø
Ler
poemas com a utilização desse recurso expressivo.
Ø
Ler
textos da segunda metade do século XIX que já forma utilizados como questões no Exame Nacional do
Ensino Médio;
Ø
Relembrar
as características dos movimentos literários da segunda metade do século XIX.
Ø
Caderno- Aprender sempre v. 3 – Aula 1
– recuperação
II – Responda
Ø Quais são as principais características de um balão?
Ø
O que você vê nesta imagem?
Ø
Quais são as principais
características de uma criança?
Ø
Elabore uma frase
relacionando as características da criança às características do balão, ou
vice-versa.
III – Metáfora
Responda
Ø O que é metáfora?
IV - Texto 1: “A
minha dor”, de Florbela Espanca
Responda
Ø Ao que o eu lírico compara a sua dor?
Ø Segundo texto, quais são as características de um convento?
Ø O que se pode inferir ao comparar a dor do eu lírico a um convento?
V - Questão ENEM:
Fragmento do Hino Nacional
Responda
Ø O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é
justificado por tratar-se de um(a)
a)
Reverência de um povo a seu
país.
b)
Gênero solene de
característica protocolar.
c)
Canção concebida sem
interferência da oralidade.
d)
Escrita de uma fase mais
antiga da língua portuguesa.
e)
Artefato cultural respeitado
por todo o povo brasileiro.
Questão Enem: “A Pátria”, de Olavo
Bilac
VI - Responda
Publicado em 1904, o poema A pátria harmoniza-se com um projeto ideológico em
construção na Primeira República. O discurso poético de Olavo Bilac ecoa esse projeto na medida em que:
a)
A paisagem natural ganha
contornos surreais como o projeto brasileiro de grandeza
b)
A prosperidade individual,
como a exuberância da terra independe de políticas de governo
c)
Os valores afetivos
atribuídos à família devem ser aplicados também aos ícones nacionais.
d)
A capacidade produtiva da
terra garante ao país a riqueza que se verifica naquele momento.
e)
A valorização do trabalhador
passa a integrar o conceito de bem estar
social experimentado.
VII - Questão Enem: “Mal secreto”, de
Raimundo Correia
Responda
Ø Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade
na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como
as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção doeu lírico,
esse julgamento revela que:
a)
A necessidade de ser
socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.
b)
O sofrimento íntimo torna-se
mais ameno quando compartilhado por um grupo social.
c)
A capacidade de perdoar e
aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.
d)
O instituto de solidariedade
conduz o indivíduo e apiedar-se do próximo.
e)
A transfiguração da angústia
em alegria é um artifício nocivo ao convívio social
VIII -
Literatura da segunda metade do século XIX
IX - Questão Enem: “Psicologia de um
vencido”, de augusto dos anjos
Responda
Ø A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de
transição designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem
temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de
transição, como:
a)
A forma do soneto, os versos
metrificados, a presença de rimas, o vocabulário requintado, além do ceticismo,
que antecipam conceitos estéticos vigentes no Modernismo.
b)
O empenho do eu lírico pelo
resgate da poesia simbolista, manifesta em metáforas como “Monstro de escuridão
e rutilância” e “influência má dos signos do zodíaco”.
c)
A seleção lexical emprestada
do cientificismo, como se lê em “carbono e amoníaco”, “epigênesis da infância”,
“frialdade inorgânica”, que restitui a visão naturalista do homem.
d)
A manutenção de elementos
formais vinculados à estética do Parnasianismo e do Simbolismo, dimensionada
pela inovação na expressividade poética e o desconcerto existencial.
e)
A ênfase no processo de
construção de uma poesia descritiva e ao mesmo tempo filosófica, que incorpora
valores morais e científicos mais tarde renovados pelos modernistas
X- Atividade de Recuperação
Caderno
Aprender Sempre v. 3 –
Realize as atividades
referentes a Aula 1 – Amor além do Tempo.
BONS
ESTUDOS!!!
lilibordinhao@gmail.com
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