segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Prof° Guilherme - Ed. Física - 9° anos

 Atividade referente ao 4° bimestre.


Prática de esportes e demais práticas corporais × locais disponíveis para a prática 


Mais da metade dos brasileiros não pratica esportes. 


“Um estudo recente da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revelou que seis em cada dez brasileiros acima de 15 anos não praticam nenhuma atividade física. Isto é: o Brasil tem, aproximadamente, 100,5 milhões de pessoas que não possuem hábitos esportivos, mais da metade da população. 

O resultado da pesquisa, realizada entre setembro de 2014 e setembro de 2015, indicou que a faixa etária mais ativa é a de adolescentes com idade entre 15 anos e 17 anos (53,6%). Já os brasileiros com mais de 60 anos são os que menos se exercitam (13,4%). 

Entre os esportistas, as principais motivações são o desejo de relaxar e se divertir (28,9%), enquanto outros (26,8%) buscam melhoria na qualidade de vida. 

Segundo o professor de educação física Marcos Francisco de Lima, a prática de esporte gera bem-estar e ajuda a prevenir doenças. "Nosso organismo funciona como uma máquina e precisa de lubrificação dos ossos e juntas, movimentação dos músculos e oxigenação para o cérebro para que tudo funcione de forma harmoniosa. E os exercícios físicos proporcionam tudo isso", diz o profissional, que também dá aulas de futebol na escolinha do São Caetano. 

E, por falar em futebol, este é o esporte favorito entre os entrevistados, com 39,3%, seguido de caminhada (24,6%) e esporte fitness (9%). Outras atividades citadas foram ciclismo, atletismo, lutas e artes marciais, pelos homens, e balé e ginástica rítmica, pelas mulheres. 

“Milhões de crianças em todo o mundo estão acima do peso ou são obesas e 80% dos adolescentes no mundo não cumprem a recomendação de 60 minutos de atividade física diária, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).”

“As crianças de hoje passam muitas horas em frente a eletrônicos e têm poucos (ou nenhum) momentos dedicados a exercícios físicos.

Há uma ou duas gerações, a atividade física deixou de ser parte integrante do cotidiano. Os motivos são muitos: segurança das crianças, facilidade e comodidade de oferecer-lhes distração por meios eletrônicos, dificuldade de tirá-las de casa e fazer com que se interessem por atividades que não envolvam tecnologia…”


Pergunta 


1-Você acha que os dados apresentados são influenciados pelos locais disponíveis para a prática? Por quê?

2-Qual relação você estabelece entre locais disponíveis com a procura das pessoas pela prática de esportes e das demais práticas corporais?

3-Na frase “... dificuldade de tirá-las de casa e fazer com que se interessem por atividades”, o que podemos considerar?

4- Analisando o texto, podemos dizer quais são os principais motivos de as crianças não praticarem atividades físicas e esportes?

5-Em relação à acessibilidade...

Quais ações poderiam ser desencadeadas com a comunidade e o poder público para que a acessibilidade fosse garantida nesses espaços? 


(Copiar texto e perguntas no caderno, mandar imagem da atividade via e-mail) 


Link para vídeo aula 

9º ano EF - Educação Física - Prática de esportes e demais práticas corporais

https://www.youtube.com/watch?v=197gUEqLa9Q&ab_channel=9oanoEF-CMSP



Construir um jogo de chute a gol


Vamos confeccionar:


1 base de futebol/pênalti a gol;

1 bolinha.

Base:

Papelão;

Folha verde/tinta/canetinha etc.;

Cola, fita adesiva, tesoura.

Gol:

Canudos;

Palitos de churrasco;

Palitos de sorvete;

Elástico (borrachinha);

Rolinho de papelão;

Bolinha.

Confecção do campo;

Confecção do gol e do goleiro

Não é obrigatória a confecção do jogo chute ao gol.

Link para vídeo aula 
9º ano EF - Educação Física - Construindo um Jogo: Chute a gol



OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail  Gui-israel@hotmail.com




Bom estudo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário