segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Prof° Guilherme - Ed. Física - 8° Ano

 Atividade referente ao 4° bimestre.


Danças de salão: características e transformações históricas


As danças de salão podem ser realizadas por um casal, praticadas socialmente, e também como lazer, integração social e na parte competitiva (desporto).


Entre essas danças, algumas foram criadas no Brasil, como podemos citar:

Forró (do Nordeste).

Maxixe.

Samba de gafieira.

Outras.


Nos bailes das cortes reais na Europa, as danças de salão se originaram, tendo totais características iguais à da corte do Rei Luís XIV, na França.


Levada pelos colonizadores para muitas regiões das Américas, a dança de salão deu origem às outras variedades, uma vez que se misturavam às características populares locais. Por exemplo, o samba de gafieira que se originou do tango argentino e do maxixe.


Outros estilos de ritmos cubanos surgiram, como a salsa, o bolero, a rumba etc. (ritmos cubanos), e vieram da habanera.


O swing, que é muito conhecido, surgiu nos Estados Unidos, por grupos negros que dançavam ao som de jazz (década de 20).

O soltinho é a versão de swing do Brasil.


Os ritmos de dança de salão mais praticados nos salões e nas escolas de dança são: bolero, samba, soltinho, forró, zouk, lambada, salsa e tango.


Soltinho: começou no Brasil na década de 1980.

Zouk (festa): começou entre as décadas de 1960 e 1970, nos países caribenhos. No Brasil, como característica da dança, contém mais giros e movimentos com os membros superiores.


Bolero: chegou em Cuba no século XIX, mas tem sua origem na Europa. Nos vestidos das dançarinas, havia as chamadas “boleiras” (bolas), daí a origem do nome.


Rumba: vindo de ritmos africanos, esse estilo é mais lento. Chegou em Cuba levado pelos espanhóis. Em 1925, foi banida, uma vez que a consideraram imprópria aos costumes daquela época. Tem um estilo forte e, mesmo com as objeções, resistiu e conseguiu sobreviver.

Fez grande sucesso depois das danças mambo, rumba e chá-chá-chá. Suas características foram se firmando dos valores de onde passava, como República Dominicana, Estados Unidos, Colômbia, Venezuela e também do nosso Brasil.

Nasceu em Cuba e foi notada por meio das obras dos irmãos porto-riquenhos Lebron. Agregou valores de países como Venezuela, Brasil, Colômbia, Estados Unidos e República Dominicana. 


Tango argentino: nascido na Argentina (bairros humildes), é uma das danças mais admiradas em todo o mundo. Tem grande influência espanhola, italiana e francesa, mesmo nascendo na Argentina. Foi levado à Europa no século XX. Hoje, é apresentado nos estilos argentino, internacional e americano. 


Chá-chá-chá: surgiu na década de 1950 e tem esse nome, pois, ao ouvi-lo, as pessoas ouviam os passos com o som “chá-chá-chá”. 


Samba de gafieira (gafe): praticado no século XX, é considerado uma origem do maxixe.

Maxixe: durante o século XIX, teve seu surgimento com os negros no Brasil. No início, foi criticado pela igreja, pelas famílias e também pela polícia por apresentar uma característica sensual. Muitos o conhecem como tango brasileiro.


Merengue: originário da República Dominicana, criou raízes em alguns países: Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. 


Forró (forrobodó): dançado desde o século XIX nas cidades do nosso Nordeste, sendo de influência africana e europeia. Nos anos 1980, utilizavam-se instrumentos musicais eletrônicos, sendo um tipo de forró conhecido como forró estilizado, ou forró eletrônico.


Temos o forró universitário e este surgiu a partir do forró pé de serra. 


O histórico sobre as danças de salão.

A parte histórica das danças de salão.

As características dos movimentos das danças de salão.


Link para vídeo aula 

8º ano EF - Educação Física - Danças de salão: Características e transformações históricas

https://www.youtube.com/watch?v=1sFQ_9WrVnM&ab_channel=8oanoEF-CMSP

(Copiar texto no caderno, mandar imagem da atividade via e-mail) 


Construindo um tapete de dança

Materiais 

Base:

Papelão;

Folhas coloridas/EVA;

Cola, fita adesiva, tesoura.


Placas:

Palitos;

Papelão;

Papéis coloridos.


Não é obrigatório a confecção do tapete de dança.


Link para vídeo aula 

8º ano EF - Educação Física - Construindo um tapete de dança

https://www.youtube.com/watch?v=1hqgUHKbFGg&ab_channel=8oanoEF-CMSP





OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail  Gui-israel@hotmail.com




Bom estudo !!!



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