quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Professora Celma - Língua Portuguesa - 8°anos A,B,C,D - Orientações e Atividade.

Atividades para o período de aulas não presenciais

Orientações:

Atividades para o  4° bimestre.

Olá estudantes!

Espero encontrá-los bem!

Quem ainda não fez a devolutiva das atividades referente aos 1°, 2°, e 3° bimestres peço que assim o faça.

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:

celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br

O Aprender Sempre Volume 03 é o material produzido para apoiar a recuperação e o aprofundamento de língua portuguesa.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_8ano_AprenderSempreRecApr.pdf

Apresentação da aula

Ø  Alinhada com as aulas transmitidas pelo centro de mídias

Aula 4 – É momento de fruir

https://www.youtube.com/watch?v=U64E-zsG2FA

 Objetivo da aula

• Ler poemas, de autores diferentes, identificando a composição narrativa ou não;

• Analisar o texto poético como obra de arte, do todo para as partes.

Tema da aula: Poemão – Poema – Poeminha

Atividade

1) Escreva, no caderno, o título dos poemas, autor e assunto de cada poema. Inicie nova leitura. Repita o processo até que você tenha lido os três textos.

Leia os textos, silenciosamente ou em voz alta tendo como fundo musical uma música instrumental

Texto 4


OS TIMBIRAS

Gonçalves Dias

Introdução

__________________________

Os ritos semibárbaros dos Piagas,

Cultores de Tupã, a terra virgem

Donde como dum trono, enfim se abriram

Da cruz de Cristo os piedosos braços;

As festas, e batalhas mal sangradas

Do povo Americano, agora extinto,

Hei de cantar na lira.– Evoco a sombra

Do selvagem guerreiro!...Torvo o aspecto,

Severo e quase mudo, a lentos passos,

Caminha incerto, – o bipartido arco

Nas mãos sustenta, e dos despidos ombros

Pende-lhe a rôta aljava... as entornadas,

Agora inúteis setas, vão mostrando

A marcha triste e os passos mal seguros

De quem, na terra de seus pais, embalde

Procura asilo, e foge o humano trato.

Quem poderá, guerreiro, nos seus cantos

A voz dos piagas teus um só momento

Repetir; essa voz que nas montanhas

Valente retumbava, e dentro d’alma

Vos ia derramando arrojo e brios,

Melhor que taças de cauim fortíssimo?!

6 DIAS, G. Os Timbiras. In: Poesia completa e prosa escolhida. Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro: Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117. pdf. Acesso em: 07 jun. 2020.

Agora, responda em seu caderno:

1) Você considerou fácil a leitura deste poema? Comente.

2) Qual é o enredo da narrativa que é contada nesse poema?

3) Crie um vocabulário com as palavras que lhe causa estranhamento.

Texto 5

O NAVIO NEGREIRO

Castro Alves

________________________________

Existe um povo que a bandeira empresta

P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...

E deixa-a transformar-se nessa festa

Em manto impuro de bacante fria!...

Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,

Que impudente na gávea tripudia?

Silêncio. Musa... chora, e chora tanto

Que o pavilhão se lave no teu pranto!...

 

Auriverde pendão de minha terra,

Que a brisa do Brasil beija e balança,

Estandarte que a luz do sol encerra

E as promessas divinas da esperança...

Tu que, da liberdade após a guerra,

Foste hasteado dos heróis na lança

Antes te houvesse roto na batalha,

Que servires a um povo de mortalha!...

 

Fatalidade atroz que a mente esmaga!

Extingue nesta hora o brigue imundo

O trilho que Colombo abriu nas vagas,

Como um íris no pélago profundo!

Mas é infâmia demais! ...Da etérea plaga

Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!

Andrada! arranca esse pendão dos ares!

Colombo! fecha a porta dos teus mares!

7 ALVES, C. O Navio Negreiro. Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro: Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000068.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2020. 8

Agora, responda no caderno:

1) Pelo título, já notamos qual é o enredo da narrativa desse poema. Você acha que a forma como você leu influenciou no seu entendimento?

2) Quais são os personagens deste poema?

3) Crie um vocabulário/glossário com as palavras que lhe causa estranhamento.

2) Qual é o espaço/lugar em que essa narrativa (poema) foi construída?

 Texto 6

A Seca do Ceará

Leandro Gomes de Barros

____________________________

Seca as terras as folhas caem,

Morre o gado sai o povo,

O vento varre a campina,

Rebenta a seca de novo;

Cinco, seis mil emigrantes

Flagelados retirantes

Vagam mendigando o pão,

Acabam-se os animais

Ficando limpo os currais

Onde houve a criação.

 

Não se vê uma folha verde

Em todo aquele sertão

Não há um ente d’aqueles

Que mostre satisfação

Os touros que nas fazendas

Entravam em lutas tremendas,

Hoje nem vão mais o campo

É um sítio de amarguras

Nem mais nas noites escuras

Lampeja um só pirilampo.

 

Aqueles bandos de rolas

Que arrulavam saudosas

Gemem hoje coitadinhas

Mal satisfeitas, queixosas,

Aqueles lindos tetéus

Com penas da cor dos céus.

Onde algum hoje estiver,

Está triste mudo e sombrio

Não passeia mais no rio,

Não solta um canto sequer.

[...]

BARROS, L. G.de. A Seca do Ceará. Jornal de Poesia. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/ texto/jp000013.pdf . Acesso em: 07 jun. 2020.

Agora, responda em seu caderno:

1) Qual é o espaço/lugar em que essa narrativa (poema) foi construída?

2) Você consegue dizer qual é o foco narrativo desse último texto? Ou seja, quem é que está falando sobre a seca?

3) Crie um vocabulário/glossário com as palavras que lhe causa estranhamento.

Obs.: Paramos na página 17 (aula 4) da apostila Aprender Sempre volume 3. Logo mais daremos continuidade....

Hora da pesquisa

1) Faça uma pesquisa com informações relevantes sobre a biografia de Gonçalves Dias.

2) Faça uma pesquisa com informações relevantes sobre a biografia do poeta Castro Alves.

3) O que é foco narrativo?

Bons estudos!

Cuidem-se!


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