Atividade 24
"Os Elétrons e onde habitam"
Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de elétrons de carga negativa. O núcleo atómico é composto por protões e neutrões. Os elétrons de um átomo estão ligados ao núcleo por força eletromagnética.
Elétrons são partículas que fazem parte do átomo. Giram ao redor do núcleo atômico e possuem massa menor que a dos prótons e nêutrons. A estrutura de um átomo é formada por núcleo, níveis de energia, prótons, elétrons e nêutrons. Assim, os elétrons são parte da constituição de um átomo e se encontram na eletrosfera.
Elétron (e-) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética. ... A carga positiva dos prótons junto com a carga negativa dos elétrons dão origem à carga elétrica.
Os prótons e os nêutrons são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária. ... Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa (peso e volume).
Relação dos elétrons com a eletricidade.
Os elétrons têm tudo a ver com a eletricidade, pois se os elétrons não tivessem sido descobertos com certeza quase tudo que está em nossa volta não existiria, não haveria nada que dependesse da eletricidade, tanto para o funcionamento quanto para a fabricação de algo.
Como já sabemos, a corrente elétrica nada mais é do que um fluxo ordenado dos elétrons por um determinado material, que geralmente é um metal, onde existem elétrons livres. Portanto esses elétrons livres são conduzidos pela ação de um campo elétrico ou um campo magnético.
Podemos entender a energia elétrica como uma relação entre três grandezas elétricas, que é a tensão elétrica, corrente elétrica e resistência elétrica , sendo que a variação de qualquer uma dessas grandezas interferem diretamente na quantidade de elétrons passando por um condutor por exemplo, está relação pode ser facilmente compreendida através da lei de ohm.
Se a considerarmos um circuito que tenha uma tensão fixa e variarmos o valor da resistência deste circuito sua corrente irá variar de maneira inversamente proporcional a resistência, ou seja, quanto maior for a resistência, menor será a quantidade de elétrons passando por aquele circuito.
Caso tenha ficado alguma dúvida em relação a corrente elétrica, o vídeo abaixo é uma aula completa falando detalhadamente o que é a corrente elétrica, suas principais características e como ela se comporta em determinados circuitos.
Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. É o aparelho capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica.
Os circuitos elétricos são utilizados para ligar dispositivos elétricos e eletrônicos de acordo com suas especificações de funcionamento, referentes à tensão elétrica de operação e à corrente elétrica suportada pelo dispositivo. Além disso, são usados para distribuição da energia elétrica em residências e indústrias, conectando diversos dispositivos elétricos por meio de fios condutores, conectores e tomadas.
De acordo com seus componentes básicos, um circuito elétrico pode desempenhar diversas funções: eliminar picos de corrente elétrica, que são prejudiciais para alguns aparelhos mais sensíveis; aumentar a tensão elétrica de entrada ou, até mesmo, abaixá-la; transformar uma corrente alternada em uma corrente contínua; aquecer algo, entre outras funções.
Atividade
👉Fazer uma pesquisa sobre a "História da Eletricidade";
👉 Deve conter no mínimo 20 linhas;
👉Referência bibliográfica.
Boa atividade e fiquem com Deus!!! 🙏
Nenhum comentário:
Postar um comentário