Segue, abaixo, a aula de hoje (04/05/2020) conteúdo e questões. Esse mesmo documento, com as imagens, está disponível no Google sala de aula.
Bom Estudo!!!
Aula do dia 04/05/202
- SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
CARTAZ
E CRÔNICA: INTENÇÕES COMUNICATIVAS ATIVIDADE
1. INTENCIONALIDADES
Os anúncios publicitários em estudo têm
em comum técnicas de persuasão. Uma é educativa e a outra é comercial.
Compará-las pode levar os alunos a perceberem as diferenças intencionais das
mensagens. Outra estratégia de leitura é chamar a atenção para características
peculiares, tais como: recursos gráficos utilizados e verbos no imperativo. Ao
final desse estudo, com o intuito de experimentar o processo de criação, é
possível propor aos estudantes a produção de outros anúncios (de
conscientização ou para fins comerciais).
Habilidades
sugeridas:
Ø Identificar o tema de um texto.
Ø Localizar informações explícitas em um
texto.
Ø Diferenciar as partes principais das
secundárias em um texto.
Ø Reconhecer diferentes formas de tratar
uma informação na comparação de textos que tratamü
do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
Ø Inferir uma informação implícita em um
texto.
Ø Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Texto
I – Cartaz de campanha educativa
1. Leia o texto abaixo.
2.
Agora, leia somente os trechos que estão coloridos e com letras maiores. Como
fica a mensagem? É muito diferente da primeira leitura?
3. O
vocabulário, o jogo de palavras, a pontuação, as cores, o tamanho das
expressões presentes no cartaz são escolhas intencionais? Por quê?
Texto
II – Anúncio Publicitário: a propaganda
Kátia
Regina Pessoa
1.
O
que há em comum entre os Textos I e II?
2.
No
primeiro quadro do Texto II, quais são os indícios de que a mensagem não faz
parte de uma campanha educativa?
3.
Qual
é, portanto, a intencionalidade do Texto II?
4.
Persuadir
é a alma do negócio. É a motivação desejável para estimular alguém a adquirir
algo. Na propaganda, há marcas intencionais e que tornam a mensagem atrativa
para pessoas que procuram fones de ouvido com tecnologia diferenciada. Grife,
no texto, os elementos que ajudam a convencer as pessoas a comprarem o produto
oferecido
5.
As
características do produto pretendem atingir a que grupo da população? Que
elementos do texto explicitam, mostram essa ideia?
6.
A
finalidade principal desse texto, portanto, é
a) promover uma marca de fone de
ouvido.
b) estimular pessoas adultas a usarem
fone.
c) conscientizar a população a ouvir
música.
d) incentivar o jovem a usar o
Bluetooth 20.0.
7. No Texto II, também há palavras
destacadas por meio de cores e de tamanho maior. Reveja:
9. Volte ao texto da propaganda e
transcreva,
a) do primeiro quadro, um exemplo de
verbo no imperativo negativo:
b) do último quadro, um exemplo de
verbo no imperativo afirmativo:
10. A escolha das palavras está
intimamente ligada ao efeito de sentido que se pretende conseguir. O uso do
advérbio “não” em “Não incomode quem está próximo a você” tem fundamental
importância. Faça a leitura dessa frase, eliminando o “não”. Percebeu a diferença?
É óbvio que o correto não é incomodar as pessoas que estão próximas a nós, mas
respeitá-las. No que se refere às escolhas, que outras palavras podem
substituir o advérbio “não” na frase acima destacada, sem que a mensagem tenha
seu sentido prejudicado?
Não Incomode quem está próximo de você
|
Incomode quem
está próximo de você
|
Incomode quem
está próximo de você
|
Incomode quem
está próximo de você
|
Incomode quem está próximo de você
|
Na crônica a seguir, o processo de convencimento é diferente dos
anúncios, pois a aceitação da cena, embora imprópria, causa uma espécie de
contemplação. É justamente essa contemplação que conduz os olhares dos
passageiros (no início incomodados, segundo o narrador) ao processo de
distração. Estavam ali, num coletivo lotado, observando as ações de alguém que
quebrou a rotina de todos, naquelas horas de viagem. Sugere-se que o professor
faça a leitura da crônica em voz alta, chamando a atenção dos alunos com
relação aos acontecimentos posteriores. Ler o primeiro parágrafo, por exemplo,
e instigá-los a dizerem qual foi a reação dos passageiros diante da cena
proporcionada pelo rapaz. Depois desse processo, fazer a leitura dos demais
parágrafos para que os estudantes confrontem as hipóteses levantadas.
Habilidades sugeridas:
Ø
Identificar
o tema de um texto.
Ø
Localizar
informações explícitas em um texto.
Ø
Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
Ø
Inferir
uma informação implícita em um texto.
Situação inesperada
Óculos a separar os olhos das fichas de RPG14 guardadas numa simpática
caixinha de alumínio, pertences preciosos de um rapaz alto, um dos muitos
passageiros em pé no antepenúltimo vagão. O balbucio15saía dele, motivado pelo
som proveniente de um aparelhinho branco e vermelho preso por uma alça no cano
superior do trem. Ele não parecia se preocupar com o incômodo dos outros. Gesticulava, dançava com a cabeça, fechado
em seu mundo. Ora mexia na mochila; ora, com dedos ágeis, no celular.
Nas mãos, que mais pareciam múltiplas, estavam a caixinha de alumínio
reluzente e o celular, seres que disputavam, entre si, a atenção do hábil
usuário. A cena inusitada16 para aquela hora da manhã, numa condução pública e
férrea17, atraía plateias. Olhares mal dormidos se distraiam com a figura da cabeça
volante. Caixinha depositada dentro da mochila. Caixinha retirada de dentro da
mochila. A ação se repetia. Será que aquele objeto reluzente acompanhava a
música que saía de uma outra caixa: a de som?
Passageiros incomodados? Não mais! Curiosos aguardavam o desfecho da
apresentação. Para onde olhar? Para o movimento da cabeça ritmada ou para as
mãos que laboravam18 rápida e de forma har-mônica instrumentos tecnologicamente
diferentes?
Saída da plataforma: 06h15. Chegada à
estação de destino: 8h30. Foi a primeira vez que não senti a demora da viagem!
Katia Regina Pessoa
1. Sublinhe, na própria crônica, um
trecho que motivaria o uso do anúncio.
2. Caso o rapaz da crônica fosse
denunciado por desrespeitar a Lei 15.937, ele seria orientado a desligar o aparelho;
se recusasse, seria convidado a se retirar da condução pública; se a última
conduta não fosse obedecida por ele, seria solicitada a intervenção policial.
Qual é, portanto, a função social das leis? Por que elas são necessárias?
3. Toda a sequência de cenas evidenciadas
na crônica acontece durante uma viagem de trem. As ações são captadas a partir
da observação de um dos passageiros, que descreve os movimentos de um outro
passageiro. Com base nessa análise, responda:
Qual
é a ideia que o narrador evidencia, no primeiro parágrafo, a respeito do
passageiro por ele observado?
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Qual
é a ideia que o narrador evidencia, a partir do segundo parágrafo, a respeito
do passageiro?
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BOM
ESTUDO!!!
Professora não estou conseguindo acessar os textos a senhora pode me ajudar ???
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