segunda-feira, 4 de maio de 2020

Professora Elaine Cristina - Língua Portuguesa -Aula do dia 04/05/2020 - 9ºs anos A, B e C

Caros (as) alunos (as), boa noite!
Segue, abaixo, a aula de hoje (04/05/2020) conteúdo e questões. Esse mesmo documento, com as imagens,  está disponível no Google sala de aula.
Bom Estudo!!!


Aula do dia 04/05/202 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

CARTAZ E CRÔNICA: INTENÇÕES COMUNICATIVAS ATIVIDADE

1.    INTENCIONALIDADES

       Os anúncios publicitários em estudo têm em comum técnicas de persuasão. Uma é educativa e a outra é comercial. Compará-las pode levar os alunos a perceberem as diferenças intencionais das mensagens. Outra estratégia de leitura é chamar a atenção para características peculiares, tais como: recursos gráficos utilizados e verbos no imperativo. Ao final desse estudo, com o intuito de experimentar o processo de criação, é possível propor aos estudantes a produção de outros anúncios (de conscientização ou para fins comerciais).

Habilidades sugeridas:
Ø  Identificar o tema de um texto.
Ø  Localizar informações explícitas em um texto.
Ø  Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Ø  Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratamü do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. 
Ø  Inferir uma informação implícita em um texto.
Ø  Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Texto I – Cartaz de campanha educativa
1.    Leia o texto abaixo.
2. Agora, leia somente os trechos que estão coloridos e com letras maiores. Como fica a mensagem? É muito diferente da primeira leitura?
3. O vocabulário, o jogo de palavras, a pontuação, as cores, o tamanho das expressões presentes no cartaz são escolhas intencionais? Por quê?
Texto II – Anúncio Publicitário: a propaganda
Kátia Regina Pessoa
1.    O que há em comum entre os Textos I e II?
2.    No primeiro quadro do Texto II, quais são os indícios de que a mensagem não faz parte de uma campanha educativa?
3.    Qual é, portanto, a intencionalidade do Texto II?
4.    Persuadir é a alma do negócio. É a motivação desejável para estimular alguém a adquirir algo. Na propaganda, há marcas intencionais e que tornam a mensagem atrativa para pessoas que procuram fones de ouvido com tecnologia diferenciada. Grife, no texto, os elementos que ajudam a convencer as pessoas a comprarem o produto oferecido
5.    As características do produto pretendem atingir a que grupo da população? Que elementos do texto explicitam, mostram essa ideia?
6.    A finalidade principal desse texto, portanto, é
a) promover uma marca de fone de ouvido.
b) estimular pessoas adultas a usarem fone.
c) conscientizar a população a ouvir música.
d) incentivar o jovem a usar o Bluetooth 20.0.
7. No Texto II, também há palavras destacadas por meio de cores e de tamanho maior. Reveja:


9. Volte ao texto da propaganda e transcreva,
a) do primeiro quadro, um exemplo de verbo no imperativo negativo:
b) do último quadro, um exemplo de verbo no imperativo afirmativo:
10. A escolha das palavras está intimamente ligada ao efeito de sentido que se pretende conseguir. O uso do advérbio “não” em “Não incomode quem está próximo a você” tem fundamental importância. Faça a leitura dessa frase, eliminando o “não”. Percebeu a diferença? É óbvio que o correto não é incomodar as pessoas que estão próximas a nós, mas respeitá-las. No que se refere às escolhas, que outras palavras podem substituir o advérbio “não” na frase acima destacada, sem que a mensagem tenha seu sentido prejudicado?

Não Incomode quem está próximo de você
                            Incomode quem está próximo de você
                            Incomode quem está próximo de você
                             Incomode quem está próximo de você
                             Incomode quem está próximo de você


       Na crônica a seguir, o processo de convencimento é diferente dos anúncios, pois a aceitação da cena, embora imprópria, causa uma espécie de contemplação. É justamente essa contemplação que conduz os olhares dos passageiros (no início incomodados, segundo o narrador) ao processo de distração. Estavam ali, num coletivo lotado, observando as ações de alguém que quebrou a rotina de todos, naquelas horas de viagem. Sugere-se que o professor faça a leitura da crônica em voz alta, chamando a atenção dos alunos com relação aos acontecimentos posteriores. Ler o primeiro parágrafo, por exemplo, e instigá-los a dizerem qual foi a reação dos passageiros diante da cena proporcionada pelo rapaz. Depois desse processo, fazer a leitura dos demais parágrafos para que os estudantes confrontem as hipóteses levantadas.

Habilidades sugeridas:
Ø  Identificar o tema de um texto.
Ø  Localizar informações explícitas em um texto.
Ø  Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Ø  Inferir uma informação implícita em um texto.

Situação inesperada
       Óculos a separar os olhos das fichas de RPG14 guardadas numa simpática caixinha de alumínio, pertences preciosos de um rapaz alto, um dos muitos passageiros em pé no antepenúltimo vagão. O balbucio15saía dele, motivado pelo som proveniente de um aparelhinho branco e vermelho preso por uma alça no cano superior do trem. Ele não parecia se preocupar com o incômodo dos outros.    Gesticulava, dançava com a cabeça, fechado em seu mundo. Ora mexia na mochila; ora, com dedos ágeis, no celular.
       Nas mãos, que mais pareciam múltiplas, estavam a caixinha de alumínio reluzente e o celular, seres que disputavam, entre si, a atenção do hábil usuário. A cena inusitada16 para aquela hora da manhã, numa condução pública e férrea17, atraía plateias. Olhares mal dormidos se distraiam com a figura da cabeça volante. Caixinha depositada dentro da mochila. Caixinha retirada de dentro da mochila. A ação se repetia. Será que aquele objeto reluzente acompanhava a música que saía de uma outra caixa: a de som?
       Passageiros incomodados? Não mais! Curiosos aguardavam o desfecho da apresentação. Para onde olhar? Para o movimento da cabeça ritmada ou para as mãos que laboravam18 rápida e de forma har-mônica instrumentos tecnologicamente diferentes?
Saída da plataforma: 06h15. Chegada à estação de destino: 8h30. Foi a primeira vez que não senti a demora da viagem!
Katia Regina Pessoa
1.   Sublinhe, na própria crônica, um trecho que motivaria o uso do anúncio.

2.   Caso o rapaz da crônica fosse denunciado por desrespeitar a Lei 15.937, ele seria orientado a desligar o aparelho; se recusasse, seria convidado a se retirar da condução pública; se a última conduta não fosse obedecida por ele, seria solicitada a intervenção policial. Qual é, portanto, a função social das leis? Por que elas são necessárias?
3.   Toda a sequência de cenas evidenciadas na crônica acontece durante uma viagem de trem. As ações são captadas a partir da observação de um dos passageiros, que descreve os movimentos de um outro passageiro. Com base nessa análise, responda:
Qual é a ideia que o narrador evidencia, no primeiro parágrafo, a respeito do passageiro por ele observado?
Qual é a ideia que o narrador evidencia, a partir do segundo parágrafo, a respeito do passageiro?















BOM ESTUDO!!!

Um comentário:

  1. Professora não estou conseguindo acessar os textos a senhora pode me ajudar ???

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