Atividades para o período de aulas não presenciais
Orientações:
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br
Ø
Procure desenvolver e elaborar as suas
respostas evitando assim a escassez de informações. Caso queira, as mesmas
podem ser digitadas e enviadas via Word ou documentos do Google, mas não insira
suas respostas no documento original enviado pelo professor.
Ø Use a internet como material de apoio e pesquisa. Desenvolver as
atividades a partir de suas ideias é mais relevante para o seu crescimento
pessoal e profissional do que copiar textos do Google. Pense nisso!!
Ø Caso
não tenha entendido sobre a “entrega ou devolutiva” entre em contato pelo e-mail
acima citado.
Ø
A
avaliação se dará de forma contínua a partir da devolutiva do aluno.
Ø Aula
alinhada com a transmissão do Centro de Mídias
Ø Fiquem
atentos as aulas no aplicativo CMSP e no canal 2.3 Cultura Educação
Ø Ler
com atenção todas as atividades e desenvolvê-las em seu caderno de classe,
folhas de almaço ou portifólio.
Ø Caso
tenha dúvidas acerca das atividades enviadas, entre em contato através do
e-mail disponibilizado pelo professor.
Ø Enviar
as atividades com clareza e nitidez.
Ø Enviar atividades com os seus dados de identificação.
(nome, Número, Série e Turma)
Leitura e Interpretação
Textual
É... FAKE DÓI...
Quando nos deparamos com
notícias, nem sempre é fácil perceber se o conteúdo é duvidoso ou não. É
preciso ficar atento se o texto lido não é uma sátira ou paródia, com piadas
que imitam a forma de se escrever uma notícia. Esse tipo de texto, não pretende,
a princípio, enganar. No entanto, pessoas mal-intencionadas podem disseminá-lo
como sendo sério e verdadeiro, e muita gente pode acreditar em algo que, em
princípio, tratava-se de um conteúdo humorístico, por exemplo.
Outra coisa que devemos
observar é se no material que estamos lendo, as fotos, títulos e legendas
usados estão de acordo com o texto. Muitas pessoas leem as notícias a partir de
seus títulos, que são elaborados com o objetivo de atrair o leitor, mas ao
verificar o conteúdo percebe- -se que eles estão totalmente desconectados do
texto, por exemplo.
No período das eleições um
tipo de fake news circulou muito. Era aquele no qual falas retiradas do
contexto em que foram produzidas eram manipuladas com o objetivo de prejudicar
alguns candidatos.
Então, uma dica muito
importante, além dessas anteriores, é ficar atento quanto ao conteúdo da
notícia que você está lendo. Ele pode ter sido fabricado, ou seja, é
100% falso e tem o claro objetivo de enganar o leitor. Pode também ter sido manipulado,
isto é, ocorre quando imagens ou notícias são alteradas para passar mensagem
diferente do original.
E existem casos ainda mais
sofisticados, quando dados falsos são atribuídos a uma fonte conhecida, por
exemplo, estudos ou pesquisas que nunca existiram usam fontes confiáveis como
origem para enganar o leitor, já que ganham um ar de autoridade, ainda que
falso, utilizando os chamados conteúdos impostores.
Por fim um outro tipo muito
comum é o enganoso, quando dados reais são usados para levar a uma
conclusão inadequada.
Um exemplo assustador sobre o
poder das fake news é o que aconteceu com a dona de casa Fabiane Maria de
Jesus. Em maio de 2014, ela foi brutalmente assassinada após ter sido acusada
de praticar magia negra, na cidade de Guarujá, estado de São Paulo. Ela foi
amarrada e agredida por várias pessoas. Após algumas horas de agressão, foi
socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Uma notícia falsa divulgada
pelas redes sociais com a foto de uma suposta praticante de magia negra
utilizando crianças motivou o crime. Fabiane foi confundida com essa mulher,
mesmo não sendo muito parecida. Nas redes sociais, muitas informações falsas,
com relatos mentirosos de pessoas que diziam ter testemunhado os sequestros,
fez com que a história rapidamente se espalhasse.
Ao se compartilhar uma
notícia, a forma como ela é disseminada, assemelha-se à entrada em um labirinto
com infindáveis conexões. É fácil perder o controle, e aquele simples
clique no botão de compartilhar pode estar contribuindo para prejudicar uma ou
várias pessoas. Na mitologia, o monstro Minotauro foi morto pelo herói Teseu,
mas somente depois de muitas vítimas terem sido devoradas. Assim acontece com
as fakes news, quando são detectadas e podem ser combatidas, já deixaram um
rastro terrível de destruição, e até mesmo mortes.
O fato ocorrido com Fabiane
foi terrível. Parece até mentira, mas infelizmente não é. Por isso, nunca
compartilhe notícias antes de checar as fontes. Fake news podem, efetivamente,
matar.
Após a leitura, responda às
seguintes questões:
1) Como
você definiria fake news? Comente.
2) Faça
um breve resumo dos cuidados que devemos ter ao compartilhar informações ou
notícias.
3) Considerando
a forma como as notícias se espalham pela internet e pelas redes sociais, como
você definiria a expressão infindáveis conexões?
4) Como
você acredita que seria possível alertar as pessoas para não compartilharem
notícias falsas? Comente.
5) Responda:
a) O que
seria uma notícia com conteúdo fabricado?
b) O que
seria uma notícia com conteúdo manipulado?
c) O que
são conteúdos impostores?
d) Por
fim o que o texto afirma que seria um conteúdo enganoso?
6) Você
já compartilhou alguma mensagem enviada por aplicativos no celular ou em redes
sociais sem antes checar a veracidade das informações? Comente.
Cuidem-se!
Bons
Estudos!
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