domingo, 13 de setembro de 2020

Professora Celma - Língua Portuguesa - 8° anos A, B, C, D - Orientações e Atividade.

 Atividades para o período de aulas não presenciais

Orientações:

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:

celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br

Ø  Procure desenvolver e elaborar as suas respostas evitando assim a escassez de informações. Caso queira, as mesmas podem ser digitadas e enviadas via Word ou documentos do Google, mas não insira suas respostas no documento original enviado pelo professor.

Ø  Use a internet como material de apoio e pesquisa. Desenvolver as atividades a partir de suas ideias é mais relevante para o seu crescimento pessoal e profissional do que copiar textos do Google. Pense nisso!!

Ø  Caso não tenha entendido sobre a “entrega ou devolutiva” entre em contato pelo e-mail acima citado.

Ø  A avaliação se dará de forma contínua a partir da devolutiva do aluno.

Ø  Aula alinhada com a transmissão do Centro de Mídias  

Ø  Fiquem atentos as aulas no aplicativo CMSP e no canal 2.3 Cultura Educação

Ø  Ler com atenção todas as atividades e desenvolvê-las em seu caderno de classe, folhas de almaço ou portifólio.

Ø  Caso tenha dúvidas acerca das atividades enviadas, entre em contato através do e-mail disponibilizado pelo professor.

Ø  Enviar as atividades com clareza e nitidez.

Ø  Enviar atividades com os seus dados de identificação.

(nome, Número, Série e Turma)

Leitura e Interpretação Textual

É... FAKE DÓI...

Quando nos deparamos com notícias, nem sempre é fácil perceber se o conteúdo é duvidoso ou não. É preciso ficar atento se o texto lido não é uma sátira ou paródia, com piadas que imitam a forma de se escrever uma notícia. Esse tipo de texto, não pretende, a princípio, enganar. No entanto, pessoas mal-intencionadas podem disseminá-lo como sendo sério e verdadeiro, e muita gente pode acreditar em algo que, em princípio, tratava-se de um conteúdo humorístico, por exemplo.

Outra coisa que devemos observar é se no material que estamos lendo, as fotos, títulos e legendas usados estão de acordo com o texto. Muitas pessoas leem as notícias a partir de seus títulos, que são elaborados com o objetivo de atrair o leitor, mas ao verificar o conteúdo percebe- -se que eles estão totalmente desconectados do texto, por exemplo.

No período das eleições um tipo de fake news circulou muito. Era aquele no qual falas retiradas do contexto em que foram produzidas eram manipuladas com o objetivo de prejudicar alguns candidatos.

Então, uma dica muito importante, além dessas anteriores, é ficar atento quanto ao conteúdo da notícia que você está lendo. Ele pode ter sido fabricado, ou seja, é 100% falso e tem o claro objetivo de enganar o leitor. Pode também ter sido manipulado, isto é, ocorre quando imagens ou notícias são alteradas para passar mensagem diferente do original.

E existem casos ainda mais sofisticados, quando dados falsos são atribuídos a uma fonte conhecida, por exemplo, estudos ou pesquisas que nunca existiram usam fontes confiáveis como origem para enganar o leitor, já que ganham um ar de autoridade, ainda que falso, utilizando os chamados conteúdos impostores.

Por fim um outro tipo muito comum é o enganoso, quando dados reais são usados para levar a uma conclusão inadequada.

Um exemplo assustador sobre o poder das fake news é o que aconteceu com a dona de casa Fabiane Maria de Jesus. Em maio de 2014, ela foi brutalmente assassinada após ter sido acusada de praticar magia negra, na cidade de Guarujá, estado de São Paulo. Ela foi amarrada e agredida por várias pessoas. Após algumas horas de agressão, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Uma notícia falsa divulgada pelas redes sociais com a foto de uma suposta praticante de magia negra utilizando crianças motivou o crime. Fabiane foi confundida com essa mulher, mesmo não sendo muito parecida. Nas redes sociais, muitas informações falsas, com relatos mentirosos de pessoas que diziam ter testemunhado os sequestros, fez com que a história rapidamente se espalhasse.

Ao se compartilhar uma notícia, a forma como ela é disseminada, assemelha-se à entrada em um labirinto com infindáveis conexões. É fácil perder o controle, e aquele simples clique no botão de compartilhar pode estar contribuindo para prejudicar uma ou várias pessoas. Na mitologia, o monstro Minotauro foi morto pelo herói Teseu, mas somente depois de muitas vítimas terem sido devoradas. Assim acontece com as fakes news, quando são detectadas e podem ser combatidas, já deixaram um rastro terrível de destruição, e até mesmo mortes.

O fato ocorrido com Fabiane foi terrível. Parece até mentira, mas infelizmente não é. Por isso, nunca compartilhe notícias antes de checar as fontes. Fake news podem, efetivamente, matar.

Após a leitura, responda às seguintes questões:

1) Como você definiria fake news? Comente.

2) Faça um breve resumo dos cuidados que devemos ter ao compartilhar informações ou notícias.

3) Considerando a forma como as notícias se espalham pela internet e pelas redes sociais, como você definiria a expressão infindáveis conexões?

4) Como você acredita que seria possível alertar as pessoas para não compartilharem notícias falsas? Comente.

5) Responda:

a) O que seria uma notícia com conteúdo fabricado?

b) O que seria uma notícia com conteúdo manipulado?

c) O que são conteúdos impostores?

d) Por fim o que o texto afirma que seria um conteúdo enganoso?

6) Você já compartilhou alguma mensagem enviada por aplicativos no celular ou em redes sociais sem antes checar a veracidade das informações? Comente.

Cuidem-se!

Bons Estudos!

 

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