LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
DATA DA AULA:
01/09/2020
TEMA DA AULA:
Realismo...
ETAPA DE ENSINO: 2º
ano Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø
Relacionar
a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX.
Objetivos de
conhecimento:
Ø
Conhecer
o estilo literário Realismo, suas origens e influências e seu principal
expoente no Brasil: Machado de Assis, a partir das atividades do Caderno do
Aluno, 3º Bimestre.
I – O que faremos
hoje?
Ø
Associar
textos não verbais à tradição literária;
Ø
Aprender
sobre as origens do Realismo, suas características e sua oposição ao
Romantismo;
Ø
Iniciar
estudo da obra do escritor Machado de Assis.
II – Responda
Ø
Em sua
opinião, qual é a diferença entre um livro romântico e um realista?
III – Observe as
imagens
Imagem
1
Imagem
2
1- Responda
Em sua opinião, qual das duas imagens parece mais real? Por quê?
2 - Observe novamente a imagem 1 e responda
1. A qual classe social pertence as personagens
deste quadro?
2. Como é possível chegar a essa conclusão?
Observe
a imagem 2
1. A qual classe social pertence as personagens
deste quadro?
2. Como é possível chegar a essa conclusão?
3. Qual das imagens, poderia ser considerada, por
você: romântica? Justifique.
IV – Realismo
Ø
Pelo
percurso que fizemos por meio dos textos literários, há possibilidade de
perceber que a literatura capta acontecimentos do cotidiano no intuito de
propiciar perspectiva transformadora aos leitores. Desse modo, permanece sempre
atual, pois nela transitam valores, denúncias, propostas, modelos.
Ø
Com
isso, essa forma de manifestação aponta formas de ver, de viver, convidando o
indivíduo a refletir sobre a sua conduta, tomando por base o contexto da
sociedade em que esteja inserido.
São Paulo faz Escola.
Caderno do Aluno, 2ª série, 3º Bimestre, 2020, p.103
Observe as imagens
Ø O
Realismo surgiu na segunda
metade do século XIX, sendo marcada pela publicação da obra de Gustave
Flaubert, Madame Bovary, na França, em 1857. Esse estilo literário sucede o Romantismo
e opõe-se aos ideais românticos, pois devido ao
contexto histórico em que há a ascensão da burguesia, a ideia vigente é afastar-se
da idealização romântica e aproximar-se do que é real. Nesse
sentido, os autores apresentam a realidade, criticando a sociedade burguesa
que vive de aparências, por meio de personagens retratados de maneira bem
objetiva.
Madame Bovary
V - Atividade complementar
Pesquise na internet os livros de Machado de Assis
O autor escreveu contos, crônicas, romances, teatro, poesia, crítica
literária.
BONS ESTUDOS!!!
lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário