2 A
Á DISTÃNCIA DE LINGUA
PORTUGUESA - 1º BIMESTRE/2020
ATIVIDADE 2
Para garantir a
continuidade dos estudos nesse momento de distanciamento social, suspensão das
aulas presenciais, segue algumas atividades para organizarem seus estudos
diários.
Dicas:
⮚
Neste contexto, proponho que
realizem a sequência de atividades com empenho e dedicação.
⮚
Para isso, é fundamental ter
organização.
⮚
Mantenha-se em dia com os estudos e
sucesso na aprendizagem!!!
⮚
Registre todas as atividades no seu “CADERNO”.
⮚
Coloque as datas nas atividades realizadas, pois conseguirá se
organizar,
Habilidades:
⮚
Estabelecer relação entre a tese e
os argumentos oferecidos para sustentá-la;
⮚
Estabelecer relação entre tese e os
argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la;
⮚
Identificar os elementos
constitutivos da organização de um gênero textual (comédia de costumes, anúncio,artigo de opinião
,romance,conto,letra de música);
⮚
Inferir informações implícitas
(tema/assunto principal) em um texto;
⮚
Expressar opiniões pessoais;
⮚
Desenvolver estratégias de
argumentação.
Vamos começar!
Você precisará de:
✔ Computador,
notebook, tablet ou celular com acesso à internet;
✔ Caderno
para anotações;
✔ Lápis,
borracha e canetas.
INÍCIO DE CONVERSA (responder no caderno)
1) O que é argumentação?
2) Você costuma usar argumentação no
dia a dia? Em quais situações?
3) Já se deparou em alguma situação
em que foi convencido por outra pessoa e mudou de opinião? Conte como isso
aconteceu.
ARGUMENTAR
É PRECISO
Leia a
tira abaixo:
Disponível em:
http://clubedamafalda.blogspot.com.br/. Acesso em 25 abr. 2020.
Agora, responda, no caderno, às questões propostas:
1) No segundo quadrinho,de que modo
Susanita apresenta seus argumentos para convencer Mafalda?
2) Quais são os pontos fortes do
argumento empregado por ela?
3) Qual a reação da personagem
Mafalda no último quadrinho?
4) Releia o texto e escreva um parágrafo se
posicionando em defesa de Susanita e outro se posicionando em defesa de
Mafalda.
ARGUMENTAÇÃO
O artigo de opinião parte de uma
questão polêmica que surge a partir de um assunto, tema ou fato. Neste gênero
textual, o articulista precisa tomar uma posição e defender suas ideias (TESE) de modo a convencer as pessoas.
Neste sentido, precisa ser convincente, claro, bem informado e com grande poder
de persuasão.
O texto possui a seguinte estrutura:
INTRODUÇÃO (expressão inicial + tese +
argumentos utilizados) + DESENVOLVIMENTO (argumentos) + CONCLUSÃO (expressão
inicial + Reafirmação da Tese+ Observação Final
LER & COMPREENDER
“iNStiN†U’s pRiMa†uS- A Morte e a Senhora”.
Responda no caderno:
- O
que você pode imaginar de um vídeo com este nome?
- Após
assisti-lo, acessando o endereço eletrônico no rodapé, responda: O curta
conta uma história simples, envolvente e bem construída. Qual a tese
abordada?
- Em
qual momento você descobriu a tese? Exemplifique escrevendo um trecho.
- Em
que passagem houve um aproveitamento das ideias do texto para sua vida?
Enriqueça a resposta registrando suas reflexões pessoais.
Vídeo: “iNStiN†U’s
pRiMa†uS - A Morte e a Senhora”. Disponível em: <
https://www.youtube.com/watch?v=D67UAcMZAbE&t=5s >. Acesso em: 24/03/2020.
Agora é com você!
Preste atenção nos comandos abaixo:
✔
Ouça a música: “O dia em que a Terra parou” – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SqQfySakoK0>. Acesso em: 23 mar. 2020.
✔
Relacione - a com o contexto atual e
seu conhecimento de mundo.
✔
Escreva um artigo de opinião,
abordando o seguinte tema: A
desaceleração do mundo pós-moderno
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no
caderno.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta,
em outra folha, em até 30 linhas.
3. A redação não pode apresentar cópia dos
textos motivadores ou da internet.
4. Muito
cuidado:
4.1.
Redação com até 7 (sete) linhas escritas é considerada como “texto insuficiente”.
4.2.
Para não fugir ao tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3.
Para não apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema
proposto
.Ah! Faça um rascunho. Releia seu texto, corrigindo as inadequações e,
só depois, escreva-o à caneta.
Já que estamos vivendo em um contexto de
incertezas e medo, que tal assistir ao filme Contágio?
Nada é
tão contagioso como o medo!!!!!!
●
Descrição: Pouco
depois de voltar de uma viagem de negócios, Beth Emhoff morre de uma suposta
gripe. Enquanto a mortal epidemia se espalha, os médicos deverão identificar o
vírus para conseguir combatê-lo e acabar com o pânico da população.
●
País de origem: EUA
●
Ano de produção: 2011
●
Gênero: Drama · Ficção Científica · Suspense
●
Duração: 106
●
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Laurence Fishburne, Matt Damon, Jude Law, John
Hawkes, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Marion Cotillard, Stef Tovar, Monique
Gabriela Curnen
Classificação
Indicativa: Este conteúdo é qualificado como: Não recomendado para menores de 14
anos
Se preferir, você pode assistir no canal Youtube ou seguir o calendário abaixo
do Canal HBO Extreme na TV a cabo.
Data – dia e mês
|
Dia da semana
|
Horário de transmissão
|
13 de maio
|
Quarta -feira
|
06h22
|
17 de maio
|
Domingo
|
06h03
|
22 de maio
|
Sexta- Feira
|
12h50
|
Após assistir ao filme “Contágio”, responda, no
caderno, às questões:
1.
Qual a diferença entre epidemia e pandemia?
2. Em qual cidade
inicia o evento da epidemia e qual sua população?
3. Qual a reação
do prefeito ao policial indagar o fechamento do fornecimento de água a cidade?
4. Durante a
epidemia quais os sintomas das pessoas infectadas?
5. Várias são as
formas de se transmitir um vírus. Com relação a ficção do filme como ocorreria
a transmissão?
6. O vírus no
filme foi uma criação humana ou um acontecimento da natureza?
7. Qual o tempo de
incubação do vírus?
8. No contexto do filme, o Dr.
Elllis Cheever (Lawrence Fishburne) está em uma situação bastante delicada,
pois se encontra como a autoridade informante da população em relação ao vírus.
Assim, acima de suas opiniões sobre a periculosidade do vírus pandêmico, ele
tem que transmitir as mensagens que a instituição para a qual ele trabalha
julga coerente de serem transmitidas à sociedade. Além, primordialmente de
desenvolver a cura e evitar a disseminação da doença, portanto, um dos
objetivos dessa personagem é informar parcialmente à população sobre os perigos
do vírus sem, contudo, causar ondas de pânico. O que você pensa sobre a posição
e a manifestação das Organizações de Saúde, dos especialistas e da mídia diante
da crise do Coronavírus?
9.
Segundo Patterson e Pyle, a pandemia mais famosa e letal foi a chamada gripe
espanhola (tipo A, subtipo H1N1), que durou de 1918 a 1919. Antigas estimativas
apontam para 40–50 milhões de pessoas, (PATTERSON, PYLE, 1991) enquanto estimativas
mais recentes indicam de 50 a 100 milhões de mortos no mundo inteiro (KNOBLER
et al, 2005). A pandemia desenvolveu-se em três ondas epidêmicas, sendo que a
tava de mortalidade mais expressiva foi da segunda, com uma taxa de letalidade
de 6 a 8% dos casos. Comparando-se esse último dado com a mortalidade média
discutida no filme, de aproximadamente 33,34%, observa-se um valor extremamente
elevado, muito acima do que ocorreu até na mais grave das pandemias conhecidas.
Você acredita que, pode haver um exagero na divulgação dos dados de pessoas que
morrem de Covid 19? Por quê?
10. O que você tem feito para evitar se
contagiar pelo medo?
Proposta de Redação
✔
A partir da leitura dos textos motivadores e com
base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo, no caderno,
em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Coronavírus alerta geral”, apresentando
proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
PARA
SABER MAIS...
Doença
por Coronavírus (COVID – 19), acesse o link abaixo: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BtN-goy9VOY&feature=emb_logo. Acesso
em: 27 mar. 2020
BOM
ESTUDO!!!!
Enviem
as atividades para e-mail lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário