segunda-feira, 11 de maio de 2020

2 A


 Á DISTÃNCIA DE LINGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE/2020
ATIVIDADE 2

   Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de distanciamento social, suspensão das aulas presenciais, segue algumas atividades para organizarem seus estudos diários.
Dicas:
      Neste contexto, proponho que realizem a sequência de atividades com empenho e dedicação.
      Para isso, é fundamental ter organização.
      Mantenha-se em dia com os estudos e sucesso na aprendizagem!!!
      Registre todas as atividades no seu “CADERNO”.
      Coloque as datas nas atividades realizadas, pois conseguirá se organizar,

Habilidades:
      Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la;
      Estabelecer relação entre tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la;
      Identificar os elementos constitutivos da organização de um gênero textual (comédia de costumes,  anúncio,artigo de opinião ,romance,conto,letra de música);
      Inferir informações implícitas (tema/assunto principal) em um texto;
      Expressar opiniões pessoais;
      Desenvolver estratégias de argumentação.

Vamos começar!

Você precisará de:

      Computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet;
      Caderno para anotações;
      Lápis, borracha e canetas.


INÍCIO DE CONVERSA (responder no caderno)
1) O que é argumentação?
2) Você costuma usar argumentação no dia a dia? Em quais situações?
3) Já se deparou em alguma situação em que foi convencido por outra pessoa e mudou de opinião? Conte como isso aconteceu.

ARGUMENTAR É PRECISO

Leia a tira abaixo:

Disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com.br/. Acesso em 25 abr. 2020.

Agora, responda, no caderno, às questões propostas:
1) No segundo quadrinho,de que modo Susanita apresenta seus argumentos para convencer Mafalda?
2) Quais são os pontos fortes do argumento empregado por ela?
3) Qual a reação da personagem Mafalda no último quadrinho?
4) Releia o texto e escreva um parágrafo se posicionando em defesa de Susanita e outro se posicionando em defesa de Mafalda.


ARGUMENTAÇÃO
O artigo de opinião parte de uma questão polêmica que surge a partir de um assunto, tema ou fato. Neste gênero textual, o articulista precisa tomar uma posição e defender suas ideias (TESE) de modo a convencer as pessoas. Neste sentido, precisa ser convincente, claro, bem informado e com grande poder de persuasão.
O texto possui a seguinte estrutura: INTRODUÇÃO (expressão inicial + tese + argumentos utilizados) + DESENVOLVIMENTO (argumentos) + CONCLUSÃO (expressão inicial + Reafirmação da Tese+ Observação Final

LER & COMPREENDER

“iNStiN†U’s pRiMa†uS- A Morte e a Senhora”.
Responda no caderno:
  1. O que você pode imaginar de um vídeo com este nome?
  2. Após assisti-lo, acessando o endereço eletrônico no rodapé, responda: O curta conta uma história simples, envolvente e bem construída. Qual a tese abordada?
  3. Em qual momento você descobriu a tese? Exemplifique escrevendo um trecho.
  4. Em que passagem houve um aproveitamento das ideias do texto para sua vida? Enriqueça a resposta registrando suas reflexões pessoais.
Vídeo: “iNStiN†U’s pRiMa†uS - A Morte e a Senhora”. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=D67UAcMZAbE&t=5s >. Acesso em: 24/03/2020.

Agora é com você!
Preste atenção nos comandos abaixo:
      Ouça a música: “O dia em que a Terra parou” – Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=SqQfySakoK0>. Acesso em: 23 mar. 2020.
      Relacione - a com o contexto atual e seu conhecimento de mundo.
      Escreva um artigo de opinião, abordando o seguinte tema: A desaceleração do mundo pós-moderno

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1.   O rascunho da redação deve ser feito no caderno.
2.   O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, em outra folha, em até 30 linhas.
3.   A redação não pode apresentar cópia dos textos motivadores ou da internet.
4. Muito cuidado:
4.1. Redação com até 7 (sete) linhas escritas é considerada como “texto insuficiente”.
4.2. Para não fugir ao tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. Para não apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto
.Ah! Faça um rascunho. Releia seu texto, corrigindo as inadequações e, só depois, escreva-o à caneta.           

Já que estamos vivendo em um contexto de incertezas e medo, que tal assistir ao filme Contágio?
Nada é tão contagioso como o medo!!!!!!
        Descrição: Pouco depois de voltar de uma viagem de negócios, Beth Emhoff morre de uma suposta gripe. Enquanto a mortal epidemia se espalha, os médicos deverão identificar o vírus para conseguir combatê-lo e acabar com o pânico da população.
        País de origem: EUA
        Ano de produção: 2011
        Gênero: Drama · Ficção Científica · Suspense
        Duração: 106
        Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Laurence Fishburne, Matt Damon, Jude Law, John Hawkes, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Marion Cotillard, Stef Tovar, Monique Gabriela Curnen
Classificação Indicativa: Este conteúdo é qualificado como: Não recomendado para menores de 14 anos

Se preferir, você pode assistir no canal Youtube ou seguir o calendário abaixo do Canal HBO Extreme na TV a cabo.
        Próximos dias e horários:

Data – dia e mês

Dia da semana

Horário de transmissão

13 de maio 

Quarta -feira

06h22

17 de maio

Domingo

06h03

22 de maio


Sexta- Feira

12h50
Após assistir ao filme “Contágio”, responda, no caderno, às questões:

1.    Qual a diferença entre epidemia e pandemia?

2.    Em qual cidade inicia o evento da epidemia e qual sua população?

3.    Qual a reação do prefeito ao policial indagar o fechamento do fornecimento de água a cidade?

4.    Durante a epidemia quais os sintomas das pessoas infectadas?

5.    Várias são as formas de se transmitir um vírus. Com relação a ficção do filme como ocorreria a transmissão?

6.    O vírus no filme foi uma criação humana ou um acontecimento da natureza?

7.    Qual o tempo de incubação do vírus?

      8.  No contexto do filme, o Dr. Elllis Cheever (Lawrence Fishburne) está em uma situação bastante delicada, pois se encontra como a autoridade informante da população em relação ao vírus. Assim, acima de suas opiniões sobre a periculosidade do vírus pandêmico, ele tem que transmitir as mensagens que a instituição para a qual ele trabalha julga coerente de serem transmitidas à sociedade. Além, primordialmente de desenvolver a cura e evitar a disseminação da doença, portanto, um dos objetivos dessa personagem é informar parcialmente à população sobre os perigos do vírus sem, contudo, causar ondas de pânico. O que você pensa sobre a posição e a manifestação das Organizações de Saúde, dos especialistas e da mídia diante da crise do Coronavírus? 
        9. Segundo Patterson e Pyle, a pandemia mais famosa e letal foi a chamada gripe espanhola (tipo A, subtipo H1N1), que durou de 1918 a 1919. Antigas estimativas apontam para 40–50 milhões de pessoas, (PATTERSON, PYLE, 1991) enquanto estimativas mais recentes indicam de 50 a 100 milhões de mortos no mundo inteiro (KNOBLER et al, 2005). A pandemia desenvolveu-se em três ondas epidêmicas, sendo que a tava de mortalidade mais expressiva foi da segunda, com uma taxa de letalidade de 6 a 8% dos casos. Comparando-se esse último dado com a mortalidade média discutida no filme, de aproximadamente 33,34%, observa-se um valor extremamente elevado, muito acima do que ocorreu até na mais grave das pandemias conhecidas. Você acredita que, pode haver um exagero na divulgação dos dados de pessoas que morrem de Covid 19? Por quê?
 10. O que você tem feito para evitar se contagiar pelo medo?
Proposta de Redação
      A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, no caderno, em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “Coronavírus alerta geral”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
PARA SABER MAIS...
Doença por Coronavírus (COVID – 19), acesse o link abaixo: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BtN-goy9VOY&feature=emb_logo. Acesso em: 27 mar. 2020
BOM ESTUDO!!!!
Enviem as atividades para e-mail lilibordinhao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário