quinta-feira, 7 de maio de 2020

Profª Débora de Freitas - Ciências Atividade 3 - 7º s Anos A, B, C e D.


"Máquina a vapor" 

                  Quando é aquecida, a água se transforma em vapor. O vapor-d'àgua ocupo um volume maior do que o líquido. Portanto, se a àgua for fervida dentro de um recipiente fechado, o vapor-d'àgua exercerá uma força nas paredes desse recipiente. A energia térmica do vapor-d'àgua pode ser transformada em energia mecânica e usada para fazer um objeto se mover.

        Como funciona uma máquina a vapor?                                                             
                A água contida em um recipiente fechado, chamado de caldeira, é aquecida até     virar vapor-d'àgua absorvendo energia produzida pela queima de combustível o vapor-          d'àgua passa por uma tubulação bastante fina, que o conduz até um cilindro. O pistão,             peça móvel que fica dentro do cilindro, é empurrado enquanto  quantidade de vapor-              d'àgua aumenta. O cilindro possui uma válvula que , ao ser aberta, deixa o vapor sai e, assim, o pistão volta a sua posição inicial. O pistão pode estar conectado às rodas de uma locomotiva, por exemplo, então o seu movimento fará com que o trem se mova.
            Nas usinas termoelétricas, o calor gerado pela queima de carvão mineral, óleo ou gás natural é usado para aquecer grandes quantidades de água.


"Motor a Combustão"


                A energia térmica é produzida em um motor a combustão por meio da queima de combustível. A energia é então aproveitada para realizar algum tipo de tarefa. No caso de automóveis, por exemplo, para fazer as rodas girarem. A queima de combustível pode liberar materiais que poluem o ar.
            Dependendo de onde ocorre a queima do combustível, é possível classificar os motores de combustão em duas categorias. No motor a combustão externa, a queima ocorre fora do motor. A energia térmica é obtida pela queima de combustível e transmitida ao motor através das paredes de uma caldeira. O combustível usado nesses motores é sólido, como carvão e madeira. O trem a vapor usa esse tipo de motor.
Nos motores a combustão interna, a queima do combustível ocorre dentro do motor. Esses motores são utilizados, por exemplo, em automóveis e geradores elétricos. Os combustíveis para motores a combustão interna podem ser líquidos ou gases. Entre os combustíveis líquidos são usados os derivados de petróleo, como a gasolina e o óleo dísel, ou os obtidos de produtos agrícolas, como o álcool de cana-de-açúcar.
             Nos motores a combustão interna, a energia criada pela queima do combustível é transferida para os pistões. O movimento nas rodas, por exemplo.
             Hoje, já se questiona o uso do motor a combustão interna devido à emissão de gases poluentes. Os veículos movidos a eletricidade, obtida de fontes renováveis como a energia solar, são vistos como os possíveis substitutos dessas tecnologias que poluem.


Exercícios de Fixação

1.) Segundo o texto, explique a função da água, para o funcionamento de uma máquia a vapor? 

2.) Como as máquinas térmicas conseguem produzir movimento?

3.) Qual é a diferença entre motores a combustão externa e interna?

4.) O que acontece com os gases que surgem pela queima do combustível?

5.) Pesquise e desenhe uma imagem, de um cilindro de um motor a combustão interna.
       Faça o desenho e identifique as partes de cada peça.


 Observação: Todas as atividades deverão ser feitas em uma folha à parte, que será                                 entregue na volta ás aulas presenciais.
                     Qualquer dúvida me procurem no FACEBOOK, estou como Débora Freitas.

Bjs e fiquem com Deus!!! 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário