"A energia e seus impactos"
Dentro de uma visão tradicional, um impacto ambiental pode ser definido como qualquer alteração no meio ambiente que resulte das atividades humanas e afete o funcionamento dos sistemas. Exemplo desses impactos são frequentemente registrados e vêm sendo discutidos, como o efeito estufa, o desmatamento, a extinção de espécies e seus efeitos sobre o bem estar humano e a saúde dos ecossistemas.
Entretanto, é importante ressaltar que existem impactos ambientais resultantes de fenômenos naturais como tempestades, terremotos, furacões, dentre outros. Estes fenômenos também ocasionam alterações nos ecossistemas, sem necessariamente originar-se de atividades humanas.
A interferência negativa do homem sobre o meio ambiente aumentaram após a Revolução Industrial, e particularmente no século XX. Esses impactos ambientais foram impulsionados pelo crescimento populacional e aumento do consumo per capita de energia, em especial nos países industrializados. Hoje, países como Estados Unidos, China, Rússia, Índia e Japão são considerados os maiores poluidores do planeta.
O impacto no meio ambiente associado à geração de energia pode ter seus efeitos e sua magnitude restrito a uma localidade, uma região, ou ampliados globalmente.
👉 Impactos locais: São os impactos cujos efeitos se dão exclusivamente na área da atividade humana ou do empreendimento, como a contaminação do solo e a poluição do ar de uma localidade, pela queima do carvão de uma usina termelétrica.
👉 Impactos regionais: São aqueles cujos efeitos afetem diretamente a região do empreendimento ou atividade humano, na sua totalidade ou em parte, podendo se estender ao território de dois ou mais estados.
👉 Impactos globais: Aqueles cujas consequências afetam todo o planeta. As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento do globo são um exemplo. Considerado um dos maiores impactos associados à geração e ao uso de energia, esse aumento gradual de temperatura média da superfície terrestre é resultado da elevada emissão de gases de efeito estufa, principalmente o CO². Tais mudanças interferem negativamente na história do século XXI, fazendo com que reformulemos diversas atividades humanas, como o uso de combustíveis fósseis-,petróleo, por exemplo-, as queimadas, o desmatamento.
Pesquise e responda 🙋
1.) Com base no texto acima, responda:
a.) Qual a diferença entre impacto ambiental natural e o não natural? Explique e cite dois exemplos de cada.
b.) O impacto ambiental, pode ser classificados de três modos diferentes. Quais são eles?
c.) Um aterro sanitário/lixão, pode ser classificado como impacto locas ou impacto global? Explique sua resposta.
d.) Quais as consequências na produção excessiva de CO² para o meio ambiente (impacto global)?
2.) Pesquisa: Quais são os impactos ambientais causados na construção de uma "Usina Hidrelétrica".
Obs: A pesquisa deve ter no mínimo 20 linhas.
Todas as atividades devem ser feitas em folhas avulsas, que serão entregues ao retorno das aulas presenciais!
Bjs e fiquem com Deus! 🙏💗
Nenhum comentário:
Postar um comentário