Segue, abaixo, a sistematização da aula do componente Projeto de Vida, na data de hoje, bem como a Atividade Complementar, que devem ser registradas no Caderno de Práticas e Vivências.
Lembrando que, todas as atividades serão corrigidas no retorno às aulas presenciais, por isso é importante que não deixem de fazer os registros com a data.
PROJETO DE VIDA
DATA DA AULA: 12/05/2020
HORÁRIO: 11H15 às 12h00 (45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: TV Cultura Educação – Canais 2.3. (TV
aberta) e 75 (Sky)
PROFESSORAS: Isis Fernanda Ferrari e Luciana
(Mediadora)
CONTEÚDO: Protagonismo e Sonhos
MATERIAL:
Ø
Caderno
/ Folha de papel
Ø
Caneta
/ Lápis
Ø
Caderno
do aluno – Volume 1 – 1º Bimestre - páginas: 60 a 62.
I –
Acolhida
Você já ouviu falar em Protagonismo Juvenil?
Responder no caderno de Práticas e Vivências
Afinal de contas...
1. O que é ser protagonista?
Ser
protagonista é...
Ø Ser o ator principal em ações que
dizem respeito ao bem comum;
Ø Agir individualmente ou em grupo para
solucionar problemas reais;
Ø Tomar decisões conscientes;
Ø Agir com liberdade, compromisso e
responsabilidade;
Ø Ter iniciativa e autonomia;
Ø Buscar seu crescimento pessoal.
II – Problematização –
Registrar
no caderno de Práticas e Vivências
2. Qual é o seu sonho?
3. Que desafios você encontrou para
elaborar o seu Projeto de Vida?
4. Que desafios você encontrou ou está
encontrando para colocar em prática o seu Projeto de Vida?
III – Reflexão
Os desafios fazem parte da nossa vida...
Ø Diante dos desafios, necessitamos ter
atitudes protagonistas.
5. Qual foi ou será sua atitude frente
aos seus desafios?
IV - Atividade 1 – Registrar no caderno de Práticas e Vivências
Para te ajudar a pensar...
1. Descreva uma situação em que você agiu
como um protagonista de sua vida e já avançou em algum dos passos do seu
Projeto de Vida.
2. Descreva uma situação em que você
ainda não agiu como protagonista, mas que é importante para alcançar o seu
sonho.
Atividade 2 –
Feche seus olhos...
Pense no seu sonho...
3. Como protagonista da sua história,
quais passos você precisa percorrer para conquistá-lo?
Agora abra os olhos...
Para começar, vamos liberar as idéias que
estão em seus pensamentos. Não se preocupe com a ordem, escreva em seu Caderno de Práticas e Vivências, todas
as idéias que vierem à sua cabeça. Esta atividade é interessante para
conseguirmos visualizar de forma criativa as informações que temos.
Estas
idéias serão a base para a próxima etapa da atividade.
4.
Crie
uma representação para essa sua trajetória. Pode ser uma narrativa, um desenho,
fotografia, colagens ou quaisquer recursos que queira utilizar.
Seja criativo!!!
DICA:
Para o aprofundamento desta aula, faça
as atividades propostas na Situação de Aprendizagem “Protagonismo e Compromisso”,
das páginas 60 a 62 do Caderno do Aluno – Projeto de Vida.
V - Para
finalizar...
Caso queira assistir,
novamente a aula do dia de hoje, acesse o site: https://www.pebsp.com/assista-as-aulas-gravadas-do-cmsp-gratuitamente/
Nenhum comentário:
Postar um comentário