terça-feira, 12 de maio de 2020

Profª Elaine Cristina e Profº Welington Correia - Projeto de Vida - 8º anos, A, B, C e D - Sistematização da aula do dia 12/05/2020 e Oirientação para atividades

Caros(as) alunos, boa tarde!

       Segue, abaixo, a sistematização da aula do componente Projeto de Vida, na data de hoje, bem como a Atividade  Complementar, que devem ser registradas no Caderno de Práticas e Vivências.

       Lembrando que, todas as atividades serão corrigidas no retorno às aulas presenciais, por isso é importante que não deixem de fazer os registros com a data. 


PROJETO DE VIDA
DATA DA AULA: 12/05/2020
HORÁRIO: 11H15 às 12h00 (45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: TV Cultura Educação – Canais 2.3. (TV aberta) e 75 (Sky)
PROFESSORAS: Isis Fernanda Ferrari e Luciana (Mediadora)
CONTEÚDO: Protagonismo e Sonhos
MATERIAL:
Ø  Caderno / Folha de papel
Ø  Caneta / Lápis
Ø  Caderno do aluno – Volume 1 – 1º Bimestre - páginas: 60 a 62.

I – Acolhida
       Você já ouviu falar em Protagonismo Juvenil? Responder no caderno de Práticas e Vivências
       Afinal de contas...
1.    O que é ser protagonista?

Ser protagonista é...
Ø  Ser o ator principal em ações que dizem respeito ao bem comum;
Ø  Agir individualmente ou em grupo para solucionar problemas reais;
Ø  Tomar decisões conscientes;
Ø  Agir com liberdade, compromisso e responsabilidade;
Ø  Ter iniciativa e autonomia;
Ø  Buscar seu crescimento pessoal.

II – Problematização – Registrar no caderno de Práticas e Vivências
2.    Qual é o seu sonho?
3.    Que desafios você encontrou para elaborar o seu Projeto de Vida?
4.    Que desafios você encontrou ou está encontrando para colocar em prática o seu Projeto de Vida?

III – Reflexão
       Os desafios fazem parte da nossa vida...
Ø  Diante dos desafios, necessitamos ter atitudes protagonistas.
5.    Qual foi ou será sua atitude frente aos seus desafios?

IV - Atividade 1 – Registrar no caderno de Práticas e Vivências
       Para te ajudar a pensar...
1.    Descreva uma situação em que você agiu como um protagonista de sua vida e já avançou em algum dos passos do seu Projeto de Vida.
2.    Descreva uma situação em que você ainda não agiu como protagonista, mas que é importante para alcançar o seu sonho.

      Atividade 2 –
       Feche seus olhos...
       Pense no seu sonho...
3.    Como protagonista da sua história, quais passos você precisa percorrer para conquistá-lo?

       Agora abra os olhos...
       Para começar, vamos liberar as idéias que estão em seus pensamentos. Não se preocupe com a ordem, escreva em seu Caderno de Práticas e Vivências, todas as idéias que vierem à sua cabeça. Esta atividade é interessante para conseguirmos visualizar de forma criativa as informações que temos.
Estas idéias serão a base para a próxima etapa da atividade.

4.    Crie uma representação para essa sua trajetória. Pode ser uma narrativa, um desenho, fotografia, colagens ou quaisquer recursos que queira utilizar.

Seja criativo!!!
DICA:
       Para o aprofundamento desta aula, faça as atividades propostas na Situação de Aprendizagem “Protagonismo e Compromisso”, das páginas 60 a 62 do Caderno do Aluno – Projeto de Vida.
V - Para finalizar...
Caso queira assistir, novamente a aula do dia de hoje, acesse o site: https://www.pebsp.com/assista-as-aulas-gravadas-do-cmsp-gratuitamente/



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário