terça-feira, 5 de maio de 2020

Profª Elaine Cristina - Língua Portuguesa e Literatura - 3º ano Médio A - aula on line do dia 04/05/2020

Caros (as) alunos (as), boa tarde!!

       Segue abaixo, resumo da aula on line de 04/05/2020 para orientação e complemento das atividades constantes no SP Faz Escola caderno do aluno, volume 1, páginas 92 à 100.
       Importante que se empenhem, estudem, acompanhem as aulas e façam as atividades, para que no retorno às aulas presenciais, possamos revisá-las juntos.

Bom Estudo!!! 
 
3ª Série EM – Português: Introdução a Literatura – 04/05/2020 - Professor João

Conteúdo – Resumo
Ø  Reflexão sobre os conceitos de moderno e modernidade;
Ø  Identificação da modernidade no contexto literário;
Ø  Estudo dos elementos contextualizadores do texto (nome, autor, obra, ano da publicação) e das dimensões: Texto, Contexto e Intertexto.  
Diferenciação ente Poema e Poesia.
Conceito de Modernidade – SP Faz Escola  – Caderno do aluno - páginas 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99 e 100.
Ø  A modernidade na literatura;
Ø  A caracterização do gênero textual poema.
“O conhecimento não é antigo, nem moderno, é eterno.” (Baseado Martinho Lutero)
Registrar no caderno
Atividade A –  A modernidade na literatura (páginas 92 e 93)
1.    Qual é o conceito de moderno? (a ideia de modernidade está ligada a tudo que não é antigo, ultrapassado ou fora de moda?)
2.    Pesquisar sobre Pós-modernidade e Modernidade Tardia
Atividade B – A modernidade na literatura I (páginas 93 à 96)
3.    Se fizermos a leitura, quais diferenças e quais semelhanças são possíveis de encontrarmos, quando comparamos textos?
4.    O que podemos considerar moderno na literatura? Palavras? Temas? Ideias? Conceitos? Identifique, em cada um dos  quatro poemas sugeridos, exemplos.
5.    Texto 1 – Psicologia de um vencido ( página 93)
Atividade C – A modernidade na literatura II – (página 96)
6.    Você gosta de escrever?
7.    Já escreveu algum poema?
8.    Quais elementos da modernidade podemos encontrar no(s) poema(s)?

Atividade D – A caracterização do gênero Poema (páginas 97 à 99)
9.    Poema e Poesia são a mesma coisa?
10.  Retome os conceitos estudados nesta atividade (páginas 92 e 93) e desenvolva a análise proposta sobre os poemas “Violoncelo” e “Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário