Segue abaixo, resumo da aula on line de 04/05/2020 para orientação e complemento das atividades constantes no SP Faz Escola caderno do aluno, volume 1, páginas 92 à 100.
Importante que se empenhem, estudem, acompanhem as aulas e façam as atividades, para que no retorno às aulas presenciais, possamos revisá-las juntos.
A aula na íntegra pode ser assistida, através do link:https://www.pebsp.com/videos/3a-serie-em-portugues-introducao-a-literatura-04-05-2020/
Bom Estudo!!!
3ª Série
EM – Português: Introdução a Literatura – 04/05/2020 - Professor João
Conteúdo – Resumo
Ø
Reflexão
sobre os conceitos de moderno e modernidade;
Ø
Identificação
da modernidade no contexto literário;
Ø
Estudo
dos elementos contextualizadores do texto (nome, autor, obra, ano da
publicação) e das dimensões: Texto, Contexto e Intertexto.
Diferenciação ente Poema
e Poesia.
Conceito de Modernidade – SP Faz Escola
– Caderno do aluno - páginas 92, 93, 94,
95, 96, 97, 98, 99 e 100.
Ø
A
modernidade na literatura;
Ø
A
caracterização do gênero textual poema.
“O conhecimento não é antigo, nem
moderno, é eterno.” (Baseado Martinho Lutero)
Registrar
no caderno
Atividade A – A modernidade na literatura (páginas 92 e 93)
1.
Qual
é o conceito de moderno? (a ideia de modernidade está ligada a tudo que não é
antigo, ultrapassado ou fora de moda?)
2.
Pesquisar
sobre Pós-modernidade e Modernidade Tardia
Atividade B – A modernidade
na literatura I (páginas 93 à 96)
3.
Se
fizermos a leitura, quais diferenças e quais semelhanças são possíveis de
encontrarmos, quando comparamos textos?
4.
O
que podemos considerar moderno na literatura? Palavras? Temas? Ideias? Conceitos?
Identifique, em cada um dos quatro
poemas sugeridos, exemplos.
5.
Texto
1 – Psicologia de um vencido ( página 93)
Atividade C – A modernidade
na literatura II – (página 96)
6.
Você
gosta de escrever?
7.
Já
escreveu algum poema?
8.
Quais
elementos da modernidade podemos encontrar no(s) poema(s)?
Atividade D – A caracterização do gênero Poema (páginas 97 à 99)
9.
Poema
e Poesia são a mesma coisa?
10. Retome os conceitos estudados nesta
atividade (páginas 92 e 93) e desenvolva a análise proposta sobre os poemas “Violoncelo”
e “Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário