quarta-feira, 6 de maio de 2020

Profª Elaine Cristina - Projeto de Vida - 8º anos A e B - Roteiro da aula do dia 06/05/2020

Caros(as) alunos(as), boa tarde!

       Segue, abaixo, o roteiro da aula na data de hoje, bem como a orientação para que vocês desenvolvam a atividade referente a esta aula.
Não esqueçam de:
- Ler e compreender o roteiro da aula;
- Registrar a atividade no CADERNO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS;
- Colocar a data da atividade;
- A devolutiva das atividades propostas qui, serão corrigidas e discutidas no retorno das aulas presenciais.

PROJETO DE VIDA
DATA DA AULA: 06/05/2020
HORÁRIO: 09H45 às 10h30(45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: Aplicativo CMSP
PROFESSORAS: Isis e Roberta
CONTEÚDO: Competências Sócio-emocionais

I – Acolhida
Ø  Entusiasmo: significa envolver-se ativamente com a vida e com outras pessoas de uma forma positiva, alegre e afirmativa;
Ø  Determinação: diz respeito a objetivos, ambição e motivação para trabalhar – é sobre fazer mais do que apenas o mínimo que se espera;
Ø  Organização: é ser ordeiro, eficiente, apresentável e pontual;
Ø  Foco: capacidade de selecionar um objetivo, tarefa ou atividade e então direcionar toda nossa atenção apenas para a tarefa “selecionada” e nada mais;
Ø  Persistência: é completar tarefas e terminar o que assumimos/começamos, em vez de adiar ou desistir quando as coisas ficam difíceis ou desconfortáveis;
Ø  Responsabilidade: consiste em gerenciar a nós mesmos, a fim de conseguirmos realizar nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas que fizemos, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós;
Ø  Assertividade: é sobre demonstrar coragem quando a situação exige, precisamos ser capazes de fazer-nos ouvir para dar voz aos sentimentos, necessidades, opiniões e de exercer influência social;
Ø  Empatia: é usar nossa compreensão da realidade, da vida e habilidades, para entender as necessidades e sentimentos dos outros; agir com bondade, ajudando e prestando apoio e assistência;
Ø  Iniciativa social: é a habilidade de aproximar-se e relacionar-se com os outros. Especificamente, trata-se de iniciar, manter e apreciar as relações e o contato social;
Ø  Interesse artístico: diz respeito a valorizar, admirar e apreciar o design, as produções artísticas e ver beleza em todas as suas formas.

II – REFLEXÃO:
Ø  Todos temos pontos fortes e fragilidades (pontos fracos);
Ø  É importante trabalharmos com as nossas fragilidades;
Ø  Para isso, podemos fazer um plano de desenvolvimento pessoal.
III – ATIVIDADE (Responder no caderno de Práticas e Vivências)
1.    Qual é o seu ponto forte e qual é a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
2.    Diante da situação atual, em que assistimos, diariamente, à notícias graves e tristes causadas pela situação de Pandemia, como poderíamos colocar em prática estes valores (competências sócio-emocionais)?
IV - PASSOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL:
Ø  Determine uma fragilidade (ponto fraco) a ser trabalhada;
Ø  Aponte uma pessoal que pode auxiliá-lo(a) nesse processo;
Ø  Indique pelo menos uma ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida;
Ø  Faça, regularmente, uma autoavalição;
Ø  Se necessário, reveja seu plano.
DICA: Para o acompanhamento do plano de desenvolvimento pessoal, utilize o Caderno do Aluno, páginas 67
à 79.
 V - Atividade a ser registrada no Caderno de Práticas e Vivências: 
Para cada competência, você vai  pensar em uma situação vivenciada por você ou alguém de seu conhecimento e registrar no Caderno.
Não esqueça de colocar a data  em que fez desenvolveu a atividade.


Orientação: Para assistirem a aula da data de hoje, vocês podem acessar o site: https://www.pebsp.com
BOM ESTUDO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário