Segue, abaixo, o roteiro da aula na data de hoje, bem como a orientação para que vocês desenvolvam a atividade referente a esta aula.
Não esqueçam de:
- Ler e compreender o roteiro da aula;
- Registrar a atividade no CADERNO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS;
- Colocar a data da atividade;
- A devolutiva das atividades propostas qui, serão corrigidas e discutidas no retorno das aulas presenciais.
PROJETO DE VIDA
DATA DA AULA: 06/05/2020
HORÁRIO: 09H45 às 10h30(45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: Aplicativo CMSP
PROFESSORAS: Isis e Roberta
CONTEÚDO: Competências Sócio-emocionais
I
– Acolhida
Ø Entusiasmo: significa envolver-se ativamente com
a vida e com outras pessoas de uma forma positiva, alegre e afirmativa;
Ø Determinação: diz respeito a objetivos, ambição e
motivação para trabalhar – é sobre fazer mais do que apenas o mínimo que se
espera;
Ø Organização: é ser ordeiro, eficiente,
apresentável e pontual;
Ø Foco: capacidade de selecionar um
objetivo, tarefa ou atividade e então direcionar toda nossa atenção apenas para
a tarefa “selecionada” e nada mais;
Ø Persistência: é completar tarefas e terminar o que
assumimos/começamos, em vez de adiar ou desistir quando as coisas ficam
difíceis ou desconfortáveis;
Ø Responsabilidade: consiste em gerenciar a nós mesmos, a
fim de conseguirmos realizar nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas
que fizemos, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós;
Ø Assertividade: é sobre demonstrar coragem quando a
situação exige, precisamos ser capazes de fazer-nos ouvir para dar voz aos
sentimentos, necessidades, opiniões e de exercer influência social;
Ø Empatia: é usar nossa compreensão da
realidade, da vida e habilidades, para entender as necessidades e sentimentos
dos outros; agir com bondade, ajudando e prestando apoio e assistência;
Ø Iniciativa
social: é a
habilidade de aproximar-se e relacionar-se com os outros. Especificamente,
trata-se de iniciar, manter e apreciar as relações e o contato social;
Ø Interesse
artístico: diz
respeito a valorizar, admirar e apreciar o design, as produções artísticas e
ver beleza em todas as suas formas.
II – REFLEXÃO:
Ø Todos temos pontos fortes e fragilidades
(pontos fracos);
Ø É importante trabalharmos com as
nossas fragilidades;
Ø Para isso, podemos fazer um plano de
desenvolvimento pessoal.
III – ATIVIDADE
(Responder no caderno de Práticas e Vivências)
1. Qual é o seu ponto forte e qual é a
sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
2. Diante da situação atual, em que
assistimos, diariamente, à notícias graves e tristes causadas pela situação de
Pandemia, como poderíamos colocar em prática estes valores (competências
sócio-emocionais)?
IV - PASSOS PARA A
ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL:
Ø Determine uma fragilidade (ponto
fraco) a ser trabalhada;
Ø Aponte uma pessoal que pode
auxiliá-lo(a) nesse processo;
Ø Indique pelo menos uma ação que deverá
ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida;
Ø Faça, regularmente, uma autoavalição;
Ø Se necessário, reveja seu plano.
DICA: Para o acompanhamento do plano de
desenvolvimento pessoal, utilize o Caderno do Aluno, páginas 67
à
79.
V - Atividade a ser registrada no Caderno de Práticas e Vivências:
Para cada competência, você vai pensar em uma situação vivenciada por você ou alguém de seu conhecimento e registrar no Caderno.
Não esqueça de colocar a data em que fez desenvolveu a atividade.
Orientação: Para assistirem a aula da data de
hoje, vocês podem acessar o site: https://www.pebsp.com
BOM ESTUDO!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário