segunda-feira, 11 de maio de 2020


Professora Liria Bordinhao 2ª de 11 a 15 de maio LÍNGUA PORTUGUESA
DATA DA AULA: 04/05/2020
HORÁRIO: 14H00 às 14h40 (40 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: Aplicativo CMSP e TV Cultura Educação
PROFESSORES: Mauro Marcel  e Mary Jacomini (Mediadora)
TEMA DA AULA: Texto Publicitário, Figuras de Linguagem, conjunção e operadores argumentativos
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:
Ø  Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade.

Objetivos da aula:
Analisar os elementos constitutivos do gênero Anúncio Publicitário a partir das atividades do Caderno do Aluno – Volume 1 – 1º Bimestre.

Conteúdo:
Ø  Estrutura e elementos de um anúncio publicitário;
Ø  Análise de dois exemplos do gênero.

Para Início de conversa...
Atualmente muitos gêneros textuais circulam socialmente, cumprindo a tarefa de fazer críticas, mostrar humor e ironia, satirizar, expor valores, ideias e acontecimentos. Gêneros como charge, quadrinhos, memes e até mesmo o anúncio publicitário cumprem muito bem esse papel.

Observe a imagem...
Agora responda no caderno (página 93):
1.    O que ele significa para você? Ela traz alguma mensagem? Qual seria?
2.    Por que as mãos estão atadas
3.    O verbo deletar é muito usado na esfera virtual. Ele
tem o mesmo sentido na imagem?
4.    Que ideia deveria ser deletada?
5.    O que seria buscar novas conexões?
6.    Por que o emprego do emoji no lugar da vogal “o”?
7.    Em tempos de pandemia, o uso do celular se tornou fundamental; então qual é a mensagem que o anúncio quer enfatizar?

Você sabia?
Ø  O anúncio está relacionado a um vício dos tempos modernos, o uso excessivo dos celulares.
Ø  A Nomofobia é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum motivo, como a ausência de sinal, o término do pacote de dados ou a carga da bateria.

Responda no caderno:
8.    Você conhece alguém que não desgruda do celular?

Conceito de Anúncio Publicitário
       O anúncio publicitário é um gênero textual cuja finalidade é promover um produto ou uma idéia; é veiculado por diferentes meios de comunicação – as mídias impressa, jornalística, radiofônica e virtual.
       Uma das características desse gênero é o convencimento do consumidor para a compra de determinados produtos, serviços ou idéias.
Ø  Importante: um anúncio publicitário, normalmente, faz parte de alguma campanha para divulgar um produto ou idéia. Uma campanha publicitária, portanto, reúne vários anúncios que circulam em diversas mídias.
       Assim, são utilizados várias ferramentas discursivas – recursos expressivos – como o uso de imagens, de linguagem simples, de humor e ironia, verbos no imperativo, que funcionam como aspectos persuasivos.

                                                  Verbos no Imperativo

Busque outras conexões

Ø  É importante observar pontos de vista a respeito do que o anúncio publicitário vai propor.
Ø  A criatividade é essencial para a produção de textos na esfera publicitária, com a finalidade de persuadir e/o convencer o leitor, buscando a adesão a uma idéia ou à compra de um determinado produto.

Responda no caderno:
9.    Você conseguiria dizer do que se trata o anúncio apenas pela imagem?



Importante: Para entender os conceitos de Oração coordenada Assindética e sindética, os  as conjunções, assista a aula gravada no dia 08.05.2020, pelo site: https://www.pebsp.com/assista-as-aulas-gravadas-do-cmsp-gratuitamente/


BOM ESTUDO!!!






lilibordinhao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário