Professora
Liria Bordinhao 2ª de 11 a 15 de maio LÍNGUA PORTUGUESA
DATA DA AULA: 04/05/2020
HORÁRIO: 14H00 às 14h40 (40 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: Aplicativo CMSP e TV Cultura Educação
PROFESSORES: Mauro Marcel e Mary Jacomini (Mediadora)
TEMA DA AULA: Texto Publicitário, Figuras de Linguagem,
conjunção e operadores argumentativos
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio
Habilidades do Currículo do Estado de
São Paulo:
Ø Relacionar – em
artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos
linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses
existentes na sociedade.
Objetivos da aula:
Analisar
os elementos constitutivos do gênero Anúncio Publicitário a partir das
atividades do Caderno do Aluno – Volume 1 – 1º Bimestre.
Conteúdo:
Ø Estrutura e elementos de um anúncio
publicitário;
Ø Análise de dois exemplos do gênero.
Para Início de
conversa...
Atualmente
muitos gêneros textuais circulam socialmente, cumprindo a tarefa de fazer
críticas, mostrar humor e ironia, satirizar, expor valores, ideias e
acontecimentos. Gêneros como charge, quadrinhos, memes e até mesmo o anúncio
publicitário cumprem muito bem esse papel.
Observe a imagem...
Agora responda no
caderno (página 93):
1. O que ele significa para você? Ela
traz alguma mensagem? Qual seria?
2. Por que as mãos estão atadas
3.
O verbo deletar é muito usado
na esfera virtual. Ele
tem o mesmo sentido na imagem?
tem o mesmo sentido na imagem?
4.
Que ideia deveria ser deletada?
5.
O que seria buscar novas conexões?
6. Por que o emprego do emoji
no lugar da vogal “o”?
7. Em tempos de pandemia, o uso
do celular se tornou fundamental; então qual é a mensagem que o anúncio quer
enfatizar?
Você sabia?
Ø O anúncio está relacionado a um vício
dos tempos modernos, o uso excessivo dos celulares.
Ø A Nomofobia é o medo irracional de
ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum
motivo, como a ausência de sinal, o término do pacote de dados ou a carga da
bateria.
Responda no caderno:
8. Você conhece alguém que não desgruda
do celular?
Conceito de Anúncio Publicitário
O anúncio
publicitário é um gênero textual cuja finalidade é promover um produto ou
uma idéia; é veiculado por diferentes meios de comunicação – as mídias
impressa, jornalística, radiofônica e virtual.
Uma das características desse gênero é o
convencimento do consumidor para a
compra de determinados produtos, serviços ou idéias.
Ø Importante: um anúncio publicitário, normalmente, faz parte de alguma campanha
para divulgar um produto ou idéia. Uma campanha
publicitária, portanto, reúne vários anúncios que circulam em diversas
mídias.
Assim, são utilizados várias ferramentas discursivas – recursos
expressivos – como o uso de imagens, de linguagem simples, de humor e ironia,
verbos no imperativo, que funcionam como aspectos
persuasivos.
Verbos no Imperativo
Busque outras conexões
Ø É importante observar pontos de vista a respeito do que o
anúncio publicitário vai propor.
Ø A criatividade
é essencial para a produção de textos na esfera publicitária, com a finalidade
de persuadir e/o convencer o leitor,
buscando a adesão a uma idéia ou à compra de um determinado produto.
Responda no caderno:
9. Você conseguiria dizer do que se trata
o anúncio apenas pela imagem?
Importante: Para entender os
conceitos de Oração coordenada Assindética e sindética, os as conjunções, assista a aula gravada no dia
08.05.2020, pelo site: https://www.pebsp.com/assista-as-aulas-gravadas-do-cmsp-gratuitamente/
BOM ESTUDO!!!
lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário