9 anoº A, B e C
Grafite
Alex Vallauri nasceu em 1949, na Etiópia. Veio para o Brasil por volta de 1965, fixando-se na Cidade de Santos. É considerado o pai do Grafite
no Brasil.
Começou a grafitar em 1978 em espaços públicos de várias cidades, como São Paulo e Nova Iorque. Trabalhou também com camisetas, broches e adesivos.
Ao participar da 18ª Bienal de Arte de São Paulo, com a obra A Festa na cassa da rainha do frango assado. Vallauri possibilitou que o grafite passasse a ser considerado Arte. Morreu em 1987, na cidade de São Paulo.
Curiosidade - Mapa da Etiópia
Grafite é um desenho feito em paredes, muros ou tapumes. Pode ser uma figura ou um conjunto de letras e palavras, com formas e significados alterados, ou seja, em vez do alfabeto
tradicional, as letras são quebradas e misturadas a setas, curvas, asas, olhos, pés, raios e outros elementos.
As palavras no grafite serve mais para serem vistas do que lidas.
Nas figuras, o grafiteiro pode usar inicialmente um molde chamado máscara e tinta spray. Principalmente quando o desenho tem uma repetição.
Depois ele coloca a arte própria, com as características que vai identifica-lo. Também fazem esboço com carvão direto no muro. Além do spray,
também podem usar rolinhos de espuma no molde e diretamente na pintura.
Não confunda Grafite com Pichação, que as vezes é uma frase de protesto político, mensagem de gangue ou um desrespeito ao espaço particular e/ou público, denegrindo-o.
A pichação começou nos anos 60 na França, nas Revoluções Estudantis, que rabiscavam as paredes contra o governo da época. E assim foi se espalhando pelo mundo.
A Lei Nº 12.408, de 25 de maio de 2011, separou o Grafite da Pichação, que na Lei anterior colocavam os dois como crime sob pena de detenção, e multa.
A partir deste momento o Grafite é aceito como arte! E não crime como a pichação é até hoje.
O Grafite já tem uma galeria de artistas respeitados, no Brasil e no mundo, e seu valor como Manifestação Artística. Muitos projetos apresentam resultados animadores de inclusão social e revelando grandes talentos.
Acrobatas (1982) - Alex Vallauri
Os Gêmeos
Crânio
Kobra
Alex Hornest (Onesto)
Nina Pandolfo
Nunca
Zezão
Binho Ribeiro
Nick Alive
Anarkia Boladona
Copie o texto e as questões no caderno. Não esquecer de fazer a margem de 1 cm.
1- Dos grafites apresentados acima, você mais gostou? Por quê?
2- Que sensação lhe causa?
3- Qual sua opinião sobre o Grafite?
4- Copiar com letra de forma a Canção “Gentileza”, de Marisa Monte, que foi composta ao poeta andarilho José Datrino. Ele escrevia seus poemas nos muros
da cidade do Rio de Janeiro e se tornou uma figura popular, apesar de ter sido preso por isso, mas as pessoas gostavam dele pelas mensagens positivas deixadas pela cidade.
Após copiar a letra, use-a como inspiração para fazer um desenho de Grafite no caderno, como se estivesse num muro, na casa, num prédio...
Não esqueçam de enviar para: e-mail: sheilafavero@prof.educacao.sp.gov.br
ou
Messenger: Sheila Favero
Nenhum comentário:
Postar um comentário