sexta-feira, 3 de julho de 2020

PROFº ANTONIO LUIZ - ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8º (C,D) PERIODO 29 A 03 DE JULHO


Professor: Antonio de Jesus Luiz
Disciplina: Geografia 8º (A e B).
Período: 29 a 03 de julho

ENVIAR: E-mail: antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br ou Blogger
Fico à disposição.


PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NAS AMÉRICAS


É um monumento com sete metros de altura, criado por Oscar Niemeyer e localizado no Memorial da América Latina, do qual é um dos principais símbolos.
“A obra remete ao sangue dos mártires latino-americanos que perderam sua vida em prol da liberdade no continente”.
No relevo da palma, há uma representação da América Latina, em vermelho.
Sobre a obra, disse Niemeyer: “’Suor, sangue e pobreza marcaram a história dessa América Latina tão desarticulada e oprimida’. Agora urge reajustá-la, uni-la, transformá-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz".

A Independência do Brasil compartilha com uma origem comum com a da América espanhola, uma vez que ambas foram acionadas pela invasão da Península Ibérica por Napoleão, em 1808.
Esses processos de independência dos países da América Latina são influenciados pelo clima político e intelectual do movimento Iluminista que ocorria na Europa e alcançou as classes mais ricas das colônias.

       Europa enfraquecida com a chamada “Era das Revoluções”.
       Colônias sentiram que seria a hora certa para lutar pela sua independência.
       Espanha tomada pelo Exército francês de Napoleão, que queria acabar com o intercâmbio comercial do Reino Unido, para que a França se tornasse a maior potência europeia.

Mapa do espaço espanhol na América em 1800




Processo de Independência
na América Espanhola
Os dois grupos sociais coloniais que se destacaram nos processos da independência espanhola foram os dois que tinham interesses e opostos nestes processos revolucionários: os espanhóis e os criollos.

Grupos sociais
Chapetones
Nascidos na Espanha, eram os mais favorecidos pela administração colonial; ocupavam os postos mais altos e eram muito fiéis à Coroa, de modo que lutaram contra as tentativas de independência.




Criollos
Eram filhos de espanhóis nascidos na América, que cuidavam da produção mercantil; os brancos, descendentes de espanhóis nascidos na colônia; os proprietários de grandes terras. 

Os povos indígenas
Submetidos à mita e à encomienda (“troca” de instrução cristã), especialmente que a tornava subordinada ao colonizador, pagando-lhes tributos e realizando serviços.



Simón Bolívar
Pertencia ao grupo dos criollos, e que por sua vez estava muito descontente com as condições impostas ao seu grupo. Bolívar nasceu na Venezuela, seus antepassados chegaram à Venezuela em 1548. Apesar de ter vivido boa parte de sua vida na Espanha e na França, ele era considerado criollo e, portanto, sem os privilégios dos chapetones.
São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Professor, 6º ano, vol. 2, p. 101.

Carta da Jamaica
Os americanos no sistema espanhol, que está em vigor, eu quero com mais força do que nunca, eles não ocupam outro lugar sociedade do que a dos próprios empregados para o trabalho, e quando mais do que simples consumidores; e ainda assim coagidos a restrições ofensivas; tais são as proibições de cultivo dos frutos da Europa, o estanco das produções que o Rei monopoliza; o impedimento das fábricas que a Península não possui; os privilégios exclusivos do comércio, até dos objetos de primeira necessidade, os entraves entre as províncias e províncias americanas, para que não tratem, ajustem nem negociem; enfim, você quer saber qual era o nosso destino? Os campos para cultivar o anil (...), o café, a cana, o cacau e o algodão; nos prados solitários para criar gado; nos desertos para caçar animais ferozes; as entranhas da terra para escavar o ouro que não pode saciar essa nação abrangente (...).
Kingston, 6 de setembro de 1815, Simón Bolívar, Tradução Profª Pamella de Paula da Silva Santos.

Barranquilla, 9 de novembro de 1830.
A S. Ex.ª General Juan José Flores Meu caro General: V. Ex.ª sabe que governei durante vinte anos e deles [do povo] obtive poucos resultados. 1º) A América é ingovernável para nós. 2º) Aquele que serve a uma revolução ara no mar. 3º) A única coisa que se pode fazer na América é emigrar. 4º) Este país cairá infalivelmente nas mãos da multidão desenfreada, para depois passar a tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças. 5º) Devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar. 6º) Se fosse possível para uma parte do mundo retornar ao caos primitivo, este seria o último período da América.
Simón Bolívar

ATIVIDADE

1)    Em relação à independência da América Espanhola, quais eram os interesses e temores dos chapetones e das elites criollas?

2)    Qual o significado da obra de Oscar Niemeyer, que está localizado no Memorial da América Latina. O que ele disse sobre sua obra?

3)    A qual grupo social pertencia Simón Bolívar?


5 comentários:

  1. professor pode mandar no dia 06/07?, eu só vi a atividade hoje

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  2. Olá!! Tudo Bem?
    Pode sim! Vamos participar!
    Aproveitando, convide a Stefany a participar também!
    Saudades de todas vocês.
    Cuidem-se toda a familia.

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  3. ok professor ja mandei e cuide-se bem

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  4. Olá! Tudo bem? Faltou as atividades do TERCEIRO (3), Bimestre.

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