segunda-feira, 4 de maio de 2020

História 6ºC - Prof. Diego

6º Ano C - Disciplina: História
Prof. Diego

Queridos(as) segue  o material para vocês. Alguns alunos já tem esse material, pois disponibilizei pelo WhatsApp.
Período: 8 Aulas (2 semanas) Data de Entrega: 18 de maio de 2020
Não aceito após essa data!

 Queridos(as)! Bom retorno as atividades não presenciais. Encaminho a vocês um roteiro de estudos suficiente  para aproximadamente 2 semanas de aula, são 8 aulas. Os textos deverão ser copiados no caderno com caneta azul ou preta. Caso queira, você pode imprimir o texto e colar em seu caderno.
As questões deverão ser enviadas por e-mail até o dia 18 de maio. Não aceito após essa data!
Caso alguém não tenha como enviar por e-mail, poderá entrega-lo de forma manuscrita na escola até a mesma data, porém, até às 15h00. Se for manuscrito, você deverá seguir as seguintes orientações: Em folha à parte e sem rebarba, coloque seu nome, nº e série. Use letra legível (que eu consiga entender). Use apenas caneta azul ou preta e a vermelha é apenas para o título e subtítulos.
O e-mail para ser entregue é: < diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br>.
Caso tenha alguma dúvida, me chame no WhatsApp de segunda à sexta-feira das 09h às 19h. (O número e o Whats são pessoais, por isso, tenha bom senso e não me chame aos finais de semana, feriados, antes ou após o horário acima). O número é 99466-2608.
Bons Estudos!

Bora estudar!

Conteúdo:  As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Habilidades do Currículo Paulista:
(EF 06 HI 03A) Identificar as hipóteses científicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua historicidade.
********************************************************************************************************
A Evolução do homem
            Uma das maiores preocupações dos seres humanos é a explicação sobre a origem da vida. Cada povo, cada religião buscam uma explicação diferente para a questão.
            No estudo da história, utiliza-se a teoria do cientista inglês Charles Darwin, conhecida como Teoria da Evolução das Espécies. Segundo  esta teoria, todos os animais e  todos os vegetais que existem hoje originaram-se de outros seres vivos primitivos que foram sofrendo mudanças ao longo dos tempos.

Os nossos antepassados
        Como já foi visto, há pouquíssimas informações comprovadas sobre o período anterior ao surgimento da escrita, e seu estudo depende muito do estudo dos fósseis. De acordo com estes estudos, o homem mais antigo já encontrado viveu  há cerca de 5 milhões de anos. Diferenciava-se dos demais animais por utilizar algum raciocínio ao executar suas tarefas e andar quase em pé.
            As espécies primitivas são classificadas de acordo com o formato do cérebro e conforme sua postura, ereta (em pé) ou não.
Veja a ilustração abaixo, que representa melhor a evolução do ser humano.
Os períodos da Pré-História
            Costuma-se dividir a Pré-História em períodos, de acordo com a evolução das técnicas e dos materiais utilizados pelo homem primitivo.

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
            É o período em que se estende desde o surgimento da espécie humana até por volta de 10.000 anos a.C. os homens viviam em pequenos grupos nômades, isto é, sem residência fixa. Dependiam da caça, da pesca e de alimentos colhidos da natureza, como frutas e raízes. Seus instrumentos eram feitos de madeira, ossos e principalmente de pedra. Nessa época  os homens conheciam técnicas especiais de lascar as pedras para fazer seus instrumentos. Durante o período paleolítico o homem também aprendeu a lidar com o fogo. Por causa de questões climáticas e de segurança, os homens viviam em abrigos naturais, como cavernas, por exemplo.
            Os homens do paleolítico deixaram muitos desenhos feitos a carvão e com tintas feitas de flores e folhas de vegetais.
            Esses desenhos são chamados de arte rupestre, e são geralmente encontrados em paredes das cavernas.
 Pintura rupestre

 Neolítico ou Idade da Pedra Polida
            É o período que se estende de cerca de 10.000 a.C. a aproximadamente 4.000 a.C. Nesse período, o homem passou a polir pedras, dando a elas o formato que desejava.
            O homem do período neolítico também passou a desenvolver, pouco a pouco, técnicas de agricultura e de criação de animais. Isso foi muito importante, pois, a partir  do momento em que  passou a plantar seus alimentos e a criar animais, o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário (possuir residência fixa), pois já não dependia somente daquilo que a natureza lhe oferecia e portanto não era mais necessário ficar viajando atrás de comida. Com os pelos dos animais e com algumas fibras, como o algodão, por exemplo, passou a fazer suas vestimentas.
            Nessa época, apareceram as primeiras aldeias e o homem passou a viver em comunidade, o que aumentou a sua necessidade por comunicação.
            Por volta de 4.000 a.C. surgem as primeiras formas de escrita.


Idade dos Metais
            É o período histórico que  se iniciou por volta de 4.000 a.C. Os homens passaram a utilizar metais para fazer objetos. Inicialmente foi utilizado o cobre. Da mistura do cobre com o estanho surgiu o bronze, que era um metal mais resistente e por isso foi utilizado na confecção de enfeites e armamentos.

Organização das comunidades primitivas
            Durante o período paleolítico, as tarefas na comunidade eram divididas de acordo com a idade e o sexo. Os homens caçavam e pescavam; as mulheres colhiam raízes e frutos junto com os mais jovens.
            Os homens viviam em grupos, geralmente de uma mesma família, sob a liderança do homem mais velho desse grupo familiar. Chamamos essa forma de organização de clã ou comunidade primitiva.
            Com o surgimento da agricultura e da criação dos animais, outras atividades também foram surgindo, e a divisão das tarefas passou a ser baseada nas habilidades das pessoas. Assim surgem os agricultores, os pastores (que cuidavam dos animais), os tecelões (que cuidavam da confecção das roupas) entre outras funções diferentes.
            Aos poucos foram surgindo líderes, geralmente “chefes de família”, que comandavam seus familiares e coordenavam o uso da terra e dos instrumentos agrícolas. Nesse período surgiram também as trocas, normalmente realizadas por povos de uma mesma região.
            A disputa por terras mais férteis e mais seguras fez com que as comunidades (em geral grandes grupos familiares) se unissem, formando as primeiras tribos. A união de diversas tribos formou as primeiras cidades e então a organização da sociedade se tornou mais complicada.



A evolução do neoítico: a agricultura

Glossário
Climáticas: relativas ao clima.
Férteis: (plural de fértil): terras apropriadas para a agricultura.
Fósseis: restos de formas de vida que ficam presas por longo período em determinados tipos de rochas.
Fundiam: derretiam.
Primitivos: dos primeiros tempos.
Rupestre: gravada (inscrita) em rocha.

AGORA É COM VOCÊ!

Atividades para Nota
Enviar por e-mail até o dia 18/05/2020 por e-mail. – Perguntas e respostas deverão ser enviadas. Não aceito após essa data.

1. Assinale a alternativa que apresenta corretamente ordem dos acontecimentos.
a. (   ) Idade dos Metais, Paleolítico, Idade da Pedra Polida.
b. (   ) Idade da Pedra Lascada, Paleolítico, Neolítico.
c. (   ) Paleolítico, Neolítico, Idade dos Metais.
d. (   ) Idade dos Metais, Neolítico, Paleolítico.

2. As comunidades primitivas se organizaram em razão de:
a. (   ) trabalho de caça, e posteriormente a agricultura.
b. (   ) comércio com outros povos.
c. (   ) diversas famílias diferentes do Oriente.
d. (   ) caça animal apenas.

3. Os primeiros metais utilizados pelo homem foram:
a. (   ) ouro, prata e bronze.
b. (   ) cobre, ouro e diamantes.
c. (   ) estanho, cobre e bronze.
d. (   ) alumínio, cobre e bronze.

4. Como uma das principais características do Período Neolítico temos:
a. (   )  conhecimento das técnicas agrícolas.
b. (   ) utilização do bronze.
c. (   ) não conheciam o fogo.
d. (   ) não criavam animais.

5. Como uma das principais características do período paleolítico temos:
a. (   ) fundição do cobre.
b. (   ) uso da enxada.
c. (   )conhecimento do fogo.
d. (   ) conhecimento da escrita.

6. A ideia de que o homem e o macaco têm antepassados comuns é uma afirmativa relacionadas com:
a. (   ) A teoria da criação do mundo.
b. (   ) Adão e Eva
c. (   ) O surgimento dos animais.
d. (   ) A Teoria da Evolução das Espécies.

7. Assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
a. (   )Durante o Período da Pedra Lascada, havia divisão de tarefas de acordo com o sexo e a idade.
b. (   ) Durante o Período da Pedra Polida, o trabalho passou a ser dividido conforme habilidade de cada um.
c. (   ) O surgimento da agricultura incentivou o aparecimento dos primeiros líderes.

8. Relacione a coluna da esquerda com a da direita.
a. Características do Paleolítico  (    ) Povos nômades, não conheciam a agricultura, dependiam da colheita e da caça.
b. Características do Neolítico   (   ) fundiam metais para fazer artefatos de caça e uso doméstico.
c. Características da Idade dos Metais (   ) Passaram a ser sedentários, conheciam agricultura e criavam animais.

9. Assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
a. (     )  O cientista Charles Darwin desenvolveu a Teoria da Evolução das espécies.
b. (     ) As espécies primitivas  evoluíram lentamente.
c. (     ) O homem primitivo era igual ao homem atual.
d. (     ) As espécies primitivas são classificadas de acordo com o tamanho do cérebro e postura.

10. O que é Pré-História?

Nenhum comentário:

Postar um comentário