quinta-feira, 7 de maio de 2020

Profª Elaine Cristina - Língua Portuguesa - 9º anos A, B e C - Roteiro da aula online

Caros(as) alunos(as), boa noite!

       Segue, abaixo, o roteiro da aula na data de hoje, bem como a orientação para que vocês desenvolvam a atividade referente a esta aula.
Não esqueçam de:
- Ler e compreender o roteiro da aula;
- Registrar as respostas das atividade no CADERNO;
- Colocar a data da atividade;
- A devolutiva das atividades propostas aqui, serão corrigidas e discutidas no retorno das aulas presenciais.
- A atividade na íntegra (com ilustração) está no google sala de aula.
- A primeira parte da aula foi sugerida como atividade em 19/03/2020.

LÍNGUA PORTUGUESA
DATA DA AULA: 07/05/2020
HORÁRIO: 14H00 às 14h45(45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: Aplicativo CMSP e TV Cultura Educação
PROFESSORES: Mauro e Kátia Mattiazzo (Mediadora)
TEMA DA AULA: Variação Linguística – Preconceito Linguístico
ETAPA DE ENSINO: 9º ano
Habilidades do Curriculo do Estado de São Paulo: EF69LP56 – Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.

Objetivos da aula:
Ø  Reconhecer as variedades da língua em seu contexto histórico, geográfico ou sociocultural;
Ø  Valorizar os aspectos do repertório lingüístico e cultural do Brasil;
Ø  Explorar as variedades da língua e o preconceito lingüístico em uma situação de comunicação.

Percebeu como na frase usada na introdução da nossa aula, mostra uma forma de se comunicar? Pois bem, nossa Língua Portuguesa é composta por variedades lingüísticas que possibilitam que um determinado grupo de pessoas consiga se comunicar, se entender e se compreender, o que mostra o caráter social da língua.
Vamos ver o que a imagem a seguir nos permite descobrir...

Vamos analisar o meme?
Vamos analisar as duas palavras que se repetem:

Ovino
              } Elas são iguais no sentido/significado de comunicação?
Ovino
Qual o significado da palavra “musga”?
De acordo com a classe gramatical, podemos afirmar que “ovino” (escrito em preto é um substantivo (ovelha,carneiro) e “ovino” (escrito em vermelho) é verbo. Já sabemos que musga é música...



Agora responda:
1.    Quais elementos presentes no meme comprovam isso?
2.    Se mudássemos a imagem do animal por um outro qualquer, mudaria o sentido do contexto pretendido? Por quê?
3.    Quais palavras que aparecem no meme podemos dizer que saio referentes à linguagem oral?
4.    Qual é a palavra que pertence à linguagem formal?
5.    Você acredita que o autor cometeu algum tipo de erro? Por quê?
6.    È incorreto usar esse tipo de expressão?
7.    Em qual contexto de uso, no texto escrito, a expressão pode ser usada e em qual não pode? Por quê?
8.    O ato de tirar sarro de alguém que utilize a expressão sugerida no meme, ou mesmo considerar que ela não possua conhecimento, é preconceito? Se sim, de que tipo?

E essas expressões você conhece?











Texto explicativo em elipse: ...meu passe foi de 5º  para para 10kk
Texto explicativo em elipse: ...demorô

Texto explicativo em elipse:      ...é nós



São diferentes formas de comunicação dependendo da classe e do grupo social.
9.    Você também possui uma maneira de falar quando está em casa, na escola (com os professores) e com os colegas?
10.  Escreva, no mínimo 5 (cinco) palavras representem a sua maneira de falar

...E algumas expressões que são referentes à variação situacional.  






Texto explicativo em elipse: Naum eh verdade, mãe!

Texto explicativo em elipse: Filha, você está  tempo demais neste celular

 









Observe como as diferentes formas a língua são aplicadas em situações diferentes.
11.  Quais expressões você também usa?

...E claro, as variações das diferentes regiões do nosso país (variação geográfica)
Mexerica – Bergamota – Tangerina
Macaxeira - Mandioca

Enfim, para encerrar nossa aula, vamos ler um conto que traz uma linguagem predominante de variedade lingüística.

       Conta-se por aquelas bandas que um moço vindo dos países dos estrangeiros, resolveu ir ter com o seu irmão no sertão mineiro, pois a saudade já era maior que tudo que poderia alguém imaginar.  
̶ O pai sempre toca pra nóis...Ele contou que você toca em muitos lugares longe daqui então toca pra gente?
       Ele pensou no que poderia tocar, pegou a viola e falou:
̶  Vou tocar para vocês “Summer in the city” de Sebastian Bach.
       E com a viola tocou de forma explendorosa!
       Quando terminou , percebeu que seus sobrinhos ouviram, mas não se animaram, nem entenderam.   Foi quando seu irmão o aplaudiu e falou:
̶  Acho que os “muleque” não entenderam muito não, Toca outra mais animada.
       Então, ele pensou...pensou e disse:
̶  Uma vez eu toquei “Sonata ao luar” de Beethoven.
E encantadoramente, na viola, tocou a música e novamente a garotada continuava a olhar para ele sem ficar animada. Quando terminou, o sobrinho menor falou:
̶ Tá bão, tio, agora toca um trem bão pra gente arrastá o pé.

Márcia Corrales – Equipe Técnicade Língua Portuguesa
 BOM ESTUDO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário