Segue, abaixo, o roteiro da aula na data de hoje, bem como a orientação
para que vocês desenvolvam a atividade referente a esta aula.
Não esqueçam de:
- Ler e compreender o roteiro da aula;
- Registrar as respostas das atividade no CADERNO;
- Colocar a data da atividade;
- A devolutiva das atividades propostas aqui, serão corrigidas e discutidas no retorno das aulas presenciais.
- A atividade na íntegra (com ilustração) está no google sala de aula.
- A primeira parte da aula foi sugerida como atividade em 19/03/2020.
Márcia Corrales – Equipe Técnicade Língua Portuguesa
- A atividade na íntegra (com ilustração) está no google sala de aula.
- A primeira parte da aula foi sugerida como atividade em 19/03/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA
DATA DA AULA: 07/05/2020
HORÁRIO: 14H00 às 14h45(45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: Aplicativo CMSP e TV Cultura Educação
PROFESSORES: Mauro e Kátia Mattiazzo (Mediadora)
TEMA DA AULA: Variação Linguística – Preconceito
Linguístico
ETAPA DE ENSINO: 9º ano
Habilidades do Curriculo do Estado de
São Paulo: EF69LP56 –
Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita
em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação
de produção e as características do gênero.
Objetivos
da aula:
Ø Reconhecer as variedades da língua em
seu contexto histórico, geográfico ou sociocultural;
Ø Valorizar os aspectos do repertório
lingüístico e cultural do Brasil;
Ø Explorar as variedades da língua e o
preconceito lingüístico em uma situação de comunicação.
Percebeu
como na frase usada na introdução da
nossa aula, mostra uma forma de se comunicar? Pois bem, nossa Língua
Portuguesa é composta por variedades lingüísticas que possibilitam que um
determinado grupo de pessoas consiga se comunicar, se entender e se
compreender, o que mostra o caráter social da língua.
Vamos ver o que a imagem a seguir nos
permite descobrir...
Vamos analisar o meme?
Vamos
analisar as duas palavras que se repetem:
Ovino
} Elas são iguais no
sentido/significado de comunicação?
Ovino
Qual
o significado da palavra “musga”?
De
acordo com a classe gramatical, podemos afirmar que “ovino” (escrito em preto é
um substantivo (ovelha,carneiro) e “ovino” (escrito em vermelho) é verbo. Já
sabemos que musga é música...
Agora responda:
1. Quais elementos presentes no meme
comprovam isso?
2. Se mudássemos a imagem do animal por
um outro qualquer, mudaria o sentido do contexto pretendido? Por quê?
3. Quais palavras que aparecem no meme
podemos dizer que saio referentes à linguagem oral?
4. Qual é a palavra que pertence à
linguagem formal?
5. Você acredita que o autor cometeu
algum tipo de erro? Por quê?
6. È incorreto usar esse tipo de
expressão?
7. Em qual contexto de uso, no texto
escrito, a expressão pode ser usada e em qual não pode? Por quê?
8. O ato de tirar sarro de alguém que utilize
a expressão sugerida no meme, ou mesmo considerar que ela não possua
conhecimento, é preconceito? Se sim, de que tipo?
E
essas expressões você conhece?
São diferentes formas de comunicação dependendo
da classe e do grupo social.
9. Você também possui uma maneira de
falar quando está em casa, na escola (com os professores) e com os colegas?
10. Escreva, no mínimo 5 (cinco) palavras representem
a sua maneira de falar
...E algumas expressões que são
referentes à variação situacional.
Observe como as diferentes formas a
língua são aplicadas em situações diferentes.
11. Quais expressões você também usa?
...E claro, as variações das
diferentes regiões do nosso país (variação geográfica)
Mexerica
– Bergamota – Tangerina
Macaxeira
- Mandioca
Enfim,
para encerrar nossa aula, vamos ler um conto que traz uma linguagem
predominante de variedade lingüística.
Conta-se por aquelas bandas que um moço vindo
dos países dos estrangeiros, resolveu ir ter com o seu irmão no sertão mineiro,
pois a saudade já era maior que tudo que poderia alguém imaginar.
̶
O pai sempre toca pra nóis...Ele contou
que você toca em muitos lugares longe daqui então toca pra gente?
Ele pensou no que poderia tocar, pegou a
viola e falou:
̶ Vou tocar para vocês “Summer in the city” de
Sebastian Bach.
E com a viola tocou de forma
explendorosa!
Quando terminou , percebeu que seus sobrinhos
ouviram, mas não se animaram, nem entenderam. Foi quando seu irmão o aplaudiu e falou:
̶
Acho que os “muleque” não entenderam muito não, Toca outra mais animada.
Então, ele pensou...pensou e disse:
̶
Uma vez eu toquei “Sonata ao luar” de
Beethoven.
E
encantadoramente, na viola, tocou a música e novamente a garotada continuava a
olhar para ele sem ficar animada. Quando terminou, o sobrinho menor falou:
̶
Tá bão, tio, agora toca um trem bão pra gente arrastá o pé.
BOM ESTUDO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário