quinta-feira, 7 de maio de 2020

Projeto de Vida -9º Ano A/B/C - Prof. Diego

ROTEIRO DE ESTUDOS EM CASA

Disciplina: Projeto de Vida
Ano/Turmas: 9º Ano A/B/C
Professor: Diego
Período para a realização das atividades: 4 Aulas (duas semanas)
Título: Minha evolução na linha do tempo e Retrovisor
Competências Socionacionais: Empatia, Foco e imaginação criativa.
Assertividade, empatia, confiança, foco, determinação e persistência.
Referências: Caderno do Professor e caderno do aluno do São Paulo Faz Escola
Data de entrega: 21/05/2020 no e-mail: diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br
NÃO ACEITO APÓS ESSA DATA
Olá! Como vão vocês? E a família? Espero que esteja tudo bem!
Após uma pausa, estamos retomando nosso conteúdo de Projeto de Vida do 9º ano.
Vamos agora fazer duas atividades que se encontram no caderno do aluno. Você tem o prazo de duas semanas para fazer essas atividades. Semana que vem eu irei postar mais atividades para mais duas semanas. É muito importante que você faça essas atividades para garantir a sua frequência e notas do primeiro bimestre.
Qualquer dúvida é só me chamar.
Até mais!

MINHA EVOLUÇÃO NA LINHA DO TEMPO
A ideia é que você reflita sobre como o seu passado contribuiu para você chegar até aqui, no presente. Quem foram as pessoas mais importantes na sua caminhada? E os lugares? Quais acontecimentos mudaram seu caminho? O que você fez para se aproximar dos seus sonhos? Preencha a tabela a seguir e compare as respostas pensando em como você era há três anos, no começo do 6º ano, e hoje, quando você inicia o 9º.


Como eu me transformei?


Há três anos...
Hoje...
Eu mesmo(a)
Como você se enxerga, o que mais gosta em você, o que ainda quer melhorar, o que espera do futuro.






FAMÍLIA
Como é a sua relação com a sua família, qual o papel que ela tem na  sua vida.


ESCOLA
Como é sua relação com sua escola, quais as aulas que mais gosta, quais acha mais difícil, como é sua relação com os professores e colegas.





CIDADE
Como você se relaciona com a sua cidade, quais regiões e bairros conhece, se tem o hábito de transitar por seus espaços e como faz isso (a pé, de carro, transporte público etc.) e com quem (sozinho ou acompanhado).



Agora responda às questões:

1.    Quais foram os pontos nos quais eu mais mudei?
2.    O que aprendi sobre mim mesmo(a), ou quais características reconheci a meu respeito, que antes não prestava muita atenção?

ATIVIDADE 2

RETROVISOR
EU E OS COMPONENTES CURRICULARES

A vida de estudante não é fácil – são muitos conhecimentos que precisamos aprender! E mesmo sabendo que eles são importantes para a nossa formação, às vezes gostamos mais de algumas disciplinas que de outras, ou nos saímos melhor em certos componentes curriculares, deixando um pouco a desejar em relação a outros. Mas isso não é um problema quando se tem em  mente  que  há  maneiras  de  correr  atrás  do  conhecimento,  estudar  e  pesquisar  para  se  apropriar  cada  vez  mais  de  todas  oportunidades  oferecidas  na  escola!  O  primeiro  passo  para  isso, é identificar qual a sua relação com cada componente curricular! No quadro a seguir, avalie, de 5 a 1, as questões indicadas:

5 – Amo / Ótimo / Demais         4 – Gosto / Bom / Muito    3 –  Tanto faz / Médio / Razoável   2 – Tolero / Ruim / Pouco       1 – Odeio / Péssimo / Muito pouco


Em relação ao gosto pelo componente, eu...
Eu compreendo os conteúdos?
Consigo me concentrar?
Minha dedicação (em sala e fora de sala) é ...
Minhas notas são...
Total
Língua Portuguesa






Arte






Educação Física






Língua Inglesa






Matemática






Ciência






Geografia






História






Eletivas






Tecnologia e Inovação






Projeto de Vida







Resultado!
Entre 18 e 25: Está beleza, mas pode ficar ainda melhor!
Entre 15 e 17: Estou na média, preciso me dedicar para ficar beleza.
Entre 05 e 14: Crítico. Preciso melhorar muito!

Você  já  parou  para  pensar  em  quanta  coisa  importante  você  aprende  diariamente  na  escola? Se você prestar atenção, vai reparar que, todo dia, há algum tema, conversa, exercício ou troca que te ajuda a saber mais sobre as pessoas com quem convive, sobre seu bairro, sua história ou sobre como chegar mais perto do seu sonho, por exemplo. Quer ver como isso é verdade? No quadro abaixo, indique pelo menos algo que aprendeu em cada componente que você considere essencial para sua vida e explique porque este ponto é tão relevante. Por exemplo: essa aula permitiu que você entendesse melhor aspectos do seu cotidiano e da cidade em que vive? Te ajudou a desenvolver competências? Tem a ver com a área  profissional  que  você  pretende  seguir  no  futuro?  Te  conectou  com  pessoas  importantes  para a sua vida?


Língua Portuguesa



Arte



Educação Física



Língua Inglesa



Ciências



Geografia



História



Tecnologia



Eletivas



Projeto de Vida





Nenhum comentário:

Postar um comentário