ROTEIRO DE ESTUDOS EM
CASA
Disciplina: Projeto de Vida
Ano/Turmas: 9º Ano A/B/C
Professor: Diego
Período para a realização das atividades: 4 Aulas (duas
semanas)
Título: Minha evolução na linha do tempo e Retrovisor
Competências Socionacionais: Empatia, Foco e imaginação
criativa.
Assertividade, empatia, confiança, foco,
determinação e persistência.
Referências: Caderno do Professor e caderno do aluno
do São Paulo Faz Escola
Data de entrega: 21/05/2020 no e-mail: diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br
NÃO ACEITO APÓS ESSA DATA
Olá! Como vão vocês? E a família? Espero que
esteja tudo bem!
Após
uma pausa, estamos retomando nosso conteúdo de Projeto de Vida do 9º ano.
Vamos
agora fazer duas atividades que se encontram no caderno do aluno. Você tem o
prazo de duas semanas para fazer essas atividades. Semana que vem eu irei
postar mais atividades para mais duas semanas. É muito importante que você faça
essas atividades para garantir a sua frequência e notas do primeiro bimestre.
Qualquer
dúvida é só me chamar.
Até
mais!
MINHA EVOLUÇÃO NA LINHA
DO TEMPO
A ideia é que você reflita sobre como o seu passado contribuiu para
você chegar até aqui, no presente. Quem foram as pessoas mais importantes na sua
caminhada? E os lugares? Quais acontecimentos mudaram seu caminho? O que você
fez para se aproximar dos seus sonhos? Preencha a tabela a seguir e compare as
respostas pensando em como você era há três anos, no começo do 6º ano, e hoje, quando você
inicia o 9º.
|
Como
eu me transformei?
|
|
|
Há
três anos...
|
Hoje...
|
Eu
mesmo(a)
Como você se enxerga, o que mais gosta em você, o que ainda quer melhorar, o que espera do futuro.
|
|
|
FAMÍLIA
Como é a sua relação com a sua família, qual o papel que ela tem na sua vida.
|
|
|
ESCOLA
Como é sua relação com sua escola, quais as aulas que mais gosta, quais acha mais difícil, como é sua relação com os professores e colegas.
|
|
|
CIDADE
Como você se relaciona com a sua cidade, quais regiões e bairros conhece, se tem o hábito de transitar por seus espaços e como faz isso (a pé, de carro, transporte público etc.) e com quem (sozinho ou acompanhado).
|
|
|
Agora
responda às questões:
1. Quais foram os pontos nos quais eu mais mudei?
2. O que aprendi sobre mim mesmo(a), ou quais
características reconheci a meu respeito, que antes não prestava muita atenção?
ATIVIDADE 2
RETROVISOR
EU E OS COMPONENTES CURRICULARES
A vida de estudante não é fácil – são muitos conhecimentos que
precisamos aprender! E mesmo sabendo que eles são importantes para a nossa formação,
às vezes gostamos mais de algumas disciplinas que de outras, ou nos saímos
melhor em certos componentes curriculares, deixando um pouco a desejar em relação a outros.
Mas isso não é um problema quando se tem em
mente que há
maneiras de correr
atrás do conhecimento,
estudar e pesquisar
para se apropriar
cada vez mais
de todas oportunidades
oferecidas na escola!
O primeiro passo
para isso, é identificar qual a sua relação com cada
componente curricular! No quadro a seguir, avalie, de 5 a 1, as questões indicadas:
5 – Amo / Ótimo / Demais 4 –
Gosto / Bom / Muito 3 – Tanto faz / Médio / Razoável 2 –
Tolero / Ruim / Pouco 1 – Odeio /
Péssimo / Muito pouco
Em relação ao gosto pelo componente, eu...
|
Eu compreendo os conteúdos?
|
Consigo me concentrar?
|
Minha dedicação (em sala e fora de sala) é ...
|
Minhas notas são...
|
Total
|
|||||||
Língua Portuguesa
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Arte
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Educação
Física
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Língua
Inglesa
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Matemática
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Ciência
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Geografia
|
|
|
|
|
|
|
||||||
História
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Eletivas
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Tecnologia
e Inovação
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Projeto
de Vida
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Resultado!
Entre 18 e 25: Está
beleza, mas pode ficar ainda melhor!
Entre 15 e 17: Estou
na média, preciso me dedicar para ficar beleza.
Entre 05 e 14:
Crítico. Preciso melhorar muito!
Você já
parou para pensar
em quanta coisa
importante você aprende
diariamente na escola? Se você prestar atenção, vai reparar que,
todo dia, há algum tema, conversa, exercício ou troca que te ajuda a saber mais sobre as
pessoas com quem convive, sobre seu bairro, sua história ou sobre como chegar mais perto do seu
sonho, por exemplo. Quer ver como isso é verdade? No quadro abaixo, indique pelo
menos algo que aprendeu em cada componente que você considere essencial para sua vida
e explique porque este ponto é tão relevante. Por exemplo: essa aula permitiu que você
entendesse melhor aspectos do seu cotidiano e da cidade em que vive? Te ajudou a
desenvolver competências? Tem a ver com a área
profissional que você
pretende seguir no
futuro? Te conectou
com pessoas importantes para a sua vida?
Língua
Portuguesa
|
|
Arte
|
|
Educação
Física
|
|
Língua
Inglesa
|
|
Ciências
|
|
Geografia
|
|
História
|
|
Tecnologia
|
|
Eletivas
|
|
Projeto
de Vida
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário