Orientações:
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br
Ø Evite
escassez de informações nas respostas.
Ø Use a internet como material de apoio e pesquisa. Desenvolver as
atividades a partir de suas ideias é mais relevante para o seu crescimento
pessoal e profissional do que copiar textos do Google. Pense nisso!!
Ø Caso
não tenha entendido sobre a “entrega ou devolutiva” entre em contato pelo
e-mail acima citado.
Ø
A
avaliação se dará de forma contínua a partir da devolutiva do aluno.
Ø Aula
alinhada com a transmissão do Centro de Mídias
Ø Fiquem
atentos as aulas no aplicativo CMSP e no canal 2.3 Cultura Educação
Ø Ler
com atenção todas as atividades e desenvolvê-las em seu caderno de classe,
folhas de almaço ou portifólio.
Ø Caso
tenha dúvidas acerca das atividades enviadas, entre em contato através do
e-mail disponibilizado pelo professor.
Ø Enviar
as atividades com clareza e nitidez.
(nome, Número, Série e Turma)
Roteiro de Estudos – de 13/07 a 17/07
Será postado aqui no blog 3 atividades
e material complementar de apoio aos seus estudos.
Atividade 1
Faça uma pesquisa relevante sobe a
biografia de Carlos Drummond de Andrade.
Relato Pessoal – Segue Texto e Atividade
Interpretativa
RELATO PESSOAL: COMO
COMECEI A ESCREVER
Carlos Drummond de
Andrade
Aí
por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior
do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo
jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a
mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler
o papel transformado em mingau.
Papai
era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia
fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o
mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui
para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era
preciso conquistar.
Durante
o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de
nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto
por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que
ia adquirindo do poder de expressão contido nos sinais reunidos em palavras.
Daí por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu
percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da professora me
animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas
coisas estava germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas
e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de
conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.
Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e
impressões. Na mesa do café-sentado (pois tomava-se café sentado nos bares, e
podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do
bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também
sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade
e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que
não desfrutam desse tipo de amizade crítica.
Atividade 2
Após a leitura
responda às questões abaixo:
1ª) Qual o objetivo do relato pessoal?
2ª) Como Carlos Drummond descreve o
lugar onde vivia em 1910?
3ª) O que significa a expressão “chovia
a potes”?
4ª) Como as notícias chegavam à
população?
5ª) O que para o autor era o suplemento
de domingo? Justifique sua resposta.
6ª) Localize um trecho em que
revela que o autor ainda não sabia ler.
7ª) Por que Carlos tinha um pouco de
conhecimento da leitura quando foi para a escola?
8ª) Que atividades na escola
contribuíram para o sucesso da personagem na leitura?
9ª) O que motivou Carlos Drummond a
continuar ler e escrever?
10ª) Por que para o autor, conhecer
outros rapazes que gostavam de ler e escrever foi sorte para ele?
11ª) Qual foi a consequência da amizade
com os rapazes que conheceu?
12ª) Carlos disse que tem pena dos
jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica, o que ele quis
dizer com isso?
Bons estudos!!
Cuidem-se!!
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