ALUNOS 9º ANO A, B e C
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR:
O APÓLOGO DE MACHADO DE ASSIS
DEVOLUTIVA ATÉ 05.09 PELO E-MAIL CELINALANZETTI@GMAIL.COM
PESQUISAR O TEXTO EM PORTUGUÊS, REALIZAR A LEITURA E RESPONDER AS
QUESTÕES ABAIXO:
1. Na relação abaixo algumas palavras que estão escritas em maiúsculas, no início da linha, vêm
seguidas de várias outras em minúsculas. Você deve sublinhar, dentre as minúsculas, aquela que
é sinônima da primeira, de acordo com o sentido do texto e escrevê-la em inglês.
Exemplo:
APÓLOGO - diálogo – ensinamento - fábula – apóstolo – resumo
Inglês: teaching
A) AR – vento, clima, fisionomia, ambiente
B) FINGIR – aparentar, descobrir, mostrar, encobrir
C) ORGULHOSA – soberba, modesta, suspeita, ambiciosa
D) SUBALTERNO – subordinado, superior, principal, empregado
E) OBSCURO - claro, ignorado, principal, raro
F) INFIMO – supremo, sumo, infinito, inferior
G) GALGO - cão de caça, delgado, lebre, perdiz
H) DIANA - mulher, divina, deusa da caça,
I) IGNORA – imagina, sabe, conhece, desconhece
2. Escolha dentre as frases abaixo, a que encerra melhor ensinamento do conto em sua opinião e a
transcreva para o inglês.
a) ( ) não devemos vangloriar-nos, sobretudo, com as pessoas que nos ajudam
b) ( ) a soberba pode levar-nos a maus resultados
c) ( ) todo trabalho resulta de esforços conjugados.
d) ( ) têm valor todos que executam bem a tarefa que lhes cabe.
3. Transcreva para o inglês os trechos abaixo, respeitando o sentido do texto.
a) ”para dar a isto uma cor poética”
b) “̶ Também tenho servido de agulha a muita linha ordinária”
c) A agulha faz o papel subalterno e ínfimo.
d) “Anda, aprende tola.”
e) “ Deixe-me, senhora.”
f) “Por que lhe digo que está com um ar insuportável.”
g) “...diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa”
h) “ Contei esta história a um professor de melancolia.”
i) “ Mas um alfinete...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário