segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ELETIVA - 9 B e C - TURISMO - ATIVIDADE SEMANAL -31/08/20 A 04/09/20 - H

 ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

PLANO SEMANAL DE ATIVIDADES A DISTÂNCIA

  1. PROFESSOR

FLAVIA ALESSANDRA COELHO DA SILVA

2.      TURMA

9 B e C

 

 

  1. DISCIPLINA: ELETIVAS

TEMA:   TURISMO CULTURAL

DATA DE  ENTREGA

09/10/2020 

  1. ATIVIDADES

 

H – ATIVIDADES

        CONTEXTUALIZAÇÃO

 PROJETO

Plano, programa e projeto. Qual a diferença? Antes de começarmos a estudar a estrutura de um plano municipal de desenvolvimento turístico é preciso entender o que é um plano.

Plano é o resultado de um processo de planejamento, é um documento contendo todas as ações necessárias para atingir um objetivo preestabelecido, em função do processo de planejamento.

Um plano, geralmente, se refere ao sistema como um todo, ou seja, o sistema turístico com todos os elementos que interferem no seu desenvolvimento. Esses elementos envolvem aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais que interferem no desenvolvimento do turismo. Além disso, é preciso conhecer a qualidade e a quantidade dos elementos que formam a oferta turística, com seus atrativos, equipamentos e serviços turísticos e infraestrutura. É preciso, ainda, analisar as empresas de turismo, os órgão do governo, as leis e as normas para o desenvolvimento do turismo. O plano, desta forma, abrange todas as variáveis que influenciam no desenvolvimento do turismo em uma localidade ou em uma empresa.

Assim, os planos estão diretamente relacionados ao planejamento estratégico (assunto estudado na Aula 3). Por ser bastante amplo, o plano não contém um detalhamento das ações a serem desenvolvidas. Esse detalhamento será feito nos programas e projetos que fazem parte de um plano.

 E um programa, o que seria? Programa é o conjunto de ações setoriais necessárias para a implantação dos planos. Dedica-se a uma área do sistema. Considerando a atividade turística, devemos entender que:

 • um plano de desenvolvimento turístico de uma localidade deve conter vários programas (programa de marketing, programa de capacitação, programa de estruturação dos atrativos etc.);

 • cada programa é composto por um conjunto de projetos.

 Dessa forma, os programas estão relacionados com o planejamento tático, pois referem-se sempre a um setor específico dentro de um plano mais geral.

 Por fim, vamos compreender o que significa projeto e sua importância dentro dos planos turísticos.

De acordo com Molina, “um programa é composto por uma série de projetos que guardam estreita relação entre si, e que em conjunto vão converter em realidade os objetivos e metas do plano”. (1997 apud DIAS, 2003, p.98)

 Assim, um projeto é um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, para alcançar objetivos específicos. Ou seja, os projetos são o meio mais direto pelo qual os objetivos específicos de cada programa se concretizam ou se materializam (DIAS, 2003).

 Deve-se destacar que um projeto é, portanto, a menor unidade de planejamento e envolve um detalhamento das intervenções propostas pelo plano (BARRETO, 2002).

 Portanto, um projeto se detém mais no detalhamento das ações selecionadas para serem implementadas dentro do plano. Ele é parte integrante de um programa, orientado para temáticas específicas, onde cada uma das ações será detalhada de forma minuciosa.

Dentro de um programa de marketing, por exemplo, podemos ter um projeto para cria Dentro de um programa de capacitação, podemos citar um projeto de um curso de capacitação do setor hoteleiro em uma determinada cidade. Neste projeto deverão estar descritos todos os passos para a realização deste curso.

Percebe-se, portanto, que o projeto está diretamente relacionado com o planejamento operacional, pois diz respeito à execução de ações específicas dentro de um programa setorial.

 REFLEXÃO

A - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 – Plano

2 – Programa

3 – Projeto


 ( ) Refere-se a um setor específico.

 ( ) Diz respeito ao desenvolvimento do turismo em um município.

 ( ) Está relacionado ao detalhamento de ações específicas.

 ( ) Relaciona-se com o planejamento estratégico.

 ( ) Relaciona-se com a descrição das ações necessárias para a criação de uma agência de turismo receptivo em um município.

 ( ) Relaciona-se com o planejamento tático.

 ( ) Diz respeito ao sistema como um todo.

 ( ) Relaciona-se com o planejamento operacional.

 ( ) Refere-se à melhoria dos equipamentos e serviços turísticos do município.

 

 

5.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

1

6.      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

31/08/2020 a 04/09/2020

7.       PROFESSOR

FLAVIA ALESSANDRA COELHO DA SILVA

8.      VALIDADO EM ____/_____/2020

 

 

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