quinta-feira, 1 de outubro de 2020

HISTÓRIA 3º A - PROFESSORA REGINA LINO

 OBSERVAÇÃO: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES PODEM SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL: reginalino@professor.educacao.sp.gov.br

TEMA: “REPÚBLICA E DEMOCRACIA NO BRASIL (1945-1964)”.

OLÁ ALUNO!

NESTA SEMANA IREMOS ESTUDAR O PERÍODO HISTÓRICO QUE VAI DE 1945 A 1964, NESTE PERÍODO O BRASIL VIVEU UMA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA, MAS TAMBÉM FOI UM PERÍODO MARCADO PELO POPULISMO (PALAVRA USADA PARA SE REFERIR A POLÍTICA DE CERTOS GOVERNANTES QUE CRIAM UM VÍNCULO COM O POVO POR MEIO DE MEDIDAS QUE PARECEM REPRESENTAR OS INTERESSES POPULARES).

NESTA ATIVIDADE É IMPORTANTE ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MÍDIAS, DO DIA 09 DE SETEMBRO, QUE TRATA DESTE TEMA, POIS ESTAMOS ABORDANDO UM LONGO E CONTURBADO PERÍODO DA HISTÓRIA DO BRASIL. DEIXAREI AQUI EM NOSSO BLOG UM RESUMO PARA QUE VOCÊS COMPREENDAM MELHOR A AULA. E, COMO ATIVIDADE, SOLICITAREI A PESQUISA DE DOIS FATOS IMPORTANTÍSSIMOS PARA A COMPREENSÃO DO PERÍODO ESTUDADO.

RESUMO: REPÚBLICA E DEMOCRACIA NO BRASIL (1945-1964)

·         1946 – 1950  Governo do General Eurico Gaspar Dutra

(Retorno do Regime Democrático no país)

Destaques deste Governo:

·         Constituição de 1946;

·         O Brasil se une ao bloco liderado pelos EUA e rompe relações com a União Soviética;

·         O Partido Comunista foi proibido no Brasil.

·         1951-1954 A volta de Getúlio Vargas ao poder.

Destaques deste Governo:

·         Política Nacionalista;

·         1953 – Criação da Petrobrás;

·         1954 – Aumento de 100% do Salário mínimo;

·         Aumento da oposição ao Governo Vargas após o atentado de Carlos Lacerda (Político e diretor do Jornal “Tribuna da Imprensa”, contrário ao governo Vargas).

·         24 de agosto de 1954 – Suicídio de Getúlio Vargas.

·         1956-1961 O Governo de Juscelino Kubitschek

Destaques deste Governo:

·         Plano de Metas: Proposta de Crescimento econômico; slogan: “50 anos em 5”;

·         Construção de Brasília, nova Capital do país, inaugurada em 21 de Abril de 1960;

·         Período conhecido como “Anos Dourados” para as elites brasileiras;

·         1958 – o Brasil conquista a sua primeira Copa do Mundo. 

Ø  1961 Governo Jânio Quadros

Destaques deste Governo:

·         Governo que contava com o apoio popular, mas não de empresários e da imprensa;

·         -Condecorou, com a ordem do Cruzeiro do Sul, Ernesto Che Guevara (uma das principais figuras revolucionárias comunistas do período), fato que causou a desconfiança dos militares e dos setores que apoiaram a sua candidatura ao governo.

·         25 de Agosto de 1961 – Renúncia de Jânio Quadros.

Ø  1961-1964 Governo de João Goulart

Destaques deste Governo: João Goulart, também conhecido por Jango, era vice de Jânio Quadros, mas de partido de oposição. Ele teve sua posse conturbada, pois as elites se dividiram quanto ao seu governo. Houve várias negociações para que Jango assumisse o poder se aceitasse o Sistema Parlamentarista de Governo. Estas reformas defendiam: A realização de reforma agrária, tributária, bancária, urbana, educacional e eleitoral; 

Ø  Golpe de 1964

·         O Sistema Parlamentarista durou até 1963. Após um plebiscito, volta o Sistema Presidencialista de Governo;

·         Governo marcado por mobilizações sociais (estudantes, operários e camponeses), o que provocou uma inquietação e temor junto aos empresários nacionais e estrangeiros;

·         Reformas de Base: eram reformas estruturais defendidas pelo governo com o objetivo de resolver problemas estruturais do país. 

·         Em 1964, a situação do país continuava tensa. Os grupos que conspiravam contra Jango tinham uma estratégia de derrubada do governo avançada. E Jango, vendo-se politicamente atado e sem conseguir realizar suas reformas, resolveu guinar seu governo à esquerda, em 13 de março de 1964, no conhecido discurso da Central do Brasil.

·         Nesse discurso, Jango reafirmou publicamente seu compromisso de realizar, a todo custo, as Reformas de Base. A resposta conservadora não tardou e, em 19 de março, meio milhão de pessoas mobilizadas por grupos direitistas realizaram a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Nessa marcha, houve inúmeros pedidos de tomada do poder pelos militares.

·         Na virada de 31 março para 1º de abril de 1964, um levante militar iniciou-se em Juiz de Fora. Esses militares marcharam para o Rio de Janeiro, tomaram a cidade e nenhum tipo de resistência governamental aconteceu. Jango foi instado a resistir, mas negou-se para evitar uma guerra civil. Em 2 de abril de 1964, o golpe foi completado quando Auro de Moura, presidente do Senado, decretou vaga à presidência do Brasil.

·         Dias depois, foi decretado o Ato Institucional nº 1 e Humberto Castello Branco assumiu a presidência dando início a 21 anos de ditadura no Brasil.

VÍDEOS:

·         CENTRO DE MÍDIAS  (CMSP):

https://www.youtube.com/watch?v=S9ROnNKMEJU&list=PLYyXIuxt8-m02j7NFciC-e7CPwvqGjfQS&index=16

·         TELEAULA:

https://www.youtube.com/watch?v=ZiilM9_uKj8 Governo de Juscelino Kubistchek

https://www.youtube.com/watch?v=tcICUQNkrxM  (Governo de Jânio Quadros)

https://www.youtube.com/watch?v=cr9l5knprRw  (Governo de João Gourlart)

TRABALHO:

O QUE FOI O PLANO DE METAS NO GOVERNO JUSCELINO KUBISTCHEK E O QUE FOI AS REFORMAS DE BASE NO GOVERNO DE JOÃO GOULART.

Ø  O QUE PRETENDIAM COMO FORAM IMPLANTADOS (AS); QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESTES PLANOS E REFORMAS PARA A POLÍTICA, A ECONÔMIA E A SOCIEDADE BRASILEIRA

Ø  POR SER UM TRABALHO DEVE OBRIGATÓRIAMENTE TER UM TÍTULO, INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, DATAS, CONCLUSÃO PESSOAL E BIBLIOGRAFIA.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário