terça-feira, 9 de junho de 2020

8º Ano D - Geografia - Professor Diego


8º ANO – GEOGRAFIA
Olá meus queridos e queridas! Como estão vocês e suas famílias? Espero que estejam todos bem! Iremos agora entrar no segundo bimestre/2020.
Irei deixar atividades para vocês para duas semanas.
Lembro a vocês que nesse período, mais do que nunca, vocês precisam desenvolver seu protagonismo e buscar conhecimento de várias formas e fontes. Pela internet, há vários sites que podem ajudar vocês nessa busca pelo conhecimento.

As atividades devem ser enviadas por e-mail diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br até o dia 24/06/2020. Valendo nota para o 2º Bimestre.

TEMA: A REPRESENTAÇÃO DE FENÔMENOS GEOGRÁFICO EM CARTOGRAMAS E ANAMORFOSES
Caro aluno, cara aluna! Nessa semana você vai conhecer duas importantes formas de
representar os fenômenos geográficos, os cartogramas e as anamorfoses. E realizará também a interpretação de fenômenos relativos aos continentes africano e americano por meio dessas representações.

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...
O mapa é uma representação gráfica reduzida da realidade e possui alguns elementos que facilitam a sua leitura e análise: título, fonte, orientação, escala e legenda. Todos os elementos são importantes para a correta interpretação dos fenômenos realizados, todavia, é a legenda que decodifica os recursos visuais representados no mapa.
A correta leitura da legenda é de fundamental importância para o entendimento dos fenômenos representados pelos mapas temáticos e cartogramas, uma vez que a Cartografia Temática faz uso de uma série de símbolos, cores, códigos, linhas e formas (de diversos tamanhos) para mostrar a variação visual das informações acerca do fenômeno que se deseja representar.
- Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa. A palavra anamorfose tem origem na junção de dois termos gregos (aná: "sobre" + morphê: "forma"), podendo ser entendida como “formado de novo”. Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.
- Cartograma: é um mapa que através de pontos, cores, figuras ou linhas representam a área de ocorrência, importância, movimentação e evolução de um fenômeno. Podemos encontrar diversos exemplos nos livros de geografia onde são apresentados mapas que através de cores, áreas pontilhadas ou tracejadas transmitem várias informações de quantidades.
PARA SABER MAIS – Assista ao vídeo “Cartograma e Pictograma”, no endereço eletrônico, https://www.youtube.com/watch?v=qWm92qa425M , com duração de 2 minutos, nele você aprenderá a diferença entre cartograma e pictograma duas formas bem comuns de representar o espaço usada na geografia. Assista também o vídeo “Anamorfoses”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Ca6os56cK2o , em menos de 4 minutos você vai conhecer um pouco mais o que são anamorfoses e qual sua utilidade na representação de fenômenos espaciais.

ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.

ATIVIDADE 1 – Observe o mapa e responda:



a) Como ele pode ser classificado (cartograma ou anamorfose)? Por que?
b) Escolha o melhor título para o mapa:
( ) Brasil: população absoluta.
( ) Brasil: Taxa de Analfabetismo.
( ) Brasil: Produto Interno Bruto.
( ) Brasil: mortalidade infantil.

Observe o mapa para responder as atividades 2 e 3.


Disponível em: http://www.childmortality.org/index.php?r=site/map.
Acesso em: 21 mar. 2020.

Antes de responder a atividade classifique o mapa como um cartograma ou anamorfose. E explique os motivos que o levaram a classificá-lo.

ATIVIDADE 2 – A partir da observação do mapa descreva a situação da mortalidade infantil no  continente Americano e Africano.

ATIVIDADE 3 – Em quais países do mundo a mortalidade infantil é menor? Cite duas características observada nesses países que fazem esse índice ser baixo.

Observe o mapa para responder às questões 4 e 5.


Antes de responder a atividade classifique o mapa como um cartograma ou anamorfose. E explique os motivos que o levaram a classificá-lo.

ATIVIDADE 4 – Como é calculado o PIB – Produto Interno Bruto de um país? Quais os países de maior e menor PIB no cenário mundial.
ATIVIDADE 5 – Construa uma tabela com 5 países do continente americano e cinco países do continente africano, em seguida classifique-os em PIB alto, médio, baixo e muito baixo.

TEMA: PERFIL ETÁRIO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...

- Transição demográfica: trata-se do fenômeno que começa quando termina o período de número elevado tanto de nascimentos quanto de mortes, portanto, o crescimento populacional e baixo ou nulo. O gatilho da passagem de uma fase para outra é o início da queda da mortalidade em um contexto de natalidade ainda elevada, O resultado da nova equação é um forte aumento no número de habitantes, até que a taxa de fertilidade também comece a cair,
gerando declínio rumo à estabilidade populacional.

- Taxa de fecundidade: estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva. É geralmente expressa como o número de nascimentos por 1.000 mulheres em idade fértil. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade fértil da mulher está na faixa dos 15 a 49 anos.
- Pirâmide etária: são gráficos que apresentam a quantidade da população de determinado país em relação as faixas etárias da mesma, separada por gêneros. Pode ser representada pelas faixas etárias de jovens (de 0 a 19 anos) na base, adultos (de 20 a 59 anos) na área central e idosos (acima de 60 anos) no topo.
- Crescimento vegetativo ou crescimento natural: refere-se ao crescimento da população em um determinado território com base no número de pessoas que nasceram em um determinado período em comparação com o número de falecimentos. Indica, dessa forma, a expansão natural da população em uma dada localidade.
- Taxa de natalidade: esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população. Essa taxa é calculada a cada mil habitantes, e seu resultado é apresentado em permilagem (número por mil).
- Taxa de mortalidade: Esse indicador representa o número de óbitos ocorridos no período de um ano. Essa taxa é calculada a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de mortos anuais e a população total de um determinado lugar. Esse resultado é dado em permilagem (número por mil).
- Expectativa de vida ou esperança de vida: é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento. A expectativa de vida está bastante relacionada com a qualidade de vida que um país possui, já que fatores como educação, saúde, assistência social, saneamento básico, segurança no trabalho, índices de violência, ausência ou presença de guerras e de conflitos internos influenciam-na diretamente.
PARA SABER MAIS – Assista ao vídeo “Como a pirâmide etária do Brasil mudou ao longo das gerações”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PoxndG1Yyd0 , com duração de 4 minutos, nele você poderá observar a dinâmica populacional brasileira em diferentes períodos.

Pirâmide Etária da População Brasileira
A expressão Pirâmide Etária refere-se a um gráfico utilizado para identificar a população de um dado país ou região, agrupando os habitantes em faixas de idade e dividindo-os por sexo. O motivo dessa denominação advém do fato de que, quando na criação desse tipo de informação, todos os países (mesmo os desenvolvidos) apresentavam a população estruturada em formato piramidal. Apesar de isso não ser mais verdadeiro, a expressão permaneceu.
Em linhas gerais, à medida que os países vão se desenvolvendo, o formato de pirâmide desfaz-se, indicando uma queda nas taxas de natalidade e mortalidade. Em outras palavras, à medida que um país se desenvolve, a sua população vai ficando mais velha.
Com o Brasil não é diferente. Seguindo o que ocorreu outrora com os países centrais ou desenvolvidos e acompanhando nações emergentes (como México, Rússia e África do Sul), a base da pirâmide populacional brasileira vem diminuindo, enquanto a porção superior vem se alargando, indicando a queda na taxa de natalidade e o aumento da qualidade e da expectativa de vida da população do país.
Até os anos 1980, o Brasil era considerado um país jovem, ou seja, o número proporcional de pessoas com faixas de idade inferiores era relativamente maior. No entanto, atualmente, assiste-se a um processo de amadurecimento dos habitantes do país e um consequente aumento da população mais velha. Antes, pessoas com mais de 80 anos era algo extremamente raro, atualmente isso vem se tornando cada vez mais comum.
Por que a população brasileira está envelhecendo?
Conforme já mencionamos acima, a população brasileira envelhece seguindo o mesmo ritmo que a maioria dos demais países em desenvolvimento, passando por estágios que as nações desenvolvidas já vivenciaram. Isso ocorre em função da elevação dos graus de urbanização e desenvolvimentos econômico e humano do país.
Ao longo do século XX o Brasil deixou de ser rural e passou a ser predominantemente urbano, apresentando atualmente mais de 85% da população vivendo em cidades com mais de 20 mil habitantes, segundo dados do Censo Demográfico de 2010. Além disso, em 2009, pela primeira vez, o Brasil passou a ter um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) considerado alto, ou seja, igual ou superior a 0,700 (em uma escala de 0,000 a 1,000).
Recentemente, o país vem também registrando elevados índices de crescimentos econômicos em comparação às demais economias do globo, representando um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) e uma consequente elevação média dos investimentos em saúde e educação, apesar de tais gastos ainda serem considerados baixos frente aos padrões internacionais.
Todos esses fatores contribuem para a elevação do aumento da expectativa de vida da população. As taxas de natalidade, por sua vez, tendem a cair em função do aumento do planejamento familiar e da inclusão da mulher no mercado de trabalho, dentre outros motivos.
O que é melhor para o país: ser “jovem” ou “velho”?
Não é vantajoso para qualquer país ser muito jovem e, muito menos, ser muito velho. Isso se explica pelo fato de a maior parte da População Economicamente Ativa (PEA) situar-se em faixas intermediárias de idade. Assim, taxas de natalidade muito altas, por exemplo, diminuem a média de idade, sobrecarregando economicamente a população adulta, fato que se intensifica quando os investimentos em educação e saúde públicas são baixos.
Por outro lado, quando a população envelhece com o aumento da expectativa de vida e ocorre a diminuição brusca das taxas de natalidade, há novamente um sobrepeso sobre a PEA, uma vez que são os impostos pagos por essa população que manterão a previdência e a aposentadoria dos mais velhos. Vale a ressalva de que um dia esses mais velhos também já sustentaram os aposentados de sua geração, de forma que os seus direitos previdenciários não lhes pode ser negado.
Assim, é preciso encontrar sempre um ponto de equilíbrio entre o nível da população, que deve preferencialmente se manter como adulta, ou seja, nem muito velha e nem muito jovem, como é o caso da população brasileira na atualidade.
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se que as pesquisas e consultas são
permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.

ATIVIDADE 6 – As taxas de natalidade e mortalidade representam importantes elementos
estatísticos para a compreensão da dinâmica populacional no que concerne ao seu:
a) nível de fecundidade
b) crescimento natural
c) crescimento absoluto
d) índice de densidade demográfica
Observe as pirâmides etárias brasileiras para responder as atividades 7 e 8.


ATIVIDADE 7 – Descreva a dinâmica populacional brasileira nos anos de 1980 e 2015.


ATIVIDADE 8 – Explique qual a projeção feita pelos estudiosos para a população em 2050 considerando as crianças e jovens, os adultos e os idosos. Quais os desafios a serem enfrentados com a mudança no perfil etário?

ATIVIDADE 9 – Em reportagem sobre crescimento da população brasileira, uma revista de divulgação científica publicou tabela com a participação relativa de grupos etários na população brasileira, no período de 1970 a 2050 (projeção), em três faixas de idade: abaixo de 15 anos; entre 15 e 65 anos; e acima de 65 anos. Admitindo-se que o título da reportagem se refira ao grupo etário cuja população cresceu sempre, ao longo do período registrado, um título adequado poderia ser:
a) “Brasil: ainda um país de adolescentes”
b) “O Brasil chega à idade adulta”
c) “O Brasil troca a escola pela fábrica”
d) “O Brasil de cabelos brancos

ATIVIDADE 10 – Observe a imagem.
a)    Cite dois motivos que levaram à redução da taxa de fecundidade no Brasil.
b)    O que representa a taxa de fecundidade?


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