8º ANO – GEOGRAFIA
Olá
meus queridos e queridas! Como estão vocês e suas famílias? Espero que estejam
todos bem! Iremos agora entrar no segundo bimestre/2020.
Irei
deixar atividades para vocês para duas semanas.
Lembro
a vocês que nesse período, mais do que nunca, vocês precisam desenvolver seu
protagonismo e buscar conhecimento de várias formas e fontes. Pela internet, há
vários sites que podem ajudar vocês nessa busca pelo conhecimento.
As
atividades devem ser enviadas por e-mail diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br até o dia 24/06/2020. Valendo
nota para o 2º Bimestre.
TEMA: A REPRESENTAÇÃO
DE FENÔMENOS GEOGRÁFICO EM CARTOGRAMAS E ANAMORFOSES
Caro aluno, cara aluna! Nessa semana você vai
conhecer duas importantes formas de
representar
os fenômenos geográficos, os cartogramas e as anamorfoses. E realizará também a
interpretação de fenômenos relativos aos continentes africano e americano por
meio dessas representações.
FIQUE
POR DENTRO DOS CONCEITOS...
O mapa é uma representação gráfica reduzida da
realidade e possui alguns elementos que facilitam a sua leitura e análise:
título, fonte, orientação, escala e legenda. Todos os elementos são importantes
para a correta interpretação dos fenômenos realizados, todavia, é a legenda que
decodifica os recursos visuais representados no mapa.
A correta leitura da legenda é de fundamental
importância para o entendimento dos fenômenos representados pelos mapas
temáticos e cartogramas, uma vez que a Cartografia Temática faz uso de uma
série de símbolos, cores, códigos, linhas e formas (de diversos tamanhos) para mostrar
a variação visual das informações acerca do fenômeno que se deseja representar.
- Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma
forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da
proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos
que norteiam o mapa. A palavra anamorfose tem origem na junção de dois termos
gregos (aná: "sobre" + morphê: "forma"), podendo ser
entendida como “formado de novo”. Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas
representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados
quantitativos referentes a uma determinada área.
- Cartograma: é um mapa que através de pontos,
cores, figuras ou linhas representam a área de ocorrência, importância,
movimentação e evolução de um fenômeno. Podemos encontrar diversos exemplos nos
livros de geografia onde são apresentados mapas que através de cores, áreas
pontilhadas ou tracejadas transmitem várias informações de quantidades.
PARA SABER MAIS – Assista ao vídeo “Cartograma
e Pictograma”, no endereço eletrônico, https://www.youtube.com/watch?v=qWm92qa425M , com duração de 2
minutos, nele você aprenderá a diferença entre cartograma e pictograma duas
formas bem comuns de representar o espaço usada na geografia. Assista também o
vídeo “Anamorfoses”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Ca6os56cK2o , em menos de 4
minutos você vai conhecer um pouco mais o que são anamorfoses e qual sua
utilidade na representação de fenômenos espaciais.
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus conhecimentos,
lembre-se que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que
você realize com sucesso as atividades.
ATIVIDADE
1 – Observe o mapa e responda:
a) Como ele pode ser classificado
(cartograma ou anamorfose)? Por que?
b) Escolha o melhor título para o mapa:
( ) Brasil: população absoluta.
( ) Brasil: Taxa de Analfabetismo.
( ) Brasil: Produto Interno Bruto.
(
) Brasil: mortalidade infantil.
Observe
o mapa para responder as atividades 2 e 3.
Disponível em:
http://www.childmortality.org/index.php?r=site/map.
Acesso
em: 21 mar. 2020.
Antes de responder a atividade
classifique o mapa como um cartograma ou anamorfose. E explique os motivos que
o levaram a classificá-lo.
ATIVIDADE 2 – A partir da
observação do mapa descreva a situação da mortalidade infantil no continente Americano e Africano.
ATIVIDADE 3 – Em quais países do mundo
a mortalidade infantil é menor? Cite duas características observada nesses
países que fazem esse índice ser baixo.
Observe o mapa para
responder às questões 4 e 5.
Antes de responder a atividade
classifique o mapa como um cartograma ou anamorfose. E explique os motivos que
o levaram a classificá-lo.
ATIVIDADE 4 – Como é calculado o
PIB – Produto Interno Bruto de um país? Quais os países de maior e menor PIB no
cenário mundial.
ATIVIDADE 5 – Construa uma tabela
com 5 países do continente americano e cinco países do continente africano, em
seguida classifique-os em PIB alto, médio, baixo e muito baixo.
TEMA:
PERFIL ETÁRIO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
FIQUE
POR DENTRO DOS CONCEITOS...
- Transição
demográfica: trata-se
do fenômeno que começa quando termina o período de número elevado tanto de
nascimentos quanto de mortes, portanto, o crescimento populacional e baixo ou
nulo. O gatilho da passagem de uma fase para outra é o início da queda da mortalidade
em um contexto de natalidade ainda elevada, O resultado da nova equação é um forte
aumento no número de habitantes, até que a taxa de fertilidade também comece a
cair,
gerando
declínio rumo à estabilidade populacional.
- Taxa de fecundidade: estimativa
da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva.
É geralmente expressa como o número de nascimentos por 1.000 mulheres em idade
fértil. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), a idade fértil da mulher está na faixa dos 15 a 49 anos.
- Pirâmide etária: são gráficos
que apresentam a quantidade da população de determinado país em relação as
faixas etárias da mesma, separada por gêneros. Pode ser representada pelas
faixas etárias de jovens (de 0 a 19 anos) na base, adultos (de 20 a 59 anos) na
área central e idosos (acima de 60 anos) no topo.
- Crescimento vegetativo ou
crescimento natural: refere-se ao crescimento da população em um
determinado território com base no número de pessoas que nasceram em um
determinado período em comparação com o número de falecimentos. Indica, dessa
forma, a expansão natural da população em uma dada localidade.
- Taxa de natalidade: esse
indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo
o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o
nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número
total da população. Essa taxa é calculada a cada mil habitantes, e seu
resultado é apresentado em permilagem (número por mil).
- Taxa de mortalidade: Esse
indicador representa o número de óbitos ocorridos no período de um ano. Essa
taxa é calculada a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de
mortos anuais e a população total de um determinado lugar. Esse resultado é
dado em permilagem (número por mil).
- Expectativa de vida ou esperança de
vida: é o número médio de anos que a população de um país pode esperar
viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento
do nascimento. A expectativa de vida está bastante relacionada com a qualidade
de vida que um país possui, já que fatores como educação, saúde, assistência
social, saneamento básico, segurança no trabalho, índices de violência,
ausência ou presença de guerras e de conflitos internos influenciam-na
diretamente.
PARA SABER MAIS – Assista ao vídeo
“Como a pirâmide etária do Brasil mudou ao longo das gerações”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PoxndG1Yyd0 , com duração de 4
minutos, nele você poderá observar a dinâmica populacional brasileira em
diferentes períodos.
Pirâmide Etária da
População Brasileira
A
expressão Pirâmide Etária refere-se a um gráfico utilizado
para identificar a população de um dado país ou região, agrupando os habitantes
em faixas de idade e dividindo-os por sexo. O motivo dessa denominação advém do
fato de que, quando na criação desse tipo de informação, todos os países (mesmo
os desenvolvidos) apresentavam a população estruturada em formato piramidal.
Apesar de isso não ser mais verdadeiro, a expressão permaneceu.
Em linhas gerais, à medida que os países vão se
desenvolvendo, o formato de pirâmide desfaz-se, indicando uma queda nas taxas
de natalidade e mortalidade. Em outras palavras, à medida que um país se desenvolve,
a sua população vai ficando mais velha.
Com o Brasil não é diferente. Seguindo o que ocorreu
outrora com os países centrais ou desenvolvidos e acompanhando nações
emergentes (como México, Rússia e África do Sul), a base da pirâmide
populacional brasileira vem diminuindo, enquanto a porção superior vem se
alargando, indicando a queda na taxa de natalidade e o aumento da qualidade e
da expectativa de vida da população do país.
Até os anos 1980, o Brasil era considerado um país
jovem, ou seja, o número proporcional de pessoas com faixas de idade inferiores
era relativamente maior. No entanto, atualmente, assiste-se a um processo de
amadurecimento dos habitantes do país e um consequente aumento da população
mais velha. Antes, pessoas com mais de 80 anos era algo extremamente raro,
atualmente isso vem se tornando cada vez mais comum.
Por
que a população brasileira está envelhecendo?
Conforme já mencionamos acima, a população brasileira
envelhece seguindo o mesmo ritmo que a maioria dos demais países em desenvolvimento,
passando por estágios que as nações desenvolvidas já vivenciaram. Isso ocorre
em função da elevação dos graus de urbanização e desenvolvimentos econômico e
humano do país.
Ao longo do século XX o Brasil deixou de ser rural e
passou a ser predominantemente urbano, apresentando atualmente mais de 85% da
população vivendo em cidades com mais de 20 mil habitantes, segundo dados do
Censo Demográfico de 2010. Além disso, em 2009, pela primeira vez, o Brasil
passou a ter um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) considerado alto, ou
seja, igual ou superior a 0,700 (em uma escala de 0,000 a 1,000).
Recentemente, o país vem também registrando elevados
índices de crescimentos econômicos em comparação às demais economias do globo,
representando um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) e uma consequente
elevação média dos investimentos em saúde e educação, apesar de tais gastos
ainda serem considerados baixos frente aos padrões internacionais.
Todos esses fatores contribuem para a elevação do
aumento da expectativa de vida da população. As taxas de natalidade, por sua
vez, tendem a cair em função do aumento do planejamento familiar e da inclusão
da mulher no mercado de trabalho, dentre outros motivos.
O
que é melhor para o país: ser “jovem” ou “velho”?
Não é vantajoso para qualquer país ser muito jovem e,
muito menos, ser muito velho. Isso se explica pelo fato de a maior parte da
População Economicamente Ativa (PEA) situar-se em faixas intermediárias de
idade. Assim, taxas de natalidade muito altas, por exemplo, diminuem a média de
idade, sobrecarregando economicamente a população adulta, fato que se
intensifica quando os investimentos em educação e saúde públicas são baixos.
Por outro lado, quando a população envelhece com o
aumento da expectativa de vida e ocorre a diminuição brusca das taxas de
natalidade, há novamente um sobrepeso sobre a PEA, uma vez que são os impostos
pagos por essa população que manterão a previdência e a aposentadoria dos mais
velhos. Vale a ressalva de que um dia esses mais velhos também já sustentaram
os aposentados de sua geração, de forma que os seus direitos previdenciários
não lhes pode ser negado.
Assim, é preciso encontrar sempre um ponto de
equilíbrio entre o nível da população, que deve preferencialmente se manter
como adulta, ou seja, nem muito velha e nem muito jovem, como é o caso da
população brasileira na atualidade.
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus
conhecimentos, lembre-se que as pesquisas e consultas são
permitidas e bem-vindas para que você
realize com sucesso as atividades.
ATIVIDADE 6 – As taxas de
natalidade e mortalidade representam importantes elementos
estatísticos para a compreensão da
dinâmica populacional no que concerne ao seu:
a) nível de fecundidade
b) crescimento natural
c) crescimento absoluto
d)
índice de densidade demográfica
Observe
as pirâmides etárias brasileiras para responder as atividades 7 e 8.
ATIVIDADE
7 –
Descreva a dinâmica populacional brasileira nos anos de 1980 e 2015.
ATIVIDADE 8 – Explique qual a projeção
feita pelos estudiosos para a população em 2050 considerando as crianças e
jovens, os adultos e os idosos. Quais os desafios a serem enfrentados com a
mudança no perfil etário?
ATIVIDADE 9 – Em reportagem sobre
crescimento da população brasileira, uma revista de divulgação científica
publicou tabela com a participação relativa de grupos etários na população
brasileira, no período de 1970 a 2050 (projeção), em três faixas de idade:
abaixo de 15 anos; entre 15 e 65 anos; e acima de 65 anos. Admitindo-se que o
título da reportagem se refira ao grupo etário cuja população
cresceu sempre, ao longo do período registrado, um título adequado poderia ser:
a) “Brasil: ainda um país de
adolescentes”
b) “O Brasil chega à idade adulta”
c) “O Brasil troca a escola pela
fábrica”
d)
“O Brasil de cabelos brancos
ATIVIDADE
10 –
Observe a imagem.
a) Cite dois motivos que
levaram à redução da taxa de fecundidade no Brasil.
b) O que representa a taxa
de fecundidade?
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