quarta-feira, 19 de agosto de 2020

GEOGRAFIA 6ºANO C (3º BIM)

 

3º BIMESTRE 6º ANO C

GEOGRAFIA PROFESSOR :MARCELO GARBIN

E-MAIL:  professormarcelogarbin@gmail.com

ENTREGA :31/08/2020

TEMA:  CICLOS DA NATUREZA E A SOCIEDADE

 

CICLOS DA NATUREZA

Ciclos da natureza têm a ver com a forma como a terra se renova. As coisas vivas dentro de um ecossistema interagem uns com os outros e também com o seu ambiente não vivo, para formar uma unidade ecológica, que é em grande parte auto -suficiente. Às vezes, esse processo de renovação é gradual e suave. Às vezes é violento e destrutivo. No entanto, os ecossistemas contêm dentro de si os recursos para regenerar-se.

A vida na Terra se desenvolve através de uma reciclagem constante. Os elementos são continuamente recriados a partir dos átomos que circulam em cadeias biogeoquímicas. Morte, destruição e decomposição são partes de um ciclo que possibilita novas estruturações.

Entre os mais importantes ciclos da natureza estão: o da Água, do Carbono e do Nitrogênio, sendo que a Cadeia Alimentar pode ser entendida como um Ciclo de Energia.

Ciclos químicos

O equilíbrio é essencial para a terra. Ciclos químicos mantém a quantidade de elementos na Terra em um equilíbrio perfeito.

Ciclo de oxigênio

A quantidade de oxigênio dentro e ao redor da Terra é fixo. Mas esse oxigênio é alimentado uma e outra vez, através de sistemas de vida do mundo em um círculo interminável chamado de ciclo de oxigênio. Nossas necessidades são apenas parte deste ciclo. O ciclo inclui uma bolsa contínua de gases entre o ar e de animais e plantas. Em um processo chamado de respiração, os animais e as plantas absorvem oxigênio do ar e devolver o dióxido de carbono. Em um processo chamado fotossíntese, as plantas absorvem o dióxido de carbono do ar e da água e devolver oxigênio. Respiração e fotossíntese são processos efetivamente opostas. A respiração é uma reação de oxidação, o que leva o oxigênio do ar ou da água. A fotossíntese é uma reação de redução. Acrescenta gás oxigênio para o ar. Enormes quantidades de oxigênio são retirados pelas plantas e os animais diariamente, e grandes quantidades de oxigênio são devolvidos ao ar pelas plantas. Estas quantidades exatamente equilibrar de modo que em

 
Ciclos da Natureza

A vida na Terra se desenvolve através de uma reciclagem constante. Os elementos são continuamente recriados a partir dos átomos que circulam em cadeias biogeoquímicas. Morte, destruição e decomposição são partes de um ciclo que possibilita novas estruturações.

Entre os mais importantes ciclos da natureza estão o da Água, do Carbono e do Nitrogênio, sendo que a Cadeia Alimentar pode ser entendida como um Ciclo de Energia.

 

Cadeia Alimentar    

 

Relações: Produtor Ciclos da Natureza Consumidor Ciclos da Natureza Decompositor

Os diferentes elementos que compõem um ecossistema cumprem papéis específicos quantoa transferência de matéria e energia, em um processo nutritivo que chamamos de Cadeia Alimentar.

Classificamos os organismos responsáveis por este processo da seguinte forma:

Produtores (P) – São as plantas verdes que, acionadas pela luz do Sol, absorvem os compostos inorgânicos presentes na atmosfera e no solo e os transformam em compostos orgânicos, processo conhecido por fotossíntese.

Consumidores – São os animais herbívoros (C1) que se alimentam das plantas (os produtores) e que, por sua vez, servem de alimento para os animais carnívoros (C2, C3), ou predadores.

Decompositores (D) – Completam o ciclo vital: decompõem a matéria orgânica presente nos dejetos animais e plantas mortas, transformando-os nos compostos inorgânicos que alimentam as plantas.

 

O equilíbrio do ecossistema depende da realização de cada um desses organismos da cadeia alimentar. A drástica redução dos animais predadores, por exemplo, pode resultar na proliferação dos animais herbívoros e, com isso, na escassez ou extinção de algumas espécies vegetais.


Cadeia Alimentar

 

Ciclo da Água

ciclo da Água pode ser dividido em dois, um curto ou pequeno e outro mais longo ou grande.

No pequeno ciclo estão contidas as águas dos mares, rios, lagos e as que estão misturadas ao solo que evaporam pelo calor do ambiente, se condensando em nuvens que trazem a água de volta em forma de chuva.

No grande ciclo estão envolvidos também os seres vivos: as plantas absorvem a água do solo, se utilizando dela para a fotossíntese, liberando-a pela transpiração e respiração; Os animais consomem água na alimentação e a liberam pela transpiração, respiração e excreção. Parte da água fica retida na biomassa que só depois da morte volta para a terra.

 



Ciclos da natureza: os dias e as noites

Dia e noite, estações do ano, períodos de chuvas e seca, ventos, correntes marítimas e marés são alguns dos fenômenos cíclicos da natureza que marcam e muitas vezes determinam a rotina de vida os seres vivos.A maioria das nossas atividades diárias, como ir a escola, trabalhar e brincar, é de alguma maneira influenciada por esses fenômenos.

Antigamente havia-se uma influência maior desses fenômenos, principalmente no que se referia ao dia e a noite. A descoberta da eletricidade e a distribuição de energia elétrica possibilitou a alteração de algumas rotinas que eram apenas diurnas. Como por exemplo estudar, sair, etc.

Ainda hoje alguns animais apresentam seus hábitos relacionados com o dia e a noite. Alguns possuem o hábito diurno, ou seja, de noite dormem e de dia procuram os seus alimentos, como o caso da galinha, do Teiú, entre outros. Outros por sua vez, possuem o hábito noturno, ou seja, durante o dia dormem e a noite saem a procura de seus alimentos, como o caso do morcego, da onça, do tigre,do Urutau.

1. O Sol nasce e se põe – nascente e poente:

Ao longo do dia podemos perceber que o céu passa por constantes alterações. Durante o dia podemos ver as nuvens, os pássaros, insetos, aviões e o Sol. Ao anoitecer, o céu fica escuro e podemos observar as estrelas e a Lua, quando o céu está limpo. Essas diferenças são determinadas pela presença ou não da luz solar. Chamamos de nascente e poente, respectivamente, o local onde o sol aparece pela manhã e se põe ao fim da tarde.

2. Orientando-se com a ajuda do céu:

A. Orientando-se durante o dia:

A posição do Sol no céu durante o dia não é sempre a mesma, isso é resultando do movimento aparente do Sol. Costuma-se dizer que o Sol nasce sempre a Leste e se põe sempre a Oeste, mas na verdade não é bem assim que acontece.

O Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste em apenas 2 dias do ano: dia 21 de março (equinócio de outono) e 23 de setembro(equinócio de primavera), aqui no Brasil. O Equinócio é o período do ano em que o número de horas de claridade e de escuridão são IGUAIS

B. Orientando-se durante a noite:

No céu noturno usamos as constelações para nos orientarmos. É sabido que as constelações observadas no hemisfério sul não são as mesmas observadas no hemisfério norte. No hemisfério sul é comum usarmos como ponto de referência a constelação do Cruzeiro do Sul, e no hemisfério Norte a estrela polar.

3. Marcando o Tempo:

Nosso dia está dividido em horas, minutos e segundos. Cada hora tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos. Um dia inteiro tem, por convenção 24 horas.

Essa divisão teve início com os sumérios e foi aperfeiçoada a partir da Idade Média.

O desenvolvimento da agricultura e as constantes necessidades dessa prática impulsionou a criação de equipamentos mais precisos para a marcação do tempo.

Fazia-se necessário saber o período mais adequado para o plantio e a colheita e os prováveis períodos de seca e de chuva, uma vez que contribui para se obter melhores resultados da plantação.Assim surgiram os primeiros marcadores de tempo, como a Gnômon, a Clepsidra, o Relógio de Sol e a Ampulheta.

O Gnômon Instrumento usado em 3000 aC na Mesopotâmia. A marcação das horas ao longo do dia era feita observando-se a sombra produzida pela vareta que ficava no seu centro.

A Clepsidra Era um relógio de água desenvolvido pelos chineses há mais de 4000 anos. A água caia de um recipiente em outro de forma regular.

O Relógio de Sol Aperfeiçoamento do Gnômon, os primeiros registros datam do ano 600 aC, na Babilônia.

A Ampulheta Trata-se de 2 recipientes cônicos de vidro que se comunicam através de um pequeno orifício, por onde uma fina areia escorre de um recipiente a outro.

 

ATIVIDADES:

Faça um resumo do texto

Classifique a cadeia alimentar

Qual a finalidade dos ciclos do dia e da noite?

Pesquise sobre um dos instrumentos de medição  do tempo e faça no caderno com imagens sobre o tal dispositivo.

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