3º BIMESTRE 6º ANO C
GEOGRAFIA PROFESSOR :MARCELO GARBIN
E-MAIL: professormarcelogarbin@gmail.com
ENTREGA :31/08/2020
TEMA: CICLOS DA
NATUREZA E A SOCIEDADE
CICLOS DA NATUREZA
Ciclos da natureza têm
a ver com a forma como a terra se renova. As coisas vivas dentro de um
ecossistema interagem uns com os outros e também com o seu ambiente não vivo,
para formar uma unidade ecológica, que é em grande parte auto -suficiente. Às
vezes, esse processo de renovação é gradual e suave. Às vezes é violento e
destrutivo. No entanto, os ecossistemas contêm dentro de si os recursos para
regenerar-se.
A vida na
Terra se desenvolve através de uma reciclagem constante. Os elementos são
continuamente recriados a partir dos átomos que circulam em cadeias
biogeoquímicas. Morte, destruição e decomposição são partes de um ciclo que
possibilita novas estruturações.
Entre os mais importantes ciclos da natureza estão: o da Água, do Carbono e do Nitrogênio, sendo que a Cadeia
Alimentar pode ser entendida como um Ciclo de Energia.
Ciclos químicos
O
equilíbrio é essencial para a terra. Ciclos químicos mantém a quantidade de
elementos na Terra em um equilíbrio perfeito.
Ciclo de oxigênio
A
quantidade de oxigênio dentro e ao redor da Terra é fixo. Mas esse oxigênio é
alimentado uma e outra vez, através de sistemas de vida do mundo em um círculo
interminável chamado de ciclo de oxigênio. Nossas necessidades são apenas parte
deste ciclo. O ciclo inclui uma bolsa contínua de gases entre o ar e de animais
e plantas. Em um processo chamado de respiração, os animais e as plantas
absorvem oxigênio do ar e devolver o dióxido de carbono. Em um processo chamado
fotossíntese, as plantas absorvem o dióxido de carbono do ar e da água e
devolver oxigênio. Respiração e fotossíntese são processos efetivamente
opostas. A respiração é uma reação de oxidação, o que leva o oxigênio do ar ou
da água. A fotossíntese é uma reação de redução. Acrescenta gás oxigênio para o
ar. Enormes quantidades de oxigênio são retirados pelas plantas e os animais
diariamente, e grandes quantidades de oxigênio são devolvidos ao ar pelas
plantas. Estas quantidades exatamente equilibrar de modo que em
Ciclos
da Natureza
A vida na
Terra se desenvolve através de uma reciclagem constante. Os elementos são
continuamente recriados a partir dos átomos que circulam em cadeias
biogeoquímicas. Morte, destruição e decomposição são partes de um ciclo que
possibilita novas estruturações.
Entre os mais importantes ciclos da natureza estão o
da Água, do Carbono e do Nitrogênio, sendo que a Cadeia Alimentar pode ser
entendida como um Ciclo de Energia.
Cadeia Alimentar
Relações: Produtor Consumidor Decompositor
Os
diferentes elementos que compõem um ecossistema cumprem papéis específicos
quantoa transferência de matéria e energia, em um processo nutritivo que
chamamos de Cadeia Alimentar.
Classificamos os organismos responsáveis por este processo da
seguinte forma:
Produtores (P) – São as plantas verdes que, acionadas pela luz do Sol,
absorvem os compostos inorgânicos presentes na atmosfera e no solo e os
transformam em compostos orgânicos, processo conhecido por fotossíntese.
Consumidores – São os animais herbívoros (C1) que se alimentam das plantas
(os produtores) e que, por sua vez, servem de alimento para os animais
carnívoros (C2, C3), ou predadores.
Decompositores (D) – Completam o ciclo vital: decompõem a matéria orgânica presente nos dejetos
animais e plantas mortas, transformando-os nos compostos inorgânicos que
alimentam as plantas.
O
equilíbrio do ecossistema depende da realização de cada um desses organismos da
cadeia alimentar. A drástica redução dos animais predadores, por exemplo, pode
resultar na proliferação dos animais herbívoros e, com isso, na escassez ou
extinção de algumas espécies vegetais.
Cadeia Alimentar
Ciclo
da Água
O ciclo da Água pode ser dividido em dois,
um curto ou pequeno e outro mais longo ou grande.
No pequeno
ciclo estão contidas as águas
dos mares, rios, lagos e as que estão misturadas ao solo que evaporam pelo
calor do ambiente, se condensando em nuvens que trazem a água de volta em forma
de chuva.
No grande ciclo estão envolvidos também os seres vivos: as plantas absorvem a água do solo, se utilizando dela
para a fotossíntese, liberando-a pela transpiração e respiração; Os animais
consomem água na alimentação e a liberam pela transpiração, respiração e
excreção. Parte da água fica retida na biomassa que só depois da morte volta
para a terra.
Ciclos da natureza: os dias e as noites
Dia e
noite, estações do ano, períodos de chuvas e seca, ventos, correntes marítimas
e marés são alguns dos fenômenos cíclicos da natureza que marcam e muitas vezes
determinam a rotina de vida os seres vivos.A maioria das nossas atividades
diárias, como ir a escola, trabalhar e brincar, é de alguma maneira
influenciada por esses fenômenos.
Antigamente
havia-se uma influência maior desses fenômenos, principalmente no que se
referia ao dia e a noite. A descoberta da eletricidade e a distribuição de
energia elétrica possibilitou a alteração de algumas rotinas que eram apenas
diurnas. Como por exemplo estudar, sair, etc.
Ainda hoje
alguns animais apresentam seus hábitos relacionados com o dia e a noite. Alguns
possuem o hábito diurno, ou seja, de noite dormem e de dia procuram os seus
alimentos, como o caso da galinha, do Teiú, entre outros. Outros por sua vez,
possuem o hábito noturno, ou seja, durante o dia dormem e a noite saem a
procura de seus alimentos, como o caso do morcego, da onça, do tigre,do Urutau.
1. O Sol nasce e se põe – nascente e poente:
Ao longo
do dia podemos perceber que o céu passa por constantes alterações. Durante o
dia podemos ver as nuvens, os pássaros, insetos, aviões e o Sol. Ao anoitecer,
o céu fica escuro e podemos observar as estrelas e a Lua, quando o céu está
limpo. Essas diferenças são determinadas pela presença ou não da luz solar.
Chamamos de nascente e poente, respectivamente, o local onde o sol aparece pela
manhã e se põe ao fim da tarde.
2. Orientando-se com a ajuda do céu:
A. Orientando-se durante o dia:
A posição
do Sol no céu durante o dia não é sempre a mesma, isso é resultando do
movimento aparente do Sol. Costuma-se dizer que o Sol nasce sempre a Leste e se
põe sempre a Oeste, mas na verdade não é bem assim que acontece.
O Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste em
apenas 2 dias do ano: dia 21 de março (equinócio de outono) e 23 de
setembro(equinócio de primavera), aqui no Brasil. O Equinócio é o período do ano em que o número de horas de claridade
e de escuridão são IGUAIS
B. Orientando-se durante a noite:
No céu
noturno usamos as constelações para nos orientarmos. É sabido que as
constelações observadas no hemisfério sul não são as mesmas observadas no
hemisfério norte. No hemisfério sul é comum usarmos como ponto de referência a
constelação do Cruzeiro do Sul, e no hemisfério Norte a estrela polar.
3. Marcando o Tempo:
Nosso dia
está dividido em horas, minutos e segundos. Cada hora tem 60 minutos e cada
minuto tem 60 segundos. Um dia inteiro tem, por convenção 24 horas.
Essa
divisão teve início com os sumérios e foi aperfeiçoada a partir da Idade Média.
O
desenvolvimento da agricultura e as constantes necessidades dessa prática impulsionou
a criação de equipamentos mais precisos para a marcação do tempo.
Fazia-se
necessário saber o período mais adequado para o plantio e a colheita e os
prováveis períodos de seca e de chuva, uma vez que contribui para se obter
melhores resultados da plantação.Assim surgiram os primeiros marcadores de
tempo, como a Gnômon, a Clepsidra, o Relógio de Sol e a Ampulheta.
O Gnômon Instrumento
usado em 3000 aC na Mesopotâmia. A marcação das horas ao longo do dia era feita
observando-se a sombra produzida pela vareta que ficava no seu centro.
A Clepsidra Era um
relógio de água desenvolvido pelos chineses há mais de 4000 anos. A água caia
de um recipiente em outro de forma regular.
O Relógio de Sol Aperfeiçoamento
do Gnômon, os primeiros registros datam do ano 600 aC, na Babilônia.
A Ampulheta Trata-se
de 2 recipientes cônicos de vidro que se comunicam através de um pequeno
orifício, por onde uma fina areia escorre de um recipiente a outro.
ATIVIDADES:
Faça um resumo do texto
Classifique a cadeia alimentar
Qual a finalidade dos ciclos do dia e da noite?
Pesquise sobre um dos instrumentos de medição do tempo e faça no caderno com imagens sobre
o tal dispositivo.
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