Professora: Celma Souza
Disciplina: Língua Portuguesa
Etapa de ensino: 8° anos A, B,
C, D
Atividades para o
período de aulas não presenciais
Orientações:
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br
Ø
Procure desenvolver e elaborar as suas
respostas. Evite escassez de informações.
Ø Use a internet como material de apoio e pesquisa. Desenvolver as
atividades a partir de suas ideias é mais relevante para o seu crescimento
pessoal e profissional do que copiar textos do Google. Reflita!!
Ø Caso
não tenha entendido sobre a “entrega ou devolutiva” entre em contato pelo e-mail acima citado.
Ø
A
avaliação se dará de forma contínua a partir da devolutiva do aluno.
Ø Aula
alinhada com a transmissão do Centro de Mídias
Ø Fiquem
atentos as aulas no aplicativo CMSP e no canal 2.3 Cultura Educação
Ø Ler
com atenção todas as atividades e desenvolvê-las em seu caderno de classe,
folhas de almaço ou portifólio.
Ø Caso
tenha dúvidas acerca das atividades enviadas, entre em contato através do
e-mail disponibilizado pelo professor.
Ø Enviar
as atividades com clareza e nitidez.
Ø Enviar atividades com os seus dados de identificação.
(nome, Número, Série e Turma)
3° bimestre
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MITOLOGIA E ATUALIDADE
ATIVIDADE 1 – ENTRE LABIRINTOS
Para início de conversa:
Responda:
a) Você já explorou um labirinto nas atividades escolares?
b) Para você o que é um labirinto?
Texto 1 - LABIRINTOS
Mosaico romano representando
Minotauro no Labirinto.
A palavra labirinto, na língua
portuguesa, tem origem no termo latino labyrinthus. Na Antiguidade, de acordo
com a Mitologia, os labirintos eram criados para aqueles que, neles entrassem,
não pudessem mais sair. Eram usados como proteção a locais que deveriam
permanecer inacessíveis para pessoas não autorizadas; verdadeiras armadilhas
mortais. A mitologia grega apresenta um dos labirintos mais famosos da
história, o Labirinto de Creta. O rei Minos o construiu para manter aprisionado
seu filho Minotauro, que nascera metade homem e metade touro. De acordo com a
mitologia, Minotauro foi morto pelo herói Teseu, que conseguiu sair do
labirinto graças ao fio de um novelo de lã, usado para marcar o caminho, o qual
foi dado a ele por sua amada Ariadne. A palavra labirinto pode ser usada em
sentido figurado, significando outra coisa, ou seja, dando a noção de algo
confuso ou de difícil compreensão. Labirinto também é o nome de uma estrutura
da orelha interna, responsável por nossa audição e equilíbrio.
Marcos Rohfe
1) Após a leitura do Texto 1, responda às questões propostas.
a) Qual
é a finalidade desse texto?
b)
Pesquise os significados possíveis para a palavra labirinto.
c) Como
o termo “labirinto” poderia ser usado em sentido figurado? Dê exemplos.
d) Você
conhece outras palavras que podem ter significados diferentes dependendo de
como são usadas?
e)
Porque labirinthus está grafada em itálico no texto?
Atividade 2
Análise Textual
1) Que gênero textual é:
a) Notícia
b) Reportagem
c) Texto de curiosidade
d) Relato
2) O texto que acabamos de ler pode ser considerado (predominantemente):
a) Narrativo.
b) Expositivo.
c) Argumentativo.
d) Injuntivo.
e) Descritivo.
Obs: Sobre a resposta da questão 2, além de indicar a alternativa correta peço que justifique sua resposta.
ATIVIDADE 2 – (RE)VISITANDO A GRAMÁTICA
a) Pesquise em uma gramática a diferença entre pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito.
b) Você já ouviu falar sobre Vozes verbais ou Vozes do verbo?
Faça uma pesquisa sobre Voz ativa e Voz passiva.
Apresente exemplos.
Bons estudos!!
Cuidem-se!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário