segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Professora Celma - Língua Portugues - 8°anos A,B,C,D - Atividade e Orientações.

 Professora: Celma Souza

Disciplina: Língua Portuguesa

Etapa de ensino: 8° anos A, B, C, D

Atividades para o período de aulas não presenciais

Orientações:

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:

celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br

Ø  Procure desenvolver e elaborar as suas respostas. Evite escassez de informações.

Ø  Use a internet como material de apoio e pesquisa. Desenvolver as atividades a partir de suas ideias é mais relevante para o seu crescimento pessoal e profissional do que copiar textos do Google. Reflita!!

Ø  Caso não tenha entendido sobre a “entrega ou devolutiva” entre em contato pelo e-mail acima citado.

Ø  A avaliação se dará de forma contínua a partir da devolutiva do aluno.

Ø  Aula alinhada com a transmissão do Centro de Mídias  

Ø  Fiquem atentos as aulas no aplicativo CMSP e no canal 2.3 Cultura Educação

Ø  Ler com atenção todas as atividades e desenvolvê-las em seu caderno de classe, folhas de almaço ou portifólio.

Ø  Caso tenha dúvidas acerca das atividades enviadas, entre em contato através do e-mail disponibilizado pelo professor.

Ø  Enviar as atividades com clareza e nitidez.

Ø  Enviar atividades com os seus dados de identificação.

(nome, Número, Série e Turma)

3° bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MITOLOGIA E ATUALIDADE

ATIVIDADE 1 – ENTRE LABIRINTOS

Para início de conversa:

Responda:

a) Você já explorou um labirinto nas atividades escolares?  

b) Para você o que é um labirinto?

Texto 1 - LABIRINTOS

 

Mosaico romano representando Minotauro no Labirinto.

A palavra labirinto, na língua portuguesa, tem origem no termo latino labyrinthus. Na Antiguidade, de acordo com a Mitologia, os labirintos eram criados para aqueles que, neles entrassem, não pudessem mais sair. Eram usados como proteção a locais que deveriam permanecer inacessíveis para pessoas não autorizadas; verdadeiras armadilhas mortais. A mitologia grega apresenta um dos labirintos mais famosos da história, o Labirinto de Creta. O rei Minos o construiu para manter aprisionado seu filho Minotauro, que nascera metade homem e metade touro. De acordo com a mitologia, Minotauro foi morto pelo herói Teseu, que conseguiu sair do labirinto graças ao fio de um novelo de lã, usado para marcar o caminho, o qual foi dado a ele por sua amada Ariadne. A palavra labirinto pode ser usada em sentido figurado, significando outra coisa, ou seja, dando a noção de algo confuso ou de difícil compreensão. Labirinto também é o nome de uma estrutura da orelha interna, responsável por nossa audição e equilíbrio.

Marcos Rohfe

1) Após a leitura do Texto 1, responda às questões propostas.

a) Qual é a finalidade desse texto?

b) Pesquise os significados possíveis para a palavra labirinto.

c) Como o termo “labirinto” poderia ser usado em sentido figurado? Dê exemplos.

d) Você conhece outras palavras que podem ter significados diferentes dependendo de como são usadas?

e) Porque labirinthus está grafada em itálico no texto?

Atividade 2

Análise Textual

1) Que gênero textual é:

a) Notícia

b) Reportagem

c) Texto de curiosidade

d) Relato

2) O texto que acabamos de ler pode ser considerado (predominantemente):

a) Narrativo.

b) Expositivo.

c) Argumentativo.

d) Injuntivo.

e) Descritivo.

Obs: Sobre a resposta da questão 2, além de indicar a alternativa correta peço que justifique sua resposta.

ATIVIDADE 2 – (RE)VISITANDO A GRAMÁTICA

a) Pesquise em uma gramática a diferença entre pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito.

b) Você já ouviu falar sobre Vozes verbais ou Vozes do verbo?

Faça uma pesquisa sobre Voz ativa e Voz passiva.

Apresente exemplos.

 

 Bons estudos!!

 Cuidem-se!!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário