segunda-feira, 17 de agosto de 2020

prof. Liria Bordinhao - 2A - Lingua Portuguesa e Literatura - semana de 17 a 21 de agosto

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

DATA DA AULA: 06/08/2020 e  11/08/2020

TEMA DA AULA: Elaborando a Reportagem – Analisando poemas

ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico.

Ø  Relacionar a produção poética à herança cultural acumulada pela língua portuguesa e os processos de continuidade e ruptura.

 

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Texto expositivo;

Ø  Reportagem

 

 

Desastre de Chernobil

Ø  O desatre de Chernobil) foi um acidente nuclear catastrófico ocorrido entre 25 e 26 de abril de 1986 no reator nuclear nº 4 da Usina Nuclear de Chernobil, perto da cidade de Pripiat, no norte da Ucrânia Soviética, próximo da fronteira com a Bielorrússia Soviética.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil

Acidente radiológico de Goiânia

 

Ø  O acidente radiológico de Goiânia, conhecido como acidente com o césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada, no centro de Goiânia, em Goiás.[1] Foi classificado como nível 5 (acidentes com consequências de longo alcance) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares, que vai de zero a sete, em que o menor valor corresponde a um desvio, sem significação para segurança, enquanto no outro extremo estão localizados os acidentes graves.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiol%C3%B3gico_de_Goi%C3%A2nia

Explosão de plataforma Deepwater

Ø    A explosão da plataforma Deepwater Horizon ocorreu no dia 20 de abril de 2010, uma terça-feira, no Golfo do México, nos Estados Unidos. O desastre consistiu na explosão da plataforma de petróleo semi-submersível Deepwater Horizon que pertence à Transocean e que estava sendo operada pela BP, afundando na quinta-feira seguinte à explosão, depois de ficar dois dias em chamas. Uma grande mancha de óleo espalhou-se e chegou à costa da Louisiana e a outros estados.[1] Houve 22 trabalhadores que ficaram feridos e 11 faleceram.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Explos%C3%A3o_da_plataforma_Deepwater_Horizon

 

Bombardeio à cidade de Hiroshima, Japão

Ø  Em uma segunda feira, 6 de agosto de 1945, às 08 horas e 15 minutos da manhã, a bomba atômica Little Boy foi lançada sobre Hiroshima pelo Enola Gay, um bombardeiro B-29 dos estados Unidos e matou instantaneamente por volta de 80 mil pessoas.

Ø  No fim do ano ente 90 mil e 140 mil vítimas devido a ferimentos e radiação. Cerca de 69% das construções da cidade foram totalmente destruídas e 7% delas foram severamente danificadas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki

 

1 - Responda

Qual é ao assunto comum a todos os textos das imagens anteriores?

Qual é o impacto social que os desastres ambientais citados tiveram na vida dos habitantes das cidades atingidas?

O que é uma reportagem?

 

A reportagem

Ø  A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos.

Ø  O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão.

São Paulo Faz escola, 2020. Caderno do Aluno, 2ª série, 3º Bimestre, p.96.

 

 

 

 

 

Desenho de Pedro Luiz Padovini, PCNP de Arte,Diretoria de Ensino - Região Bauru

2 - RESPONDA

 

a) O que você vê nessa imagem?

b) Que impressões/sensações ela provoca em você?

c) Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia?

São Paulo Faz escola, 2020. Caderno do Aluno, 2ª série, 3º Bimestre, p.97.

 

 Lide

Ø  Em geral as reportagens se iniciam com um lide que anuncia o fato principal. Nele devem ser respondidas as perguntas:

·         O quê?

·         Quem?

·         Onde?

·         Quando?

·         Como?

·         Por quê?

 

3 - Responda

Ø  No lide abaixo, o que poderia ser acrescentados para que a informação ficasse mais completa?

 

LIDE - No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração. O desastre industrial humanitário e ambiental causou a morte de 259 pessoas e o desaparecimento de outras 11.

 

 

 

São Paulo Faz escola, 2020. Caderno do Aluno, 2ª série, 3º Bimestre, p.98.

 

 

 

4 -        LEIA E RESPONDA

 

“O morcego”, de Augusto dos Anjos

 

O morcego


Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.

“Vou mandar levantar outra parede...”
— Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!

Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh’alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!

A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!

 

ANJOS, Augusto dos. O morcego. In: Eu e outras poesias.Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1772>.

 

 

 

 

 

Quais impressões o poema “O morcego”, de Augusto dos Anjos, provocou em você?

 

 

 

BONS ESTUDOS!!

 

 

lilibordinhao@gmail.com

 

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário