LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
SEMANA
DE 17 A 21 DE AGOSTO
DATA
DA AULA: 06/08/2020 e
11/08/2020
TEMA
DA AULA: Elaborando a
Reportagem – Analisando poemas
ETAPA
DE ENSINO: 2º ano
Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Inferir tese, tema ou assunto
principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio
e/ou perfil biográfico.
Ø Relacionar a produção poética à
herança cultural acumulada pela língua portuguesa e os processos de
continuidade e ruptura.
Objetivos de conhecimento:
Ø Texto expositivo;
Ø Reportagem
Desastre de Chernobil
Ø O desatre de Chernobil) foi um acidente nuclear catastrófico
ocorrido entre 25 e 26 de abril de 1986 no reator nuclear nº 4 da Usina
Nuclear de Chernobil,
perto da cidade de Pripiat, no norte da Ucrânia Soviética, próximo da fronteira com a Bielorrússia Soviética.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil
Acidente radiológico de Goiânia
Ø O acidente radiológico de Goiânia,
conhecido como acidente com o césio-137, foi um grave episódio de
contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987,
quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica
abandonada, no centro de Goiânia, em Goiás.[1]
Foi classificado como nível 5 (acidentes com consequências de longo alcance) na
Escala Internacional de Acidentes Nucleares, que vai de zero a sete, em que o
menor valor corresponde a um desvio, sem significação para segurança, enquanto
no outro extremo estão localizados os acidentes graves.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiol%C3%B3gico_de_Goi%C3%A2nia
Explosão de plataforma Deepwater
Ø
A
explosão da plataforma Deepwater Horizon ocorreu no dia 20 de abril de 2010,
uma terça-feira, no Golfo do
México, nos Estados
Unidos. O desastre consistiu na explosão da plataforma
de petróleo semi-submersível Deepwater Horizon que pertence à Transocean e que estava sendo operada pela BP, afundando na quinta-feira seguinte à
explosão, depois de ficar dois dias em chamas. Uma grande mancha de óleo
espalhou-se e chegou à costa da Louisiana e a outros estados.[1]
Houve 22 trabalhadores que ficaram feridos e 11 faleceram.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Explos%C3%A3o_da_plataforma_Deepwater_Horizon
Bombardeio à cidade de Hiroshima,
Japão
Ø Em uma segunda feira, 6 de agosto de
1945, às 08 horas e 15 minutos da manhã, a bomba atômica Little Boy foi lançada
sobre Hiroshima pelo Enola Gay, um bombardeiro B-29 dos estados Unidos e matou
instantaneamente por volta de 80 mil pessoas.
Ø No fim do ano ente 90 mil e 140 mil
vítimas devido a ferimentos e radiação. Cerca de 69% das construções da cidade
foram totalmente destruídas e 7% delas foram severamente danificadas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki
1 - Responda
Qual é ao
assunto comum a todos os textos das imagens anteriores?
Qual é o
impacto social que os desastres ambientais citados tiveram na vida dos
habitantes das cidades atingidas?
O que é uma
reportagem?
A reportagem
Ø A
reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas
impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda
os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais
fatos.
Ø O
relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações,
resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se
com um título e apresenta um lide que anuncia um fato central. A linguagem
utilizada nesse gênero é marcada pela objetividade e clareza, com predomínio do
uso da norma-padrão.
São Paulo Faz escola,
2020. Caderno do Aluno, 2ª série, 3º Bimestre, p.96.
Desenho
de Pedro Luiz Padovini, PCNP de Arte,Diretoria de Ensino - Região Bauru
2 - RESPONDA
a) O que você
vê nessa imagem?
b) Que
impressões/sensações ela provoca em você?
c) Essa imagem
poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia?
São Paulo Faz escola,
2020. Caderno do Aluno, 2ª série, 3º Bimestre, p.97.
Lide
Ø Em geral as reportagens se iniciam com
um lide que anuncia o fato principal. Nele devem ser respondidas as perguntas:
·
O
quê?
·
Quem?
·
Onde?
·
Quando?
·
Como?
·
Por
quê?
3 - Responda
Ø No lide abaixo, o que poderia ser acrescentados para que a
informação ficasse mais completa?
LIDE - No dia 25 de janeiro de 2019,
ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração. O desastre
industrial humanitário e ambiental causou a morte de 259 pessoas e o
desaparecimento de outras 11.
São Paulo Faz escola,
2020. Caderno do Aluno, 2ª série, 3º Bimestre, p.98.
4 - LEIA E RESPONDA
“O morcego”, de Augusto dos Anjos
O
morcego
Meia-noite.
Ao meu quarto me recolho.
Meu
Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na
bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me
a goela ígneo e escaldante molho.
“Vou
mandar levantar outra parede...”
—
Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E
olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente
sobre a minha rede!
Pego
de um pau. Esforços faço. Chego
A
tocá-lo. Minh’alma se concentra.
Que
ventre produziu tão feio parto?!
A
Consciência Humana é este morcego!
Por
mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente
em nosso quarto!
ANJOS,
Augusto dos. O morcego. In: Eu e outras poesias.Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1772>.
Quais
impressões o poema “O morcego”, de Augusto dos Anjos, provocou em você?
BONS
ESTUDOS!!
lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário