Disciplina: Língua Portuguesa
Etapa de ensino: 8° anos A, B,
C, D
Atividades para o
período de aulas não presenciais
Orientações:
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br
Ø Procure desenvolver e elaborar as suas
respostas evitando assim escassez de informações.
Ø Use a internet como material de apoio e pesquisa. Desenvolver as
atividades a partir de suas ideias é mais relevante para o seu crescimento
pessoal e profissional do que copiar textos do Google. Pense nisso!!
Ø Caso
não tenha entendido sobre a “entrega ou devolutiva” entre em contato pelo e-mail
acima citado.
Ø
A
avaliação se dará de forma contínua a partir da devolutiva do aluno.
Ø Aula
alinhada com a transmissão do Centro de Mídias
Ø Fiquem
atentos as aulas no aplicativo CMSP e no canal 2.3 Cultura Educação.
Ø Ler
com atenção todas as atividades e desenvolvê-las em seu caderno de classe,
folhas de almaço ou portifólio.
Ø Caso
tenha dúvidas acerca das atividades enviadas, entre em contato através do
e-mail disponibilizado pelo professor.
Ø Enviar
as atividades com clareza e nitidez.
Ø Enviar atividades com os seus dados de identificação.
(nome, Número, Série e Turma)
Sondagem
1) Você sabe o que são fake
news? Comente.
2) Dê um exemplo de uma fake
news que circulou recentemente nas redes sociais ou nos noticiários.
Nos labirintos das Fake News.
Sábado, Mogi das Cruzes, 06 de fevereiro de
2020. Ano 17 Nº 258 | 2ª edição jaaq.com.br Por Caio José Tupinambá.
Leitura
Adolescentes são resgatados de
uma caverna na região de Manaus.
Segundo o trio, que
fazia um passeio de ecoturismo, eles teriam se perdido do grupo maior ao
adentrarem uma caverna oculta por uma vegetação cerrada na mata.
Ao explorarem a
caverna, repleta de túneis, não conseguiram mais sair.
“Foi desesperador... o
sinal do celular não funcionava e toda vez que tentávamos sair, parecia que
mais fundo a gente adentrava na caverna...” Diz Aline, uma das adolescentes
resgatadas, ainda em visível estado de choque. Ela ainda afirmou que teve a
sensação de que iria morrer o tempo todo.
“Tipo, por um instante,
achamos que era uma caverna pequena, tá ligado? Fomos andando e não conseguimos
mais voltar, a gente gritou pelo restante do grupo, mas ninguém ouviu...”.
Disse M.R.A, de 15 anos, o mais jovem do grupo.
Segundo a polícia
local, o responsável pelo passeio deverá ser ouvido e, eventualmente, poderá
ser processado, porque o acesso à área das cavernas está fora da rota
turística.
O sistema de cavernas,
chamado de Iandu (que significa aranha em tupi), foi descoberto há pouco tempo
e fica na região próxima à caverna do Botuverá, a pouco mais de 100 km de
Manaus.
Especialistas em Espeleologia
dizem que o sistema de cavernas é perigoso, e que os jovens tiveram sorte
porque ficaram em uma área com infiltração de luz solar.
“A gente viu que tinha
um buraco no teto, ficamos por ali na esperança de que ouvissem nosso chamado”,
alega Ricardo.
“Da próxima vez, levo
um novelo de lã vermelho, como o que aquele herói grego usou para sair da
caverna do Minotauro.” diz Carlos, mais aliviado depois do resgate.
“Embora estejam um
pouco cansados e desidratados, todos passam bem e logo retornarão às suas
casas.” – essa é a expectativa do Sr. Eduardo, chefe do grupo de bombeiros que
resgatou os jovens.
Análise Textual
· Após a leitura do texto, responda:
1- Esse texto pertence ao gênero:
a) Reportagem
b) Notícia
c) Artigo de Opinião
d) Crônica
Justifique a alternativa escolhida por você.
2 - Após
a leitura do texto, responda às seguintes questões:
a) Esse
texto poderia ser enquadrado como fake news? Por quê?
b) Como
seria possível identificar se a notícia é verdadeira ou não?
c) Na
notícia, ocorre o que chamamos de intertextualidade, ou seja, há uma citação
direta a outro texto. Identifique onde isso ocorre.
d) Os
envolvidos no incidente na caverna têm seus nomes citados na notícia, menos
M.R.A. Por que isso ocorreu no texto?
e) Verifique
no texto pistas que podem indicar tratar-se de uma notícia falsa. É apresentada
a fala de um especialista em Espeleologia. Sem consultar um dicionário,
seria possível identificar o significado desse termo? Levantem hipóteses sobre
o significado.
f) A
palavra espelunca tem a mesma origem da palavra espeleologia.
Façam uma pesquisa e anotem o significado das duas.
Espeleologia -
Espelunca -
Atividade 2
Ampliando Conhecimentos
1)
Pesquise sobre qual a origem da Língua Portuguesa.
2) Pesquise
o que é Conotação e Denotação.
Bons
Estudos!
Cuidem-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário