Professor:
Antonio Luiz - período de 10 a 14 de Agosto
Enviar: E-mail: antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina:
História
Série: 6º anos
(A e B).
Atividades
Cidadania
Greco-Romana
Objetivo
Associar
as lógicas de organização social e política greco-romanas ao ideal de
cidadania, com vistas à exclusão na Grécia e na Roma antigas. Iremos comparar a
noção de cidadania como construção sócio-histórica na atualidade.
Cidadania
é o exercício dos direitos civis, políticos e sociais. Estes variaram de acordo
com cada nação e tempo histórico, bem como a definição de quem é cidadão também
foi historicamente sendo alterada.
Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. São
Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º Ano, vol. 3, p. 34.
Cidadania
na Antiguidade Clássica
O
conceito de cidadania surgiu na antiguidade greco-romana, mas nessa época nem
todas as pessoas eram consideradas cidadãs. Em Atenas, na Grécia Antiga, apenas
os homens nascidos na cidade, com mais de 20 anos de idade e com serviço
militar completo, tinham direitos políticos. Ficavam de fora as mulheres, os
estrangeiros e os escravos. Essa diferenciação era defendida por filósofos como
Aristóteles, para o qual o trabalho braçal não era compatível com aqueles que
praticavam a política.
Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. São
Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º Ano, vol. 3, p. 35.
Na
Roma Monárquica, apenas os patrícios eram considerados cidadãos (civitas).
Os homens livres, proprietários de terras, eram os chefes dos clãs e
descendentes dos primeiros habitantes. Eram a elite, compunham a Assembleia
(que votava as leis e tomava outras decisões, como em relação aos conflitos
externos) e, quando anciãos, podiam compor o Senado. Em
509 a.E.C., os patrícios derrubaram a Monarquia Romana, dando início à
República. A partir desse período, os homens livres, mas não patrícios, os
chamados plebeus, passaram a ser considerados cidadãos, e, também a compor as
Assembleias.
Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. São
Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º Ano, vol. 3, p. 35.
Cidadania na Antiguidade Clássica
Quais
as características, se deveria ter, para que se fosse considerado cidadão!
Ø Homens
Ø Acima
de 20 anos
Ø Serviço
militar completo
Ø Nascidos
na cidade
Não
faziam parte
(Ficavam
de fora)
Ø Mulheres
Ø Estrangeiros
Ø Escravos
Essa
diferenciação era defendida por filósofos como Aristóteles, para o qual o
trabalho braçal não era compatível com aqueles que praticavam a política.
Cidadania na Roma Monárquica
Ø Livres
Ø Proprietários
de terras
Ø Descendentes
dos primeiros habitantes
Na
Roma Monárquica, apenas os patrícios eram considerados cidadãos (Civitas).
Cidadania na República Romana
Ø Homens
Livres
Ø Assembleias
da Plebe
Atenas
Cidadão
em Atenas eram apenas os homens, filhos de pais e mães atenienses,
com mais de 18 anos. E quem tinha renda maior tinha também uma importância
maior na participação na Bulé e na Eclésia. Não eram cidadãos
as mulheres, os escravos e nem os estrangeiros (metecos)
Clístenes,
considerado o pai da democracia ateniense, foi um reformador ateniense que
ampliou o poder da assembleia popular.
Democracia Atualmente
Democracia é
um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam
igualmente — diretamente ou por meio de representantes eleitos — na proposta,
no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo
o poder da governação pelo sufrágio universal. Abrange, portanto,
as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e
igual da autodeterminação política.
Os direitos e deveres de
um cidadão devem estar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão
implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. Conjunto de direitos,
meios, recursos e práticas que dá à pessoa a possibilidade de participar
ativamente da vida e do governo de seu povo.
QUESTÕES
1) Para
você o que é cidadania?
R:
2) No
Brasil atual, podemos afirmar, que todos somos cidadãos?
R:
3) Será,
que todos os cidadãos brasileiros conhecem os seus direitos e deveres?
R:
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