quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Atividade de História (6º A e B) - Periodo 10 a 14 de Agosto - Prof. Antonio

 

Professor: Antonio Luiz - período de 10 a 14 de Agosto

Enviar: E-mail: antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: História

Série: 6º anos (A e B).

Atividades

 

Cidadania Greco-Romana

 

Objetivo

Associar as lógicas de organização social e política greco-romanas ao ideal de cidadania, com vistas à exclusão na Grécia e na Roma antigas. Iremos comparar a noção de cidadania como construção sócio-histórica na atualidade.

 

Cidadania é o exercício dos direitos civis, políticos e sociais. Estes variaram de acordo com cada nação e tempo histórico, bem como a definição de quem é cidadão também foi historicamente sendo alterada.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º Ano, vol. 3, p. 34.

Cidadania na Antiguidade Clássica

O conceito de cidadania surgiu na antiguidade greco-romana, mas nessa época nem todas as pessoas eram consideradas cidadãs. Em Atenas, na Grécia Antiga, apenas os homens nascidos na cidade, com mais de 20 anos de idade e com serviço militar completo, tinham direitos políticos. Ficavam de fora as mulheres, os estrangeiros e os escravos. Essa diferenciação era defendida por filósofos como Aristóteles, para o qual o trabalho braçal não era compatível com aqueles que praticavam a política.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º Ano, vol. 3, p. 35.

Na Roma Monárquica, apenas os patrícios eram considerados cidadãos (civitas). Os homens livres, proprietários de terras, eram os chefes dos clãs e descendentes dos primeiros habitantes. Eram a elite, compunham a Assembleia (que votava as leis e tomava outras decisões, como em relação aos conflitos externos) e, quando anciãos, podiam compor o Senado. Em
509 a.E.C., os patrícios derrubaram a Monarquia Romana, dando início à República. A partir desse período, os homens livres, mas não patrícios, os chamados plebeus, passaram a ser considerados cidadãos, e, também a compor as Assembleias.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º Ano, vol. 3, p. 35.


Cidadania na Antiguidade Clássica

 

Quais as características, se deveria ter, para que se fosse considerado cidadão!

Ø  Homens

Ø  Acima de 20 anos

Ø  Serviço militar completo

Ø  Nascidos na cidade

 O conceito de cidadania surgiu na antiguidade greco-romana, mas nessa época nem todas as pessoas eram consideradas cidadãs.

 

Não faziam parte

(Ficavam de fora)

 

Ø   Mulheres

Ø  Estrangeiros

Ø  Escravos

 

Essa diferenciação era defendida por filósofos como Aristóteles, para o qual o trabalho braçal não era compatível com aqueles que praticavam a política.

 

Cidadania na Roma Monárquica

 

Ø  Livres

Ø  Proprietários de terras

Ø  Descendentes dos primeiros habitantes

 

Na Roma Monárquica, apenas os patrícios eram considerados cidadãos (Civitas).

 

Cidadania na República Romana

 

Ø  Homens Livres

Ø  Assembleias da Plebe

 

Atenas

Cidadão em Atenas eram apenas os homens, filhos de pais e mães atenienses, com mais de 18 anos. E quem tinha renda maior tinha também uma importância maior na participação na Bulé e na Eclésia. Não eram cidadãos as mulheres, os escravos e nem os estrangeiros (metecos)

 

Clístenes, considerado o pai da democracia ateniense, foi um reformador ateniense que ampliou o poder da assembleia popular.

 Legislador e fundador do sistema democrático em Atenas. A reforma que empreendeu da constituição de Sólon iniciou um período de vigência profundamente democrático no seio da sociedade ateniense do século VI a. C

 

Democracia Atualmente

 

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou por meio de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação pelo sufrágio universal. Abrange, portanto, as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.

 República é vista, mais recentemente, como uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo ou pelos seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada por intermédio do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo. O mandato tem uma duração típica de quatro ou cinco anos, com uma limitação, em geral, no número consecutivo de mandatos.

 Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um(a) indivíduo (pessoa) em um Estado.

Os direitos e deveres de um cidadão devem estar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. Conjunto de direitos, meios, recursos e práticas que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

 

QUESTÕES

 

1)    Para você o que é cidadania?

R:

2)    No Brasil atual, podemos afirmar, que todos somos cidadãos?

R:

 

3)    Será, que todos os cidadãos brasileiros conhecem os seus direitos e deveres?

R:

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