quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Aula de Matemática - Professor Fernando - 20/08/2020

7º A, B, C e D

 Conteúdo de Apoio - Números Inteiros - Parte III

Registre no seu caderno

Na Adição e Subtração  de Números Inteiros,quando tem sinais diferentes:

REGRA: Sinais Diferentes: Conserve o Sinal do Maior Número e subtraia

Exemplos:

a) 3 - 4 = - 1 O Maior número é o quatro; logo, o sinal no resultado foi Negativo

Nesse caso podemos também falar:

(Tenho) + 3 Devo - 4 = (Meu saldo é Negativo ) - 1 devo


b) - 15 + 20 = + 5O Maior número é o vinte; logo, o sinal no resultado foi positivo ( número maior), temos + 5


Exemplos; não esqueça:

Sinal Negativo - (Devo)

Sinal Positivo  + (Tenho)

Resultado é o    (Saldo)


Exemplo 2:

a) - 10 + 5 = - 5                                b) + 8 - 3 = + 5  

solução: Devo -10                                       Solução: Tenho: + 8

             Tenho + 5                                                          Devo - 3

       Meu saldo - 5                                                Meu saldo + 5


Desafio: Utilizando as palavras tenho, devo e saldo, resolva:

a) - 15 + 6 =

b) - 3 + 18 =

c) - 4 - 4 =


e-mail : fe.mene@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário