segunda-feira, 31 de agosto de 2020

 Língua Portuguesa - 6 anos A/B/C - Prof Silmara

Bom dia meus lindos estava com saudades de vocês e como estão?????

Nessas atividades iremos trabalhar um pouquinho de pontuação que não está boa para melhorarmos nossas mensagens, cartas, e- mail enfim tudo que precisamos produzir no nosso dia a dia . A atividade extensa mais é só lembretes não se assustem.

Atividade I

Lembre que: Pontuação é o emprego de sinais gráficos que auxiliam na compreensão da leitura. ( estudar para escrever melhor copiar os exercícios).

( .) Ponto-­ final: indica o fim de uma frase afirmativa ou negativa. Exemplo: Joca declarou que pagaria toda a despesa ,

( , ) Vírgula: indica uma pequena pausa na leitura. Ela é usada para:

separar os nomes de uma relação: Pom-pom, Pituchinha e Polichinelo correram bem depressa.

  separar palavras que indicam chamamento: – Polichinelo, venha cá! – Psiu!... Vá devagarinho, Pom-pom. separar os lugares das datas: Belo Horizonte, 10 de julho de 2003.

 ( ; ) Ponto e vírgula: indica uma pausa maior que a da vírgula. Exemplo: O menino saiu tarde de casa; ficou consertando a gaiola do passarinho.

 ( : ) Dois-pontos: são usados para iniciar uma explicação, citação ou enumeração. Exemplo: Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal que está lendo e diz: – Chega!

( ? ) Ponto de interrogação: é usado quando a frase indica uma pergunta. Exemplo: Você acredita no que os jornais dizem?

( ! ) Ponto de exclamação: é usado para indicar espanto, admiração, surpresa. Exemplo: – Chega!

 ( ) Travessão: é usado nos diálogos para indicar uma mudança de interlocutor ou para destacar partes da frase. Observação quando alguém fala.

A impressão que a gente tem, lendo os jornais – continuou meu amigo –, é que no mundo só acontecem desgraças.

– Você acredita nisso que os jornais dizem? – perguntou meu amigo.

Bora treinar um pouquinho ?????

 

                              EXERCÍCIOS

1. Crie frases usando respostas pessoais:

 a) ponto-final ________________________________________________________________  

b) virgula ____________________________________________________________________

c) ponto e virgula ______________________________________________________________

d) dois-pontos“ ________________________________________________________________

e) ponto de interrogação_________________________________________________________

 f) ponto de exclamação_________________________________________________________

3. Copie, substituindo o (* Asterístico) pelo sinal de pontuação adequado: (caprichem na letra).

Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal que está lendo e diz*

* Chega * Hoje houve um desastre de trem na França * um acidente de mina na Inglaterra * um surto de peste na Índia * Você acredita nisso que o“ jornais dizem* Será o mundo assim, uma bola confusa, onde acontecem unicamente desastres e desgraças * Não * Os jornais é que falsificam a imagem * do mundo*

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 Atividade II = copiar a explicação e fazer o exercício.

Lembre que: Frase é o conjunto de palavras que comunica um pensamento completo. As frases podem ser:

  declarativas a­firmativas – afirmam alguma coisa, fazem uma declaração simples. Exemplo: O rei era rico e poderoso.

declarativas negativas – negam alguma coisa, fazem a negação de uma declaração. Exemplo: Naquela tarde o rei não assinou nenhuma sentença de morte.

interrogativas – perguntam alguma coisa, indicam uma interrogação. Exemplo: Como é que se pode ter a maldade de matar um homem?

exclamativas – indicam exclamação, admiração, surpresa, alegria, espanto, dor, medo, susto. Exemplo: – Olha, pai! Salvei-a!

imperativas – indicam ordem ou pedido. Exemplos: – Meu filho,venha cá. – Condene-os todos à morte.

                                                 Exercício

1-Classifique as frases abaixo: Exemplo: O palhaço é engraçado. afirmativa

a) Por favor, abra a porta.______________________ b) Hoje não vai à escola.__________________

c) Rafaela sabe dançar.________________________ d) Que belo ramalhete!___________________

e) Venha cá, Paula._________________________     f) Flávio gosta de chocolate._______________

 g) Que horas são?_________________                       h) Que sopa deliciosa!____________________  i) Maria Helena não foi trabalhar.________________ j) O almoço está pronto?_________________   

 

Atividade III

 

LEIAMMMM

Para a entrega somente segunda feira dia 10 de Agosto. Lembre-se de anotar no final do caderno para não esquecer. OBS NÃO IREI COBRAR está na hora de criarmos um pouquinho de autonomia.

Bem vocês já sabem fazer uma reportagem, notícia, bilhete etc... estão muito bem....Parabéns a todos

Amores vocês assistiram aos dois filmes Hércules e Rei Artur, então iremos ver a capa de uma revista como fazer lembra da atividade livro comestível. Vocês já são editores criativos.

1-      Vamos para mais um gênero textual Revista¨ editar uma capa de revista (ver modelo na apostila aprender sempre página 11¨ Ciência Hoje ¨

2-      Você pode perceber que na capa tem a quem se destina, nome da revista, editora, o assunto que a revista trata.(pode ser cientifico, musical, jogos, fofoca).Diferenças das letras . Observar não há erros de português e que a pessoa que vai ver  e ler tem de entender . Então menos é mais

3-      Não esquecer de decidir a quem vai se destinar (crianças,idosos etc...)

4-      A)Bem vocês iram criar a sua capa com tudo isso ou somente algumas coisas vocês decidem,

 

B)A capa a ser produzida tem de ter um desenho mito (mitologia grega. Se quiser pode criar seu personagem) ou lenda, pode ser uma que vocês conhecem ou algo que vão criar  ou os dois se preferir.NÂO PODE SER CÓPIA. ORA ORA.( criar não copiar kkkk algo que já foi feito). Não vou aceitar.

C) Tem de ser bem alegre colorida libere a imaginação, usem canetas coloridas, lápis de cor, canetinhas,colagem enfim vocês são os artistas, façam com que as pessoas ao olharem queiram comprar. O tamanho tem de ter o tamanho de uma capa de revista, nada de meia página da folha.

D) Essa atividade tem de ser usada a linguagem mista, lembra linguagem verbal e não verbal.

E)A entrega será dia 10 de Agosto no whatsapp https://chat.whatsapp.com/H837NEdeSUlbjtkgGqvR7 ou no e-mail

profsilmara.monteiro@gmail.com /para nota.

Observação: Guardar para a edição das próximas aulas do restante da revista Portanto tem de planejar o que iram fazer para não terem dificuldades nas próximas atividades.

                                                                                          BJSSSSSSS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário