Língua Portuguesa - 6 anos A/B/C - Prof Silmara
Atividade I
Lembre que: Pontuação é o emprego
de sinais gráficos que auxiliam na compreensão da leitura. ( estudar para escrever melhor copiar os exercícios).
( .) Ponto- final:
indica o fim de uma frase afirmativa ou negativa. Exemplo: Joca declarou que
pagaria toda a despesa ,
( , ) Vírgula: indica uma pequena
pausa na leitura. Ela é usada para:
➔ separar os nomes de uma
relação: Pom-pom, Pituchinha e Polichinelo correram bem depressa.
➔ separar palavras que indicam
chamamento: – Polichinelo, venha cá! – Psiu!... Vá devagarinho, Pom-pom. ➔
separar os lugares das datas: Belo Horizonte, 10 de julho de 2003.
( ; ) Ponto e vírgula: indica uma pausa maior que a da
vírgula. Exemplo: O menino saiu tarde de casa; ficou consertando a gaiola do
passarinho.
( : ) Dois-pontos: são
usados para iniciar uma explicação, citação ou enumeração. Exemplo: Meu amigo
lança fora, alegremente, o jornal que está lendo e diz: – Chega!
( ? ) Ponto de
interrogação: é usado quando a frase indica uma pergunta. Exemplo: Você
acredita no que os jornais dizem?
( ! ) Ponto de exclamação: é usado para indicar espanto,
admiração, surpresa. Exemplo: – Chega!
( – ) Travessão: é usado nos diálogos para indicar uma mudança
de interlocutor ou para destacar partes da frase. Observação quando alguém
fala.
A impressão que a gente tem, lendo
os jornais – continuou meu amigo –, é que no mundo só acontecem desgraças.
– Você acredita nisso que os
jornais dizem? – perguntou meu amigo.
Bora treinar um pouquinho ?????
EXERCÍCIOS
1. Crie frases usando respostas pessoais:
a) ponto-final
________________________________________________________________
b) virgula ____________________________________________________________________
c) ponto e virgula ______________________________________________________________
d) dois-pontos“ ________________________________________________________________
e) ponto de interrogação_________________________________________________________
f) ponto de
exclamação_________________________________________________________
3. Copie, substituindo o (* Asterístico) pelo sinal de
pontuação adequado: (caprichem na letra).
Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal que está lendo e diz*
* Chega * Hoje houve um desastre de trem na França * um acidente de mina
na Inglaterra * um surto de peste na Índia * Você acredita nisso que o“ jornais
dizem* Será o mundo assim, uma bola confusa, onde acontecem unicamente desastres
e desgraças * Não * Os jornais é que falsificam a imagem * do mundo*
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade II =
copiar a explicação e fazer o exercício.
Lembre que: Frase é o conjunto de palavras que comunica
um pensamento completo. As frases podem ser:
➔
declarativas afirmativas – afirmam alguma coisa, fazem uma declaração simples.
Exemplo: O rei era rico e poderoso.
➔ declarativas negativas – negam alguma coisa, fazem a
negação de uma declaração. Exemplo: Naquela tarde o rei não assinou nenhuma
sentença de morte.
➔ interrogativas – perguntam alguma coisa, indicam uma
interrogação. Exemplo: Como é que se pode ter a maldade de matar um homem?
➔ exclamativas – indicam exclamação, admiração, surpresa,
alegria, espanto, dor, medo, susto. Exemplo: – Olha, pai! Salvei-a!
➔ imperativas – indicam ordem ou pedido. Exemplos: – Meu filho,venha
cá. – Condene-os todos à morte.
Exercício
1-Classifique as frases abaixo: Exemplo: O palhaço é
engraçado. afirmativa
a) Por favor, abra a porta.______________________ b) Hoje
não vai à escola.__________________
c) Rafaela sabe dançar.________________________ d) Que
belo ramalhete!___________________
e) Venha cá, Paula._________________________ f) Flávio gosta de chocolate._______________
g) Que horas são?_________________ h) Que sopa deliciosa!____________________ i) Maria Helena não foi trabalhar.________________
j) O almoço está pronto?_________________
Atividade III
LEIAMMMM
Para a entrega somente segunda feira dia 10 de Agosto. Lembre-se
de anotar no final do caderno para não esquecer. OBS NÃO IREI COBRAR está na hora
de criarmos um pouquinho de autonomia.
Bem vocês já sabem fazer uma reportagem, notícia, bilhete
etc... estão muito bem....Parabéns a todos
Amores vocês assistiram aos dois filmes Hércules e Rei
Artur, então iremos ver a capa de uma revista como fazer lembra da atividade livro comestível.
Vocês já são editores criativos.
1-
Vamos para mais um gênero textual Revista¨
editar uma capa de revista (ver modelo na apostila
aprender sempre página 11¨ Ciência Hoje ¨
2-
Você pode perceber que na capa tem a quem se destina, nome
da revista, editora, o assunto que a revista trata.(pode ser cientifico, musical,
jogos, fofoca).Diferenças das letras . Observar não há erros de português e que
a pessoa que vai ver e ler tem de
entender . Então menos é mais
3-
Não esquecer de decidir a quem vai se destinar
(crianças,idosos etc...)
4-
A)Bem vocês iram criar a sua capa com tudo isso ou
somente algumas coisas vocês decidem,
B)A capa a ser produzida tem de ter um desenho mito (mitologia
grega. Se quiser pode criar seu personagem) ou lenda, pode ser uma que vocês
conhecem ou algo que vão criar ou os
dois se preferir.NÂO PODE SER CÓPIA. ORA ORA.( criar não copiar kkkk algo que já foi
feito). Não vou aceitar.
C) Tem de ser bem alegre colorida libere a imaginação,
usem canetas coloridas, lápis de cor, canetinhas,colagem enfim vocês são os
artistas, façam com que as pessoas ao olharem queiram comprar. O tamanho tem de
ter o tamanho de uma capa de revista, nada de meia página da folha.
D) Essa atividade tem de ser usada a linguagem mista,
lembra linguagem verbal e não verbal.
E)A entrega será dia 10 de Agosto no whatsapp https://chat.whatsapp.com/H837NEdeSUlbjtkgGqvR7 ou
no e-mail
profsilmara.monteiro@gmail.com
/para nota.
Observação: Guardar para a edição das próximas aulas
do restante da revista Portanto tem de planejar o que iram fazer para não terem
dificuldades nas próximas atividades.
BJSSSSSSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário