terça-feira, 18 de agosto de 2020

 

Projeto de Vida 1 anos A/B/C - Professora Silmara - Atividade 17 de Agosto  e 1 de Setembro



Bom dia como vocês estão bora trabalhar mais um pouquinho nosso projeto de vida.

Instruções:

1-     Essa semana  de 17  a 21 de Agosto 

2-      Vocês iram assistir ao filme  Odisséia  https://www.youtube.com/watch?v=zZ4WzZrKVWQ

3-      Após assistir ler , compreender  e refletir a atividade I, dúvidas podem perguntar.

4-     Não é necessário copiar nada somente registrar no diário de bordo o nome da atividade e data.

 

PROJETO DE VIDA

Atividade I

                                    UMA VIAGEM RUMO A ÍTACA.

     As informações que você vai registrar nestas atividades devem lhe ajudar a se familiarizar com a elaboração do Plano de Ação do seu Projeto de Vida. Em linhas gerais, o que você precisa saber sobre o Plano de Ação é que se trata de uma ferramenta que possibilitará a concretização do seu sonho, por meio de ações a serem planejadas e executadas por você.

     Uma outra coisa importante a saber é que, assim como o Projeto de Vida , o Plano de Ação pode ser ajustado sempre que você achar necessário.

 Isso porque ele é o retrato de um momento específico e construir um Projeto de Vida é uma tarefa tão duradoura quanto a própria vida.

     Assim, cada vez que você mudar de opinião ou de interesses, não deixe de ajustar as rotas que levam ao seu sonho e contemplá-las no seu Plano de Ação.

     Os seus sonhos e desejos serão sempre o foco do seu Plano de Ação.

Portanto, os objetivos e as habilidades que irá mobilizar para alcançar a sua Ítaca*, os apoios necessários e o passo-a-passo da sua trajetória, tudo isso deverá ser registrado e buscado com afinco.

     Certamente, como passar do tempo, você se surpreenderá com alguns de seus registros – e não é para menos – pois você terá se transformado e novas percepções devem compor a sua narrativa de vida.

 

                                          UMA VIAGEM RUMO A ÍTACA

         *Ítaca, a terra natal de Odisseu.

 

     Conta uma antiquíssima lenda grega que, após dez anos longe de casa, e tendo

vencido a famosa Guerra de Tróia, Odisseu se põe a caminho, em direção a Ítaca,

sua terra natal, onde o aguardam a mulher, Penélope, e Telêmaco, seu único filho.

     Mas, já no início da longa jornada, o herói é vítima de um naufrágio e é resgatado pela bela ninfa Calipso, que decide tomá-lo por esposo, aprisionando-o na ilha.

     Porém, mesmo tratado como um rei e em companhia da mais bela criatura já vista,durante os dez anos de convívio com a ninfa, Odisseu jamais foi feliz. Todos os dias,chorava de saudade da terra natal e da família.

     Decidida a convencê-lo a ficar, Calipso argumenta que as mais terríveis provações aguardam Odisseu pelo caminho; além disso, vinte anos após ele ter saído de casa.

     Penélope já não seria mais a mesma, tendo perdido grande parte da beleza,

enquanto ela, Calipso, seria eternamente bela, pois era uma criatura divina. Dito

isso, a ninfa oferece ao herói a suprema riqueza dos deuses: se ele concordasse em permanecer ao lado dela, ela faria dele também um deus, eternamente jovem, eternamente bonito. Odisseu retruca que o que ele quer é um destino humano:

quer envelhecer e morrer ao lado da esposa e do filho, sendo rei em sua terra, Ítaca.

Vencida, Calipso deixa-o partir.

Ao escolher o destino humano, consciente das tribulações que encontraria pelo

caminho, é que Odisseu se torna de fato Odisseu. Perseguido pelo Deus Poseidon

(Netuno); perdendo amigos devorados por gigantes; enfrentando a maga Circe,

que transforma homens em porcos; combatendo o perverso ciclope Polifemo;

resistindo ao canto de sereias terríveis... Só assim ele podia se tornar de fato quem

ele era: o único mortal a ir ao inferno e retornar, pleno de sabedoria. Odisseu sabia

que, enfrentando o destino humano, o homem se enriquece de histórias. E, pleno

de histórias, mesmo sendo mortal, vive eternamente na memória dos outros

homens. É por esse formidável movimento de vencer a morte mesmo sendo mortais,

que os deuses (que nunca morrem) invejam os homens.

Se tivesse se rendido às propostas de Calipso, Odisseu estaria até hoje ao lado da

ninfa. E jamais teria existido a Odisseia, o conjunto de versos que narram suas

façanhas e inspiram a todos (uma obra fascinante que certamente você lerá um dia).

 

ATIVIDADE II

Instruções:

1-    Essa atividade é da semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro

2-    Ler e compreender a atividade registrar no diário de bordo o nome da atividade e data.

3-    Responder os questionamentos em forma de um único texto fale pouco mais explique quem é você, ensinamentos enfim. Voltamos novamente a reflexão.

 

 

 

                                NA PONTA DO LÁPIS.

 

1.    Conhecer-se é tarefa para a vida inteira! O que é curioso é que você vai se conhecendo à medida que se modifica. É por isso que ninguém consegue por completo conhecer a si mesmo(a). Ao agir no mundo, da forma que você é ou deseja ser, revela-se muita coisa sobre você. É por esse motivo que esta atividade não pretende fazer com que você dê conta de todos os aspectos sobre si, nem que se perca no meio de infinitas perguntas sobre quem é, mas que utilize como ponto de partida os dados básicos que sabe sobre si mesmo(a), para a construção do

2.    Plano de Ação do seu Projeto de Vida. É certo que se conhecer é um esforço que vale muito à pena, pois além de lhe permitir alcançar maior consciência sobre si, ajuda a resolver problemas e a decidir com segurança o que precisa ser feito. Partindo disso, dando continuidade a retomada dos seus registros feitos no Diário de Práticas e Vivência, iniciados na atividade anterior, organize as seguintes informações: Essa atividade deve ser feita em um texto único. O seja você deverá ler todo o texto e verificar a perguntas, após tudo isso feito, colocar o nome da atividade e data,reflexão exemplo: Eu sou________,meus sonhos, anseios são-------,pois estou trabalhando de forma árdua para que meus objetivos façam sentido etc......

     • Quem é você? Resp.

Sobre isso, você deve buscar suas anotações sobre si no seu Diário de Práticas e Vivências.

Não tem problema se você percebeu algumas lacunas no relato que fez, pois há tempo para reescrever isso agora. Escreva em seu Diário de Práticas e Vivências.

Um pequeno relato é o suficiente sobre quem é você.

• Qual é o seu sonho? Resp.

Escreva no espaço abaixo o seu sonho, mesmo que para você ele pareça óbvio. Essa é uma forma de se certificar que algo não mudou de um bimestre para outro. E, se mudou, lembre-se que não tem problema algum, pois isso é esperado, haja vista que tudo se modifica à medida que você vai se conhecendo. É preciso apenas atualizar os registros que você tem sobre isso.

Assim, escreva no seu Diário de Práticas e Vivências.

Meu sonho é:

• Aonde você quer chegar? Resp.

Aqui é mais um pequeno passo adiante, passando do sonho à projeção de um lugar ao qual o seu desejo lhe impulsiona chegar. É um pequeno movimento para passagem do seu sonho (que ainda permanece no campo das ideias) para um plano concreto. É uma forma também de você refletir sobre como a realidade põe à prova as suas aspirações. Portanto, detalhe no seu Diário de Práticas e Vivências esse lugar onde você deseja tanto chegar ou estar no futuro:

Em quero chegar em:

     • Como você pretende realizar o seu sonho?Resp.

Sobre isso, você precisa descrever o que lhe parece necessário fazer para tornar possível o seu sonho. Em linhas gerais, é preciso definir algumas etapas para alcançar objetivos. Ou seja, aqui você é estimulado(a) a pensar como tirar do papel o que deseja por meio de suas conquistas.

Algumas metas também já podem ir sendo postas aqui, pois elas lhe ajudarão a superar alguns desafios e mostrarão estratégias para facilitar a sua jornada. Sobre isso, não exija de si mesmo(a) saber todos os detalhes sobre quais são exatamente os seus objetivos, suas metas e estratégias,pois tudo isso será trabalhado nas aulas seguintes. Apenas permita-se escrever no seu Diário dePráticas e Vivências o que você sabe sobre o que acredita ser necessário fazer para alcançar os sonhos do seu PV.

Para tornar possível o meu sonho, preciso fazer isso:

Diante do que escreveu anteriormente, você consegue extrair os objetivos e metas para tornar possível o seu sonho? Escreva aqui:

• Quais são os seus pontos fortes e quais são os pontos que precisa melhorar?Resp.

Identificar os seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar é um estímulo à reflexão sobre os recursos próprios que deverão ser mobilizados ou adquiridos por você para atingir os seus sonhos. Ou seja, imagine que você tem um sonho de estudar numa Universidade fora do país e, agora, percebe que saber o idioma local para onde vai é requisito número um para conseguir estudar nessa Universidade. Se você não sabe o idioma, isso é um problema que precisa ser solucionado, pois deverá ser um dos seus pontos fortes para conseguir realizar o seu sonho. Escreva no seu Diário de Práticas e Vivências.

Meus pontos fortes :O que preciso melhorar:

• Quais são os valores nos quais você se apoia e que irão orientá-lo (a) no caminho

para a realização do seu sonho?Resp.

Lembre-se que os valores são as suas convicções e crenças que nortearão as suas decisões.

Por isso, devem estar presentes em você. Exemplo: o respeito.

Todas as minhas decisões têm como base os seguintes valores:

 

2. Sobre todas as informações que você registrou anteriormente, comente o que gostaria de compartilhar com a turma.

Ao compartilhar suas respostas, dúvidas ou percepções com a turma, você exercita a competência iniciativa social. Quanto mais essa competência for desenvolvida, melhor será o seu desempenho ao falar em público e realizar trabalhos em equipe. Após a realização da atividade anterior, reflita: Você teve chance de falar no momento de compartilhamento das respostas? Sentiu seguro e preparado para dialogar com a turma? Acredita que os colegas conseguiram compreender suas ideias? As informações que você e os colegas trouxeram ajudou o grupo a ficar mais próximo?

Ouvir atentamente os colegas e os ajudar a descobrir o que estão sentindo ou pensando é uma forma de exercitar a competência, empatia e cultivar relacionamentos.                                           

Pense nessas questões: como posso oferecer ajuda ao colega que tem vergonha de falarem público? Consigo apoiar aqueles que estão com dificuldades de expressar seus pontos de vistas? Sou capaz de entender o sentimento e o ponto de vista do outro, mesmo ele pensando diferente de mim?

Tenham uma boa semana e fiquem com Deus.

 

 

 


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