Roteiro de estudos de 03/08/20 a
31/08/20 3º bimestre 1º A, B e C
Assistir as
aulas de Biologia no CMSP para melhor compreensão das atividades.
Atividade 1 QUALIDADE DE
VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
a) Observe as
palavras abaixo e registre em seu caderno suas primeiras
sensações/impressões sobre elas.
Neoplasias Diabetes Proteção Afeto Hepatite Depressão Asma Atenção Bronquite Osteoporose Vacinas Hipertensão Difteria AIDS
Dor Pneumonia Sexo Esquistossomose Amor Risco Sarampo Vulnerabilidade
Catapora HPV
Tristeza Saúde Gonorreia Doenças Cuidados Prevenção Câncer Pessoas
Caxumba Carinho Dúvidas Gênero Sífilis
b) A que se
refere o conteúdo do quadro apresentado? Comente.
c) Indique
as palavras que mais chamaram sua atenção, reflita a respeito e elabore uma
frase que as contenha, destacando os motivos que determinaram sua escolha.
Atividade 2 SEXUALIDADE,
SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO
Falando de
Sexualidade:
Para iniciar esta conversa, é preciso
compreender que sexualidade não se restringe ao ato sexual, pois está
relacionada à nossa história e envolve sentimentos, nos motiva a procurar o
contato físico e afetivo, a intimidade de um relacionamento, podendo ou não
haver reprodução. É uma forma de expressão, comunicação e afeto que se
manifesta a todo momento.
Texto
adaptado de MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sexualidades e Saúde Reprodutiva. Brasília:MS,
2010.
Realize uma pesquisa em fontes confiáveis
para, a partir do conhecimento científico, responder às questões apresentadas a
seguir:
1. Ainda existem muitos “tabus” relacionados à
menstruação. Comente sobre esses “tabus” e descreva o significado biológico do
ato de menstruar.
2. Aponte as principais características que
envolvem o ciclo menstrual e estabeleça as relações com a “tabelinha”.
3. Explique
como ocorre a ejaculação e qual sua relação com a fecundação. Comente sobre o
fenômeno da polução noturna.
4.
Considerando a fisiologia da reprodução, explique se é possível ou não
engravidar sem ter uma relação sexual. Qualquer relação sexual engravida? Por
quê?
5. O que se entende por “orientação sexual”?
6. Se uma garota, por exemplo, acredita estar
apaixonada por uma amiga, podemos afirmar que esta garota é homossexual? Há
algum problema em se apaixonar por alguém do mesmo sexo?
7. Em
qual(is) situação(ões) uma pessoa pode solicitar o nome social? Pesquise e
descreva aspectos relacionados à diversidade de identidades humanas.
Entrega: até 11/09/20 por foto pelo
Classroom ou Messenger “Andreia Silva”.
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário