segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Biologia 1º A, B e C Profª Andreia 3º bimestre

 

Roteiro de estudos de 03/08/20 a 31/08/20 3º bimestre 1º A, B e C

Assistir as aulas de Biologia no CMSP para melhor compreensão das atividades.

Atividade 1 QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS

a) Observe as palavras abaixo e registre em seu caderno suas primeiras sensações/impressões  sobre elas.

Neoplasias Diabetes Proteção Afeto Hepatite Depressão Asma Atenção Bronquite Osteoporose Vacinas Hipertensão Difteria AIDS Dor Pneumonia Sexo Esquistossomose Amor Risco Sarampo Vulnerabilidade Catapora HPV Tristeza Saúde Gonorreia Doenças Cuidados Prevenção Câncer Pessoas Caxumba Carinho Dúvidas Gênero Sífilis

b) A que se refere o conteúdo do quadro apresentado? Comente.

c) Indique as palavras que mais chamaram sua atenção, reflita a respeito e elabore uma frase que as contenha, destacando os motivos que determinaram sua escolha.

 


Atividade 2 SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO

 Falando de Sexualidade:

 Para iniciar esta conversa, é preciso compreender que sexualidade não se restringe ao ato sexual, pois está relacionada à nossa história e envolve sentimentos, nos motiva a procurar o contato físico e afetivo, a intimidade de um relacionamento, podendo ou não haver reprodução. É uma forma de expressão, comunicação e afeto que se manifesta a todo momento.

Texto adaptado de MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sexualidades e Saúde Reprodutiva. Brasília:MS, 2010.


 Realize uma pesquisa em fontes confiáveis para, a partir do conhecimento científico, responder às questões apresentadas a seguir:

 1. Ainda existem muitos “tabus” relacionados à menstruação. Comente sobre esses “tabus” e descreva o significado biológico do ato de menstruar.

 2. Aponte as principais características que envolvem o ciclo menstrual e estabeleça as relações com a “tabelinha”.

3. Explique como ocorre a ejaculação e qual sua relação com a fecundação. Comente sobre o fenômeno da polução noturna.

4. Considerando a fisiologia da reprodução, explique se é possível ou não engravidar sem ter uma relação sexual. Qualquer relação sexual engravida? Por quê?

 5. O que se entende por “orientação sexual”?

 6. Se uma garota, por exemplo, acredita estar apaixonada por uma amiga, podemos afirmar que esta garota é homossexual? Há algum problema em se apaixonar por alguém do mesmo sexo?

7. Em qual(is) situação(ões) uma pessoa pode solicitar o nome social? Pesquise e descreva aspectos relacionados à diversidade de identidades humanas.

 

Entrega: até 11/09/20 por foto pelo Classroom ou Messenger “Andreia Silva”.

                                               Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário