segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Prof. Liria Bordinhao - 1 A, 1B, 1C - Lingua Portuguesa e Literatura - semana de 31 de agosto a 04 de setembro

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 13.08.2020 - CMSP

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Reconhecer em contos , entrevistas e poemas marcas linguísticas que singularizam diferentes gêneros.

 

Ø  Tema – De repente surgem os slamers

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Identificar aspectos linguísticos específicos do gênero a partir das atividades.

 

 

1 – Assista trechos do documentário Poetas do Repente – Youtube https://youtu.be/kr1Q6QAm9q8

2 – SLAM E SLAMERS- https://youtu.be/M5aMP0dl-Oc, https://youtu.be/o6zEZP7pudQ

 

ATIVIDADE –

 

1 – Pesquise e defina com suas palavras – repente e repentista

2 – Defina slam e slamers e diga quais as semelhanças com os repentes e repentistas

3 – Escreva um tema interessante para uma batalha de slam.

 

 

Leia com atenção para completar sua pesquisa.

 

A poesia falada e apresentada para grandes plateias não é um fato novo,  porém, a grande diferença é que hoje a poesia falada se apresenta para o povo e não para uma elite — estamos falando da poesia slam. Essa palavra surgiu em Chicago, em 1984, e hoje a poetry slam, como é chamada, é uma competição de poesia falada que traz questões da atualidade para debate. Slam é uma expressão inglesa cujo significado se assemelha ao som de uma “batida” de porta ou janela, “algo próximo do nosso ‘pá!’ em língua portuguesa”, explica Cynthia Agra de Brito Neves, em artigo recém-publicado na revista Linha D’Água. Nas apresentações de slam o poeta é performático e só conta com o recurso de sua voz e de seu corpo.

poetry slam, também chamada “batalha das letras”, tornou-se, além de um acontecimento poético, um movimento social, cultural e artístico no mundo todo, um novo fenômeno de poesia oral em que poetas da periferia abordam criticamente temas como racismo, violência, drogas, entre outros, despertando a plateia para a reflexão, tomada de consciência e atitude política em relação a esses temas. Os campeonatos de poesias passam por etapas ao longo do ano, de fevereiro a novembro, são compostos de três rodadas e o vencedor, escolhido por cinco jurados da plateia, é premiado com livros e participa do Campeonato Brasileiro de Slam (Slam Br). O poeta vencedor dessa etapa competirá na Copa do Mundo de Slam, realizada todo ano em dezembro, na França.

Os campeonatos de slam no Brasil foram introduzidos por Roberta Estrela D’Alva, a slammer (poetisa) brasileira mais conhecida pela mídia e que conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de Poesia Slam 2011, em Paris. Outra presença expressiva no assunto é Emerson Alcalde, fundador do Slam da Guilhermina, entrevistado pela autora em maio deste ano na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele, “promover a poesia oral, falar poesias, ler, escrever, promover batalhas de performances poéticas, é transformar os slams em linguagem” e, pensando nisso, levou o slam às escolas, pois “poesia é educação”.

 

 

Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. O Repente na Cantoria de viola é desenvolvido por dois cantores acompanhados por violas na afinação nordestina. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é baseado no canto alternado que se dá em forma de improviso poético – a criação de versos "de repente".[1] A origem do repentista brasileiro tem suas raízes na região de Teixeira, na Paraíbaséculo XIX.

O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. A rima usada é a rima perfeita. Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.

Quando o instrumento usado é o pandeiro, o gênero artístico é denominado coco de embolada, o ritmo é mais rápido e não necessariamente deve predominar o improviso. A embolada mescla improvisos e estrofes preexistentes. Há também o aboio[1] que pode ser improvisado, mas não obrigatoriamente, e a glosa, que é o improviso declamado. Todos esses gêneros artísticos nordestinos se baseiam em métrica, rima e oração poética. O extremo rigor quanto à métrica e à rima perfeita são característicos na Cantoria dos repentistas violeiros.

Há diversos outros gêneros artísticos brasileiros que usam em alguns momentos o improviso cantado, mas não se baseiam exclusivamente no improviso como é o caso do Repente ou Cantoria. Dentre eles o Calango, o Maracatu e o Rap.

 

 

BONS ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com

 

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