terça-feira, 8 de setembro de 2020

Aula de Arte - Profª Sheila - 2º Ano - 08/09/2020

 2º A e B

Copiar o texto no caderno de arte!

Realismo

Entre 1850 e 1880 um novo movimento cultural, denominado Realismo, predominou na França e se estendeu por toda a Europa e outros continentes.

Os artistas integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclássico e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa, em substituição á arte inspirada em modelos do passado. 

Dois entre os principais pintores franceses a praticar a estética realista foram Jean-François Millet (1814-1875) e Gustave Coubert (1819-1877).

Droit de suite | Millet paintings, Jean francois millet, Millet

O Angelus - Millet

Filho de camponeses, Millet foi um dos primeiros artistas a pintar cenas da vida no campo como realmente era. Dedicou-se com a pintura de paisagens puras e trabalhadores rurais. Dando ênfase ao desenho, Millet eliminou todos os ornamentos que não eram essenciais.

Como Millet, Coubert também retratou em suas obras a vida cotidiana das classes populares. Seus quadros denunciavam as diferenças sociais que a burguesia do século XIX preferia ocultar.

O Ateliê do Artista – Gustave Courbet | Historia das Artes

O Ateliê do pintor - Coubert

Neste quadro, Coubert declara publicamente suas opiniões sobre a sociedade em que vivia.O quadro mostra seu estúdio em Paris, onde três grupos dividem o espaço: ao centro, o artista (acompanhado a "verdade", na figura da mulher nua) pintando a paisagem - sua terra natal -, tema considerado indigno pela corrente artística da época. à direita, retrata os amigos que o influenciaram em seu desenvolvimento como artista e homem. O Principal deles é o Champfleury (sentado), fundador do movimento realista na literatura. À esquerda, agrupou seus inimigos e as pessoas que eram exploradas por eles.

Realismo na Arquitetura

 Com a industrialização grandes mudanças ocorreram na Europa. As igrejas e palácios construídos nos séculos anteriores, foram substituídos por fábricas, hospitais, armazéns, apartamentos urbanos, escolas, estações ferroviárias, enfim, construções que atendiam as necessidades  da classe operária e da burguesia da época. As obras de engenharia e arquitetura passaram a ter materiais novos a partir da Revolução Industrial, como o ferro fundido e o concreto armado. Mais tarde, com objetivos mais ambiciosos, o ferro foio material básico da delicada estrutura do palácio de Cristal de Londres, construído em 1851 por Joseph Paxton, e também da primeira construção francesa que adotou esse material em toda a sua estrutura, a célebre Torre Eiffel, obra do engenheiro Gustave Eiffel, monumento simbólico concluído em 1889. Com 300 metros de altura, foi a construção mais alta da época.

Londres pode voltar a ter o seu Palácio de Cristal | PÚBLICO

Palácio de Cristal de Londres


Torre Eiffel - Preço dos ingressos, horário e história

História da Torre Eiffel: saiba tudo sobre sua construção - Viajar Paris

Construção da Torre Eiffel

Torre Eiffel

Pintura no Brasil

No Brasil Temos o pintor José Ferraz de Almeida Júnior, nasceu um Itu no interior de São Paulo (1850-1899). Estudou arte no Brasil e na Europa. Tem alguns de seus quadros expostos na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Realismo na Arte: pintura, escultura e artistas - Toda Matéria

O Violeiro - Almeida Júnior

Imagem representativa do artigo

Homem Picando Fumo - Almeida Júnior

Agora escolha um destes dois quadros do Almeida Júnior para reproduzi-lo. 

No caderno de arte com margem de 1 cm, pode usar algum pedaço do quadro com recorte de revista e colar completando-o.

Quero ver!

e-mail: sheilafavero@prof.educacao.sp.gov.br

ou

Messenger: Sheila Favero

Nenhum comentário:

Postar um comentário