LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
DATA
DA AULA: 18.08.2020 - CMSP
I - Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Reconhecer diferentes
elementos internos que estruturam uma entrevista, apropriando-se dele no
processo de sentido.
Ø Tema – Como ter seu próprio talk show
II - Objetivos de
conhecimento:
Reconhecer e analisar o gênero entrevista.
III- Estratégia-
1 – Aprender sobre a estrutura de uma entrevista e como
elaborar uma
2 – Ler trecho de uma entrevista com Clarice Lispector
3 – Responder as perguntas sobre o conteúdo
1– Estrutura de uma entrevista e como elaborar
uma. Caderno do aluno V. 3 p. 94 e 95
Uma Entrevista é
uma conversa ou diálogo entre duas pessoas denominadas entrevistador (quem
entrevista) e entrevistado (que responde as perguntas). O objetivo principal é
extrair informações e declarações para esclarecer determinado assunto.
Esse tipo é um dos gêneros
textuais e muito utilizado para a construção de matérias de
jornais, revistas, rádios, TV e outros textos que passam algum conhecimento
para a população. Outras variações são a entrevista de emprego, psicológica,
social.
Por meio do conhecimento
adquiridos em uma entrevista é possível criar conteúdos informativos e
educativos. Assim, ela tem grande importância como parte de construção do
conhecimento social.
Características da Entrevista
·
Textos
informativos e/ou opinativos
·
Presença
do entrevistador e do entrevistado
·
Linguagem
dialógica e oral
·
Marca do
discurso direto e da subjetividade
·
Mescla da
linguagem formal e informal
Estrutura da Entrevista
Para
produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:
Escolha do Tema
A
entrevista pode ser um texto em que você vá utilizar para dar consistência a um
outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.
Elaboração
de Roteiro
Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a
elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora
da entrevista.
Além disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a
entrevista garante a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante
o processo, a partir das respostas do entrevistador.
O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em
formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha
outras perguntas em mente se for necessário.
Título
Se necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará
melhor o objetivo delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua
leitura. Por exemplo:
Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova
obra.
Se necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que
informe o leitor do que será discutido.
Nesse caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o
perfil do entrevistado e sua experiência profissional.
Revisão
A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não
adianta ter as ideias e apresenta-las de maneira informal, ou seja, um texto
que não abrigue coerência e coesão.
Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois
apresentar para um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador
e depois realizar o trabalho de transcrição das falas de ambos.
2 - Exemplos
de Entrevista
Segue abaixo a entrevista (escrita ) entre o jornalista Júlio
Lerner e a escritora brasileira Clarice Lispector, veiculada no programa
“Panorama”, da TV Cultura, dia 1 de fevereiro de 1977, ano da morte da
escritora.
Clarice Lispector, de onde veio
esse Lispector?
É um nome latino, não é? Eu perguntei a meu pai desde quando
havia Lispector na Ucrânia. Ele disse que há gerações e gerações anteriores. Eu
suponho que o nome foi rolando, rolando, rolando, perdendo algumas sílabas e
foi formando outra coisa que parece “Lis” e “peito”, em latim. É um nome que
quando escrevi meu primeiro livro, Sérgio Milliet (eu era completamente
desconhecida, é claro) diz assim: “Essa escritora de nome desagradável, certamente
um pseudônimo…”. Não era, era meu nome mesmo.
Você chegou a conhecer o Sérgio
Milliet pessoalmente?
Nunca. Porque eu publiquei o meu livro e fui embora do Brasil,
porque eu me casei com um diplomata brasileiro, de modo que não conheci as
pessoas que escreveram sobre mim.
Clarice, seu pai fazia o que
profissionalmente?
Representações de firmas, coisas assim. Quando ele, na verdade,
dava era para coisas do espírito.
Há alguém na família Lispector
que chegou a escrever alguma coisa?
Eu soube ultimamente, para minha enorme surpresa, que minha mãe
escrevia. Não publicava, mas escrevia. Eu tenho uma irmã, Elisa Lispector, que
escreve romances. E tenho outra irmã, chamada Tânia Kaufman, que escreve livros
técnicos.
Você chegou a ler as coisas que
sua mãe escreveu?
Não, eu soube há poucos meses. Soube através de uma tia: “Sabe
que sua mãe fazia um diário e escrevia poesias?” Eu fiquei boba…
Nas raras entrevistas que você
tem concedido surge, quase que necessariamente, a pergunta de como você começou
a escrever e quando?
Antes de sete anos eu já fabulava, já inventava histórias, por
exemplo, inventei uma história que não acabava nunca. Quando comecei a ler
comecei a escrever também. Pequenas histórias.
Quando a jovem, praticamente
adolescente Clarice Lispector, descobre que realmente é a literatura aquele
campo de criação humana que mais a atrai, a jovem Clarice tem algum objetivo
específico ou apenas escrever, sem determinar um tipo de público?
Apenas escrever.
Você poderia nos dar uma ideia
do que era a produção da adolescente Clarice Lispector?
Caótica. Intensa. Inteiramente fora da realidade da vida.
Desse período você se lembra do
nome de alguma produção?
Bem, escrevi várias coisas antes de publicar meu primeiro livro.
Eu escrevia para revistas — contos, jornais. Eu ia com uma timidez enorme, mas
uma timidez ousada. Eu sou tímida e ousada ao mesmo tempo. Chegava lá nas
revistas e dizia: “Eu tenho um conto, você não quer publicar?” Aí me lembro que
uma vez foi o Raimundo Magalhães Jr. que olhou, leu um pedaço, olhou para mim e
disse: “Você copiou isso de quem?” Eu disse: “De ninguém, é meu”. Ele disse:
Você traduziu?” Eu disse: “Não”. Ele disse: “Então eu vou publicar”. Era sim,
era meu trabalho.
3 – Responder as perguntas abaixo
3.1 – Escreva o que e um Talk Show.
3.2 – Diga quem você entrevistaria e por que.
3.3. – Escreva qual e o melhor programa de entrevista que você já
assistiu.
3.4 – Elabore uma pergunta para uma personalidade.
3.5 – Tente escrever um repente.
Bons
estudos.
lilibordinhao
@gmail.com
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