terça-feira, 8 de setembro de 2020

Prof. Liria Bordinhao - 1 A, 1B, 1C - Língua Portuguesa e Literatura - de 08 a 11 de setembro

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 18.08.2020 - CMSP

 

I - Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Reconhecer diferentes elementos internos que estruturam uma entrevista, apropriando-se dele no processo de sentido.

 

Ø  Tema – Como ter seu próprio talk show


Talk-show fotografar na ilustração isométrica de estúdio de tv | Vetor  Grátis

 

II - Objetivos de conhecimento:

Reconhecer e analisar o gênero entrevista.

 

 

III- Estratégia-

1 – Aprender sobre a estrutura de uma entrevista e como elaborar uma

2 – Ler trecho de uma entrevista com Clarice Lispector

3 – Responder as perguntas sobre o conteúdo

 

1Estrutura de uma entrevista e como elaborar uma. Caderno do aluno V. 3 p. 94 e 95

 

Uma Entrevista é uma conversa ou diálogo entre duas pessoas denominadas entrevistador (quem entrevista) e entrevistado (que responde as perguntas). O objetivo principal é extrair informações e declarações para esclarecer determinado assunto.

 

Esse tipo é um dos gêneros textuais e muito utilizado para a construção de matérias de jornais, revistas, rádios, TV e outros textos que passam algum conhecimento para a população. Outras variações são a entrevista de emprego, psicológica, social. 

 

Por meio do conhecimento adquiridos em uma entrevista é possível criar conteúdos informativos e educativos. Assim, ela tem grande importância como parte de construção do conhecimento social.

Características da Entrevista

·         Textos informativos e/ou opinativos

·         Presença do entrevistador e do entrevistado

·         Linguagem dialógica e oral

·         Marca do discurso direto e da subjetividade

·         Mescla da linguagem formal e informal

 

 

 

 

Estrutura da Entrevista

Para produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:

Escolha do Tema

A entrevista pode ser um texto em que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.

Elaboração de Roteiro

Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.

Além disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas do entrevistador.

O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.

Título

Se necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo:

Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.

Se necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será discutido.

Nesse caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua experiência profissional.

Revisão

A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresenta-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão.

Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o trabalho de transcrição das falas de ambos.

 

2 - Exemplos de Entrevista

 

Segue abaixo a entrevista (escrita ) entre o jornalista Júlio Lerner e a escritora brasileira Clarice Lispector, veiculada no programa “Panorama”, da TV Cultura, dia 1 de fevereiro de 1977, ano da morte da escritora.

Clarice Lispector, de onde veio esse Lispector?

 

É um nome latino, não é? Eu perguntei a meu pai desde quando havia Lispector na Ucrânia. Ele disse que há gerações e gerações anteriores. Eu suponho que o nome foi rolando, rolando, rolando, perdendo algumas sílabas e foi formando outra coisa que parece “Lis” e “peito”, em latim. É um nome que quando escrevi meu primeiro livro, Sérgio Milliet (eu era completamente desconhecida, é claro) diz assim: “Essa escritora de nome desagradável, certamente um pseudônimo…”. Não era, era meu nome mesmo.

 

 

 

Você chegou a conhecer o Sérgio Milliet pessoalmente?

 

Nunca. Porque eu publiquei o meu livro e fui embora do Brasil, porque eu me casei com um diplomata brasileiro, de modo que não conheci as pessoas que escreveram sobre mim.

Clarice, seu pai fazia o que profissionalmente?

 

Representações de firmas, coisas assim. Quando ele, na verdade, dava era para coisas do espírito.

Há alguém na família Lispector que chegou a escrever alguma coisa?

 

Eu soube ultimamente, para minha enorme surpresa, que minha mãe escrevia. Não publicava, mas escrevia. Eu tenho uma irmã, Elisa Lispector, que escreve romances. E tenho outra irmã, chamada Tânia Kaufman, que escreve livros técnicos.

Você chegou a ler as coisas que sua mãe escreveu?

 

Não, eu soube há poucos meses. Soube através de uma tia: “Sabe que sua mãe fazia um diário e escrevia poesias?” Eu fiquei boba…

Nas raras entrevistas que você tem concedido surge, quase que necessariamente, a pergunta de como você começou a escrever e quando?

Antes de sete anos eu já fabulava, já inventava histórias, por exemplo, inventei uma história que não acabava nunca. Quando comecei a ler comecei a escrever também. Pequenas histórias.

Quando a jovem, praticamente adolescente Clarice Lispector, descobre que realmente é a literatura aquele campo de criação humana que mais a atrai, a jovem Clarice tem algum objetivo específico ou apenas escrever, sem determinar um tipo de público?

 

Apenas escrever.

Você poderia nos dar uma ideia do que era a produção da adolescente Clarice Lispector?

 

Caótica. Intensa. Inteiramente fora da realidade da vida.

Desse período você se lembra do nome de alguma produção?

 

Bem, escrevi várias coisas antes de publicar meu primeiro livro. Eu escrevia para revistas — contos, jornais. Eu ia com uma timidez enorme, mas uma timidez ousada. Eu sou tímida e ousada ao mesmo tempo. Chegava lá nas revistas e dizia: “Eu tenho um conto, você não quer publicar?” Aí me lembro que uma vez foi o Raimundo Magalhães Jr. que olhou, leu um pedaço, olhou para mim e disse: “Você copiou isso de quem?” Eu disse: “De ninguém, é meu”. Ele disse: Você traduziu?” Eu disse: “Não”. Ele disse: “Então eu vou publicar”. Era sim, era meu trabalho.

 

 Resultado de imagem para foto dA CLARICE LISPECTOR PARA COPIAR

3 – Responder as perguntas abaixo

 

3.1 – Escreva o que e um Talk Show.

3.2 – Diga quem você entrevistaria e por que.

3.3. – Escreva qual e o melhor programa de entrevista que você já assistiu.

3.4 – Elabore uma pergunta para uma personalidade.

3.5 – Tente escrever um repente.

 

 

 

Bons estudos.

 

lilibordinhao @gmail.com

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