LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
DATA DA AULA:
15/09/2020 17/09/2020
HORÁRIO: 17H00
às 17h40 (40 minutos)
TEMA DA AULA: Porque
ainda e importante estudar gramática
ETAPA DE ENSINO: 1
ano Ensino Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø
Analisar
os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelos usos de diferentes classes
gramaticais e discursivas.
Objetivos de
conhecimento:
Ø
Analisar
a importância da criação da textualidade com base no reconhecimento de
diferentes classes gramaticais.
I – Estrategias
Ø
Analisar
pinturas famosas buscando construção de sentido
Ø
Relembrar
o estudo das classes gramaticais.
II – Responda
Por que e importante
estudar gramatica em sua opinião.
III – Observe a figura abaixo e responda.
Este quadro se chama As catadoras de Jean Millet.
Quais palavras você usa para defini-lo. Quais suas características.
IV – Quais substantivos você usou para definir a figura anterior.
V – Quais verbos e adjetivos você usou.
VI – Observe a imagem – O peregrino de Caspar David
Use adjetivos, substantivos e verbos para definir a imagem. Diga
quais usou.
Substantivo
Substantivos
são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre
outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número
(singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo).
Exercem
sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito,
objeto direto, objeto indireto e agente da passiva).
Verbo
Verbos são
palavras que indicam, principalmente, uma ação. Podem indicar também uma
ocorrência, um estado ou um fenômeno.
Podem ser flexionados em número (singular e
plural), pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso), modo (indicativo,
subjuntivo e imperativo), tempo (passado, presente e futuro), aspecto
(incoativo, cursivo e conclusivo) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Adjetivo
Adjetivos são
palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade,
característica, aspecto ou estado.
Podem ser
flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau
(normal, comparativo, superlativo).
Indique
a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos:
casa-grande,
flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor
a)
casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beija-fior
b)
casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
c)
casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor
d)
casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
e)
casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-flores
BONS ESTUDOS –
lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário