LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
DATA
DA AULA: 15/09/2020 17/09/2020
HORÁRIO:
17H00 às 17h40 (40
minutos)
TEMA
DA AULA: “Com que
idade se deve começar a trabalhar?” Um copo d’água ou um copo com água?
ETAPA
DE ENSINO: 2º ano
Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Organizar adequadamente os parágrafos
de um texto visando atingir a proposta enunciativa
Ø Identificar o valor expressivo da
metáfora e da metonímia na construção coesiva;
Ø Inferir tese, tema ou assunto principal
nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio e/ou perfil
biográfico.
Objetivos de
conhecimento:
Ø Ler e buscar inferências em texto
jornalístico buscando ampliar as informações sobre determinado assunto de
relevância social, a partir das atividades do Caderno do Aluno do 3º Bimestre.
Ø Estudar o processo de construção de
significados a partir da leitura e da interpretação de metonímias.
Ø
I – Estratégia
Ø Debater sobre trabalho e exploração de
trabalho infantil.
Ø Ler uma notícia sobre os impactos da
pandemia na população mais fragilizada da sociedade.
Ø Relembrar a figura de linguagem
metonímia e sua importância para a construção de textualidade;
Ø Ler um texto do período literário
Arcadismo para exemplificar como a metonímia se estrutura no texto literário.
II – Responda
Ø Com quantos anos seria adequado a uma pessoa começar a trabalhar?
Ø Qual a diferença entre exploração do trabalho infantil e auxiliar a
família nas tarefas domésticas?
Ø Você costuma auxiliar sua família nas tarefas domésticas? Se sim,
como?
Ø Qual o impacto na vida de uma criança ou um adolescente que abandona
a escola para trabalhar?
Ø Qual a diferença entre uma reportagem e uma notícia?
III - Lead
Ø No conjunto dos domicílios em que mora
pelo menos uma criança ou um adolescente em São Paulo (SP), a incidência do
trabalho infantil era de 17,5 por 1.000 antes da pandemia, e passou a ser 21,2
por 1.000 depois da pandemia – um aumento de 21%.
Ø Os dados constam em levantamento
realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que verificou
a situação de renda e trabalho de 52.744 famílias vulneráveis de diferentes
regiões da capital paulista, que receberam doações da organização.
Responda
Qual seria a
melhor manchete para o lead que acabamos de ler?
Manchete
UNICEF: trabalho infantil aumenta 21%
em São Paulo durante a pandemia
Notícia
O
fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) realizou um levantamento de
dados sobre a situação de renda e trabalho com 52.744 famílias vulneráveis de
diferentes regiões de São Paulo que receberam doações da organização.
Entre
os dados levantados de abril a julho de 2020, o UNICEF chama a atenção para a
intensificação do trabalho infantil a prevalência total aumentou 26%,
comparando as famílias entrevistadas em maio com as entrevistadas em julho.
“Vemos
o aumento do trabalho infantil nas crianças e nos adolescentes vulneráveis e
isso nos acende um alerta importante. É urgente apoiar as famílias para que
tenham alternativas de renda e trabalho no contexto da pandemia. É necessário
redobrar o compromisso de proteger cada criança e cada adolescente de toda e
qualquer forma de violência, inclusive da exploração do trabalho infantil”,
afirmou a coordenadora do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga.
[...]
O
levantamento envolveu famílias vulneráveis em nove distritos da Zona Sul (Campo
Belo, Campo Limpo, Capão Redondo, Cursino, Grajaú, Jardim Ângela, Jardim São
Luís, Parelheiros e Santo Amaro); oito distritos da Zona Leste (Belém,
Cangaíba, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista, Mooca, Ponte Rasa e
São Mateus); sete distrituos da Zona Norte (Brasilândia, Cachoeirinha, Casa
Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã, Santana e Vila Medeiros); e cinco distritos do
Centro (Bom Retiro, Consolação, pari, República e Sé)
Notícia
Impacto nas mulheres
Entre os responsáveis pelos domicílios, a
predominância é de mães chefes de família, sendo 79,1% mulheres contra 20,7%
homens, que têm em média de 41 a 43 anos.
As mulheres também são as mais afetadas
no âmbito socioeconômico em que estão inseridas: 44,7% já estavam desocupadas
antes da pandemia em comparação a 36,1% dos homens.
Notícia
Trabalho infantil
No conjunto dos domicílios em que mora
pelo menos uma criança ou um adolescente, a incidência do trabalho infantil era
de 17,5% por 1.000 antes da pandemia, e passou a ser 21,2 por 1.000 depois da
pandemia – um aumento de 21%.
Quando observamos a incidência do trabalho infantil ao longo do tempo,
percebemos que as famílias cadastradas em maio, junho e julho tinham taxas parecidas antes da pandemia – 17,5 por 1.000,
aproximadamente.
Mas a taxa de domicílios em que alguma
criança ou algum adolescente começou a trabalhar depois da pandemia aumentou de 2,5 opor 1.000 em maio para 6,7 por 1.000em
julho. Ou seja, em dois meses, a incidência do trabalho infantil entre as
famílias cadastradas aumentou 24%: passou de 19 por 1.000 paa 24 por 1.000
Enfrentamento de violências contra
crianças e adolescentes
O UNICEF e o Ministério Público do
Trabalho têm uma parceria nacional para o enfrentamento de todas as formas de
violência contra crianças e adolescentes, inclusive o trabalho infantil.
Além
disso, o UNICEF está trabalhando com parceiros da sociedade civil e com
empresas para a geração de mais oportunidades de aprendizagem e inserção segura
e protegida no mundo do trabalho para adolescentes e jovens.
Responda
Ø Por que o trabalho infantil é uma forma de violência contra crianças
e adolescentes?
Ø Como é possível lutar contra este sério problema social que se
agravou com a pandemia da Covid 19?
Responda-
Relembre as figuras de linguagem.
Ø Qual a diferença entre dizer:
“uma xícara de
chá” e “uma xícara com chá”?
Ø Qual a diferença entre dizer:
“leio Fernando
pessoa” e “leio livros de Fernando Pessoa”?
Fernando
Pessoa. Cavadão. Domínio Público. Disponível
em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa_chapeu.jpg. Acesso em 02
set.2020.
IV – Pesquise e responda sobre o significado de metonímia.
V – Escreva o que você sabe sobre o Arcadismo – Pesquise.
BONS
ESTUDOS E BOA SEMANA!!!
lilibordinhao@gmail.com
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