segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Prof. Liria Bordinhao - 2 A - Língua Portuguesa e Literatura - semana de 05 a 09 de outubro

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 15/09/2020 17/09/2020

HORÁRIO: 17H00 às 17h40 (40 minutos)

TEMA DA AULA: “Com que idade se deve começar a trabalhar?” Um copo d’água ou um copo com água?

 

ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Organizar adequadamente os parágrafos de um texto visando atingir a proposta enunciativa

Ø  Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva;

Ø  Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico.

 

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Ler e buscar inferências em texto jornalístico buscando ampliar as informações sobre determinado assunto de relevância social, a partir das atividades do Caderno do Aluno do 3º Bimestre.

Ø  Estudar o processo de construção de significados a partir da leitura e da interpretação de metonímias.

Ø   

 

I – Estratégia 

Ø  Debater sobre trabalho e exploração de trabalho infantil.

Ø  Ler uma notícia sobre os impactos da pandemia na população mais fragilizada da sociedade.

Ø  Relembrar a figura de linguagem metonímia e sua importância para a construção de textualidade;

Ø  Ler um texto do período literário Arcadismo para exemplificar como a metonímia se estrutura no texto literário.

 

 

 

II – Responda

Ø  Com quantos anos seria adequado a uma pessoa começar a trabalhar?

Ø  Qual a diferença entre exploração do trabalho infantil e auxiliar a família nas tarefas domésticas?

Ø  Você costuma auxiliar sua família nas tarefas domésticas? Se sim, como?

Ø  Qual o impacto na vida de uma criança ou um adolescente que abandona a escola para trabalhar?

Ø  Qual a diferença entre uma reportagem e uma notícia?

 

 

III - Lead

Ø  No conjunto dos domicílios em que mora pelo menos uma criança ou um adolescente em São Paulo (SP), a incidência do trabalho infantil era de 17,5 por 1.000 antes da pandemia, e passou a ser 21,2 por 1.000 depois da pandemia – um aumento de 21%.

Ø  Os dados constam em levantamento realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que verificou a situação de renda e trabalho de 52.744 famílias vulneráveis de diferentes regiões da capital paulista, que receberam doações da organização.


Responda

Qual seria a melhor manchete para o lead que acabamos de ler?

 

 

Manchete

UNICEF: trabalho infantil aumenta 21% em São Paulo durante a pandemia

 

Notícia

O fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) realizou um levantamento de dados sobre a situação de renda e trabalho com 52.744 famílias vulneráveis de diferentes regiões de São Paulo que receberam doações da organização.

Entre os dados levantados de abril a julho de 2020, o UNICEF chama a atenção para a intensificação do trabalho infantil a prevalência total aumentou 26%, comparando as famílias entrevistadas em maio com as entrevistadas em julho.

“Vemos o aumento do trabalho infantil nas crianças e nos adolescentes vulneráveis e isso nos acende um alerta importante. É urgente apoiar as famílias para que tenham alternativas de renda e trabalho no contexto da pandemia. É necessário redobrar o compromisso de proteger cada criança e cada adolescente de toda e qualquer forma de violência, inclusive da exploração do trabalho infantil”, afirmou a coordenadora do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga.

[...]

O levantamento envolveu famílias vulneráveis em nove distritos da Zona Sul (Campo Belo, Campo Limpo, Capão Redondo, Cursino, Grajaú, Jardim Ângela, Jardim São Luís, Parelheiros e Santo Amaro); oito distritos da Zona Leste (Belém, Cangaíba, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista, Mooca, Ponte Rasa e São Mateus); sete distrituos da Zona Norte (Brasilândia, Cachoeirinha, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã, Santana e Vila Medeiros); e cinco distritos do Centro (Bom Retiro, Consolação, pari, República e Sé)

 

Notícia

Impacto nas mulheres

      Entre os responsáveis pelos domicílios, a predominância é de mães chefes de família, sendo 79,1% mulheres contra 20,7% homens, que têm em média de 41 a 43 anos.

      As mulheres também são as mais afetadas no âmbito socioeconômico em que estão inseridas: 44,7% já estavam desocupadas antes da pandemia em comparação a 36,1% dos homens.

 

Notícia

Trabalho infantil

      No conjunto dos domicílios em que mora pelo menos uma criança ou um adolescente, a incidência do trabalho infantil era de 17,5% por 1.000 antes da pandemia, e passou a ser 21,2 por 1.000 depois da pandemia – um aumento de 21%.

      Quando observamos a incidência  do trabalho infantil ao longo do tempo, percebemos que as famílias cadastradas em maio, junho e  julho tinham taxas parecidas antes  da pandemia – 17,5 por 1.000, aproximadamente.

       Mas a taxa de domicílios em que alguma criança ou algum adolescente começou a trabalhar depois  da pandemia aumentou de  2,5 opor 1.000 em maio para 6,7 por 1.000em julho. Ou seja, em dois meses, a incidência do trabalho infantil entre as famílias cadastradas aumentou 24%: passou de 19 por 1.000 paa 24 por 1.000

Enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes

       O UNICEF e o Ministério Público do Trabalho têm uma parceria nacional para o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes, inclusive o trabalho infantil.

Além disso, o UNICEF está trabalhando com parceiros da sociedade civil e com empresas para a geração de mais oportunidades de aprendizagem e inserção segura e protegida no mundo do trabalho para adolescentes e jovens.



Responda

Ø  Por que o trabalho infantil é uma forma de violência contra crianças e adolescentes?

Ø  Como é possível lutar contra este sério problema social que se agravou com a pandemia da Covid 19?

 

 

Responda- Relembre as figuras de linguagem.

Ø  Qual a diferença entre dizer:

“uma xícara de chá” e “uma xícara com chá”?


Ø  Qual a diferença entre dizer:

“leio Fernando pessoa” e “leio livros de Fernando Pessoa”?


Fernando Pessoa. Cavadão. Domínio Público. Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa_chapeu.jpg. Acesso em 02 set.2020.

IV – Pesquise e responda sobre o significado de metonímia.

 

V – Escreva o que você sabe sobre o Arcadismo – Pesquise.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BONS ESTUDOS E BOA SEMANA!!!

 

 

                                                                                                                                          lilibordinhao@gmail.com

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