Prof. Liria Bordinhao –1 A, 1 B, 1 C- LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA –
DE 15 A 19 DE JUNHO
Aula Centro de Mídias –
28 de maio.
TEMA – Figuras de
linguagem- metáfora, personificação e metonímia
Conceituação- O
que é figura de linguagem?
Chamamos
de figura de linguagem os recursos expressivos empregados
para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e
que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses
recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou
estranheza, priorizando a alteração da frase ou a semântica (o
significado) ou a sonoridade (a forma).
Algumas figuras de linguagem, abaixo.
·
Metáfora
A
metáfora corre quando se faz qualquer comparação sem utilizar expressões que
indiquem que uma comparação está sendo feita (“como”, “tanto quanto”, “parece”,
entre outras). Exemplo:
Você tem uma
pedra dentro do peito.
No
exemplo, a metáfora serve para dizer que a insensibilidade de alguém é como um
coração tão duro quanto uma pedra.
·
Personificação (Prosopopeia)
A personificação ocorre quando
se atribui características humanas àquilo
que não é humano, como objetos ou sentimentos.
Eu podia ver o
cansaço rastejando-se no chão e
vindo em minha direção.
Na
frase, atribui-se um corpo à sensação de cansaço, que se rasteja em direção do eu-lírico.
·
Metonímia
A metonímia ocorre
quando se substitui
um termo por outro. Essa substituição, porém, é feita pela proximidade de referências entre
os dois termos.
Comeu o
prato todo.
No
exemplo, “prato” substitui o termo “comida”, que estava dentro do prato. A
metonímia também ocorre com a omissão de termos, subentendidos por outros:
Adoro ouvir Caetano
Veloso.
No
exemplo, “Caetano Veloso” é o termo que equivale a: músicas do Caetano Veloso
ATIVIDADE 1
1ª) Qual o tipo de
linguagem presente na tirinha?
2ª) Os ratinhos
estão namorando sob a luz das estrelas. Que figura de linguagem o ratinho
emprega para atender ao pedido da ratinha?
ATIVIDADE 2
1 - Você lerá o
poema: “Quem conta um ponto, aumenta um conto”.
Responda – a) Poemas abordam questões sentimentais?
b) Há possibilidade de apresentar outros temas? Dê exemplos.
2. O título do poema faz você lembrar-se de algum ditado
popular? Escreva o que ele significa de acordo com a sua interpretação.
QUEM CONTA UM PONTO,
AUMENTA UM CONTO
“Quem conta um conto, Aumenta um ponto”
Dizia minha avó
Quando ouvia de nós
Qualquer coscuvilhice
Eu não compreendia
O que minha avó dizia
Algum tempo passou
E a vivência mostrou
O seu significado
Eu inocente pensava
Que na história contada
Alguém um detalhe inventava
E ninguém com isso ganhava
Depois rápido aprendi
Que pleitos por aqui
Se vencem aumentando um ponto
Que depois vira um conto
A coscuvilhice modernizou
Em fake news se transformou
O conto virou $
Se minha avó viva estivesse
Eu logo explicaria
Que um conto não é uma história
E o ponto não é uma mentira
ATIVIDADE 3
DEBATE “Quem conta um conto, aumenta um ponto”
Que
reflexão filosófica esse provérbio convoca?
Ele pode causar dano à vida em sociedade?
Por que e em quais situações? Você concorda
ou discorda desse provérbio? Por quê?
BOA SEMANA lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário