segunda-feira, 15 de junho de 2020


Prof. Liria Bordinhao –1 A, 1 B, 1 C-    LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA –  
                                                  DE 15 A 19 DE JUNHO

Aula Centro de Mídias – 28 de maio.
TEMA – Figuras de linguagem- metáfora, personificação e metonímia

Conceituação-  O que é figura de linguagem?


Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da frase ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a forma).
Algumas figuras de linguagem, abaixo.

·         Metáfora

A metáfora corre quando se faz qualquer comparação sem utilizar expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita (“como”, “tanto quanto”, “parece”, entre outras). Exemplo:
Você tem uma pedra dentro do peito.
No exemplo, a metáfora serve para dizer que a insensibilidade de alguém é como um coração tão duro quanto uma pedra.

·         Personificação (Prosopopeia)

personificação ocorre quando se atribui características humanas àquilo que não é humano, como objetos ou sentimentos.
Eu podia ver o cansaço rastejando-se no chão e vindo em minha direção.
Na frase, atribui-se um corpo à sensação de cansaço, que se rasteja em direção do eu-lírico.

·         Metonímia

metonímia ocorre quando se substitui um termo por outro. Essa substituição, porém, é feita pela proximidade de referências entre os dois termos.
Comeu o prato todo.
No exemplo, “prato” substitui o termo “comida”, que estava dentro do prato. A metonímia também ocorre com a omissão de termos, subentendidos por outros:
Adoro ouvir Caetano Veloso.
No exemplo, “Caetano Veloso” é o termo que equivale a: músicas do Caetano Veloso


ATIVIDADE 1
1ª) Qual o tipo de linguagem presente na tirinha?


2ª) Os ratinhos estão namorando sob a luz das estrelas. Que figura de linguagem o ratinho emprega para atender ao pedido da ratinha?




ATIVIDADE 2
1 -   Você lerá o poema: “Quem conta um ponto, aumenta um conto”.
Responda – a)  Poemas abordam questões sentimentais?
                       b) Há possibilidade de apresentar outros temas? Dê exemplos.

2. O título do poema faz você lembrar-se de algum ditado popular? Escreva o que ele significa de acordo com a sua interpretação.


QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO

 “Quem conta um conto, Aumenta um ponto”
 Dizia minha avó
 Quando ouvia de nós
Qualquer coscuvilhice
Eu não compreendia
O que minha avó dizia
Algum tempo passou
 E a vivência mostrou
O seu significado
 Eu inocente pensava
Que na história contada
 Alguém um detalhe inventava
E ninguém com isso ganhava
Depois rápido aprendi
Que pleitos por aqui
Se vencem aumentando um ponto
Que depois vira um conto
 A coscuvilhice modernizou
 Em fake news se transformou
O conto virou $
 E o • virou bordão
 Se minha avó viva estivesse
 Eu logo explicaria
 Que um conto não é uma história
 E o ponto não é uma mentira

ATIVIDADE 3

DEBATE  “Quem conta um conto, aumenta um ponto”
 Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?
Ele pode causar dano à vida em sociedade?
Por que e em quais situações? Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?

BOA  SEMANA      lilibordinhao@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário