segunda-feira, 15 de junho de 2020


Prof. Liria Bordinhao – LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA – 2 A – SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

AULA CMSP – 28 de maio – Contextualizando os conectivos – Caderno do aluno 1 – p. 97

Habilidades – Estabelecer relações logico-discursivas analisando o valor argumentativo dos conectivos.
Objetivos – Compreender de forma ampla os conectivos textuais (conjunções), para elaborar estratégias de leitura e textualização.


CONCEITO DE CONECTIVOS
Conectivos - são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro. O período composto é formado de duas ou mais orações.

Tipos de conectivos

Ao escrever um texto é fundamental que se tenha ideias claras. Para que isso ocorra, as frases devem estar bem articuladas, o que significa ser coeso. Essa articulação pode ser alcançada por meio de elementos conectivos, normalmente conjunções, advérbios e pronomes.

Através dos elementos de coesão é possível chegar ao encadeamento das ideias: frase B retoma elemento da frase A; parágrafo B refere-se à informação do parágrafo A. Dessa forma, o texto fica com uma sequência lógica. 


No entanto, na hora de redigir um texto, é complicado lembrar as variações que evitam o uso repetitivo dos mesmos conectivos. Para evitar esse problema, veja abaixo os principais conectivos seguidos de alguns exemplos.

• Adição

Esses conectivos exercem a função de apontar soma entre as orações, argumentos e ideias. 

Exemplos: Os rapazes venceram a partida e foram comemorar.
                   Gustavo ficou furioso. Além disso, falou tudo que pensava.

Conclusão / síntese / resumo

Esses conectivos são usados na conclusão do parágrafo, dando clareza a ideia exposta. Esse tipo de conectivo também pode exercer a função de resumo de uma ideia ou argumento.

Exemplos: Nesse sentido, é possível observar que a lei precisa de alterações.
                   Dessa maneira, a análise fica condicionada a novas informações.





• Certeza / afirmação

São utilizados para dar ênfase a uma ideia presente no texto.


Exemplos: Em outras palavras, é possível observar que tudo estava de acordo com a lei.
                   Efetivamente, Rodrigo estava certo.




Concessão

Conectivos usados para indicar desacordo a um período. 
Exemplos: Ainda que pare de chover, não irei mais sair.
                   Embora seja perto eu irei de carro. 

Oposição / contraste

Aqui os conectivos são usados quando o autor do texto quiser contrastar ideias, ou seja, mostrar o contrário do que foi exposto.

Exemplos: Por outro lado, é necessário considerar o que dizem os especialistas.
                   Lucas foi promovido, porém, não estava feliz.

Explicitação / particularização

Conectivos usando quando o autor deseja expressar explicação, razão ou circunstancias.

Exemplos: Mariana estava com ansiedade em fazer a prova, ou seja, sentia medo.
                   Mauro não foi à festa, isso significa que não melhorou.

• Reafirmação / confirmação / resumo

Esses conectivos são usados para reforçar a ideia já apresentada ao longo do texto, dando destaque ao pensamento do autor.

Exemplos: Em outras palavras, é possível observar que tudo estava de acordo com a lei.
                   Efetivamente, Rodrigo estava certo.


Com a variação de conectivos evitamos repetições nas frases. (Foto: Pixabay)

• Tempo

Indica o tempo em que se passaram ações descritas ao longo do texto. 

Exemplos: Quando amanhecer, tomarei diversas providências.
                   Antes que o dia termine, falarei com ela.



• Finalidade / intencionalidade

Conectivos usados quando o autor deseja mostrar o resultado de um trabalho.

Exemplos: Fiz isso com o intuito de te deixar feliz.
                   Ele estuda assim, com o objetivo de passar no vestibular.


Advérbios como conectivos

Os advérbios são palavras que expressam uma circunstância e também são usados como conectivos. Essa circunstância pode ser de lugar, tempo, modo, afirmação, negação, dúvida, intensidade, exclusão, inclusão e ordem. 


Os advérbios modificam um verbo ou adjetivo. Podem também ser classificados em locuções adverbiais. Isso ocorre quando duas palavras ou mais atuam como um advérbio, mudando o sentido de um verbo, adjetivo ou do próprio advérbio. 

As locuções adverbias são classificadas de acordo com a circunstância que indicam, podendo também ser classificadas em: locução adverbial de lugar, locução adverbial de tempo, locução adverbial de modo, locução adverbial de afirmação, locução adverbial de negação, locução adverbial de intensidade, locução adverbial de dúvida.

Graus dos advérbios

Os advérbios não podem ser flexionados em gênero – masculino e feminino – e numero – plural e singular -. Entretanto, alguns advérbios podem ser flexionados em grau, podendo ser comparativo e superlativo.

RESPONDER NO CADERNO-  ENVIAR FOTO DAS RESPOSTAS, SE POSSIVEL
1 – O que são conectivos textuais
2 – Cite 3 tipos de conectivos.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA
QUESTAO 1 - Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:
I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.

QUESTAO 2 -  (Enem - 2013)
Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado. 
RODRIGUES. S. Sobre palavras. Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:
a) “[...] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”
b) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe [...]”.
c) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.”
d) “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper [...]”.
e) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”
QUESTAO 3 - ENEM
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.




As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

QUESTAO 4
Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições:
I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.
IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância.
V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
a) Apenas V está correta.
b) II e IV estão corretas.
c) I, III e V estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) II, IV e V estão corretas.

BOA SEMANA – lilibordinhao @gmail.com

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