Prof. Liria Bordinhao – LINGUA PORTUGUESA E
LITERATURA – 2 A – SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO
AULA CMSP – 28 de maio –
Contextualizando os conectivos – Caderno do aluno 1 – p. 97
Habilidades – Estabelecer relações logico-discursivas
analisando o valor argumentativo dos conectivos.
Objetivos – Compreender de forma ampla
os conectivos textuais (conjunções), para elaborar estratégias de leitura e textualização.
CONCEITO DE CONECTIVOS
Conectivos - são conjunções que ligam as orações, estabelecem a
conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que
ligam um vocábulo a outro. O período composto é formado de duas ou mais orações.
Tipos
de conectivos
Ao
escrever um texto é fundamental que se tenha ideias claras. Para que isso
ocorra, as frases devem estar bem articuladas, o que significa
ser coeso. Essa articulação pode ser alcançada por meio de
elementos conectivos, normalmente conjunções, advérbios e pronomes.
Através dos elementos de coesão é possível chegar ao encadeamento das ideias: frase B retoma elemento da frase A; parágrafo B refere-se à informação do parágrafo A. Dessa forma, o texto fica com uma sequência lógica.
No
entanto, na hora de redigir um texto, é complicado lembrar as variações que
evitam o uso repetitivo dos mesmos conectivos. Para evitar esse problema, veja
abaixo os principais conectivos seguidos de alguns exemplos.
•
Adição
Esses
conectivos exercem a função de apontar soma entre as orações, argumentos e
ideias.
Exemplos: Os rapazes venceram a partida e foram comemorar.
Gustavo ficou
furioso. Além disso, falou tudo que pensava.
• Conclusão / síntese / resumo
Esses
conectivos são usados na conclusão do parágrafo, dando clareza a
ideia exposta. Esse tipo de conectivo também pode exercer a função de resumo de
uma ideia ou argumento.
Exemplos: Nesse sentido, é possível observar que a lei precisa de alterações.
Dessa maneira, a
análise fica condicionada a novas informações.
•
Certeza / afirmação
São
utilizados para dar ênfase a uma ideia presente no texto.
Exemplos: Em outras palavras, é possível observar que tudo estava de acordo com a
lei.
Efetivamente,
Rodrigo estava certo.
• Concessão
Conectivos
usados para indicar desacordo a um período.
Exemplos: Ainda que pare de chover, não irei mais sair.
Embora seja perto
eu irei de carro.
• Oposição / contraste
Aqui
os conectivos são usados quando o autor do texto quiser contrastar ideias, ou
seja, mostrar o contrário do que foi exposto.
Exemplos: Por outro lado, é necessário considerar o que dizem os especialistas.
Lucas foi
promovido, porém, não estava feliz.
• Explicitação / particularização
Conectivos
usando quando o autor deseja expressar explicação, razão ou circunstancias.
Exemplos: Mariana estava com ansiedade em fazer a prova, ou seja, sentia medo.
Mauro não foi à
festa, isso significa que não melhorou.
•
Reafirmação / confirmação / resumo
Esses
conectivos são usados para reforçar a ideia já apresentada ao longo do texto,
dando destaque ao pensamento do autor.
Exemplos: Em outras palavras, é possível observar que tudo estava de acordo com
a lei.
Efetivamente,
Rodrigo estava certo.
Com a variação de conectivos evitamos repetições nas frases. (Foto:
Pixabay)
•
Tempo
Indica
o tempo em que se passaram ações descritas ao longo do texto.
Exemplos: Quando amanhecer, tomarei diversas providências.
Antes que o dia
termine, falarei com ela.
•
Finalidade / intencionalidade
Conectivos
usados quando o autor deseja mostrar o resultado de um trabalho.
Exemplos: Fiz isso com o intuito de te deixar feliz.
Ele estuda assim,
com o objetivo de passar no vestibular.
Advérbios
como conectivos
Os advérbios são
palavras que expressam uma circunstância e também são usados como conectivos.
Essa circunstância pode ser de lugar, tempo, modo, afirmação, negação, dúvida,
intensidade, exclusão, inclusão e ordem.
Os
advérbios modificam um verbo ou adjetivo. Podem também ser classificados
em locuções adverbiais. Isso ocorre quando duas palavras ou mais atuam como um
advérbio, mudando o sentido de um verbo, adjetivo ou do próprio advérbio.
As
locuções adverbias são classificadas de acordo com a circunstância que indicam,
podendo também ser classificadas em: locução adverbial de lugar, locução
adverbial de tempo, locução adverbial de modo, locução adverbial de afirmação,
locução adverbial de negação, locução adverbial de intensidade, locução
adverbial de dúvida.
Graus
dos advérbios
Os
advérbios não podem ser flexionados em gênero – masculino e feminino – e numero
– plural e singular -. Entretanto, alguns advérbios podem ser flexionados em
grau, podendo ser comparativo e superlativo.
RESPONDER NO CADERNO- ENVIAR FOTO DAS RESPOSTAS, SE POSSIVEL
1 – O que são conectivos textuais
2 – Cite 3 tipos de conectivos.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA
QUESTAO 1 - Indique as relações semânticas
estabelecidas pelos conectivos em destaque:
I. Como a
chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o
trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão suas
reivindicações atendidas, exceto
se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi
trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os
norte-americanos.
a) causa, causa, condição, oposição,
comparação.
b) comparação, condição, finalidade,
oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade,
oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo,
condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição,
causa.
QUESTAO 2 - (Enem - 2013)
Gripado, penso entre espirros em como a
palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da
Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus
propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês
grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que
significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a
forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse
referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo
infectado.
RODRIGUES.
S. Sobre palavras. Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma
unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus
elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada
de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há
coesão por elipse do sujeito é:
a) “[...] a palavra gripe nos chegou
após uma série de contágios entre línguas.”
b) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia
de gripe [...]”.
c) “O primeiro era um termo derivado do
latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os
homens’.”
d) “O segundo era apenas a forma
nominal do verbo gripper [...]”.
e) “Supõe-se que fizesse referência ao
modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”
QUESTAO 3 - ENEM
Cultivar um estilo de vida saudável é
extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de
problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação
saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as
chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o
controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue.
Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que,
somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com
acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA,
M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se
organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse
respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma
sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia
oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte
súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma
justificativa.
e) o termo “fatores” retoma
coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
QUESTAO 4
Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes
proposições:
I. A coesão textual está relacionada
com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que
compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma
sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão é imaterial e não está na
superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de
interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto
pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Por meio do uso adequado dos
conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a
sintaxe e a construção de sentidos do texto.
IV. A coesão obedece a três princípios:
o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da
relevância.
V. Entre os mecanismos de coesão estão
a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
a) Apenas V está correta.
b) II e IV estão corretas.
c) I, III e V estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) II, IV e V estão corretas.
BOA SEMANA –
lilibordinhao @gmail.com
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