Prof. Liria Bordinhao – Lingua Portuguesa – 1A,1B,1C – semana de 08 a 12
de junho
A partir da postagem de 08 de junho, as notas serão computadas para
segundo bimestre.
Aula CMPS de 26 de maio.
Tema
Definição de Texto literário e Texto não literário
Habilidades- Identificar recursos semânticos expressivos em texto
literário e texto não literário para identificá-los
Organizar os episódios principais de uma narrativa
literária numa sequência lógica.
Qual a diferença entre texto literário e texto não literário?
As principais diferenças entre os
textos literários e não literários estão no objetivo e no modo como são
construídos.
Os textos literários são textos
narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não
literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não
contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
Texto literário
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Texto não literário
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O que é
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Textos narrativos e/ou poéticos que possuem elementos artísticos e
tendem a causar emoção.
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São textos informativos e objetivos.
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Função
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Estética. Destinam-se ao entretenimento, à arte e à ficção.
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Utilitária. Sua função é informar, convencer, explicar, comunicar.
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Linguagem
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Subjetiva e conotativa.
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Objetiva e denotativa.
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Características
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Utiliza elementos como a musicalidade, figuras de linguagem,
multissignificação e possuem liberdade na criação.
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Linguagem objetiva e clara.
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Normas gramaticais
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Costuma subverter a gramática normativa.
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Geralmente adota a gramática normativa.
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Elemento de composição
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Ficção, baseada na imaginação do artista.
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Utiliza fatos e informações.
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Análise
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A leitura de um
texto literário inclui a busca de metáforas e simbolismos.
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Analisar um texto
não-literário requer confirmação dos fatos, conhecimento, desenvolvimento de
habilidades e realização de tarefas.
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Exemplos
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Poesias, novelas,
histórias e dramas.
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Diários pessoais,
notícias, receitas, jornais e artigos.
|
O que é texto literário?
Os textos literários são baseados na
imaginação do escritor/artista e, portanto, são subjetivos. Com a
função de entreter o leitor, esse tipo de texto está intimamente relacionado
com a arte. Por ser um texto artístico, não tem compromisso com a objetividade
e com a transparência das ideias.
O texto literário possui carácter
estético e não somente linguístico, cuja interpretação e significação
variam de acordo com a subjetividade do leitor. É comum o uso de figuras de
linguagem, assim como a subversão à gramática normativa.
Exemplos de textos literários
·
Novelas;
·
Contos;
·
Fábulas;
·
Dramas;
·
Poemas.
O que é texto não literário?
Os textos não literários são informativos.
Sua composição utiliza fatos para comprovar um ponto e a escrita é feita de
forma objetiva.
A informação nos textos
não-literários deve ser passada de modo a facilitar a compreensão da mensagem.
Por isso, o texto deve ser escrito de forma clara, de modo que o leitor não
tenha dificuldades para compreender as informações.
Exemplos de textos não-literários
·
Documentos;
·
Receitas;
·
Livros didáticos;
·
Artigos acadêmicos;
·
Manuais de instrução.
ATIVIDADE 1 – LEIA O TEXTO “TRAGEDIA BRASILEIRA” de
Manuel Bandeira, presente na apostila APRENDER SEMPRE e responder as questões
de identificação de narrador, personagens, espaço, tempo, foco narrativo,
enredo, clímax, desfecho. (responda na própria apostila)
ATIVIDADE 2 Leia os textos abaixo para responder à questão:
(Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a
gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos
plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba
propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o
material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92)
(Texto 2) O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma
coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um
cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus,
era um homem.
(Manuel Bandeira. Em
Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)
I. No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem
predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre
os transtornos causados pelos detritos.
II. No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não
literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para
informar o leitor.
III. No texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre
o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem
objetiva e concisa, marca dos textos não literários.
IV. O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma
linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias,
traços determinantes da linguagem literária.
Estão corretas as proposições:
a) I, III e IV.
b) III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I e IV.
e) II, III e IV.
LITERATURA – PROSA
MEDIEVAL
A prosa medieval foi desenvolvida durante a Idade
Média na Europa, entre os séculos X e XV.
Durante o período do trovadorismo, as principais manifestações foram as
cantigas, ou seja, textos poéticos acompanhados de instrumentos musicais
classificados em: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
No entanto, a prosa também teve destaque no período do trovadorismo e do
humanismo as quais permaneceram até o período do renascimento. Lembre-se que a
prosa, diferente da poesia, é o tipo de texto corrido, constituído de frases e
não de versos.
A prosa medieval é classificada em:
·
Novelas de Cavalaria: também chamados
de "romance de cavalaria", nesse tipo de texto, os escritores
medievais exploravam os temas heroicos e mitológicos. Nas novelas de cavalaria,
alguns aspectos místicos e amorosos surgiam nas histórias e façanhas de belos
heróis e de seus cavaleiros andantes. Divididas em capítulos, a consolidação
dos feitos do herói é intercalada pela busca de seu amor, as belas donzelas do
medievo.
·
Hagiografias: as hagiografias representavam os
textos em prosa que revelavam a vida ou biografia dos santos. Eram narrativas
muito comuns, uma vez que durante o período da Idade Média, a religiosidade
fazia parte da vida das pessoas.
·
Nobiliários: também denominados de "livros
de linhagem", os nobiliários focavam nas características genealógicas de
nobres, ou seja, na estrutura hereditária da família, por exemplo, os bisavós,
avós, pais e filhos que constituíam uma família de nobres (reis, fidalgos,
cardeais, etc.) no período do medievo. Além da estrutura familiar, esses textos
relatavam as façanhas, riquezas e conquistas de alguns elementos da família.
·
Cronicões: o nome já revela que os cronicões
eram crônicas, ou seja, textos em prosa que focavam os aspectos contemporâneos
da história medieval de maneira cronológica .
Principais Características
·
Mistura de temas religiosos, profanos, históricos e mitológicos
·
Personagens são heróis, nobres e donzelas
·
Marcas do contexto histórico medieval
·
Registro documental e objetivo moralizante
·
Inclusão de temas místicos e sobrenaturais
·
Ideais cavaleirescos
Os ciclos das novelas de cavalaria
As novelas de cavalaria foram produzidas em lugares
diferentes da Europa, fato que contribuiu para que fossem subdivididas em três
ciclos:
Ciclo bretão ou
arthuriano: narram os feitos do rei Arthur
e os cavaleiros da távola redonda;
Ciclo carolíngio ou
francês: faz referência ao rei Carlos
Magno e aos doze pares de cavaleiros da França;
Ciclo clássico:
narram as façanhas de heróis da Antiguidade
grega e romana.
Principais características das novelas
de cavalaria
- Relatavam, em sua maioria, grandes
aventuras e atos de coragem dos cavaleiros medievais.
- No enredo destes romances, os
acontecimentos tinham mais importância do que os personagens.
- Aventuras sem fim com várias
possibilidades de continuação (sequências).
- Amor idealizado do cavaleiro pela
dama que amava (amor cortês). Este amor, quase sempre, era impossível. As histórias
costumavam terminar de forma trágica, sem o final feliz.
- Provação da honra, lealdade e
coragem do cavaleiro em várias situações como, por exemplo, batalhas,
aventuras, torneios e lutas contra monstros imaginários.
- Alguns temas ligados às batalhas
entre cristãos e muçulmanos durante as Cruzadas Medievais.
- As novelas de cavalaria foram
marcadas fortemente pela tradição oral.
- Glorificação da violência na Idade
Média.
- Referências a períodos históricos e
míticos do passado.
- Eram narradas em capítulos.
- Uso de locais geográficos irreais
(falsos) imaginários como, por exemplos, terras fantásticas e míticas.
- Apresentação de códigos de conduta
próprios dos cavaleiros medievais.
Exemplos
- O Rei Arthur e os cavaleiros da
Távola Redonda
- Amadis de Gaula
- Las sergas de Esplandián
- Palmerín de Oliva
ATIVIDADE
DE LITERATURA – Escolha um filme que tenha características
da Novela de Cavalaria, faça um resumo e acrescente sua opinião sobre ele. Pesquise.
BOM
ESTUDO
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