segunda-feira, 8 de junho de 2020


Prof. Liria Bordinhao – Lingua Portuguesa – 1A,1B,1C – semana de 08 a 12 de junho

A partir da postagem de 08 de junho, as notas serão computadas para segundo bimestre.

Aula CMPS de 26 de maio.
Tema  Definição de Texto literário e Texto não literário

Habilidades- Identificar recursos semânticos expressivos em texto literário e texto não literário para identificá-los
Organizar os episódios principais de uma narrativa literária numa   sequência lógica.  



Qual a diferença entre texto literário e texto não literário?
As principais diferenças entre os textos literários e não literários estão no objetivo e no modo como são construídos.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
Texto literário
Texto não literário
O que é
Textos narrativos e/ou poéticos que possuem elementos artísticos e tendem a causar emoção.
São textos informativos e objetivos.
Função
Estética. Destinam-se ao entretenimento, à arte e à ficção.
Utilitária. Sua função é informar, convencer, explicar, comunicar.
Linguagem
Subjetiva e conotativa.
Objetiva e denotativa.
Características
Utiliza elementos como a musicalidade, figuras de linguagem, multissignificação e possuem liberdade na criação.
Linguagem objetiva e clara.
Normas gramaticais
Costuma subverter a gramática normativa.
Geralmente adota a gramática normativa.
Elemento de composição
Ficção, baseada na imaginação do artista.
Utiliza fatos e informações.
Análise
A leitura de um texto literário inclui a busca de metáforas e simbolismos.
Analisar um texto não-literário requer confirmação dos fatos, conhecimento, desenvolvimento de habilidades e realização de tarefas.
Exemplos
Poesias, novelas, histórias e dramas.
Diários pessoais, notícias, receitas, jornais e artigos.
O que é texto literário?
Os textos literários são baseados na imaginação do escritor/artista e, portanto, são subjetivos. Com a função de entreter o leitor, esse tipo de texto está intimamente relacionado com a arte. Por ser um texto artístico, não tem compromisso com a objetividade e com a transparência das ideias.
O texto literário possui carácter estético e não somente linguístico, cuja interpretação e significação variam de acordo com a subjetividade do leitor. É comum o uso de figuras de linguagem, assim como a subversão à gramática normativa.
Exemplos de textos literários
·         Novelas;
·         Contos;
·         Fábulas;
·         Dramas;
·         Poemas.
O que é texto não literário?
Os textos não literários são informativos. Sua composição utiliza fatos para comprovar um ponto e a escrita é feita de forma objetiva.
A informação nos textos não-literários deve ser passada de modo a facilitar a compreensão da mensagem. Por isso, o texto deve ser escrito de forma clara, de modo que o leitor não tenha dificuldades para compreender as informações.
Exemplos de textos não-literários
·         Documentos;
·         Receitas;
·         Livros didáticos;
·         Artigos acadêmicos;
·         Manuais de instrução.

ATIVIDADE 1 LEIA O TEXTO “TRAGEDIA BRASILEIRA” de Manuel Bandeira, presente na apostila APRENDER SEMPRE e responder as questões de identificação de narrador, personagens, espaço, tempo, foco narrativo, enredo, clímax, desfecho. (responda na própria apostila)








ATIVIDADE 2 Leia os textos abaixo para responder à questão:
(Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92)
(Texto 2) O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos. 
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem. 
(Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)
I. No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos.
II. No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor.
III. No texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários.
IV. O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.
Estão corretas as proposições:
a) I, III e IV.
b) III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I e IV.
e) II, III e IV.



LITERATURA – PROSA MEDIEVAL


prosa medieval foi desenvolvida durante a Idade Média na Europa, entre os séculos X e XV.
Durante o período do trovadorismo, as principais manifestações foram as cantigas, ou seja, textos poéticos acompanhados de instrumentos musicais classificados em: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
No entanto, a prosa também teve destaque no período do trovadorismo e do humanismo as quais permaneceram até o período do renascimento. Lembre-se que a prosa, diferente da poesia, é o tipo de texto corrido, constituído de frases e não de versos.

A prosa medieval é classificada em:
·         Novelas de Cavalaria: também chamados de "romance de cavalaria", nesse tipo de texto, os escritores medievais exploravam os temas heroicos e mitológicos. Nas novelas de cavalaria, alguns aspectos místicos e amorosos surgiam nas histórias e façanhas de belos heróis e de seus cavaleiros andantes. Divididas em capítulos, a consolidação dos feitos do herói é intercalada pela busca de seu amor, as belas donzelas do medievo.

·         Hagiografias: as hagiografias representavam os textos em prosa que revelavam a vida ou biografia dos santos. Eram narrativas muito comuns, uma vez que durante o período da Idade Média, a religiosidade fazia parte da vida das pessoas.


·         Nobiliários: também denominados de "livros de linhagem", os nobiliários focavam nas características genealógicas de nobres, ou seja, na estrutura hereditária da família, por exemplo, os bisavós, avós, pais e filhos que constituíam uma família de nobres (reis, fidalgos, cardeais, etc.) no período do medievo. Além da estrutura familiar, esses textos relatavam as façanhas, riquezas e conquistas de alguns elementos da família.

·         Cronicões: o nome já revela que os cronicões eram crônicas, ou seja, textos em prosa que focavam os aspectos contemporâneos da história medieval de maneira cronológica .

Principais Características
·         Mistura de temas religiosos, profanos, históricos e mitológicos
·         Personagens são heróis, nobres e donzelas
·         Marcas do contexto histórico medieval
·         Registro documental e objetivo moralizante
·         Inclusão de temas místicos e sobrenaturais
·         Ideais cavaleirescos






Os ciclos das novelas de cavalaria
As novelas de cavalaria foram produzidas em lugares diferentes da Europa, fato que contribuiu para que fossem subdivididas em três ciclos:
Ciclo bretão ou arthuriano: narram os feitos do rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda;
Ciclo carolíngio ou francês: faz referência ao rei Carlos Magno e aos doze pares de cavaleiros da França;
Ciclo clássico: narram as façanhas de heróis da Antiguidade grega e romana.
Principais características das novelas de cavalaria

- Relatavam, em sua maioria, grandes aventuras e atos de coragem dos cavaleiros medievais.

- No enredo destes romances, os acontecimentos tinham mais importância do que os personagens.

- Aventuras sem fim com várias possibilidades de continuação (sequências).

- Amor idealizado do cavaleiro pela dama que amava (amor cortês). Este amor, quase sempre, era impossível. As histórias costumavam terminar de forma trágica, sem o final feliz.

- Provação da honra, lealdade e coragem do cavaleiro em várias situações como, por exemplo, batalhas, aventuras, torneios e lutas contra monstros imaginários.

- Alguns temas ligados às batalhas entre cristãos e muçulmanos durante as Cruzadas Medievais.

- As novelas de cavalaria foram marcadas fortemente pela tradição oral.

- Glorificação da violência na Idade Média.

- Referências a períodos históricos e míticos do passado.

- Eram narradas em capítulos.

- Uso de locais geográficos irreais (falsos) imaginários como, por exemplos, terras fantásticas e míticas.

- Apresentação de códigos de conduta próprios dos cavaleiros medievais.








Exemplos

- O Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda

- Amadis de Gaula

- Las sergas de Esplandián

- Palmerín de Oliva


ATIVIDADE DE LITERATURA – Escolha um filme que tenha características da Novela de Cavalaria, faça um resumo e acrescente sua opinião sobre ele.  Pesquise.
Deixe o texto registrado em seu caderno e envie uma copia para e-mail lilibordinhao@gmail.com.

BOM ESTUDO

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